Plataforma T da Daewoo: Kalos e Gentra foram conhecido mundialmente como Aveo, sua vida na Coréia do Sul e fora dela.

   ELE FICOU CONHECIDO MUNDIALMENTE COMO AVEO, MAS TEM UMA HISTÓRIA INTERESSANTE EM CASA.
A Daewoo foi comprada pela GM em 2000, mas mesmo assim a politica de plataforma própria se manteve, o Espero que era feito sobre a plataforma J deu lugar ao Leganza feito na V da Daewoo e o
Lanos que pedia aposentadoria era baseado no Racer que veio do nosso Kadett que é o modelo E. Com isso o sucessor chegava em julho de 2002 na linha 2003 era o Kalos nas carrocerias Hachtback e Sedan ambas de quatro portas, o hacht media 3.88metros de comprimento, 1.67metros de largura, 1.49metros de altura e 2.48metros de entre - eixos, o sedã media 4.23metros de comprimento e mantinha as dimensões, duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automático de quatro marchas e única opção de motor: o Daewoo E-TEC 1.5, o seu diâmetro é de 76.5mm e o curso é de 81.5mm o que totalizavam 1498cm3, com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada, a sua taxa de compressão é de 9,5:1 e com isso gerava 13.3KGFMa3000RPM e 86CVa5400RPM esse motor é basicamente um "Família I a moda coreana" inclusive até correia dentada com os Família I de 8 válvulas ele compartilha, A sua suspensão utiliza molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira é Independente tipo McPherson e na traseira é semi - independente com eixo de torção, freios são discos ventilados na dianteira e tambores na traseira e a direção é do tipo pinhão e cremalheira, inicialmente disponível na versão de acabamento LK que era única disponível.
O Kalos chegava ao mercado coreano com motor 1.5 de 86CV e o 1.2 de 71CV.
 

O Sedã tinha o mesmos motor do hacht.
Em julho de 2003 na linha 2004 chegavam mais três versões de acabamento: DK, MK e EK, mas as duas últimas versões estreavam uma nova opção de motor: era  S-Tec desenvolvido em conjunto com a Suzuki com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por corrente metálica, o seu diâmetro é de 68.5mm e o curso é de 78mm o que totalizavam 1150cm3(na verdade é 1.15...) dotado de injeção eletrônica multiponto, ele gerava 10.6KGFMa4300RPM e 71CVa5500RPM. Em outubro de 2004 na linha 2005 nada muda. Em setembro de 2005 ele ganhava nova grade dianteira, faróis e para - choques para o sedã e mudava de nome: passava a se chamar Gentra, ele vinha com duas opções de motor: o 1.5 de 8 válvulas como opção de entrada e o E-TEC II 1.5 16V com cabeçote de 16 válvulas e duplo comando de válvulas no cabeçote, apesar disso ele gerava 14KGFMa4000RPM e 95CVa5600RPM.
(desculpe pela foto, mas ela era bem pequena).
O Gentra chegava ao mercado com motores 1.5 de 86CV e 1.5 16V de 95CV que mais tarde é substituído pelo 1.6 16V citado no Hacht abaixo.
Em outubro de 2006 na linha 2007 chegava o Daewoo Gentra X que era o hacht reestilizado com nova grade dianteira, faróis e para - choques, e nos motores o 1.2 16V da família S-TEC II de mesma concepção do antigo 1.2, a única diferença é o duplo comando de válvulas no cabeçote, mas existia alterações no diâmetro que agora era de 69.7mm e o curso era de 79mm o que totalizavam 1206cm3, a sua taxa de compressão é de 9,3:1 e com isso gerava 11.5KGFMa4200RPM e 86CVa6200RPM e o E-TEC II 1.6 16V com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada, o seu diâmetro é de 79mm e o curso é de 81.5mm o que totalizavam 1598cm3, a sua taxa de compressão é de 10,5:1 e com isso gerava 15.1KGFMa4200RPM e 110CVa6000RPM é basicamente um "Família I 16V a moda coreana".
O Gentra X chegava ao mercado com motores 1.2 16V de 86CV e 1.6 16V de 110CV.
Em outubro de 2008 na linha 2009 é vez do Sedã ganhar o 1.6 16V já citado no Hacht e junto com ela a opção do câmbio manual de cinco marchas, em outubro de 2009 na linha 2010 o sedã ficava apenas com o 1.6 16V e o Hacht mantinha as duas opções, em outubro de 2009 na linha 2010 nada muda e em março de 2011 eles davam adeus junto a Daewoo no mercado coreano e essa base também.
NA AUSTRÁLIA O BARINA SEMPRE FOI UM CARRO IMPORTADO, primeiro do Japão e sendo apenas o Suzuki Swift renomeado Holden Barina, na segunda geração ele é bem conhecido
È o Corsa B ou Corsa de primeira geração nacional. e também a geração seguinte também chegou lá
O Corsa C também foi vendido como Holden Barina e é segunda geração como nacional. e todos importados da Espanha, mas o Euro valorizou e a Holden teve que olhar para a Daewoo coreana.
Ele chegou em dezembro de 2005 na linha 2006 era o TK Barina, em duas opções de carroceria: Hachtback de duas portas(não disponível para os coreanos) e hachtback de quatro portas, duas opções de cãmbio: manual de cinco marchas ou automático de quatro marchas e única opção de motor: o -TEC II 1.6 16V que gerava 14.8KGFMa3800RPM e 103CVa5800RPM , suspensão, freios e direção seguem o modelo vendido no mercado coreano.
O TK Barina chegava ao mercado com motor 1.6 16V de 106CV.

Aqui o Hacht de quatro portas com os mesmos motores do duas portas.
Em dezembro de 2006 na linha 2007 chegava o TK Barina Sedan com o mesmo motor 1.6 16V já citado no Hacht e sem alterações, aliás a Holden é o passaporte australiano para qualquer carro do grupo GM, isso é fato.
O TK Barina Sedan chegava ao mercado australiano com o 1.6 16V já citado.
Em outubro de 2007 na linha 2008 nada muda, em dezembro de 2008 na linha 2009 o TK Barina Hacht ganhava nova grade dianteira, faróis e para - choques e lanternas , mas manteve o motor 1.6 16V sem alterações, afinal era a única opção para aquele mercado.
Novas lanternas traseiras e ...

Grade dianteira, mas o motor 1.6 16V foi mantido.
Em outubro de 2009 na linha 2010 nada muda, em outubro de 2010 na linha 2011 nada muda e em 2011 ele passava a nova geração que era o Sonic dos coreanos, lá chamado de TM Barina.
NA EUROPA EM JULHO DE 2002 NA LINHA 2003 O Daewoo Kalos passou a ser vendido por lá, era igual ao modelo vendido no mercado domestico, mas com uma diferença mecânica: apenas câmbio manual de cinco marchas e apenas uma opção de motor: O E-TEC 1.4, o seu diâmetro é de 77.9mm e o curso é de 73.4mm o que totalizavam 1399cm3, a sua taxa de compressão é de 9,5:1, com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada é basicamente um Família I 1.4 a moda coreana e com isso ele gerava 12.5KGFMa3000RPM e 83CVa5600RPM, suspensão, freios e direção seguem o modelo domestico.
   Em outubro de 2003 na linha 2004 nada muda, em outubro de 2004 na linha 2005 nada muda e em julho de 2005 na linha 2006 a Daewoo mudava o seu nome para Chevrolet Europa, e o Kalos agora era Chevrolet Kalos, além do Hacht vinha o sedã, duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automático de quatro marchas, nos motores ele vinha com duas opções o S-TEC 1.2 que gerava 10.6KGFMa4300RPM e 72CVa5500RPM e o E-TEC II 1.4 16V o velho 1.4 ganhou cabeçote de 16 válvulas e com isso passou a gerar 13.2KGFMa3400RPM e 94CVa5600RPM mas o cabeçote de 16 válvulas trouxe duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por coreia dentada.
O Kalos chegava ao mercado europeu agora como Chevrolet e os motores eram 1.2 de 72CV e 1.4 16V de 94CV.
O Kalos de quatro portas e os mesmos motores.

O Kalos Sedan(aqui já como Aveo) com os mesmos motores do Hacht.
Em outubro de 2006 na linha 2007 o Kalos é substituído pelo Aveo na versão Sedan, ou seja no caso do Sedan apenas um novo nome e nova grade dianteira, nos motores manteve o 1.2 e o 1.4 16V de 94CV. Em outubro de 2007 na linha 2008 nada muda, em outubro de 2008 na linha 2009 chegava o Aveo Hachtback que era uma reestilização do Kalos e além de nova grade dianteira, ele ganhava novo nome: Aveo e o motor 1.2 era mantido, estreava o 1.4 16V que gerava 13.3KGFMa4200RPM e 101CVa6400RPM era o mesmo motor, mas com nova injeção eletrônica também disponível para o Aveo Sedan.
Nova grade dianteira, faróis e lanternas e o motor 1.2 era mantido e o 1.4 16V vai a 101CV.

O Hachtback de quatro portas e os mesmos motores.

O Sedã também chegava ao mercado e com os mesmos motores do Hacht.
Em outubro de 2009 na linha 2010 nada muda, em outubro de 2010 na linha 2011 nada muda em março de 2011 ele dá lugar a nova geração que é o Sonic em outros mercados.
DIANTE DAS METAS DE CONSUMO DO CAFE os fabricantes nos Estados Unidos passaram a vender modelos "sub-compactos"(para o padrões deles) para cumprir as metas e poder vender carros mais potentes e maiores e em outubro de 2003 na linha 2004 chegava o Aveo importado da Coreia do Sul nas carrocerias Hachtback e Sedan de quatro portas, câmbio manual de cinco marchas ou automático de quatro marchas, duas versões de acabamento: Básica e LS e única opção de motor: o E-TEC II 1.6 16V que gerava 14.8KGFMa3600RPM e 104CVa5800RPM, suspensão, freios e direção são os mesmos do modelo vendido na Coreia do Sul, afinal ele vinha de lá.
O Aveo chegava ao mercado estadunidense com motor 1.6 16V de 104CV.

O Sedã tinha o mesmo motor disponível.
Em outubro de 2005 na linha 2005 nada muda, em outubro de 2005 na linha 2006 nada muda e em outubro de 2006 na linha 2007 chegava o Aveo Sedan reestilizado e o motor 1.6 16V passava a gerar 105CVa5800RPM e mantinha o torque, agora as versões de acabamento eram LS e LT, a LS agora era de entrada e antiga Básica dava adeus, com duas opções de câmbio: manual de cinco marchas e automático de quatro marchas.
O Aveo Sedan ganhava nova grade dianteira.
Em outubro de 2007 na linha 2008 nada muda, em outubro de 2008 na linha 2009 era vez do Hacht ser reestilizado com nova grade dianteira, faróis e para - choques e novas lanternas. tinha a mesma opção de motor do sedã e as mesmas opções de câmbio e além da versões é claro.
O Aveo é reestilizado para os americanos e o mesmo 1.6 16V do sedã.
Em outubro de 2009 na linha 2010 nada muda, em outubro de 2010 na linha 2011 nada muda e em 2011 ele dá lugar ao Sonic que é fabricado também nos Estados Unidos.
NA TERRA DO TANGO A GM TRATOU DE VENDER O AVEO apenas na carroceria sedã de quatro portas, importado da Coreia do Sul, duas versões de acabamento: LS e LT, duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automático de quatro marchas e única opção de motor: o E-TEC II 1.6 16V que gerava 14.8KGFMa3600RPM e 103CVa5600RPM, suspensão, freios e direção seguem o modelo vendido no mercado doméstico.
O Aveo chegava ao mercado argentino com motor 1.6 16V de 103CV.
E foi lançado em outubro de 2008 na linha 2009, em outubro de 2009 na linha 2010 nada muda, em outubro de 2010 na linha 2011 nada muda e em 2011 ele dá o seu adeus é substituído pelo Sonic importado da Coréia do Sul.
 
Essa plataforma continua viva no México e África do Sul e sempre com o 1.6 16V de 14.8KGFMa3600RPM e 103CVa5600RPM, o Aveo continua vivo nesses dois países, sendo que no último vem em versão Hacht também e no primeiro é o carro mais vendido.
 
Essa plataforma foi importante para a Daewoo(hoje Chevrolet Coreia do Sul) afinal era um base própria que  substituía uma base que estreou em 1979 no Opel Kadett D e que chegou na Daewoo em 1986 e se aposentou em 2002 na Coreia do Sul, essa base deu origem a um Sedã e um Hacht, mas diante da política de globalização de plataformas compactas da GM(GSV) essa base deu adeus.

 
 
 


 
 

 


 

 
 
 
 

 

 
 
 


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