Alimentação: Injeção monoponto: Por que ela existiu e por que ela foi extinta dos carros nacionais?



 A INJEÇÃO MONOPONTO, COM ELA SURGIU A INJEÇÃO E DEPOIS FOI EXTINTA.
Na série sobre alimentação agora vamos tratar de injeção monoponto, afinal foi ela que fez a estreia de injeção eletrônica em carros nacionais.
   Antes dela os carros eram alimentados por carburadores e em outubro de 1988 a Volkswagen lança o primeiro  carro nacional com injeção eletrônica era o Gol GTi 2000 com seu motor AP 2000, sinceramente antigamente dava para meter motor de Santana e ainda de brinde trazer a injeção eletrônica, mas agora meter 1.4 16V TSI do Golf em Gol ou Fox não dá? né? é estranho...., mas deixa de lado. Voltando a injeção eletrônica monoponto, ela mantém o esquema de ir para o coletor para depois ir, para a câmara de combustão, a diferença é que em vez de quatro, ela tem apenas um bico injetor e ele fica no meio do corpo da borboleta e por isso é chamada também de "TBI".
O Gol GTi estreava a injeção eletrônica nos carros nacionais.
Mas você ficou curioso para ver como é o esquema? bom é só acompanhar aqui:
                                          Apenas um bico injetor para todos os cilindros.
Por ser analógica, lógico que o GTi sofria com falta de mão de obra qualificada, problemas em area de concentração de antenas e outras coisas e aí já viu a "turma do amendoim" dizendo:
"Injeção não presta, tem que ser carburador". Existe um ditado que diz que o tempo é o senhor da razão, se está certo ou errado ele vai dizer, mas todos que disseram isso estavam errados, é um fato.
  A GM  já tinha começado com injeção multiponto, depois ela passou a usar injeção monoponto em Monza e Kadett e como o modelo cumpria a legislação anti-poluentes da época dispensou o catalizador e depois a Fiat instalou a injeção monoponto em Uno, Premio e Elba com motor Fiasa 1500 era o 1.5 i.e, tanto nos modelos Fiat como GM ela era digital e isso foi uma surpresa.
O Kadett surpreendeu a todos ao dispensar o catalizador.
Entre os 1.nada quem estreou a injeção monoponto foi o Corsa em 1994  e depois seguiram Fiat Uno Mille e Volkswagen Gol, no caso do Uno o Fiasa 1000 e do Gol era o AE/CHT 1000 dos primeiros Gol "bola" 1000 e a injeção multiponto começou a se popularizar, afinal a economia de escala logo veio e as legislações antipoluentes cada vez mais severas, a injeção eletrônica monoponto foi praticamente aposentada em quase todos os modelos, menos no Fiat Uno que manteve a injeção monoponto, creio que a estratégia foi não brigar com o Palio. então por isso e a Kombi não cedeu... só foi ceder depois na injeção multiponto.
O Uno Mille Smart foi o último carro nacional de injeção monoponto.
E ficou até 2001 quando o Uno trocou o Fiasa pelo Fire 1.nada e com isso trouxe a injeção multiponto a reboque, afinal a injeção multiponto faz o carro poluir menos e com isso, melhor consumo e desempenho vindos a reboque das mudanças e no caso a injeção monoponto também mostra que tem essas vantagens sobre o carburador, mas a injeção monoponto é algo que já foi extinto desde que o Uno Mille trocou o motor, justamente pelas vantagens da injeção multiponto.

 
 

 



Comentários

  1. O cara enche a boca pra puxar saco de golzin GTI e AP, só lembrando, filho, a melhor injeção eletrônica na vw, foi construída e programada pela Ford, e isso foi praticamente até o final dos Santana
    Fiat, a primeira a provar q distribuidor é desperdício de peças, desempenho e economia com as ignições digitais mapeadas
    Mas tem quem perca tempo ainda montando sensor hall em Chevette com AP kkkkkk

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    1. Epa, no caso do Gol GTi quadrado não, mas no caso do Gol "bola" monoponto e multiponto sim(até 1996), assim como Logus e Pointer injetados e Escort XR3 que usavam injeção Ford, depois da Autolatina não usou mais injeção Ford, tanto que o Santana terminou a carreira em 2006 com a Magnetti Marelli que é multiponto. Sobre Chevette com motor AP não vou dizer, sobre a injeção da Fiat eu mesmo falei "A injeção da Fiat era digital".

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    2. Ah, aqui não está enaltecendo motor AP, afinal aqui é apenas injeção monoponto se fosse o Del Rey que tivesse estreado esse tipo de injeção estava aqui.

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  2. O gol GTI quadrado uso injeção 4 bicos analógica e não monoponto.

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    1. Opa, valeu eu vi que errei, realmente é multiponto mesmo, afinal a gente sempre acredita que é monoponto, mas tudo bem, quando resolver melhor os problemas vou corrigir, mas sempre temos alguma coisa para descobrir. valeu pelo toque!

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  3. Uma coisa é fato o motor AP é um ótimo motor ,fácil manutenção resistência como poucos , existem melhores é claro,mas para nossa realidade e na época que foi lançado ele é perfeito na minha opinião.
    tenho um carburado, muito top

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    1. Sim, isso é verdade, ele tem construção simples e qualquer mecânico mexe nele.

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  4. É, de fato foi infeliz em reproduzir o que a turma falava, o diferencial real da LE-Jetronic era ser analógica, e a turma dizia ser "a monoponto", mas era só olhar por baixo do TBI do santana EX ou Golt GTI pra ver a fila de bicos. Mas tentaram te corrigir sobre algo que vc não errou, sobre "de quem era o quê". Certo está você, porque nenhuma nacional inventou a roda, qualquer dos sistemas que trouxeram eram velhos no primeiro mundo, desenvolvidas pelos principais fornecedores, como Bosch e magneti-marelli e nenhum fabricante comprou patente, porque o desenvolvimento sempre trouxe novos sistemas, que aqui só chegava quando era extremamente necessário. Exemplo disso é que da mesma maneira que a LE-Jetronic foi usada em diversas marcas por anos, o carburador que ela substituiu era o brosol 2E, descaradamente onipresente em todas as montadoras brasileiras por anos. E a ignição (pelo menos nos VW com essa injeção) não era baseada apenas no sensor hall (sensor importante também para a injeção), mas corrigida no sensor de detonação. O sensor hall dá a posição de revolução do motor, informação essa que já faz algum tempo é fornecida a um único modulo de injeção/ignição, mas pode ser obtida em qualquer ponto do virabrequim, e não acredito que tenha algum sistema que não use sensor hall. Aliás hoje existem diversos sensores hall para leitura de rotações de rodas, cambio, etc. Fato curioso que a VW precisou adotar o sistema de tuchos hidráulicos nas válvulas por causa da injeção eletrônica, mais precisamente por culpa do sensor de detonação, que ficava maluco com a batida do tucho mecanico.

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    1. Ah, sim eu já reconheci o erro, mas esqueci de atualizar a matéria, realmente o Gol GTi 2000 quadrado usava uma multiponto, já estreou na Multiponto, mas era analógica, aliás o próprio Kadett GSi era multiponto e analógica também. Obrigado pelo elogio sobre o lance, realmente as tecnologias vem de fora, com raríssimas exceções, realmente um avanço levou ao outro no caso das válvulas, mas eu vou corrigir algum dia desses.

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