A História da "Kombi francesa" e sua vida na França e Romênia: é a Renault Estafette.

      ELE É ANTECESSORA DA TRAFIC NA FRANÇA E FOI A PRINCIPAL RIVAL DA KOMBI NA EUROPA.
Nos anos 1950 a Kombi já fazia sucesso no mundo, todos de uma forma ou de outra acabaram criando rivais, alguns com preços mais caros, outros a seu modo como Ford e GM americanas com Vans maiores e motor V8. mas existe alguém que chegou perto da "Velha senhora" até em longevidade e ela foi lançada em outubro de 1959 na linha 1960.
  Por fora a Estafette parece uma Kombi, afinal na época a Kombi era referência, mas tem coisas diferentes, ela media 4.07metros de comprimento, 1.93metros de largura, 1.78metros de altura e 2.27metros de entre - eixos, chegou a ter versões Van, Furgão, Picape e chassi-cabine, só que tem uma diferença mecânica que vou citar depois. O câmbio era manual de quatro marchas, o motor e tração eram dianteiros, bem diferentes da Kombi, entendeu a diferença mecânica? a única opção de motor foi usada no Brasil nos Gordini e Interlagos: era o motor Renault Ventoux família B com bloco e cabeçote de ferro, comando de válvulas no bloco acionado por varetas e corrente metálica, 0.8(zero é importante antes do ponto, depois do ponto ele é nada) ou 845 se preferir, o seu diâmetro é de 58mm e o curso é de 80mm o que totalizavam 845cm3, a sua taxa de compressão é de 7,7:1 dotado de carburador de corpo simples, ele gerava 6.6KGFMa2500RPM e 32CVa4000RPM. A sua suspensão era independente nas quatro rodas por braços arrastados com molas helicoidais e amortecedores e os freios eram a tambor nas quatro rodas e a direção era do tipo pinhão e cremalheira.
A Estafette chegava ao mercado com motor 0.8 de 32CV.
Vale lembrar que o motor era refrigerado á água, apesar de não ter motor na traseira, a capacidade de carga era de 650KG, e não é que ela começou a fazer sucesso, apesar da tração dianteira? pois é. Em outubro de 1960 na linha 1961 nada muda, em outubro de 1961 na linha 1962 nada muda e em maio de 1962 duas novidades: ela ganhava a opção da capacidade de carga de 1000KG e trocava o motor 0.8 pelo 1.1 da família Sierra/C/Cléon conhecidos no Brasil como "Renault" ou "CHT", com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas no bloco acionado por varetas e corrente metálica, com isso o seu diâmetro é de 70mm e o curso é de 72mm o que totalizavam 1108cm3, dotado de carburador de corpo simples, a sua taxa de compressão é de 7,5:1 e com isso gerava 8KGFMa3200RPM e 45CVa5200RPM ou seja a Van da Renault ficava mais potente e junto com ela nova grade dianteira e também de 650KG era substituída pelo de 800KG, ou seja 1000 era chamada de Estafette 1000.
A Estafette ganhava maior capacidade de carga e motor 1.1 de 45CV e mais tarde o 1.3 de 54CV.
Vale lembrar que a Renault na época sempre com motor e tração traseiros, resolveu colocar tudo á frente: motor e tração dianteiro, a Van Estafette estreava e estreava o novo câmbio, em outubro de 1962 na linha 1963 nada muda, em outubro de 1963 na linha 1964 nada muda, em outubro de 1964 na linha 1965 nada muda, em outubro de 1965 na linha 1966 nada muda, em outubro de 1966 na linha 1967 nada muda, em outubro de 1967 na linha 1968 nada muda, em novembro de 1968 na linha 1969 o 1.1 era substituído pelo 1.3 da mesma família 1.1,  o seu diâmetro é de 77mm e o curso é de 73mm o que totalizavam 1289cm3, a sua taxa de compressão é de 7,8:1 e com isso gerava 9.6KGFMa3250RPM e 54CVa5250RPM é o mesmo do nosso Corcel 1.3? sim ele mesmo. Em outubro de 1969 na linha 1970 nada muda, em outubro de 1970 na linha 1971 nada muda, em outubro de 1972 na linha 1973 nada muda, em outubro de 1973 na linha 1974 nada muda, em outubro de 1974 na linha 1975 nada muda, em outubro de 1976 na linha 1977 nova grade dianteira.
A Estafette no final da carreira apenas com o 1.3
Em outubro de 1977 na linha 1978 nada muda, em outubro de 1978 na linha 1979 nada muda, em outubro de 1979 na linha 1980 nada muda e em março de 1980 depois de 21 anos ela entrega o bastão
A ROMENA DACIA, DE LAÇOS ANTIGOS COM A RENAULT DECIDIU FAZER A ESTAFETTE para o mercado romeno, só que em vez de Renault ela era chamada da Dacia Estafette, ele chegou em outubro de 1975 na linha 1976, o câmbio era manual de quatro marchas o motor era o Renault Sierra Família C 1.3 igual ao Dacia 1300, Renault 12 e Ford Corcel de 1969 a 1972 e com isso gerava 9KGFMa3500RPM e 54CVa5250RPM, suspensão, freios e direção seguem o modelo francês que foi citado acima.
A Dacia Estafette chegava ao mercado romeno com motor 1.3 de 54CV.
Mas ao contrário do 1300, a Estafette não teve vida longa, em outubro de 1976 na linha 1977 nada muda, em outubro de 1977 na linha 1978 nada muda e em outubro de 1978 na linha 1979 ele dá adeus e com isso Vans só derivada de modelos próprios como o Logan MCV furgão e bem mais tarde o Dokker tudo depois dos anos 2000.
 
 
Ela também foi produzida na Argélia de 1965 a 1968 e também no Mèxico de 1964 a 1986, mas é difícil  dados técnicos deles, então fico com esses dois modelos que é o francês e o romeno, assim como a Kombi ela teve vida longa e ficou praticamente sem alterações, a Willys chegou a pensar em produzir ela nos anos 1960(segundo que lí no Autoentusiastas) ,mas  a Renault cobrou muito caro pelos royaltes que no final resolveu produzir Jeep, Rural e Jeep Pick-up(depois F-75 nas mãos da Ford) e com isso ela foi importante para a França e para a Renault francesa e usa motor do nosso primeiro Corcel por curiosidade: o 1300.
 
 
 







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