Correia dentada ou corrente metálica em picapes o que é melhor? e a "Dieselgate" vem junto.

          POR QUE AMAROK DÁ TANTOS PROBLEMAS DE CORREIA DENTADA?
A Correia dentada estreou no Chevette em 1973 na indústria nacional, mas eram motores á gasolina, depois os a álcool, os á diesel  usavam comando de válvulas no bloco. nos anos 1990 começaram a surgir diesel com correia dentada( o 2.5 Turbo Diesel Maxion-Rover-Internacional usado em S10/Blazer,Ranger e até na Mercedes-Benz Sprinter até 2002), na Hilux á diesel, nas L200 antiga até 2012(motor transitou pela Sport com modificações) ou por corrente caso dos MWM Sprint de quatro ou seis cilindros. mas nenhum dos que usavam correia dentada, teve reclamações de quebra de correia dentada, claro teve as Vans Ducato e Master, mas não são uso severo.
   A Correia dentada tem prazo estipulado pelo fabricante até aí tudo bem, o problema é quando se rompe antes do prazo: o Fiat Fiasa e Sevel foram famosos por isso, o Sevel 2000 DOHC do Tempra também por que a correia dentada é fina, qualquer erro pronto custa a correia dentada e mais proprietários desleixados, eu mesmo tive um caso no final do ano passado: a correia dentada do meu carros estava quase indo para o saco, se não fosse trocar era o adeus de válvulas, cabeçote e outras peças e agora vem mais um na lista: a Volkswagen Amarok, mas a Hilux tem correia dentada e ninguém reclama? já vou explicar o por que disso.
ANTES VOU DAR UMA PALAVRA SOBRE O DIESELGATE: Maracutaia muita gente acha que só acontece no Brasil, quer um exemplo, EUA, Inglaterra são o "Paraíso na terra" para alguns, a Alemanha depois dos 7x1 virou terra da precisão e o Japão sempre honesto, será? me desculpa um país que viveu criticando o muro de Berlim, agora faz muro na fronteira com o México? e teve crise do petróleo e Mustang II por lá, não é o paraíso na terra. O outro vivia dizendo "O império que vai de um por do sol a outro" e hoje fica querendo juntar os cacos do império(Malvinas entre eles)? sinceramente a terra do Jeremy Clarkson não é o paraíso na terra. A Alemanha depois do 7x1, virou "Nossa, os Alemães são perfeitos" clama! eu reconheci duas vezes o que um carro com a estrela de três pontas tem, mas o caso da Volkswagen foi um tiro no pé, primeiro veio o EPA dos Estados Unidos, descobrir que os modelos de homologação usavam um software diferente do que estava na rua e poluía demais e detalhe: um dos motores envolvidos é usado na Amarok e aí veio em cascata, a primeira ministra Alemã chamando a Volkswagen para uma conversa, o presidente da Volkswagen caiu, o presidente da Volkswagen americana continua, mas esse logo vai embora(vai cair,creio eu) e para piorar dizem que não é só a VW, havia suspeitas de BMW, Opel e Mercedes-Benz, mas a Mercedes-Benz negou que tem isso e desconhece isso, ou seja BMW e Opel não se pronunciaram..... para mim não tem outra: estão também com "Maracutaia" movida á diesel. No Brasil o Ibama vai investigar a VW do Brasil, para mim tem dois motivos:
Primeiro: Esse é obvio a Amarok está envolvida.
Segundo: Veja o vídeo do Up! TSI no dinamômetro fullpower.

E não é que o modelo que originalmente era para ter 105CV no álcool tem 134CV? é certo que com escândalo do diesel estourando, veio isso também. Independente de partido político tem que investigar sabe por que? a Fiat fez trapaça nos anos 1990 com os Uno Mille ELX e Eletronic e foi algo parecido com que aconteceu nos Estados Unidos e aí o resultado descobriram por fora, o Ibama investigou, aplicou uma multa na Fiat, essa recorreu, mas perdeu: teve que pagar. Então a VW não será a primeira a ser investigada, mas eu vou manter a minha opinião: só vai sobrar para a Amarok, sabe por que? O Versa 1.6 deu 127CV nesse dinamômetro e todos os modelos Turbo tinham mais potência que o declarado, só resta Amarok, mas também teve que carro que deu menos, um deles é obvio: Veloster, iX35 e Focus deram menos, teve casos que deram certinho com o que a fábrica  diz: O Logan 1.6 deu dentro da potência esperada.
AGORA A QUESTÃO DA CORREIA DENTADA OU CORRENTE METÁLICA, Você pode alegar: "São grande maioria agroboy e poucos vão botar na terra", mas tem um problema: os que botam na terra são os formadores de opinião, afinal eles tinham D20 e F1000 nos anos 1990 e 1990, hoje sucessora em linha reta delas só nos Estados Unidos, no Brasil não tem, embora S10 e Ranger de hoje tem o tamanho das picapes grandes de antigamente e o mesmo vale para Amarok, Hilux, L200 e Frontier, só que hoje de todas as citadas só Amarok, Hilux e S10 usam correia dentada e o resto usa corrente metálica, afinal são aplicações pesadas.

O 2.3 16V Biturbo Diesel da Frontier usa corrente metálica.

Mas por que a Hilux não tem má fama e a Amarok tem má fama de correia dentada? "Terrorismo dos anti-VW?" falha de projeto? gambiarra? bom vamos lá o motor á diesel da Amarok equipa um motor de carros Volkswagen no exterior e a Kombi europeia(T5) que estão envolvidos nos escândalo dos diesel, falha de projeto? acredito que não, mas o problema foi inventar de colocar o motor numa picape.... pronto aí está feito erro e fora isolação de detritos e poeira deficiente do motor, está pronta a receita de estouro de correia dentada e ainda que exige troca a 60.000KM, ou seja uma coisa somada a outra é igual ao desastre.
  No caso da Hilux o motor já nasceu para ela e a troca da correia dentada é de 150.000KM, ou seja é uma correia bem robusta e talvez por isso, ela não tem a má fama da correia dentada. se você ver na foto a correia dentada parece ter a largura de uma correia dentada usada num Família I GM por exemplo, o que na minha opinião é uma vergonha.
Correia dentada da Amarok.

Correia dentada da Hilux.
Lógico não vou tratar de picapes pequenas como Strada e Saveiro por exemplo, ou Oroch recém-lançada pela Renault, só vou tratar de picapes médias á diesel então é simples o recado:
Comando de válvulas no bloco
Corrente metálica.
Correia dentada bem projetada(caso da Hilux).
Não vale enfiar motor de uma Van numa picape que o estrago está feito, aliás tem até Kit para evitar problemas de correia dentada da Amarok. 





Comentários

  1. Eu nunca gostei dessa Amarok sempre preferi Hilux..

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    1. Pois é a Amarok infelizmente tem problemas sérios de Correia dentada, quanto a Hilux tem a fama de robusta por causa dessa correia dentada de alta KM.

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  2. hilux so tem fama , camionete dura e pouca estabilidade

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    1. Sobre a Hilux de fato as bem antigas eram bem duras, o modelo 2006-2015 já é mais confortável, mas concordo que ela tem pouca estabilidade, mas isso não alivia a correia dentada da Amarok e seus estouros.

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  3. Tem que pesquisar antes de escrever. O motor diesel da s10 também usa Correia dentada.

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    1. Ninguém é livre de erros, obrigado pela correção, sobre o foco aqui é o diesel gate, que infelizmente a correia dentada das Amarok é complicada mesmo, mas vou corrigir já. Mas de resto está certo.

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    2. Ah, outra coisa: ninguém percebe que a nova S10 é por correia dentada, assim como a Hilux por que não tem a "má fama" da Amarok. apenas por isso. lógico que antigas S10 2.5 e Ranger 2.5 ambos Turbo Diesel que é o Maxion usavam correia dentada, o 2.8 MWM da S10 antiga usava corrente metálica. agora dizer que não "pesquisei" é foda, erros sempre acontecem! afinal lembre-se: essa matéria é de 2015(atualizei com a foto da atual Frontier por que você citou) era difícil aparecer correia dentada para a S10 2.8 CTDi, já que agora começou aparecer.... então não foi culpa minha, ao menos a correia dentada pelo visto me parece ser robusta.

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    3. O 2.8 mwm não é corrente como vc falou e também não é correia. São engrenagens ferro e polias.

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    4. Obrigado pela correção! são engrenagens mesmo, depois que descobri isso, é um motor realmente bem robusto um "tanque de guerra" é que na época ninguém falava em corrente ou correia dentada, depois que fiz a história dos caminhões da Volkswagen que usavam a versão 3 litros desse motor, vi que era engrenagens, obrigado pela correção. Agora está mais complicado corrigir a matéria, mas a hora que der eu vou corrigir.

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  4. quanto a l200 triton hpe, antecessora dessa sport atual, e a frontier tb geração passada, usam corrente ou correia? e esta esta apropriada ao motor? obg

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    1. Tanto a L200 Triton quanto a Frontier de antiga geração também usam correia dentada, mas eu não vi caso de estouros de correia dentada nessas duas, me parecem ser adequadas sim.

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  5. Independente dos "erros" está de parabéns a matéria, os comentários agregaram muito, parabéns pelo esforço em frase é esclarecimento.

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