Plataforma PQ25: A Sequencia da vida do Polo, seus parentes na Alemanha, China e Espanha.

             O POLO MORREU NO BRASIL, MAS SEGUE SUA VIDA NA TERRA DO 7X1.
A história do Polo é antiga na Europa data de 1975, o lançamento dele fez Opel e Ford se mexerem com o Corsa A e Fiesta respectivamente.
A quarta geração que além do Hacht teve sedã, tem origem a Fox, SpaceFox, CrossFox, Gol de geração atual, Saveiro de geração atual e Voyage. e agora vamos a PQ 25 que aliás por curiosidade empresta sua suspensão dianteira a Gol, Voyage e Saveiro por exemplo.
  Em outubro de 2008 na linha 2009 chegava a nova geração do Polo, ele chegava em duas opções de carroceria: hachtback de duas e quatro portas, ele mede 3.97metros de comprimento,1.68metros de largura, 1.48metros de altura e 2.47metros de entre - eixos, apenas câmbio manual de cinco marchas, nos motores como em toda a Europa o leque é amplo, a oferta começava pelo EA 111 1.2 de três cilindros, o seu diâmetro é de 76.5mm e o curso é de 86.9mm o que totalizavam 1198cm3, sua taxa de compressão é 11:1 dotado de 6 válvulas, com bloco de ferro, cabeçote de alumínio e comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada e apenas 6 válvulas e com isso ele gerava 11KGFMa3000RPM e 60CVa5250RPM é basicamente o 1.6 usado aqui no Brasil, com um cilindro a menos, a segunda opção é o 1.2 com cabeçote de 12 válvulas, mantendo o mesmo diâmetro x curso, a taxa de compressão é de 11:1 e com isso gerava 11.4KGFMa3000RPM e 69CVa5400RPM e lógico o cabeçote de 12 válvulas traz o duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, a terceira opção é o 1.2 TSI que é o EA 211 1.2 16V  só que com quatro cilindros, o seu diâmetro é de 71mm e o curso é de 75.6mm o que totalizavam 1197cm3, a sua taxa de compressão é de 10:1, com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta ele gerava 16.3KGFMa1500RPM e vai até 3500RPM e 90CVa4800RPM, e o R4 1.6 16V Turbo Diesel, o seu diâmetro é de 79.5mm e o curso é de 80.5mm o que totalizavam 1598cm3, a sua taxa de compressão é de 16:1 com bloco de ferro, cabeçote de alumínio e duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, turbo, intercooler e injeção common-rail  ele gera 23.4KGFMa1500RPM e vai até 3500RPM e 105CVa4400RPM. A sua suspensão utiliza molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira é Independente tipo McPherson e na traseira é semi - independente com eixo de torção e os freios discos ventilados na dianteira e tambores na traseira(sendo sólidos para os 1.2 12V e 1.2 16V TSI) e a direção é do tipo pinhão e cremalheira.
O Polo chegava em nova geração ao mercado com motores três cilindros 1.2 de 60CV, 1.2 16V de 69CV e o 1.2 16V TSI de 90CV e os diesel o 1.6 TDI com 105CV, mais tarde chegava o 1.4 16V de 85CV, o 1.2 16V TSI de 105CV e os três cilindros 1.2 12V TDI de 75CV e o 1.4 TSI de 140CV  e mais tarde o três cilindros 1.nada 12V de 60CV e 75CV.

Aqui a carroceria de quatro portas e os mesmos motores....
Você reparou que lanterna traseira dele, inspirou a reestilização do Gol? sim, em outubro de 2009 na linha 2010 a linha aumenta as opções de câmbio com o manual-automatizado de dupla embreagem de sete marchas chamado de DSG-7 com sete marchas, nos motores o leque foi ampliado, chegava o EA 111 1.4 16V, o seu diâmetro é de 76.5mm e o curso é de 75.6mm o que totalizavam 1390cm3, com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, é basicamente o motor da nossa Kombi com cabeçote 16V e com isso gerava 13.5KGFMa3800RPM e 86CVa5000RPM, o EA 211 1.2 16V TSI ganhava mais potência e com isso passava a gerar 17.8KGFMa1550RPM e vai até 4500RPM e 105CVa5000RPM e estreava a versão GTI apenas com o manual-automatizado de dupla embreagem com sete marchas e o motor era o 1.4 16V TSI é o mesmo motor do 16V, mas com turbo, intercooler, injeção direta e compressor volumétrico, ou seja ele tinha compressor volumétrico(supercharger) e turbo juntos é basicamente o motor da Kombi com cabeçote 16V, turbo, intercooler, injeção direta e supercharger, pistões e bielas forjadas, a sua taxa de compressão é de 10:1 e com isso gera 25.5KGFMa2500RPM e vai até 4500RPM e 180CVa6200RPM, com baixo peso, o alto desempenho é garantido, nos motores á diesel as novidades ficavam por conta do três cilindros R3 1.2 12V TDI que é basicamente o 1.6 com três centímetros, a taxa de compressão é 16,5:1 e com isso gerava 18.4KGFMa2000RPM e 75CVa4200RPM e o  1.6 TDI ganhou uma versão menos potente que gerava 90CVa4200RPM e mantinha o torque  da versão com 105CV.
O Polo GTI chegava ao mercado com motor....

1.4 TSI de 180CV com compressor e supercharger juntos.
Dá para se dizer que tiraram leite de pedra mais uma vez...   e na mesma época chegava o CrossPolo com visual aventureiro e sem suspensão elevada  e os motores 1.2 12V, 1.2 16V TSI e o 1.6 TDI de 105CV.
CrossPolo chegava ao mercado europeu com motores 1.2 12V , 1.2 16V TSI e o 1.6 TDI de 105CV, mais tarde chegava o 1.4, o 1.6 TDI de 90CV
Em outubro de 2010 na linha 2011 o CrossPolo ganhava o 1.4, o três cilindros 1.2 TDI e o 1.6 TDI de 90CV
Em outubro de 2011 na linha 2012 para o modelo normal chegava o GT, abaixo da GTi, o motor era o EA 211 1.4 16V TSI com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta, o seu diâmetro é de 74.5mm e o curso é de 80mm o que totalizavam 1395cm3, a sua taxa de compressão é de 10,5:1 e com isso gerava 25.5KGFMa1500RPM e vai até 3500RPM e 140CVa4500RPM e vai até 6000RPM é o mesmo motor do Golf e trouxe a reboque o câmbio manual de seis marchas, além do DSG de sete marchas.
  Em outubro de 2012 na linha 2013 nada muda, em outubro de 2013 na linha 2014 o 1.2 e o 1.2 12V dão o seu adeus, são substituídos pelo três cilindros 1.nada 12V da família EA 211, o seu diâmetro é de 74.5mm e o curso é de 76.4mm o que totalizavam 999cm3, a sua taxa de compressão é de 10,5:1 e com isso gerava 9.7KGFMa3000RPM e vai até 4300RPM e 60CVa5000RPM e vai até 6000RPM é o mesmo motor do Up! e Fox 1.nada 12V 2016 nacional e uma versão mais potente que mantém o torque gerava 75CVa6000RPM e aliás é a versão que está nos modelos nacionais só que Flex.
  Em outubro de 2013 na linha 2014 ele ganhava nova grade dianteira, faróis e para - choques, nos motores a opção de entrada era o três cilindros 1.nada 12V de 75CV, o 1.2 16V TSI de 90CV era mantido, estreava o 1.2 16V TSI ganhava uma versão mais potente com 17.8KGFMa1500RPM e vai até 4000RPM e 110CVa5500RPM , o GT ganhava alterações no 1.4 16V TSI que agora gera 25.5KGFMa1500RPM e vai até 3000RPM e 150CVa5000RPM e vai até 6000RPM e o GTi trocava o 1.4 16V TSI com turbo e compressor volumétrico juntos pelo EA 888 1.8 16V TSI com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta ele gerava 32.6KGFMa1400RPM e vai até 4200RPM e 192CVa4200RPM e vai até 6200RPM, imagine a diversão que não deve ser...., nos diesel agora todos R3 1.4 12V TDI , o seu diâmetro é de 79.5mm e o curso é de 95.5mm o que totalizavam 1395cm3, a sua taxa de compressão é de 16:1 e com isso gera 21.4KGFMa1500RPM e vai até 2000RPM e 75CVa3750RPM, a segunda configuração gerava 23.4KGFMa1500RPM e vai até 2500RPM e 90CVa3500RPM e a terceira configuração gera 25.5KGFMa1750RPM e vai até 2500RPM e 105CVa3750RPM só que essa última conta com Turbo de geometria variável, todos contam com turbo, intercooler e injeção common-rail(diesel). as dimensões são as mesmas.
O Polo chegava reestilizado e os motores eram o 1.nada 12V de 75CV, o 1.2 16V TSI de 90CV e 110CV e o 1.4 TSI de 150CV e nos diesel o três cilindros 1.2 TDI com 75CV,90CV e 105CV e mais tarde o 1.nada 12V TSI de 95CV.

O Esportivo GTI com carroceria de duas portas.


Aqui com carroceria de quatro portas.

Tudo isso seria nada sem o 1.8 16V TSI de 192CV.
Em outubro de 2014 na linha 2015 chegavam duas novidades a primeira era o três cilindros 1.nada 12V TSI é basicamente o 1.nada 12V TSI que estreou no Up! brasileiro a recém, a taxa de compressão é de 10,5:1 e com isso ele gera 16.3KGFMa1500RPM e vai até 3500RPM e 95CVa5000RPM e vai até 5500RPM pelos números está na cara que esse motor é do Up! TSI brasileiro, a diferença é que é Flex e com isso ganhou os 101CV com gasolina e chegava o CrossPolo com motor 1.2 16V TSI e o três cilindros 1.4 16V TDI de 90CV.
O CrossPolo chegava ao mercado europeu com motores 1.2 16V TDI e o 1.4 TDI.
E até agora não chegou a linha 2016 creio que não haverá mudanças.
DEPOIS DE ANOS SEM UM COMPACTO A Audi passa a usar plataforma PQ 25 para o A1, de inicio apenas com duas portas, ele mede 3.95metros de comprimento, 1.74metros de largura, 1.41metros de altura e 2.47metros de entre - eixos, de início apenas na carroceria duas portas, duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou manual-automatizado de dupla embreagem com sete marchas chamada de S-Tronic pela Audi, já nos motores a oferta começava  pelo EA 211 1.2 16V TSI é o mesmo já citado no Polo, mas calibrado para gerar 16.3KGFMa1500RPM e vai até 3500RPM e 86CVa6000RPM, a segunda opção era o EA 211 1.4 16V TSI que é o mesmo que equipou o Polo GT  de 2011 a 2014, mas  no Audi gera  20.4KGFMa1500RPM e vai até 4000RPM e 122CVa5000RPM e vai até 6000RPM, a terceira opção é o EA 111 1.4 16V TSI dotado de turbo, compressor volumétrico(supercharger), intercooler e injeção direta já citado no Polo GTi e com isso gerava 25.5KGFMa2500RPM e vai até 4500RPM e 185CVa6200RPM e por último o 1.6 TDI que gerava 23.4KGFMa1500RPM e vai até 3400RPM e 105CVa4800RPM esse já citado em detalhe no Polo que é o modelo que deu origem a essa plataforma.
O A1 chegava ao mercado com motores 1.2 16V TSI de 86CV, 1.4 16V TSI com 122CV e 185CV e o 1.6 TDI com 105CV e os 1.6 TDI de 90CV e o 2.nada TDI com 143CV.
Em julho de 2011 na linha 2012 duas novidades para os motores á diesel, chegava o 1.6 TDI de 90CV como opção de entrada e estreava o R4 2.nada 16V com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, turbo de geometria variável, intercooler e injeção common-rail, o seu diâmetro é de 81mm e o curso é de 95.5mm o que totalizavam 1968cm3, a sua taxa de compressão é de 16,5:1 e com isso gerava 32.6KGFMa1750RPM e vai até 2500RPM e 143CVa4200RPM é o motor da Amarok com um pouco mais de potência? ele mesmo, ou seja o turbo diesel mais potente dessa plataforma estava no A1.
  Em abril de 2012 chegava o A1 Sportback que era versão com quatro portas, do modelo e mantinha todos os motores, mas o EA 211 1.4 16V TSI agora era calibrado para gerar 25.5KGFMa1500RPM e vai até 3500RPM e 140CVa4500RPM e vai até 5500RPM e trouxe o motor para o modelo duas portas e no resto dos motores nenhuma alteração.
O A1 Sportback de quatro portas chegava ao mercado, mas estreava uma novidade: o 1.4 16V TSI era calibrado para 140CV e os outros motores continuavam na linha.
Em julho de 2012 na linha 2013 chegava o Audi A1 Quattro, com tração integral, câmbio manual de seis marchas e o motor EA 888 2.nada 16V TSI de mesma concepção do 1.8 16V do Polo GTi, o seu diâmetro é de 82.5mm e o curso é de 92.8mm o que totalizavam 1984cm3, a sua taxa de compressão é de 9,8:1 e com isso gerava 35.7KGFMa2500RPM e vai até 4500RPM e 256CVa6000RPM e considerando o baixo peso deve ser um canhão...
O A1 Quattro chegava ao mercado com motor 2.nada 16V TSI com 256CV.
Em outubro de 2013 na linha 2014 o A1 Quattro dá o seu adeus. Em março de 2014 chegava o Audi S1 com tração integral Quattro e motor EA 888 2.nada 16V Turbo de mesma concepção do 1.8 do Polo GTi , mas com sistema de injeção direta e indireta juntos, a sua taxa de compressão é de 9,3:1 e com isso gera 37.7KGFMa1600RPM e vai até 3500RPM e 231CVa6000RPM e o câmbio é manual de seis marchas, é a única opção disponível para o modelo.

O Audi S1 chegava ao mercado em duas e quatro portas e....
Com motor 2.nada 16V TFSI de 231CV.
Em janeiro de 2015 ele ganhava nova grade dianteira, faróis e para - choques e junto com eles alterações de motores, EA 211 1.4 16V TFSI ganhava a versão "estrangulada" com 25.5KGFMa1500RPM e vai até 3500RPM e 125CVa4500RPM e vai até 5500RPM e uma versão mais potente com 25.5KGFMa1500RPM e vai até 3500RPM e 150CVa4500RPM e vai até 5500RPM, o EA 111 1.416V TSI de turbo e compressor volumétrico juntos dá lugar ao EA 888 1.8 16V TSI já citado no Polo GTi com 32.6KGFMa1400RPM e vai até 4200RPM e 192CVa4200RPM e vai até 6200RPM e nos diesel o R3 1.4 12V TDI de 23.4KGFMa1500RPM e vai até 2500RPM e 90CVa3500RPM e a segunda opção é o R4 1.6 16V TDI de anos anteriores, mas calibrado para gerar 25.5KGFMa1500RPM e vai até 3500RPM e 116CVa3500RPM e vai até 4500RPM e isso era tanto para o modelo duas portas como para o Sportback.
O Audi A1 é reestilizado e os motores são o 1.4 16V TSI com 125CV e 140CV, o 1.8 16V TSI com 192CV, o três cilindros 1.4 TDI de 90CV e o 1.6 TDI de 115CV e mais tarde chegava o três cilindros 1.nada 12V TSI com 95CV.

O Audi A1 é reestilizado com carroceria de quatro portas e os mesmos motores.
E agora em julho ele ganhou o três cilindros EA 211 1.nada 16V TSI que gera 16.3KGFMa1500RPM e vai até 3500RPM e 95CVa5000RPM e vai até 5500RPM e o logo virá o S1 reestilizado.
A HISTÓRIA DESSA PLATAFORMA NA SEAT COMEÇOU ANTES MESMO DA VOLKSWAGEN e fez a estreia, mas antes uma explicação o começo da carreira do Ibiza foi baseado
No Ritmo que deu origem ao Fiat Tempra e ao Tipo. e em 1993 ele passou a usar plataforma Volkswagen que é do Polo e segue até hoje, mas no caso ele chegou á frente, de início apenas com carroceria de quatro portas, ele manteve o entre - eixos, o comprimento passou a 4.06metros, a largura foi a 1.69metros, a altura foi de 1.48metros e de início ele foi lançado em agosto de 2008 como linha 2009 e apenas duas opções de motores, a primeira era o EA 111 1.4 16V que gerava 13.5KGFMa3500RPM e 86CVa6000RPM e o três cilindros 1.2 12V R3 TDI que gerava 18.4KGFMa2000RPM e 75CVa4200RPM e o 2.nada 16V TDI de 32.7KGFMa1750RPM e vai até 3500RPM e 143CVa4250RPM , suspensão, freios e direção seguem o Polo.
O Ibiza chegava ao mercado de início com motor 1.4 16V de 86CV e o três cilindros 1.2 12V TDI com 75CV e o 2.nada 16V TDI de 143CV.
Em outubro de 2009 na linha 2010 chegava as versão duas portas chamada de SC(Sport Coupé) e junto com elas novas opções de motores, o três cilindros  EA 111 1.2 12V que gerava 11.4KGFMa3000RPM e 69CVa5400RPM, o EA 211 1.2 16V TSI esse de quatro cilindros que gerava 17.8KGFMa1550RPM e vai até 4500RPM e 105CVa6000RPM, o EA 211 1.6 16V usado no Brasil em Fox Highline, Fox Pepper, CrossFox, Gol Rallye,Saveiro Cross, Space Cross e Spacefox Highline, o seu diâmetro é de 76.5mm e o curso é de 86.9mm o que totalizavam 1598cm3, a sua taxa de compressão é de 10:1 e com isso gerava 15.6KGFMa3800RPM e 106CVa5800RPM e chegavam os esportivos FR e Cupra, o FR trouxe o motor EA 111 1.4 16V TSI é o mesmo do Polo GTi já citado em detalhes, mas sem o compressor volumétrico e com isso gerava 22.4KGFMa1250RPM e vai até 4500RPM e 150CVa5800RPM e o Cupra tem o EA 111 1.4 16V TSI com turbo e compressor volumétrico juntos e com isso gerava 25.5KGFMa2500RPM e vai até 4500RPM e 180CVa6200RPM e o 1.6 TDI de 23.4KGFMa1500RPM e vai até 3500RPM e 90CVa4200RPM e uma versão mais potente desse motor com 105CV e mantém o torque.
O Ibiza duas portas chegava ao mercado e junto com eles trouxe o 1.2 12V de 69CV, 1.2 16V TSI de 105CV, o 1.6 16V de 105CV, 1.4 16V TSI de 150CV e 180CV(Cupra) e o 1.6 TDI de 90CV e 105CV.
Em outubro de 2010 na linha 2011 chegava a perua ST e junto com ela novos faróis e grades que seriam estendidos ao Hacht no ano seguinte, nos motores o 1.4 16V, 1.2 16V TSI de 105CV e os diesel três cilindros 1.2 12V TDI e o 1.6 16V TDI e o comprimento dela passava a 4.32metros.
A Perua ST chega ao mercado europeu com os motores 1.4 16V, 1.2 16V TSI e os três cilindros 1.2 12V TDI e o 1.6 16V TDI já citado no Polo.
Em outubro de 2011 na linha 2012 chegavam mais novidades, nova grade dianteira e faróis, o motor 1.6 16V dava o seu adeus, nos motores á diesel tudo continuava igual e nos motores á gasolina continuava tudo igual e no resto tudo sem alterações.
O Ibiza era reestilizado, só perdia o motor 1.616V  e mantinha o resto, mais tarde chegava o 1.4 16V TSI de 140CV e o 1.2 16V TSI de 85CV.

O Ibiza SC também é reestilizado e os mesmos motores.
Em outubro de 2012 na linha 2013 nada muda, em outubro de 2013 na linha 2014 chegava o EA 211 1.4 16V TSI que gerava 25.5KGFMa1500RPM e vai até 3500RPM e 140CVa4500RPM e vai até 5500RPM é o mesmo do Golf vendido no Brasil e na entrada vem a opção do EA 211 1.2 16V TSI "estrangulado" para gerar 16.3KGFMa1550RPM e vai até 4500RPM e 85CVa5500RPM.
 Em outubro de 2014 na linha 2015 chegavam nova grade dianteira, faróis e para - choques tanto par o hacht como para a ST(perua), nos motores mais alterações na entrada agora era o EA 211 três cilindros 1.nada 12V que gerava 9.7KGFMa3000RPM e vai até 4300RPM e 75CVa6000RPM, três cilindros EA 211 1.nada 12V TSI com duas calibrações de potência, a primeira com 16.3KGFMa1500RPM e vai até 3500RPM e 95CVa5000RPM e na segunda calibração gerava 20.4KGFMa2000RPM e vai até 3500RPM e 110CVa5500RPM e para o FR a versão de entrada era o 1.2 16V TSI da família EA 111 que foi mantido, nos diesel os três cilindros 1.4 12V TDI que gerava 21.4KGFMa1400RPM e vai até 2500RPM e 75CVa3500RPM, esse mesmo motor calibrado para gerar 23.4KGFMa1400RPM e vai até 3500RPM e 90CVa3500RPM e uma opção mais potente desse motor com 25.5KGFMa1750RPM e vai até 3500RPM e 105CVa3500RPM.
O Ibiza ganhava nova grade dianteira e os motores três cilindros 1.nada 12V de 75CV, 1.nada 12V TSI com 95CV e 110CV, o 1.2 16V TSI de 85CV e os três cilindros 1.4 12V TDI com 75CV,90 e 105CV.

Aqui o modelo de duas portas chamado de SC.

A perua chamada de ST também mudava.
E lógico o Ibiza segue a sua carreira na espanha.
NA ÍNDIA A VOLKSWAGEN LANÇAVA A VERSÃO SEDÃ DO POLO DESSA BASE, seu nome era Vento, ele chegou apenas na carroceria sedã de quatro portas, ele mede 4.39metros de comprimento, 1.70metros de largura, 1.47metros de altura e 2.55metros de entre - eixos, duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automática de seis marchas e a única opção de motor no início é o EA 211 1.6 16V que gerava 15.6KGFMa3800RPM e 106CVa6000RPM é o mesmo que equiparia Gol Rallye, Saveiro Cross, SpaceCross, SpaceFox Highline, Fox Highline, Pepper e CrossFox nos anos seguintes no Brasil, suspensão, freios e direção seguem o Polo.
O Vento chegava ao mercado indiano(Polo Sedan na Russia como na foto) e o motor era o 1.6 16V de 106CV, mais tarde chegava o 1.2 16V TSI de 105CV e o 1.5 TDI de 90CV.
E ele foi lançado em outubro de 2010 na linha 2011. No ano seguinte chegava o Skoda Rapid com o mesmo motor, dimensões, suspensão e freios do Vento, aliás só mudava grade dianteira e faróis.
O Skoda Rápida com os mesmos motores do Vento.
Em outubro de 2012 na linha 2013 nada muda, em outubro de 2013 na linha 2014 nada muda, em outubro de 2014 na linha 2015 ele ganhava nova grade dianteira, ele trocava o automático de seis marchas pelo manual-automatizado de dupla embreagem com sete marchas e ganhava mais duas opções de motores, além do 1.6 16V, ele ganhava o 1.2  TSI com cabeçote de 8 válvulas, com bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada e com isso ele gerava 17.8KGFMa1500RPM e vai até 4100RPM e 105CVa5000RPM e estreava o R4 1.5 16V Turbo Diesel, com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada e não tenho diâmetro x curso desse motor, mas que ele gerava 25.5KGFMa1500RPM e vai até 2500RPM e 105CVa4400RPM.
NA CHINA O NOSSO VELHO SANTANA ESTAVA MAIS QUE ENVELHECIDO e também vale lembrar que a VW queria dar fim as "velharias no mundo" que começou pelo Golf MK1 sul-africano, o Santana chinês e a Kombi brasileira, mas no caso do Santana chinês era o Santana de antiga geração, caso esteja interessado é só ver a matéria sobre Gol antigo/ Passat nacional e Santana.






 O antigo Santana está aqui, junto com Gol antigo e Passat. e em junho de 2012 o Santana muda radicalmente na China, ele passou a usar plataforma PQ25, ele media 4.47metros de comprimento, 1.71metros de largura, 1.47metros de altura e 2.60metros de entre - eixos, duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automático tiptronic de seis marchas, nos motores ele vinha o EA 211 1.4 16V, o seu diâmetro é de 74.5mm e o curso é de 80mm o que totalizavam 1395cm3, a sua taxa de compressão é de 9,5:1 e dotado de injeção eletrônica multiponto e com isso gerava 13.5KGFMa3800RPM e 90CVa5500RPM e a segunda opção é o EA 211 1.6 16V que nós conhecemos aqui no Brasil e que gera 15.8KGFMa3800RPM e 110CVa5800RPM.
O Santana chegava ao mercado chinês com motores 1.4 16V de 90CV e 1.6 16V de 110CV, mais tarde chegava o 1.4 16V TSI de 130CV.
 E  era linha 2013 foi cogitado para o Brasil, mas a Volkswagen desistiu dele, em outubro de 2013 na linha 2014 nada muda e em outubro de 2014 na linha 2015 ele ganhava a opção do EA 211 1.4 16V TSI com turbo, intercooler e injeção direta e câmbio manual-automatizado DSG de 7 marchas e com isso ele gera 22.9KGFMa1400RPM e vai até 3500RPM e 130CVa5000RPM é o mesmo do Golf no Brasil. Em abril de 2015 para a linha 2016 chegava a versão hachtback chamada de Grand Santana que media 4.28metros de comprimento, já nos motores vem o 1.6 16V e o 1.4 16V TSI esse acoplado ao câmbio de DSG de 7 marchas.
O Gran Santana chega ao mercado com motores 1.6 16V e 1.4 16V TSI já citado no sedã.
E tanto o sedã como o Hacht já são linha 2016.
A SKODA NÃO ATUALIZOU O FABIA NA PQ 25, MAS NÃO DEIXOU DE TER ELA e em março de 2012 chegava o Rapid que segundo a marca é um liftback, afinal o vidro abre junto com a tampa do porta - malas, igual ao nosso antigo Passat nacional, ele mede 4.48metros de comprimento, 1.70metros de largura, 1.46metros de altura e 2.60metros de entre - eixos. O câmbio é manual de cinco marchas ou manual-automatizado DGS de 7 marchas  nos motores a oferta começava pelo EA 111 três cilindros  1.2 12V é basicamente o nosso 1.6 com um cilindro a menos, usado no Polo europeu e com isso gerava 11.4KGFMa3750RPM e 75CVa5750RPM, a segunda opção é o EA 211 1.2 de 8 válvulas e com isso gerava 17.8KGFMa1550RPM e vai até 4100RPM e 105CVa5000RPM , o EA 111 1.4 16V TSI esse acoplado ao câmbio DSG que gerava 20.4KGFMa1500RPM e vai até 4100RPM e 122CVa5000RPM é o mesmo motor do A1, turbo, intercooler e injeção direta e nos diesel duas opções o R4 1.6 16V Turbo Diesel já citado no Polo que gerava 23.4KGFMa1500RPM e vai até 3500RPM e 90CVa4200RPM e uma versão com 105CV e mantinha o torque.
O Rapid chegava ao mercado com motores três cilindros 1.2 12V de 75CV, 1.2 16V TSI com 105CV, 1.4 16V TSI com 122CV e o 1.6TDI com 90CV e 105CV, mais tarde chegava o 1.2 16V TSI com 85CV.
Em outubro de 2012 na linha 2013 nada muda e em março de 2013 chegava o Hachtback chamado de Spaceback que media 4.30metros de comprimento e mantinha o resto das dimensões e nos motores além de manter os motores 1.2 12V de 75CV, 1.2 16V TSI com 105CV, 1.4 16V TSI com 122CV e os 1.6 TDI de 90CV e 105CV, ele estreava a opção do 1.2 16V TSI calibrado para gerar 16.3KGFMa1500RPM e vai até 3500RPM e 86CVa4800RPM.
O SpaceBack chegava ao mercado com os mesmos motores do sedã.
Você reparou que ele o Santana chinês tem similaridades? pois é, dá para dizer que tem o mesmo projeto e o Grand Santana chinês é a versão chinesa do Skoda Rápid Superback. em outubro de 2013 na linha 2014 nada muda e até agora não houve mudanças.
 
A PQ25 foi uma base importante para a VW fora do Brasil, mas mesmo assim diante da futura "Mequebização", com a nova plataforma MQB é provável que os modelos migrem para a MQB.

 


 
 

 

 

 
 




 
 
 



 


Comentários