Post número 1400: De volta para o futuro(Parte 2) como é o mercado nacional em 2015.

                                EM 2015 O MERCADO NACIONAL MUDOU, ALGUMAS PARA O BEM E OUTRAS NEM TANTO.
"2015 Mercedes vende automóveis no Brasil?" a resposta: Importados foram liberados há 25 anos, "Renault no Brasil?" sim, inclusive com fábrica,  "Toyota deixou de ser um fabricante de um carro só?" Sim. "Honda fabrica automóveis?" Sim. "e a Gurgel? Miura? Hoffstetter? " Calma que vou responder e "a Kombi? continua?" Não, ela saiu de linha em 2013 com Pintura dos "Terroristas". Então vamos olhar como ficou a linha de cada marca, primeiro vou começar pelas quatro grandes e Toyota e comparar ao resto e aí vai pelas outras marcas com fabricas no Brasil.
Vale lembrar que modelos importados fora de Mercosul/México estão fora, isso exclui o Camaro por exemplo que em linha reta seria sucessor do Opala, o que não tiver aqui é importado fora do eixo.
                                                      CHEVROLET
                                                     CORSA    CLASSIC
MOTOR: 1.NADA
POTÊNCIA:77/78CV
ANTECESSOR MERCADÓLGICO: CHEVETTE
ANTECESSOR  EM LINHA RETA: NENHUM
Os carros em 2015 todos tem injeção eletrônica no lugar o carburador e podem beber álcool e gasolina e na porta de entrada da GM está um modelo com 20 anos de idade que é o Corsa Classic com motor Família I 1.nada VHCE que gera 77CV com gasolina e 78CV com álcool e apenas uma opção de câmbio: manual de cinco marchas e apenas um a opção de acabamento: LS.
                                                           MONTANA
MOTOR: 1.4
POTÊNCIA:97/102CV
ANTECESSOR MERCADÓLOGICO:CHEVY
ANTECESSOR EM LINHA RETA: NENHUM
A Picape leve da GM é a Montana, apenas duas opções de acabamento: LS e Sport, única opção de câmbio: manual de cinco marchas e única opção de motor: o Família I 1.4 EconoFlex que gera 97CV com gasolina e 102CV com álcool e esse motor tem bloco de ferro, cabeçote de alumínio e comando de válvulas no cabeçote "Motor do Monza, não?" quase é uma versão reduzida lançado em 1994. ah que estreou no próprio Corsa em 1994 em versão Hacht e o Sedã como Classic vivo até hoje.
                                                                ONIX
MOTORES: 1.nada ATÉ 1.4
POTÊNCIA:78/80CV-98/106CV
SUCESSOR MERCADÓLIGO:CHEVETTE
SUCESSOR EM LINHA RETA: NENHUM
O Onix é o Hacht compacto da GM foi o carro mais vendido do mês passado, ele vem nas versões LS,LT,LTZ e Effect, "Mas essa Effect tem motor diferente" lamento lhe informar: Não, ele vem com duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automático de seis marchas: "Nossa o dobro de marchas do Monza! e o publico aceita mais os automáticos?" Sim e duas opções de motores: ambos Família I SPE/4 é basicamente o mesmo motor de Corsa Classic e Montana, mas com bobinas individuais e no 1.nada ele gera 78CV com gasolina e 80CV com álcool e o 1.4 gera 98CV com gasolina e 106CV com álcool e as versões para ele são divididas assim: LS 1.nada, LT 1.nada, LT 1.4, LT 1.4 automática, LTZ 1.4 manual, Effect 1.4 Manual e LTZ 1.4 Automática.
                                                            PRISMA
MOTORES: OS MESMOS DO ONIX
POTÊNCIA: A MESMA DO ONIX
ANTECESSOR MERCADÓLIGO:CHEVETTE
ANTECESSOR EM LINHA RETA:NENHUM
"Que sedã legal, mas o termo Sport sedã não combina" pois é, os motores seguem o mesmo do Onix e as opções de câmbio também, a diferença é que ele tem não tem versão LS para não concorrer com o Corsa Classic é apenas LT e LTZ e ele não tem Effect e no lugar tem a Advantage apenas com câmbio automático e as versões estão disponíveis assim: LT 1.nada, LT 1.4 manual, LT 1.4 automático, LTZ 1.4 manual, LTZ 1.4 automático e Advantage 1.4 automático.
                                                              COBALT
 
MOTORES: 1.4 ATÉ 1.8
POTÊNCIA:97/102-ATÉ 106/108CV
ANTECESSOR MERCADOLÓGICO: CHEVETTE
ANTECESSOR  EM LINHA RETA: NENHUM
"Mas que carro feio" calma, já vem gente pior ainda que ele. mas vou focalizar nele, entre - eixos maiores que os irmãos Onix e Prisma, duas opções de motores: o Família I 1.4 da Montana e o Família I 1.8, "mas esse motor 1.8 não é do Monza" Na verdade, quase: como eu citei é uma versão reduzida do Família II que é o Família I para criar esse Família I reduziram a distância dos cilindros entre si e com isso ele 1.8 tem diâmetro pouco maior que o Família I 1.6 e mais ainda que o Família II 1.6 e curso maior que o 1.8 e bem maior que o Família II 1.6 e com isso ele gera 106CV com gasolina e 108CV com álcool e também vem com duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automático de seis marchas que é a mesma do Onix e com isso três opções de acabamento: LS, LT e LTZ e as versões são divididas assim: LS 1.4, LT 1.4,LT 1.8, LT 1.8 automático, LTZ 1.4, LTZ 1.8 e LTZ 1.8 automático que no final são sete versões, pena que são divididas...
                                                                     SPIN
MOTOR: 1.8 O MESMO DO COBALT
POTÊNCIA: O MESMO DO COBALT
ANTECESSOR EM LINHA RETA: NENHUM
ANTECESSOR MERCADÓLIGICO: NENHUM
A QUEM TENTA SUBSTITUIR: MARAJÓ.
"Agora ficou pior! a Marajó  era mais bonita e tinha tração traseira" pois é..., infelizmente o mercado quis minivan e utilitários esportivos que já vou citar á frente, mas a Spin é feia, mesmo, ela vem em três versões de acabamento: LS,LT ,LTZ e Activ, duas opções de câmbio: o manual de cinco marchas e o automático de seis marchas e nos motores? o mesmo 1.8 já citado no Cobalt ao menos é um motor justo para ela, embora velho, mas poderia usar outro motor que já vou citar e nas versões LS,LT e Active são cinco lugares e na versão LTZ são sete lugares, mas o porta - malas ao menos é gigantesco e as versões estão assim: LS 1.8 manual, LT 1.8 manual, LT 1.8 automática,LTZ 1.8 manual,LTZ 1.8 automática, Active 1.8 manual e Activ 1.8 automática.
                                                           TRACKER
MOTOR: 1.8 16V
POTÊNCIA: 140-144CV
ANTECESSOR EM LINHA RETA: NENHUM
ANTECESSOR MERCADÓGICA: NENHUM
A QUEM TENTA ANTECEDER: MARAJÓ
"É mais ajeitada que a Spin, mas traseira estraga um pouco" bom como eu te falei carros mexicanos e argentinos estão livres de imposto de importação e o utilitário esportivo Tracker vem do México, apenas na versão de acabamento: LTZ, apenas com câmbio automático de seis marchas e no motor Ecotec 1.8 16V,  "Mas é um V8 1.8?" Não é começaram a surgir os 4 válvulas por cilindro e esse é o Ecotec derivado da Família I, esse motor seria ideal para a Spin e uma versão esportiva de verdade do Onix(com câmbio manual é claro) e já o motor 1.8 16V gera 140CV com gasolina e 144CV no álcool e a única opção de motor para o utilitário esportivo compacto da GM.
                                                                  CRUZE SPORT6
MOTOR: OS MESMO DA TRACKER
POTÊNCIA: OS MESMOS DA TRACKER
ANTECESSOR EM LINHA RETA: CHEVETTE
ANTECESSOR MERCADÓLIGO: MONZA.
"O Monza Hacht nunca foi elegante e esse Cruze Sport6 também não, ao menos é esportivo" Não, é mais um marketing da GM: Sport 6 apenas no marketing, duas opções de acabamento: LT e LTZ, única opção de câmbio: automático de seis marchas e única opção de motor: o mesmo da Tracker e não é foi desenvolvido pela Opel, apesar da plataforma ser origem Opel: ele é Daewoo. "O que a GM resolveu ir atrás dos coreanos?" Sim, mas no caso Americanos e Australianos também foram juntos, inclusive foram os últimos que desenvolveram essa versão Hacht e o motor é o mesmo que já foi citado acima na Tracker.
                                                                  CRUZE
MOTOR: O MESMO DA TRACKER
POTÊNCIA: OS MESMOS DA TRACKER
ANTECESSOR EM LINHA RETA : CHEVETTE
ANTECESSOR EM LINHA MERCADÓLGICA: MONZA
"Ao menos esse é bonito" e ele é mesmo, a versão sedã do Cruze também foi desenhada na Coréia do Sul, mas teve ajuda dos americanos, as mesmas opções de acabamento, câmbio e motor do Hacht, no caso LT, LTZ e apenas câmbio automático e o motor é o mesmo da Tracker. "Ele é um herdeiro legítimo do Monza" mercadologicamente sim, mas em linha reta ele é herdeiro do Chevette quer eu prove? o Astra J é irmão dele, subsistiu o Astra H e esse substituiu o Astra G, esse substitui o Astra F, esse substituiu o Kadett E, que substituiu o D e que substituiu o C "Que é o Chevette" exatamente.
                                                               CAPTIVA
MOTOR: 2.4 16V
POTÊNCIA: 182CV
ANTECESSOR EM LINHA RETA: NENHUM
ANTECESSOR MERCADÓLGICO: NENHUM
A QUEM TENTA SUBSTITUIR: CARAVAN
"Ué o que é isso?" Captiva, até que é bonita, ela vem em única versão de acabamento. única opção de câmbio: automático de seis marchas e única opção de motor: o Ecotec 2.4 16V SiDi com injeção direta? "O que é isso" nas injeções convencionais ela vai para o coletor e depois vai para câmara e esse vai direto na câmara "Ah tá" e esse motor tem bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica "Como os Alfa Romeo!" exato só que além do comando de válvulas tem o coletor variável e ela vem do México e apenas á gasolina, é um dos poucos veículos não Flex fora do acordo Mercosul/México e o motor é derivado da Família L0850 que é sucessor do Família II.
                                                              S 10
MOTORES: 2.4 ATÉ 2.8 TURBO DIESEL
POTÊNCIA: 141CV147-197/206(NO MEIO TEM 200CV)
SUCESSOR EM LINHA RETA: NENHUM
SUCESSOR MERCADÓLOGICO: NENHUM
A QUEM TENTA SUCEDER: D20
"Nova D... ué S10?" Sim é que nos anos 1990 surgiram as picapes médias, mas elas ficaram com o tamanho das grandes de 1985 e S10 é uma delas, ela tem três opções de motores, a primeira é o Família II 2.4 Flexpower que gera 141CV com gasolina e 147CV com álcool, "É uma herança do Monza? sim é uma herança do Monza" "É mais potente que a C20!" "Não se empolgue, ela tem menos torque e o consumo é igual e o desempenho é próximo de um Chevette, o Ecotec 2.5 16V SiDi da mesma família de motores da Captiva que gera 197CV com gasolina e 206CV com álcool essa anda bem, mas bebe bem e o Chevrolet 2.8 CTDi Turbo Diesel, "É Turbo", é e ele gera 200CV, ou seja é mais que dobro da D20 diesel e o torque? é gigantesco: 51KGFM e três opções de câmbio: manual de cinco marchas, manual de seis marchas e automático de seis marchas, duas opções de tração: traseira ou 4x4, o que? "tem 4x4 para vender?" sim tem, sendo que o câmbio de cinco marchas está acoplado ao motor 2.4, o de seis marchas é disponível para o 2.5 16V e o 2.8 CTDi e tem opção de cabine simples e dupla, "O que você disse, dupla?" Sim dupla e as opções de versões são bem grandes: LS 2.4 Cabine simples, LS 2.4 Cabine dupla, LS 2.8 Turbo Diesel tração traseira cabine simples, LS 2.8 Turbo Diesel 4x4 Cabine simples, LS 2.8 Turbo Diesel 4x4 cabine dupla, LT 2.5 16V Cabine dupla, LT 2.5 16V Cabine dupla 4x4,LT 2.8 Turbo Diesel cabine simples, LT 2.8 Turbo Diesel cabine simples 4x4, LT 2.8 Turbo Diesel Cabine Dupla, LT 2.8 Turbo Diesel 4x4 Cabine dupla, LT 2.8 Turbo Diesel cabine dupla automático, LT 2.8 Turbo Diesel cabine dupla 4x4 Automático, LTZ 2.8 Turbo Diesel Cabine dupla 4x4 Automática, Advantage 2.4 Cabine dupla manual, Freeride 2.5 16V Manual 4x4 e High Country 2.8 Turbo Diesel 4x4 Automática e vale lembrar: as três últimas apenas cabine dupla.
                                                              TRAILBLAZER
MOTORES: 2.8 ATÉ 3.6 24V(V6)
POTÊNCIA:200-277CV
ANTECESSORA EM LINHA RETA: NENHUM
ANTECESSORA MERCADÓLIGA:NENHUM
A QUEM ELA TENTA SUCEDER: VERANEIO
"Essa é caminhonete da S10?" Sim ela mesmo. é a TrailBlazer, vem apenas na versão LTZ, câmbio automático de seis marchas e duas opções de motores: o Alloytec V6 de 3.6 litros e 24 válvulas que gera 277CV com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis "É quase o triplo da potência da Veraneio!" e tem um pouco mais de torque também e o  2.8 CTDi Turbo Diesel já citado na S10 e uma detalhe: S10 e TrailBlazer são de responsabilidade da GM do Brasil para o mundo, inclusive a Colorado americana tem o "miolo" da nossa S10 e a nossa S10 é Colorado em outros lugares.
                                                                  FIAT
                                                                UNO
MOTOR: 1.nada ATÉ 1.4
POTÊNCIA: 73CV ATÉ 88CV
SUCESSOR EM LINHA RETA: NENHUM
ANTECESSOR MERCADOLÓGICO: 147
O Ué? o Uno não é sucessor do 147? Sim, mas o sucessor em linha reta do Uno vive e do Palio também, que vou citar mais abaixo ou seja o Uno já estava no mercado em 1985 e está até hoje, duas opções câmbio: manual ou manual-automatizado de cinco marchas chamado "Dualogic" que é isso? "manual-automatizado?" sim é o câmbio mantém a embreagem, mas ele tem um atuador hidráulico para trocar as marchas e duas opções de motores: o Fire 1.nada que gera 73CV com gasolina e 75CV com álcool e o 1.4 gera 85CV com gasolina e 88CV com álcool e cinco versão de acabamento: Vivace, Attractive, Evolution,Way e Sporting, mas a "Sporting é mais potente?" Não só tem câmbio mais curto e suspensão diferente e agora ele tem opção de carroceria duas portas, e as versões estão assim Vivace 1.nada duas portas, Vivace 1.nada quatro portas, Attractive 1.nada quatro portas, Way 1.nada quatro portas, Evolution 1.4 quatro portas, Way 1.4 quatro portas, Sporting 1.4 quatro portas manual e Sporting 1.4 Dualogic.
                                                                 FIORINO
MOTOR: 1.4
POTÊNCIA: 85/88CV
ANTECESSOR EM LINHA RETA E MERCADÓLOGICA: ELA MESMO.
"Ela continua sendo fabricada?" Sim, agora é derivada do Uno de nova geração, apenas câmbio manual de cinco marchas e o motor é o Fire 1.4 do Uno e a suspensão traseira é eixo rígido com feixe de molas, ou seja deixou de ser independente, para ter o eixo rígido.
                                                                   500
MOTOR: 1.4 ATÉ 1.4 16V
POTÊNCIA:85/88CV ATÉ 167CV
ANTECESSOR EM LINHA RETA: NENHUM
ANTECESSOR MERCADOLÓGICO:NENHUM.
"Mas que carro pequeno, que é isso?" é o Fiat 500 importado do México, em duas opções de carroceria: hacht de duas portas e conversível, três opções de acabamento: Cult, Lounge e Abarth, três opções de câmbio: manual ou manual-automatizado de cinco marchas chamado de Dualogic, ou automático de seis marchas, três opções de motores: Fire 1.4 já citado Uno, Fire 1.4 16V Multiair de 105CV com gasolina e 107CV com álcool e o Fire 1.4 16V Multiair Turbo de 167CV e com isso as versões estão distribuídas assim: Cult 1.4 manual, Cult 1.4 Dualogic, Cult 1.4 Cabrio manual, Cult 1.4 Dualogic, Lounge 1.4 16V Automático, Lounge 1.4 16V Automático Cabrio e Abarth 1.4 16V Turbo Multiair.
 
                                                                  PALIO
MOTOR: 1.NADA ATÉ 1.6 16V
POTÊNCIA: 73CV ATÉ 117CV
ANTECESSOR EM LINHA RETA E MERCADÓLICO:UNO
"Que carro arredondado é esse?" é o Palio e ainda tem um modelo de geração anterior convivendo com ele, o que? "Geração anterior?" Sim e duas opções de câmbio: manual ou manual-automatizado de cinco marchas chamado de Dualogic, e são três opções de motores: o Fire 1.nada e 1.4 já citados no Uno e o E-Torq 1.6 16V que gera 115CV com gasolina e 117CV com álcool e o Fire é de carroceria antiga e o carro nacional mais barato em 2015 e é o que vem com opção duas portas e além da Fire, vem Attractive, Essence e Sporting e com isso as versões estão assim:  Fire 1.nada duas portas, Fire 1.nada quatro portas,Attractive 1.nada, Attractive 1.4, Essence 1.6 16V, Essence 1.6 16V Dualogic, Sporting 1.6 16V e Sporting 1.6 16V Dualogic.
                                                               SIENA/GRAND SIENA
MOTOR: 1.NADA ATÉ 1.6 16V
POTÊNCIA : OS MESMOS DO PALIO
ANTECESSOR EM LINHA RETA E MERCADÓLIGO: PREMIO
"Esse carro é maior que o Premio". E é, o sucessor dele em linha reta e ele vem com duas opções de câmbio: manual ou manual-automatizado de cinco marchas chamado de Dualogic, quatro opções de acabamento: EL, Attractive,TetraFuel e Essence, sendo que a EL vem de carroceria antiga, nos motores o 1.nada e 1.4 já citados no Uno e o 1.6 16V já citado no Palio e o 1.4 Que na verdade é três combustíveis com gasolina 80CV, com álcool com 81CV e com gasolina 68CV e as versões estão assim: EL 1.nada, EL 1.4, Attractive 1.4, Tetrafuel 1.4, Essence 1.6 16V e Essence 1.6 16V Dualogic.
                                                               PUNTO
MOTOR: 1.4 ATÉ 1.8 16V
POTÊNCIA:85/88CV ATÉ 152CV
ANTECESSOR EM LINHA RETA: UNO
ANTECESSOR MERCADÓLIGO: NENHUM
"Esse é o maior compacto da Fiat em 2015?" Sim é ele mesmo e tem até uma gama de motor razoável no país em 2015, embora uma delas não me agrada, duas opções de câmbio: Manual ou manual-automatizado de cinco marchas chamado de Dualogic,  nos motores são quatro opções: o Fire 1.4 já citado no Uno, o E-Torq 1.6 16V já citado no Palio , o E-Torq 1.8 16V que gera 130CV com gasolina e 132CV com álcool e por Fire 1.4 16V Turbo chamado de T-JET, o que? "Turbo?" Sim turbo de fábrica e apenas á gasolina e com isso a gama ficou assim: Attractive 1.4, Essence 1.6 16V, Essence 1.6 16V Dualogic, BlackMotion 1.8 16V Manual, Black Motion 1.8 16V Dualogic, Sporting 1.8 16V, Sporting 1.8 16V Dualogic e o 1.4 16V T-JET.
                                                                    LINEA
MOTOR: 1.8 16V
POTÊNCIA: 130/132CV
ANTECESSOR EM LINHA RETA: PREMIO
ANTECESSOR EM LINHA MERCADÓLIGA: NENHUM
A QUEM ELE TENTA OCUPAR O LUGAR: ALFA ROMEO 2300 TI.
Se em 1985, o Fiat mais sofisticado era o Alfa 2300 Ti, quem assume é o Linea, ao lado do Bravo é claro, ele tem duas opções de acabamento: Essence e Absolute, duas opções de câmbio: manual ou manual-automatizado  ambos de cinco marchas chamado de Dualogic pela Fiat e o motor é o mesmo E-Torq 1.8 16V já citado no Punto e as versões estão assim: Essence 1.8 16V manual, Essence 1.8 16V Dualogic e Absolute 1.8 16V Dualogic.
                                                         PALIO WEEKEND
MOTORES: 1.4 ATÉ 1.8 16V
POTÊNCIA:85CV/88CV ATÉ 130/132CV
SUCESSORA MERCADOLÓGICA E EM LINHA RETA: PANORAMA.
A Perua da Fiat é a Palio Weekend e até a rigor é a perua nacional "tradicional", duas opções de câmbio: manual ou manual-automatizado dualogic de cinco marchas, nos motores o Fire 1.4 já citado no Uno, E-Torq 1.6 16V já citado no Palio e o E - Torq 1.8 16V já citado no Punto. "Ela é de quatro portas?" Os modelos quatro portas se tornaram padrão no Brasil em alguns segmentos e no tem quatro versões: Attractive 1.4, Trekking 1.6 16V, Adventure 1.8 16V e Adventure 1.8 16V Dualogic.
                                                                  IDEA
MOTORES: 1.4 ATÉ 1.8
POTÊNCIA:80/81 ATÉ  130/132
SUCESSOR EM LINHA RETA; NENHUM
SUCESSOR MERCADÓLIGO: NENHUM
Em 1985 não existia minivans no Brasil, a Kombi é uma van de carga(velha, mas é) e como a Fiat já tem a Panorama, então não tem linha reta, duas opções de câmbio: manual ou manual-automatizada de cinco marchas chamado de Dualogic ambos de cinco marchas, o Fire 1.4 nela gera 80CV com gasolina e 81CV com álcool, o E-Torq 1.6 16V já foi citado no Palio e o E-Torq 1.8 16V já foi citado no Punto e em três versões: de acabamento: Attractive, Essence e Adventure e no total as versões são: Attractive 1.4, Essence 1.6 16V, Essence 1.6 16V Dualogic, Adventure 1.8 16V e Adventure 1.8 16V Dualogic.
                                                          STRADA
MOTORES: 1.4 ATÉ 1.8 16V
POTÊNCIA:85/88CV- ATÉ 130/132
ANTECESSORA MERCADOLÓGICA E EM LINHA RETA: CITY
"Três tipos de cabine?" Sim. ela é herdeira da City, ela vem com duas opções de câmbio: manual ou manual-automatizado de cinco marchas, ela vem em três opções de cabine: simples, estendida e dupla, "Mas dupla tem só duas portas e espaço ridículo?"  São três opções de motores: o Fire 1.4 já citado no Uno, o E- Torq 1.6 16V já citado no Palio e o E- Torq 1.8 16V já citado no Punto e três opções de acabamento: Working, Trekking e Adventure e no total são sete opções: Working 1.4 cabine simples, Working 1.4 Cabine estendida, Working 1.4 Cabine dupla, Trekking 1.6 16V Cabine dupla, Adventure 1.8 16V Cabine estendida, Adventure 1.8 16V Cabine Estendida Dualogic, Adventure 1.8 16V Cabine dupla e Adventure 1.8 16V Cabine Dupla Dualogic.
                                                                 BRAVO
MOTORES: 1.4 16V(TURBO) ATÉ 1.8 16V
POTÊNCIA: 130/132CV ATÉ 152CV
ANTECESSOR EM LINHA RETA: NENHUM
ANTECESSOR MERCADOLÓGICO:NENHUM
"O Bravo é o Hacht médio da Fiat?" Sim, ele vem com três opções de câmbio: manual de cinco ou de seis marchas e manual- automatizado de cinco marchas chamado Dualogic pela Fiat, quatro versões de acabamento: Essence, BlackMotion,Sporting e T-JET, duas opções de motor: o E-Torq 1.8 16V já citado no Bravo e o 1.4 16V Turbo(T-JET) também já citado no Punto, ele é apenas hacht de quatro portas e ao todo ele tem sete versões: Essence 1.8 16V, Essence 1.8 16V Dualogic, BlackMotion 1.8 16V, BlackMotion 1.8 16V Dualogic, Sporting 1.8 16V, Sporting 1.8 16V Dualogic e T-JET 1.4 16V essa apenas com câmbio manual de seis marchas e o motor 1.4 16V Turbo.
                                                           FREEMONT
MOTOR: 2.4 16V
POTÊNCIA:173CV
ANTECESSOR EM LINHA RETA: NENHUM
ANTECESSOR MERCADOLÓGICO: NENHUM
"Que tamanho grande esse Fiat" é o Freemont, mas a rigor ele não é Fiat o motor é o Chrysler-GEMA 2.4 16V que gera 173CV, duas versões de acabamento: Emotion e Precision e apenas câmbio automático de seis marchas e no caso o motor foi desenvolvido em conjunto com  Mitsubishi e Hyundai foi a três mãos, mas depois eu explico melhor o por que disso.
                                                                   DOBLÓ
MOTORES: 1.4 ATÉ 1.8 16V
POTÊNCIA:85/88 ATÉ 130/132CV
"Mas o que é isso?" é o Dobló em versões passageiros e carga, em três versões de acabamento: Attractive, Essence, Adventure e Cargo(furgão para cargas), única opção de câmbio: manual de cinco marchas e o motor é o 1.4 já citado no Uno e o 1.8 16V já citado no Palio e com isso as versões dele são assim: Attractive 1.4, Essence 1.8 16V, Adventure 1.8 16V, Cargo 1.4 e Cargo 1.8 16V.
 
 
                                                             DUCATO
MOTOR: 2.3 16V TURBO DIESEL
POTÊNCIA: 127CV
ANTECESSOR EM LINHA RETA: NENHUM
ANTECESSOR MERCADÓGICO: NENHUM
"Uma Van da Fiat" Sim! é uma Van da Fiat,  vem apenas com câmbio manual de cinco marchas, o motor é o Multjet 2.3 16V Turbo Diesel de 32KGFMa1800RPM e 127CVa3600RPM, "Tração dianteira, num veículo desses?" Sim e vem nas versões Furgão de carga e passageiros, sendo que o Furgão tem curto e longo, Vetrato com vídros mas sem bancos, passageiros com 12 e 16 lugares.
A História da Ducato está aqui. 
                             
                                                                  FORD
                                                                 KA
MOTORES: 1.NADA E 1.5 16V
POTÊNCIA:80/85-105/110
ANTECESSOR EM LINHA RETA: NENHUM
ANTECESSOR MERCADOLÓGICO: ESCORT
"Carro de entrada da Ford?" Sim,  "Usa motor CHT?" Não. esse é o Ka que hoje é o Ford mais vendido ele vem em três opções de acabamento: SE, SE Plus e SEL, única opção de câmbio: manual de cinco marchas e duas opções de motores, a primeira é o Três cilindros 1.nada 12V, "O que três cilindros? metade de um Opala?" Sim, em 2015 haverá muitos motores três cilindros e no caso do Ford gera 80CV com gasolina e 85CV com álcool, no caso do três cilindros com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada e coletores variáveis e o Zetec Sigma 1. 5 16V que tem bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada e com isso são 105CV com gasolina e 110CV com álcool e as versões estão distribuídas assim: SE 1.nada 12V, SE Plus 1.nada 12V, SE 1.5 16V, SE 1.5 16V Plus, SEL 1.nada 12V e SEL 1.5 16V.
                                                                  KA +
MOTORES: OS MESMOS DO KA
POTÊNCIA :OS MESMOS DO KA
ANTECESSOR EM LINHA RETA: NENHUM
ANTECESSOR MERCADOLÓGICO: NENHUM
"O que ele tem uma versão sedã" sim e tem, as mesmas opções de acabamento do Ka, os mesmos motores e a mesma opção de câmbio  e com isso as versões estão assim: SE 1.nada 12V, SE 1.5 16V, SE Plus 1.5 16V e SEL 1.5 16V.
                                                           FIESTA
MOTORES: 1.5 16V ATÉ 1.6 16V
POTÊNCIA: 107/111CV ATÉ 125/128CV
ANTECESSOR EM LINHA RETA: NENHUM
ANTECESSOR MERCADOLÓGICO: ESCORT
"Esse carro tem o tamanho do Escort" tem, mas não é o sucessor em linha reta, ele é apenas hacht de quatro portas, assim como é o Ka, quatro opções de acabamentos: S, SE, Titanium e Sport, "Mas a Sport tem motor mais forte?" Não. duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou manual-automatizado de dupla embreagem com seis marchas "O que? duas embreagens?" Sim, duas embreagens, uma engata e a outra já está pronta para ser engatada, nos motores duas opções: o Zetec Sigma 1.5 16V que é o mesmo Ka, mas aqui ele gera 107CV com gasolina e 111CV com álcool e o Zetec-Sigma 1.6 16V Ti-VCT de mesma concepção do 1.5 16V , mas com comando de válvulas variável que gera 125CV com gasolina e 128CV com álcool e as versões estão assim: S 1.5 16V, SE 1.5 16V, SE 1.6 16V manual, SE 1.6 16V Powershift, Titanium 1.6 16V Powershift e Sport 1.6 16V manual e essa são as opções do modelo.
                                                           FIESTA SEDAN
MOTORES: 1.6 16V
POTÊNCIA: 125/128CV
ANTECESSOR EM LINHA RETA: NENHUM
ANTECESSOR MERCADOLÓGICO: NENHUM
"Esse é a versão sedã do Fiesta" Sim, é feito no México para  completar a linha da Ford brasileira, vem com o mesmo 1.6 16V do Fiesta, duas opções de câmbio já citados no Fiesta e três opções de acabamento: SE, SE Plus e Titanium e com isso as versões estão assim; SE manual, SE Powershift, SE Plus, SE Plus Powershift e Titanium Powershift.
                                                         ECOSPORT
MOTOR: 1.6 16V ATÉ 2.NADA 16V
POTÊNCIA: 126/131CV ATÉ 143/148CV
ANTECESSOR EM LINHA RETA: NENHUM
ANTECESSOR MERCADOLÓGICO: NENHUM
A QUEM TENTA SUCEDER: BELINA
"Uma camionete pequena da Ford?" Sim, exatamente e "Uma sucessor da Belina, tem?" Não. então o EcoSport acaba sendo a opção, mesmo que o porta - malas não seja grande coisa e vem com duas opções de tração: dianteira e integral, quatro opções de acabamento: SE, SE Plus, Freestyle e Titanium, três opções de câmbio: manual de cinco marchas ou de seis marchas ou manual-automatizado de dupla embreagem, já os motores o 1.6 16V é o mesmo já citado no Fiesta, mas calibrado para 126CV com gasolina e 131CV com álcool e o 2.nada 16V é o Duratec com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis que gera 143CV com gasolina e 148CV com álcool e as versões agora estão assim: SE 1.6 16V, SE 1.6 16V Powershift, SE Plus 1.6 16V, SE 1.6 16V Powershift, Freestyle 1.6 16V, FreeStyle 1.6 16V Powershift, FreeStyle 2.nada 16V 4WD manual de seis marchas, Titanium 1.6 16V, Titanium 1.6 16V Powershift e Titanium 2.nada 16V Powershift.
                                                            FOCUS
MOTORES: 1.6 16V ATÉ 2.NADA 16V
POTÊNCIA: 131/135 ATÉ 175/178CV
ANTECESSOR EM LINHA RETA E MERCADÓLIGICO: ESCORT
ANTECESSOR MERCADOLÓGICO: CORCEL
"Esse carro tomou o lugar do Escort"? Sim, ele tomou. e vem com quatro opções de acabamento: SE, SE Plus, Titanium e Titanium Plus, duas opções de câmbio: as mesmas do Fiesta, o motor 1.6 16V é o mesmo do Fiesta mas rende 131CV com gasolina e 135CV com álcool e está atrelada ao câmbio manual e o 2.nada 16V é o mesmo do EcoSport, mas com injeção direta e com isso veio 175CV com gasolina e 178CV com álcool e atrelado ao câmbio de dupla embreagem e as versões são SE 1.6 16V, SE Plus 1.6 16V , SE Plus 2.nada 16V Powershift, Titanium 2.nada 16V Powershift e Titanium 2.nada 16V Powershift Plus.
                                                                 FOCUS FASTBACK(SEDÃ)
MOTOR: 2.NADA 16V
POTÊNCIA: 175/178CV
ANTECESSOR EM LINHA RETA: NENHUM
ANTECESSOR MERCADOLÓGICO: DEL REY
"O Focus tem versão sedã?" tem, inclusive é feita na Argentina junto com o Hacht e depois outro modelo que vou mostrar, em quatro opções de acabamento: SE,SE Plus, Titanium e Titanium Plus, o mesmo Powershift citado em vários modelos e o motor 2.nada 16V de injeção direta já citado no Hacht e então nem preciso explicar muito.
                                                                 FUSION
MOTOR: 2.NADA 16V(ECOBOOST) ATÉ 2.5
POTÊNCIA:167/175 ATÉ 240CV
ANTECESSOR EM LINHA RETA: DEL REY
ANTECESSOR MERCADOLÓGICO: NENHUM
"Mas que carro grande é esse?" é o Fusion importado do México, ele tem como opção na entrada o Duratec 2.5 16V de 167CV com gasolina e 175CV com álcool, o Duratec 2.nada 16V Ecoboost com turbo e injeção direta que gera 240CV e uma versão Hybrid que é chamada de Híbrida que gera 190CV com os dois motores juntos: o 2.nada 16V e o elétrico junto, duas opções de tração: dianteira e integral, duas opções de acabamento: SE e Titanium e com isso as versões são essas: SE 2.5 16V, Titanium 2.nada 16V Ecoboost, Titanium 2.nada 16V Ecoboost AWD e Titanium Hybrid.
                                                              RANGER
MOTORES: 2.2 ATÉ 3.2
POTÊNCIA:125CV ATÉ 200CV
ANTECESSOR EM LINHA RETA: NENHUM
ANTECESSOR MERCADÓLIGICO: NENHUM
A QUEM TENTA SUCEDER: A F1000
"É a nova F.... Ranger!" é ela é a única picape da Ford no mercado nacional, fabricada na Argentina e com duas opções de cabine: simples e dupla, duas opções de tração: traseira ou 4x4, quatro opções de acabamento: XLS, Sport, XLT e Limited, três opções de câmbio: manual de cinco marchas ou seis marchas e automático de seis marchas. nos motores a oferta começa pelo Duratec 2.5 16V Flex do Fusion , mas nela gera 166CV com gasolina e 173CV com álcool, o quatro cilindros 2.2 16V Turbo Diesel e com 125CV e o cinco cilindros 3.2 20V Turbo Diesel com 200CV é o dobro da potência da F1000 e as versões estão assim: XLS 2.5 16V Cabine simples, XLS 2.2 16V Turbo Diesel 4x4 cabine simples, XLS 2.2 16V Turbo Diesel 4x4 Cabine dupla, XLS 2.5 16V Cabine Dupla, Sport 2.5 16V Cabine Simples, XLT 3.2 Turbo Diesel 4x2 Cabine dupla Manual, XLT 3.2 Turbo Diesel 4x4 Cabine dupla manual, XLT 3.2 Turbo Diesel 4x2 Cabine dupla automático, XLT 3.2 Turbo Diesel 4x4 Cabine dupla automática, Limited 2.5 16V Cabine dupla e  Limited 3.2 Turbo Cabine dupla 4x4 automática.
                                                            VOLKSWAGEN
                                                                  UP!
MOTORES: 1.NADA 12V(OPÇÃO TURBO E INJEÇÃO DIRETA)
POTÊNCIA:75/82CV ATÉ 101/105CV
ANTECESSOR EM LINHA RETA: NENHUM
ANTECESSOR MERCADOLÓGICO:FUSCA
"Que carro pequeno é esse da Volkswagen"? é o Up! vem com duas opções de carroceria: duas e quatro portas, com seis versões de acabamento: Take, Move, High, Cross e Speed, essa "Speed, tem motor mais forte" é leve e até anda bem, mas ele é daquela turma que só adesivo, duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou manual-automatizado i-Motion ambos de cinco marchas, duas opções de motores: o três cilindros 1.nada 12V que gera 75CV com gasolina e 82CV com álcool e o 1.nada 12V TSI com turbo e injeção direta que gera 101CV com gasolina e 105CV com álcool e as versões estão divididas assim: Take 2 portas, Take 4 portas, Move quatro portas, Move quatro portas i-Motion. Move TSI, High quatro portas, High quatro portas i-Motion, High quatro portas TSI, Black/Red/White TSI quatro portas, Cross, Cross i-Motion, Cross TSI e Speed TSI e o câmbio manual-automatizado não está disponível para o i-Motion.
                                                                      GOL
MOTORES: 1.NADA ATÉ 1.6 16V
POTÊNCIA:72/76 ATÉ 110/120CV
ANTECESSOR EM LINHA RETA E MERCADOLÓGICO: ELE MESMO.
"O Gol é assim em 2015?, tem versão GT?" resposta: Não tem versão GT e ele é assim em 2015, cinco opções de acabamento: Special, Trendline, Comfortline, Highline e Rallye, "Tem Gol de quatro portas em 2015?" tem e também tem o duas portas, duas opções de câmbio: manual ou manual- automatizado i-Motion de cinco marchas, nos motores a oferta começa pelo 1.nada da família EA 111 que gera 72CV com gasolina e 76CV com álcool, o EA 111 1.6 que gera 101CV com gasolina e 104CV com álcool e o EA 211 1.6 16V que gera 110CV com gasolina e 120CV com álcool e esse é exclusivo da versão Rallye e as versões do Gol estão assim: Special 1.nada duas portas, Special 1.nada quatro portas, Trendline 1.nada duas portas, Trendline 1.nada quatro portas, Trendline 1.6, Trendline 1.6 i-Motion, Comfortline 1.nada, Comfortline 1.6, Comfortline 1.6 i-Motion, Highline 1.6, Highline 1.6 i-Motion, Rallye 1.6 16V e Rallye 1.6 16V i-Motion.
                                                                    VOYAGE
MOTORES: 1.NADA ATÉ 1.6
POTÊNCIA:72/76 ATÉ 101/104CV
ANTECESSOR EM LINHA RETA E MERCADOLÓGICO: ELE MESMO.
"O Voyage é assim em 2015? e apenas quatro portas?"  Resposta: Sim, ele vem em três opções de acabamento: Trendline, Comfortline e Evidence, duas opções de câmbio: manual ou manual- automatizado de cinco marchas i-Motion, duas opções de motores: o 1.nada já citado no Gol e o 1.6 já citado no Gol ambos EA 111, "É alguma versão moderna do AP?" Não e as versões estão assim: Trendline 1.nada, Trendline 1.6, Trendline 1.6 i-Motion, Comfortline 1.nada, Comfortline 1.6, Comfortline 1.6 i-Motion, Evidence 1.6 e Evidente 1.6 i-Motion.
                                                                 SAVEIRO
MOTORES: 1.6 E 1.6 16V
POTÊNCIA:101/104CV ATÉ 110/120CV
ANTECESSOR MERCADOLÓGICO E EM LINHA RETA: ELA MESMO.
"A Saveiro é assim em 2015?, com opções de cabine simples, estendida e dupla e motores refrigerados á agua?" Sim, que na cabine dupla da Saveiro o espaço é zero, a única vantagem é levar cinco contra quatro da Strada e só tem duas portas, três opções de acabamento: Trendline, Comfortline e Cross, única opção de câmbio: manual de cinco marchas, motor 1.6 do Gol e o 1.6 16V já citado no Gol Rallye e exclusivo da versão Cross.
                                                              FOX/CROSSFOX
MOTOR: 1.NADA 12V ATÉ 1.6 16V
POTÊNCIA: 72/76 ATÉ 110/120CV
ANTECESSOR EM LINHA RETA: NENHUM
ANTECESSOR MERCADOLÓGICO: O GOL QUE CONVIVE COM ELE.
"Que compacto alto é esse da Volkswagen?" é o Fox e tem versão chamada de CrossFox que tem suspensão elevada, ele tem seis versões de acabamento: Trendline, Bluemotion, Comfortline, Highline, Pepper e CrossFox, três opções de câmbio: manual de cinco ou seis marchas e manual-automatizado i-Motion, "O Pepper é o equivalente ao Gol GT de 1985?" Não é só da turma adesivo, aerofólio e motor que é bom nada. nos motores o três cilindros 1.nada 12V EA 211 já citado no Up, o EA 111 1.6 já citado no Gol e o EA 211 1.6 16V também já citado no Golf essa vem com câmbio manual de seis marchas também e para as versões Highline, Pepper e CrossFox. e as versões estão assim: Trendline 1.nada 12V , Trendline 1.6, Trendline 1.6 i-Motion, Bluemotion 1.nada 12V, Comfortline 1.nada 12V, Comfortline 1.6, Comfortline 1.6 i-Motion, Highline 1.6 16V, Highline 1.6 16V i-Motion, Pepper 1.6 16V, Pepper 1.6 16V i-Motion, CrossFox 1.6 16V e CrossFox 1.6 16V i-Motion sempre na carroceria  quatro portas.
A avaliação do CrossFox.
                                                             SPACEFOX
MOTORES:1.6 E 1.6 16V
POTÊNCIA: 101/104CV ATÉ 110/120CV
ANTECESSOR EM LINHA RETA: NENHUM
ANTECESSOR MERCADOLÓGICO: NENHUM
A QUEM TENTA SUBSTITUIR: PARATI
"Ué? não tem Parati derivada do Gol em 2015?" Não, a Volkswagen resolveu colocar um misto de perua e minivan: SpaceFox e a Volkswagen chama de SportVan, ela vem em três versões de acabamento: Comfortline, Highline e Cross, três opções de câmbio: as mesmas dos Fox, duas opções de motores: o 1.6 já citado no Gol e o 1.6 16V também já citado no Gol, mas com uma diferença: aqui só a Comfortline tem o 1.6, já as outras versões tem o 1.6 16V o manual de seis marchas, além do manual-automatizado i-Motion.
                                                              GOLF
MOTORES: 1.4 16V ATÉ 2.NADA 16V(AMBOS TURBO)
POTÊNCIA: 140CV ATÉ 220CV
ANTECESSOR EM LINHA RETA: FUSCA(TERRA DO 7X1)
ANTECESSOR MERCADOLÓGICO: PASSAT
"Golf o que é isso?" é um hacht médio importado do México que será nacionalizado, ele vem apenas na carroceria quatro portas, três opções de acabamento: Comfortline, Highline e GTi, a "GTi usa motor mais forte? sim" três opções de câmbio: manual de seis marchas, manual-automatizado de dupla embreagem chamado de DSG com sete marchas ou seis marchas, nos motores o EA 211 1.4 16V TSI com turbo e injeção direta gera 140CV e o EA 888 2.nada 16V TSI com turbo, injeção direta e indireta que gera 220CV que é exclusivo do GTi, assim como o câmbio DSG de seis marchas e as versões são essas: Comfortline 1.4 TSI, Comfortline 1.4 TSI DSG, Highline 1.4 TSI, Highline 1.4 TSI DSG e GTi 2.nada TSI DSG.
                                                       GOLF VARIANT
MOTOR: 1.4 16V(TURBO E INJEÇÃO DIRETA)
POTÊNCIA:140CV
ANTECESSOR EM LINHA RETA: NENHUM
A QUEM TENTA SUCEDER: QUANTUM
"Essa é a Quantum do Golf" bem, ela se chama Golf Variant, vem apenas com câmbio DSG, o motor é o 1.4 já citado no Golf, importada do México, ela vem em duas versões: Comfortline e Highline.
                                                        JETTA
MOTOR: 2.NADA E 2.NADA 16V TSI
POTÊNCIA:116/120CV ATÉ 211CV
ANTECESSOR EM LINHA RETA:NENHUM
ANTECESSOR EM LINHA MERCADOLÓGICA: SANTANA
"Esse carro me lembra o Santana" esse é o Jetta, que vem com três opções de acabamento: Trendline, Comfortline e Highline,  duas opções de câmbio: automático e manual automatizado de seis marchas, duas opções de motores, a primeira é o EA 113 2.nada que gera 116CV com gasolina e com álcool vai a 120CV e esse motor é um AP 2000 com cabeçote de fluxo cruzado, "Mas como existirá AP 2000 depois de 1985?" Sim existirá e até nisso ele lembra o Santana e o EA 888 2.nada 16V TSI apenas com injeção direta e que gera 211CV e esse é exclusivo da Highline, assim como o câmbio DSG e as versões Trendline e Highline são importadas do México e a Comfortline a Volkswagen acabou de nacionalizar essa versão.
                                                                FUSCA
MOTOR: 2.NADA 16V TSI
POTÊNCIA: 211CV
ANTECESSOR EM LINHA RETA: NENHUM
ANTECESSOR MERCADOLÓGICO: NENHUM
"Um Fusca em 2015 vou ver atrás o motor.... ué, ele não tem motor? mas é dianteiro!" é o Fusca de 2015 é assim, o motor é o 2.nada 16V TSI do Jetta Highline e o câmbio além do DSG ele tem o manual de seis marchas também.
                                                          AMAROK
MOTOR: 2.NADA 16V DIESEL E BITURBO DIESEL
POTÊNCIA: 140-180CV
ANTECESSORA EM LINHA RETA: NENHUM
ANTECESSORA MERCADOLÓGICA: NENHUM
"Picape desse tamanho da Volkswagen?" e surge uma mulher na televisão "Dieselgate afeta Volkswagen...."  e aí diz "A Picape está atolada nisso" Sim, ela está, mas vou focar na picape ela tem duas opções de cabine: simples e dupla, três opções de acabamento: Starline, Trendline e Highline, duas opções de câmbio: manual de seis marchas ou automático de oito marchas, "O que oito? marchas automático? é isso?" Sim é isso e nos motores o 2.nada 16V Turbo Diesel com 140CV e o Biturbo diesel com 180CV, "O que? biturbo?" Sim, biturbo. e as versões estão assim: Starline Turbo cabine simples, Starline Turbo Cabine dupla, Starline cabine  simples 4x4, Starline cabine dupla 4x4, Trendline Turbo cabine simples, Trendline Turbo Cabine simples 4x4, Trendline Turbo cabine dupla, Trendline Turbo cabine dupla 4x4, Trendline biturbo cabine simples, Trendline biturbo cabine simples 4x4, Trendline biturbo 4x4 cabine dupla, Trendline biturbo 4x4 cabine dupla automática, Highline Turbo 4x4 Cabine dupla e Highline Turbo 4x4 Cabine dupla automática.
                                                              TOYOTA

                                                               ETIOS
MOTORES: 1.3 16V ATÉ 1.5 16V
POTÊNCIA:84/90 ATÉ 92/96
"Um Hacht da Toyota?" Sim é o Etios ele vem apenas com quatro portas, vem em quatro opções de acabamento: X, XS, XLS e Cross(a versão aventureira) apenas câmbio manual de cinco marchas e duas opções de motores o 1.3 16V da família NR que 84CV com gasolina e 90CV com álcool e o 1.5 16 16V que gera 92CV com gasolina e 96CV com álcool e com isso as versões estão assim: X 1.3 16V, XS 1.5 16V,XLS 1.5 16V e Cross 1.5 16V.
                                                            ETIOS SEDAN
MOTOR: 1.5 16V
POTÊNCIA: 92/96CV
"Mas que carro feio é esse?" é o sedã do Etios, três versões de acabamento: X, XS e XLS e o motor é o mesmo 1.5 16V já citado no Hacht e apenas câmbio manual de cinco marchas.
                                                            COROLLA
MOTORES: 1.8 16V ATÉ 2.NADA 16V
POTÊNCIA: 139/144CV ATÉ 142/154CV
"Esse ao menos é bonito" é o Corolla líder de vendas na categoria, ele vem apenas como sedã de quatro portas, três opções de acabamento: GLi, XEi e Altis, duas opções de câmbio: manual de seis marchas ou CVT, "O que é CVT?" Câmbio automático com variação continua: "Ah,entendi.." e duas opções de motores ambos da família ZR o 1.8 16V com 139CV com gasolina e 144CV com álcool e o 2.nada 16V com 142CV com gasolina e 154CV com álcool e as versões são essas: GLi 1.8 manual, GLi 1.8 CVT, XEi 2.nada CVT e Altis 2.nada CVT.
                                                             HILUX
MOTORES: 2.7 16V ATÉ 3.NADA 16V TURBO DIESEL
POTÊNCIA:157/163 ATÉ 171CV
"Essa é a picape da Toyota em 2015?" Sim é ela, vem com duas opções de cabine: simples e dupla, sendo que existe a opção chassi-cabine, duas opções de câmbio: manual ou automático ambos com cinco marchas, três opções de acabamento: Básica, SR e SR-V e duas opções de motores o 2.7 16V VVT-i Flex da família TR que gera 157CV com gasolina e 163CV com álcool e o 3. nada 16V Turbo Diesel com 171CV e o total de versão são essas: Básica Turbo Diesel chassi-cabine, Básica Turbo Diesel cabine simples, Básica Turbo Diesel cabine dupla, Básica Turbo Diesel 4x4 cabine simples, Básica 4x4 Turbo Diesel cabine dupla, SR 2.7 16V Flex manual cabine dupla, SR 2.7 16V Flex automático cabine dupla, SR 2.7 16V Flex 4x4 cabine dupla, SR 2.7 16V Flex automático 4x4 Cabine dupla, SR Turbo Diesel manual cabine dupla, SR Turbo Diesel automática cabine dupla, SR Turbo Diesel 4x4 manual cabine dupla, SR Turbo Diesel 4x4 automática, SRV 2.7 16V Cabine dupla, SRV 2.7 16V Cabine dupla 4x4, SRV 2.7 16V Cabine dupla automática, SRV 2.7 16V 4x4 Cabine dupla automática, SRV Turbo Diesel 4x4 Cabine dupla automática.
                                                                     HILUX SW4
MOTORES:OS MESMOS DA PICAPE
POTÊNCIA: AS MESMAS DA PICAPE.
"Mas essa a versão fechada da picape?" Sim e vem em duas opções de acabamento: SR e SRV, duas opções de câmbio: os mesmos da picape e duas opções de motores: os mesmos das picapes e sempre com tração 4x4 e com isso as versões são assim SR 2.7 16V Flex, SR 2.7 16V Flex automático, SR Turbo Diesel manual, SR Turbo Diesel automático e SRV 2.7 16V Automático e SRV Turbo Diesel automático.
A História da Hilux de atual geração.
                                                                 OS OUTROS FABRICANTES
                                                                    AGRALE
                                                                    MARRUÁ
MOTOR: CUMMINS 2.8 TURBO DIESEL
POTÊNCIA:150CV
"A Agrale deixou de fabricar caminhões?" não ela continua a fazer caminhões e o Marruá e o utilitário da Agrale, apenas câmbio manual de cinco marchas e o motor é o Cummins 2.8 Turbo Diesel de 150CV.
                                                              BMW
                                                            SÉRIE 1
MOTOR: 2.NADA 16V TURBO
POTÊNCIA:184CV
"BMW tem fabrica no Brasil?" Sim, tem mas por enquanto dá para dizer que é CKD, o Série 1 é um deles e os modelos são o 120i Sport e o 120i Sport GP e o motor é o 2.nada 16V Turbo Active Flex de 184CV e a suspensão traseira é Multink e tração é traseira.
                                                        SÉRIE 3
MOTOR: 2.NADA 16V TURBO
POTÊNCIA:184-245CV
O Série 3 também é fabricado no Brasil, nas versões 320i Sport, 320i Sport GP e 328i GP e nos motores o 2.nada 16V Turbo com calibração igual ao 120i e o 328i com esse motor, mas calibrado para 245CV.
                                                                  X1
                               
 
MOTOR: O MESMO DOS SÉRIE 1 E SERIE 3
POTÊNCIA:184CV-245CV
O Utilitário esportivo da Série 1 também é feito no Brasil e com os mesmos motores já citados na Série 3.
                                                    X3
MOTOR: 2.NADA 16V TURBO ATÉ SEIS CILINDROS DE 3 LITROS E TURBO
POTÊNCIA:184CV-306CV
"Esse é o único seis cilindros em linha fabricado no país em 2015?" Sim ele mesmo, os motores 2.nada 16V Turbo são os mesmo do Série 3 e tem o seis cilindros de 3 litros e 24 válvulas com 306CV e o câmbio automático de oito marchas é para todos os BMW.
                                                 DODGE/CHRYSLER/JEEP
                                                     DODGE  JOURNEY
MOTOR: 3.6 V6 24V
POTÊNCIA: 280CV
"Mas ela parece com o modelo grande da Fiat, não? com aquela..." Freemont, sim na verdade é o Brasil é o único mercado onde convive os dois, na Europa é apenas o Fiat Freemont e na América do Norte é apenas o Journey, o câmbio é automático de seis marchas e o motor é o Pentastar V6 de 3.6 litros e 24 válvulas com 280CV," Potente ela né?" Sim e a Freemont só vem com quatro cilindros.
A história de Freemont e Journey. e de fato ambos são feitos na fabrica da Chrysler no México.
                                                        JEEP RENEGADE
MOTORES: 1.8 16V ATÉ 2.NADA 16V TURBO DIESEL
POTÊNCIA:130/132CV ATÉ 170CV
"Bonito esse Jipe, parece o velho Jipe em versão moderna" Só que ele é fabricado em Pernambuco na fabrica da Fiat , "Fábrica da Fiat?" Sim, é que a Fiat acabou comprando a Chrysler, em quatro versões de acabamento: Básica, Sport, Longitude e Trailhawk. três opções de câmbio: manual de cinco marchas, automático de seis marchas e automático de nove marchas, duas opções de tração: dianteira e 4x4 e duas opções de motores: o E-Torq 1.8 16V já citado no Punto e o Multijet II 2.nada 16V Turbo Diesel de 170CV e as versões estão assim: Básica 1.8 16V manual, Básica 1.8 16V Automática, Sport 1.8 16V Manual, Sport 1.8 16V Automática, Sport 2.nada 16V Turbo Diesel 4x4 Automática, Longitude 1.8 16V Automática, Longitude 2.nada 16V Turbo Diesel 4x4 Automática e Trailhawk 2.nada 16V Turbo Diesel 4x4 Automática.
                                                           CITROËN
                                                             C3
MOTOR: 1.5 ATÉ 1.6 16V
POTÊNCIA:89/93CV ATÉ 115/122CV
"Tem Citroën feito no Brasil?" Sim é feito em Porto Real-RJ, ele vem com três versões de acabamento: Origine, Tendance e Exclusive, duas opções de motores: o 1.5 da família TU que gera 89CV com gasolina e 93CV com álcool e o 1.6 16V também da família TU que gera 115CV com gasolina e 122CV com álcool ambos com bloco e cabeçote de alumínio, sendo comando simples no cabeçote no 8 válvulas e duplo no 16 válvulas, duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automático de quatro marchas e com isso as versões estão assim: Origine 1.5, Tendance 1.6, Tendance 1.6 16V manual, Tendance 1.6 16V Automática e Exclusive 1.6 16V Automático.
                                                     C3 PICASSO/AIRCROSS
MOTORES: OS MESMOS DO C3
POTÊNCIA: AS MESMAS DO C3
"Ué que carros são esses?, o modelo sem estepe  na traseira parece uma geladeira" é o C3 Picasso e a versão com estepe na traseira é a AirCross, vem com os mesmos motores 1.5 e 1.6 16V do C3, as mesmas opções de câmbio e com isso as versões estão assim: Origine 1.5, Tendance 1.6 16V, Tendance 1.6 16V Automática, Exclusive 1.6 16V Automático, Aircoss 1.6 16V e Aircross 1.6 16V Automática.
                                                              C4 LOUNGE
MOTORES: 1.6 16V(TURBO) ATÉ 2.NADA 16V
POTÊNCIA:143/151CV ATÉ 165/173CV
"Esse é o sedã da Citroën?" Sim é ele mesmo chamado de Lounge, três opções de acabamento: Origine, Tendance e Exclusive, duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automático de seis marchas e nos motores duas opções de motores: 2.nada 16V Flex de 143CV com gasolina e 151CV com álcool e o Prince 1.6 16V THP com 165CV com gasolina e 173CV com álcool e com isso as versões são essas: Origine 2.nada 16V manual, Origine 2.nada 16V Automática, Tendance 2.nada 16V automática, Tendance 1.6 16V THP automática e Exlusive 1.6 16V THP automática e ele é fabricado em El Palomar, Buenos Aires, Argentina.
                                                              JUMPER
MOTORES: O MESMO DA DUCATO
POTÊNCIA: A MESMA DA DUCATO.
"Mas ela parece á Van da Fiat?" e é, inclusive é feita na mesma fábrica da Fiat em Sete Lagoas-MG junto com a Ducato e outro modelo que vem mais tarde, o câmbio é o mesmo da Ducato e o motor 2.3 16V Multijet Turbo Diesel também ou seja é um "Fiat" com emblema da Citroën.
                                                                HONDA
                                                                 FIT
MOTORES: 1.5 16V
POTÊNCIA: 115/116CV
"Mas Honda faz carro no Brasil?" Sim em 2015 eles fazem, tem fábrica em Sumaré-SP e esse é o Fit, ele vem com quatro versões de acabamento: DX. LX, EX e EX-L, duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou CVT, única opção de motor: o i-VTEC 1.5 16V da família L que gera 115CV com gasolina e 116CV com álcool e com isso as versões estão assim: DX 1.5 16V manual, DX 1.5 16V CVT, LX 1.5 16V manual, LX 1.5 16V CVT, EX 1.5 16V CVT e EX-L 1.5 16V CVT.
                                                                   CITY
MOTOR: O MESMO DO FIT
POTÊNCIA: A MESMA DO FIT
"Esse carro da Honda, é diferente, mas ele é versão do Fit?" Sim ele é versão sedã do Fit, ele vem com quatro opções de acabamento: DX, LX, EX e EX-L, única opção de motor e duas opções de câmbio: as mesmas do Fit e com isso as versões são DX 1.5 16V manual, DX 1.5 16V CVT, LX 1.5 16V CVT, EX 1.5 16V CVT e EX-L 1.5 16V CVT.
                                                                    HR-V
MOTOR: 1.8 16V
POTÊNCIA: 139/140CV
"Mas que carro é esse, cheio de vincos?" é o HR-V, que parece um hacht alto, ele vem com duas opções de câmbio: manual ou CVT, apenas tração dianteira e o motor i-VTEC 1.8 16V Flex da família R com 139CV com gasolina e com álcool vai a 140CV com álcool e três versões de acabamento: LX, EX e EX-L e as versões são assim: LX 1.8 16V manual, LX 1.8 16V CVT, EX 1.8 16V CVT e EX-L 1.8 16V CVT.
                                                                 CIVIC
MOTOR: 1.8 16V - ATÉ 2.NADA 16V
POTÊNCIA:139/140CV- 150/155
"Esse Civic é feito no Brasil? Sim é feito no Brasil e vem com duas opções de câmbio: manual de seis marchas ou automático de cinco marchas, duas opções de motor: o 1.8 16V do HR-V e o 2.nada 16V de 150CV com gasolina e 155CV com álcool também da mesma família e três versões de acabamento: LXS, LXR e EXR e com isso as versões estão assim: LXS 1.8 16V manual, LXR 1.8 16V Automática, LXR 2.nada 16V automática e EXR 2.nada 16V Automática.
                                                             CR-V
MOTORES: 2.NADA 16V
POTÊNCIA: 150/155CV
"Esse parece grande não?" é o CR-V que é importado do México e feito na plataforma do Civic, ele vem apenas com câmbio automático de cinco marchas e o motor é o mesmo 2.nada 16V já citado no Civic e duas versões de acabamento: EX e EX-L.
                                                              HYUNDAI/KIA
                                                                  HB20
MOTOR: 1.NADA 12V ATÉ 1.6 16V
POTÊNCIA:75/80CV ATÉ 122/128CV
"O que tem Hyundai fabricado no Brasil?" Tem e é um hacht compacto chamado HB20 feito em Picacicaba-SP, ele vem em quatro opções de acabamento: Comfort, Comfort Plus, Comfort Style e Premium, "Esse modelo X tem frente diferente?" Não é que acabaram de atualizar o HB20 e X ainda está com a dianteira anterior, três opções de câmbio: manual de cinco marchas, manual ou automático de seis marchas, e automático de quatro marchas(ainda na versão X) esses para o motor 1.6, e duas opções de motor: o Kappa três cilindros 1.nada 12V que gera 75CV com gasolina e 80CV com álcool e o 1.6 16V que gera 122CV com gasolina e 128CV com álcool e com isso as versões estão assim: Comfort 1.nada, Comfort Plus 1.nada, Comfort Plus 1.6 16V manual, Comfort Plus 1.6 16V Automático, Comfort Style 1.6 16V Manual, Comfort Style 1.6 16V Automático e Premium 1.6 16V Automático e no caso do X a 1.6 16V manual e a 1.6 16V Automática de quatro marchas.
                                                                   HB20 S
MOTORES: OS MESMOS DO HACHT
POTÊNCIA: OS MESMOS DO HACHT
"Mas essa é versão sedã dele?(HB20)" Sim ele ainda não foi reestilizado, duas opções de motores: as mesmas do Hacht, duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automático de quatro marchas e as versões de acabamento são Comfort Plus, Comfort Style e Premium e assim as versões são : Comfort Plus 1.nada 12V, Comfort Plus 1.6 16V manual, Comfort Plus 1.6 16V Automático, Comfort Style 1.6 16V manual, Comfort Style 1.616V Automático, Premium 1.6 16V manual e Premium 1.6 16V Automático.
                                                                       TUCSON
MOTOR: 2.NADA 16V
POTÊNCIA: 142/146CV
"Mas ele é meio diferente, não?" é o Tucson fabricado em Anápolis na fábrica da CAOA, "O que a Hyundai tem duas representações?" Sim, ela própria com o HB20 e a CAOA, duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automático de quatro marchas, o motor é o 2.nada 16V da família Beta que gera 142CV com gasolina e 146CV com álcool e apenas tração dianteira.

                                                              iX35
MOTOR: 2.NADA 16V
POTÊNCIA: 157/167CV
"Outra camionete da Hyundai?" Sim é duas gerações convivendo juntas, esse é o iX35, apenas câmbio automático de seis marchas, tração dianteira e o motor 2.nada 16V Flex da família GEMA(da mesma família do 2.4 da Freemont) ou seja é um motor desenvolvido em conjunto Chrysler/Hyundai e Mitsubishi e ele gera 157CV com gasolina e 167CV com álcool.
                                                             HR
MOTOR: 2.5 16V TURBO DIESEL
POTÊNCIA: 130CV
"Mas parece uma Kombi pick-up?" Sim , ela segue a mesma proposta só que mais moderna, o motor dela é na frente, mas a tração é traseira, o câmbio é manual de seis marchas e o motor 2.5 16V Turbo Diesel é uma versão melhorada do Astron da Mitsubishi que gera 130CV e é fabricada em Anápolis- Goiás junto com o Tucson e iX35.
                                                            KIA BONGO
MOTOR: O MESMO DA HR
POTÊNCIA: A MESMA DO HR
"É só uma HR com logotipo diferente" exatamente, inclusive tem o mesmo motor e câmbio, mas tem uma diferença: não é feita em Anápolis-Goiás e sim no Uruguai em CKD.
                                                        MERCEDES-BENZ.
                                                          SPRINTER
MOTOR: 2.2 16V TURBO DIESEL
POTÊNCIA: 109CV-ATÉ 146CV
"A Mercedes-Benz deixou de fabricar apenas caminhões?" Sim, inclusive chegou a fazer carro, mas deixou de fazer e voltará a fazer em 2016, ela só tem com tração traseira, única opção de câmbio: manual de cinco marchas, opções passageiros e carga, configuração curta e longa, rodado simples e duplo, no passageiros opções de 12, 16 e 20 lugares( duplo rodado) e o motor é o OM 611 2.2 16V Turbo Diesel com duas calibrações a primeira gerando 109CV e a segunda gerando 146CV e ela é fabricada na Argentina.
                                                            MITSUBISHI
                                                            LANCER
MOTOR: 2.NADA 16V
POTÊNCIA:160CV
"A Mitsubishi deixou de fabricar apenas TV?" A Resposta é sim e quem fabrica não é Mitsubishi e sim a Souza Ramos sob licença "Mas o grupo que fazia as picapes SR baseadas na Ford?" Eles mesmo, abriram fabrica em Catalão-GO e um deles é o Lancer, que vem apenas com o 2.nada 16V da família GEMA que gera 160CV e apenas á gasolina e vem duas opções de câmbio: Manual e CVT, sendo que quatro opções de acabamento: MT, HL,HLE e GT, a MT já diz tudo: manual de cinco marchas, a HL é apenas CVT, a HLE também e a GT vem tanto com o manual como CVT.
                                                                   ASX
MOTOR: O MESMO DO LANCER
POTÊNCIA: A MESMA DO LANCER
"Essa a versão camionete do Lancer?" Sim ela mesma, vem apenas com o motor do Lancer, as duas opções de câmbio do Lancer e duas opções de tração: dianteira ou integral e as versões são assim: 4x2 manual, 4x2 automática e 4x4 integral automática.
                                                                  L200
MOTORES: 2.4 16V ATÉ 3.5 V6 24V
POTÊNCIA:138/142CV ATÉ 200/205CV
"Picape da Mitsubishi?" Sim e apenas cabine dupla, três opções de câmbio: manual de cinco marchas, automático de quatro ou automático de cinco marchas, quatro opções de acabamento: HLS, GLS, Savanna e HPE, três opções de motores, a primeira é o 2.4 16V Flex da família Sirius que gera 138CV com gasolina e 142CV com álcool, a segunda opção é o V6 de 3.5 litros e 24 válvulas da família Cyclone/Debonair que gera 200CV com gasolina e 205CV com álcool e o 3.2 Turbo Diesel intercooler common-rail da família 4M4 que gera 180CV e duas opções de tração: traseira ou integral, aliás a traseira só para o motor 2.4 16V, as versões são HLS 2.4 16V Flex, HLS 3.2 Turbo Diesel 4x4, GLS 3.2 Turbo Diesel 4x4 manual, GLS 3.2 Turbo Diesel 4x4 automática, HPE 3.5 V6 Flex automática e HPE 3.2 Turbo Diesel Automática, Turbo Diesel e V6 sempre tração integral.
                                                                    PAJERO DAKAR
MOTOR: 3.2 TURBO DIESEL ATÉ 3.5V6
POTÊNCIA: 180CV-200/205CV
"Essa é a versão camionete da L200?" Sim é ela mesmo. ela vem em duas versões de acabamento: GLS e HPE, três opções de câmbio: as mesmas da L200, nos motores o mesmo 3.2 Turbo Diesel e o V6 3.5 litros e 24 válvulas também da picape e com isso as versões estão assim: GLS 3.2 Turbo Diesel, GLS 3.2 Turbo Diesel automático, HPE 3.2 Turbo Diesel Automático e HPE 3.5 V6 24V Flex automático e lembrando: o câmbio automático de cinco marchas está presente no diesel e para o V6 Flex apenas o automático de quatro marchas, regra igual na picape.
                                                                  NISSAN
                                                                 MARCH

MOTORES: 1.NADA 12V ATÉ 1.6 16V
POTÊNCIA:77CV ATÉ 111CV
"Que carro bonito e simpático" é o March, ele vem com quatro portas, quatro opções de acabamento:Básica, S, SV e SL, apenas câmbio manual de cinco marchas e duas opções de motores: o três cilindros 1.nada 12V da família HR que gera 77CV nos dois combustíveis e o 1.6 16V de quatro cilindros da mesma família que gera 111CV nos dois combustíveis e as versões estão assim: Básica 1.nada 12V, S 1.nada 12V, S 1.6 16V, SV 1.6 16V e SL 1.6 16V e o modelo é feito no Brasil em Porto Real-RJ.
                                                            VERSA
MOTOR: OS MESMOS DO MARCH
POTÊNCIA: AS MESMAS DO MARCH
"Mas que carro é feio é esse?" Calma, ele tem o visual "exótico", mas tem espaço maior que carro mais caro que ele, tem um bom motor e um bom porta - malas, é o Versa, o câmbio é manual de cinoc marchas, os motores são os mesmos do March e ele vem em cinco versões de acabamento, além da Básica, S, SV e SL tem a Unique que é o topo da linha e com isso as versões dele são essas: 1.nada 12V. S 1.nada 12V, SV 1.6 16V, SL 1.6 16V e Unique 1.6 16V.
                                                                 SENTRA
MOTORES: 2.NADA 16V
POTÊNCIA: 140CV
"Esse carro é do porte do Corolla?" é o Sentra que vem com apenas uma opção de motor: o 2.nada 16V da família MR que gera 140CV nos dois combustíveis, duas opções de câmbio: manual de seis marchas ou CVT e quatro opções de acabamento: S, SV, SL e Unique e as versões são S manual, S CVT, SV CVT, SL CVT e Unique CVT e o sedã é feito no México na cidade de Aguascalientes.
                                                            FRONTIER
MOTOR: 2.5 TURBO DIESEL
POTÊNCIA: 163CV ATÉ 190CV
"Essa picape também é feita no Brasil?" Sim é feita na fabrica de São José dos Pinhais-PR, a fabrica da Renault ela tem duas opções de câmbio: manual de seis marchas ou automático de cinco marchas, duas opções de tração: traseira ou 4x4 e duas opções de motores, ambos 2.5 Turbo Diesel da família YD com a primeira calibração gerando 163CV e a segunda 190CV e as versões de acabamento são S, SV, SV Attack e SL e com isso as versões são S 2.5 Turbo Diesel(163) manual, S 2.5 Turbo Diesel(163) 4x4 manual, SV 2.5 Turbo Diesel(190CV), SV Turbo Diesel 4x4(190), SV Turbo Diesel 4x4 automático(190CV), SV Attack 4x4 Turbo Diesel(190CV) e o SL 2.5 Turbo Diesel 4x4(190CV).
                                                           PEUGEOT
                                                            208
MOTORES: OS MESMOS DO C3
POTÊNCIA: OS MESMOS DO C3
"Esse compacto usa a mesma base do C3? até que tem visual bonito" Sim é o Peugeot 208 que vem em quatro versões de acabamento: Active, Allure, Feline e Griffe, duas opções de câmbio: o manual de cinco marchas e o automático de quatro marchas, duas opções de motores: 1.5 e 1.6 16V já citados no C3 e são os mesmos do C3 já que Peugeot-Citroën fazem parte da PSA e com isso as versões estão assim: Active 1.5, Allure 1.5, Allure 1.6 16V Manual, Feline 1.6 16V manual, Feline 1.6 16V automático e Griffe 1.6 16V Automático e todos quatro portas.
                                                             2008
MOTORES: 1.6 16V (OPÇÃO TURBO)
POTÊNCIA: 115/122CV ATÉ 165/173CV
"Mas esse modelo é a versão camionete dele?" Sim é o Peugeot 2008 ele vem nas versões Allure e Griffe, duas opções de motores: o 1.6 16V já citado no C3 e o Prince 1.6 16V THP já citado no C4 Lounge da Citroën, três opções de câmbio: manual de cinco marchas ou seis marchas(exclusiva do THP) e automático de quatro marchas e com isso as versões são assim: Allure 1.6 16V manual, Allure 1.6 16V Automática, Griffe 1.6 16V Manual, Griffe 1.6 16V Automática e Griffe 1.6 16V THP manual.
                                                             308
MOTORES: 1.6 16V (OPÇÃO TURBO) ATÉ 2.NADA 16V
POTÊNCIA: 115/122CV ATÉ 165CV
"Esse é o Peugeot 308? uma verão maior do 208?" Não é um Hacht médio, ele vem apenas com quatro portas,  quatro opções de acabamento: Active, Allure, Feline e Griffe,  duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automático de seis marchas, os motores são o 1.6 16V Flex já citado no C3, o 2.nada 16V Flex já citado no C4 Lounge e o 1.6 16V THP só que só á gasolina gerando 165CV e com isso as versões são essas; Active 1.6 16V Flex, Allure 1.6 16V Flex, Allure 2.nada 16V Flex manual, Allure 2.nada 16V Flex automático, Feline 2.nada 16V Automático e Griffe 1.6 16V THP automático, apenas isso.
                                                                408
MOTORES: OS MESMOS DO C4 LOUNGE
POTÊNCIA: 143/151CV ATÉ 165CV
"Mas esse é a versão sedã do 308?" Sim, é o 408, ele usa os mesmos motores já citado no C4 Lounge e o 1.6 16V Turbo já citado no 308 e apenas á gasolina e as mesmas opções de câmbio do 308 e com isso as versões são Allure 2.nada 16V manual, Allure 2.nada 16V Automática, Feline 2.nada 16V Automática e Griffe 1.6 16V THP automática.
O Peugeot 308 e o 408 e o C4 Lounge da Citroën estão aqui.
                                                            PARTNER
MOTOR: 1.6 16V
POTÊNCIA:110/113CV
"Esse é um furgão do porte da Fiorino?" Sim é o Partner, câmbio manual de cinco marchas e o motor 1.6 16V da família TU mas sem comando de válvulas variável que gerava 110CV com gasolina e 113CV com álcool e apenas em versão passageiros.
O Partner, está junto com ZX, Xsara, Berlingo e Peugeot 306 é claro a Picasso.
                                                               BOXER
MOTORES: O MESMO DA DUCATO
POTÊNCIA: A MESMA DA DUCATO.
"Ela é igual uma Ducato?" Tirando os emblemas e a grade sim, inclusive fabricada em Sete Lagoas-MG, o câmbio é o mesmo da Ducato, assim como o motor Turbo Diesel já citado nele, está disponível em versões Carga e passageiro e são os mesmos da Ducato.
                                                               RENAULT
                                                                CLIO
MOTOR: 1.NADA 16V
POTÊNCIA:77/80CV
"Mas esse carro tem uma dianteira que não combina com ele...." Pois é, o Clio com reestilização a última feita em 2012, ele vem apenas com quatro portas, na opção de acabamento Expression, apenas câmbio manual de cinco marchas e o motor... "É o CHT?" Não. aliás a Renault francesa aposentou o "CHT"(Família Sierra/C) em 1995 e a Renault faz motores no Brasil e esse é o 1.nada 16V da família D que gera 77CV com gasolina e 80CV com álcool.
                                                                    KANGOO
MOTOR: 1.6 16V
POTÊNCIA: 95/98CV
"É do porte de Partner, Dobló e Fiorino?" é sim, vem apenas na versão Furgão, apenas câmbio manual de cinco marchas e o motor é o 1.6 16V da família K que gera 95CV com gasolina e 98CV com álcool "Mas só isso?" É que foi "estrangulado" para responder melhor em baixas rotações.
                                                         SANDERO
MOTORES: 1.NADA 16V ATÉ 2.NADA 16V
POTÊNCIA:77/80 ATÉ 145/150CV
"Essa versão R.S é bonita, mas é só faixa e visual, não?" Não. já vou explicar, ele vem com quatro portas, cinco versões de acabamento: Authentique, Expression, Dynamique, Stepway, GT-Line e R.S, sendo o Stepway um hacht fora de estrada leve, três opções de câmbio: manual de cinco ou seis marchas e o manual-automatizado de cinco marchas chamado de Easy-R, o manual de seis marchas é exclusivo do R.S, três opções de motor: o 1.nada 16V do Clio, o 1.6 da família K de 98CV com gasolina e 106CV com álcool e o 2.nada 16V da família F de 145CV com gasolina e 150CV com álcool, freios á disco nas quatro rodas exclusivo para o R.S "O que um carro compacto com freio á disco?, Em 1985 apenas o Alfa Romeo 2300 Ti tinha" pois é. e com isso as versões estão assim: Authentique 1.nada 16V, Expression 1.nada 16V, Expression 1.6, Expression 1.6 Easy-R, Dynamique 1.6, Dynamique 1.6 Easy- R, Stepway 1.6, Stepway 1.6 Easy-R, GT-Line 1.6 e R.S 2.nada 16V ou seja o R.S é um esportivo de verdade sim.
                                                                 LOGAN
MOTORES: 1.NADA 16V ATÉ 1.6
POTÊNCIA: 77/80CV-98CV/106CV
"Mas ele é a versão sedã do Sandero?" Sim, ele é. vem com duas opções de motores: o 1.nada 16V já citado no Clio e o 1.6 já citado no Sandero, três versões de acabamento: Authentique, Expression e Dynamique, duas opções de câmbio: manual e manual-automatizado Easy-R ambos com cinco marchas e com isso as versões estão assim: Authentique 1.nada 16V, Expression 1.nada 16V, Expression 1.6, Expression 1.6 Easy-R, Dynamique 1.6 e Dynamique 1.6 Easy-R.
                                                                    DUSTER
MOTOR: 1.6 16V ATÉ 2.NADA 16V
POTÊNCIA:110/115CV ATÉ 143/148CV
"Mas o para-lama traseiro não se acerta com lanterna..." clama lá, esse é o Duster, versão "camioneta" de Logan e Sandero, ainda está "preso" a primeira geração deles, ele vem com duas opções de motores: 1.6 16V já citado no Kangoo, mas calibrado para gerar 110CV com gasolina e 115CV com álcool e o 2.nada 16V igual do Sandero R.S mas calibrado para gerar 143CV com gasolina e 148CV com álcool, duas opções de tração: dianteira e integral, três opções de câmbio: manual de cinco marchas, manual de seis marchas ou automático de quatro marchas, os dois últimos atrelado ao motor 2.nada 16V e duas versões de acabamento: Expression e Dynamique "O 1.6 dá conta do tamanho do carro?" ele dá conta sim, é só andar e ver que na cidade é mais que tranquilo e as versões são: Expression 1.6 16V, Dynamique 1.6 16V, Dynamique 2.nada 16V, Dynamique 2.nada 16V Automática e Dynamique 2.nada 16V 4WD manual.
                                                             DUSTER OROCH
MOTORES: OS MESMOS DO DUSTER
POTÊNCIA: AS MESMAS DO DUSTER
"Mas essa é a versão picape do Duster?" Sim, mas resolveram usar suspensão multlink do Duster 4WD e ela vem apenas cabine dupla, é que a S10 está do tamanho de um D20 em 1985 e a Strada cabine dupla não cabe ninguém e ela inaugura um segmento, duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou seis marchas, duas opções de acabamento: Expression e Dynamique, duas opções de motor: o 1.6 16V e o 2.nada 16V já citado no Duster e com isso as versões são essas: Expression 1.6 16V, Dynamique 1.6 16V e Dynamique 2.nada 16V.
                                                                 FLUENCE
MOTOR: 2.NADA 16V
POTÊNCIA:140/143CV
"Esse é o topo de linha da Renault?" Sim é ele mesmo, vem em três versões de acabamento: Dynamique, GT-Line e Privilége, duas opções de câmbio: manual de seis marchas e CVT e o mesmo motor 2.nada 16V do Sentra, mas calibrado para gerar 143CV com álcool, na gasolina mantém os 140CV e com isso as versões dele estão distribuídas assim: Dynamique 2.nada 16V manual, Dynamique 2.nada 16V CVT, GT-Line 2.nada 16V CVT e Privilége 2.nada 16V CVT.
                                                             MASTER
MOTORES: 2.3 16V TURBO DIESEL
POTÊNCIA: 130CV
"Essa é a Van da Renault?" É, e é líder de mercado. Ela tem versões passageiros e carga, apenas câmbio manual de seis marchas e o motor é o 2.3 16V Turbo Diesel da família S com 130CV.
                                                                   CHERY
                                                                   CELER
MOTOR: 1.5 16V
POTÊNCIA:109CV/113CV
"Mas a onde é essa marca?" da China, e inclusive tem fabrica no Brasil, em Jacareí-SP, ele duas versões de acabamento: Básica e ACT, câmbio manual de cinco marchas e o motor Acteco 1.5 16V de 109CV com gasolina e 113CV com álcool.
                                                            CELER SEDAN
MOTOR: O MESMO DO HACHT
POTÊNCIA:A MESMA DO HACHT
"Essa é a versão sedã dele?" Sim é a versão sedã, em versões básica e ACT, única opção de câmbio: manual de cinco marchas e o motor 1.5 16V já citado no Hacht.
                                                                 TAC
                                                                STARK
MOTOR: O MESMO DA DUCATO
POTÊNCIA: A MESMA DA DUCATO
"Mas essa TAC é da onde?" de Santa Catarina e depois mudou para o Ceará, ele usa tração 4x4, câmbio manual de cinco marchas e o motor Multijet 2.3 16V Turbo Diesel da Ducato e com a mesma potência.
                                                                TROLLER
MOTOR: 3.2 20V TURBO DIESEL
POTÊNCIA: 200CV
"Mas essa Troller é da onde?" do Ceará, mas foi comprada pela Ford alguns anos atrás, ele vem apenas com tração integral, câmbio manual de seis marchas e o motor é o cinco cilindros 3.2 20V Turbo Diesel da Ranger e também o mesmo câmbio de seis marchas.
                                                              CHEVROLET
Em 1985 ela tinha duas linhas de carros nacionais de tração traseira e a única a fabricar um motor seis cilindros no país, mas hoje ela(tirando o Camaro canadense) não tem nenhuma linha de motor dianteiro e tração traseira, mas isso é no mundo todo, afinal o Holden Commodore sucessor em linha reta do Opala, vai embora na terra dos cangurus, o Onix, Cobalt, Spin(apesar da feira) está em dia com os compactos da GM no exterior no quesito plataforma, o Cruze perdeu a sua similaridade, mas vai recuperar ano que vem, S10 e TrailBlazer(o motor V6 é feito nos EUA) e são projetos Globais, inclusive a Colorado americana tem o mesmo miolo da nossa S10 e na versão 2.5 é a única picape com injeção direta,  pena que o 2.4 Flex com desempenho de 1.nada e consumo de V8 continua, mas é para agradar os frotistas que querem manutenção barata.
                                                                FIAT
Em 1985 ela só tinha duas linhas, uma derivada do Uno e outra derivada do 147 e o Alfa Romeo 2300, perdeu o Alfa, mas ganhou a Van Ducato, tem um esportivo de verdade feito em solo brasileiro: o Punto T-JET, a linha Palio é bem sucedida, mas os seus familiares Palio Weekend e Idea sofrem de um efeito chamado Jeep Renegade e ano que vem estreia a Toro.
                                                               FORD
Em 1985 a Ford estava apegada a herança da "Renault-Willys" no Brasil, hoje a linha é Global o Ka já está em vias de ser, Fiesta, o Focus importado da Argentina e o Fusion e o próprio EcoSport que foi pioneiro entre utilitários esportivos compactos e a picape Ranger também, mas por outro lado perdeu a sua picape leve a picape grande assim como a GM.
                                                                VW
Em 1985 Fusca, Passat e Kombi eram heranças antigas. mas trinta anos depois a família Gol continua viva(mas em outra plataforma e sem Parati), o Jetta ocupa lugar do Santana, o Golf está em vias de ser nacional e com retrocesso na versão 1.4, agora ela tem um picape média: a Amarok, também tem a família Fox que tem a SpaceFox que tenta assumir a vaga deixada pela Parati, na entrada tem o Up! que tem dois motores 1.nada moderno, incluindo o modelo com turbo e injeção direta que é o único motor com turbo e injeção direta feito no Brasil (apenas o motor é claro) e do México vem o atual Fusca, versão mais cara do Jetta, da Argentina vem Amarok e versões topo de linha da SpaceFox, ah, o AP não foi embora: continua com cabeçote de fluxo cruzado no Jetta e a Kombi foi embora.
                                                              TOYOTA
Em 1985 era fabrica de um carro só e com motor Mercedes-Benz, Hoje não, o Bandeirante se foi, mas hoje fabrica no Brasil família Etios e Corolla e da Argentina vem a família Hilux(que vai ganhar nova geração).
                                                              AGRALE
Em 1985 ela fabricava apenas caminhões e tratores e agora tem a Marruá que serve ao exercito Brasileiro.
                                                              BMW
Em 1985 ela não tinha representação oficial no Brasil(Mercado era fechado) mas hoje ela fez em CKD em Araquari e os Série 1 e 3 são os únicos nacionais hoje com motor dianteiro e tração traseira.
                                                   CHRYSLER/DODGE/JEEP
A Chrysler tinha vendido sua filial no país em 1979 para a Volkswagen então em 1985 ela não tinha representação, agora a Chrysler pertence a Fiat, além da Journey feita no México, existe o Renegade feito no Brasil na fabrica de Pernambuco que a Fiat inaugurou esse ano.
                                                      CITROËN/PEUGEOT
Vou incluir as duas aqui, em Porto Real são feitos C3, C3 Picasso/AirCross, 208 e 2008 os dois últimos da Peugeot, da Argentina vem C4 Lounge, 308 e 408 e de Sete Lagoas-MG que é fabrica da Fiat vem Jumper e Boxer, mas a PSA também faz componentes o motor 1.5 e 1.6 16V é feito em Porto Real e o 2.nada 16V na Argentina.
                                                           HONDA
Em 1985 a Honda produzia motos e agora além delas, faz carros. Fit, Civic, City e HR-V no Brasil, só que esse último está tendo tanto sucesso que a Honda brasileira pediu socorro a argentina e o CR-V feito no México e a Honda passou a fabricar motores desde 2008 no Brasil, o 1.5 16V, o 1.8 16V e o 2.nada 16V(esse último com componentes mexicanos).
                                                            HYUNDAI/KIA
Em 1985 a Hyundai não tinha representação no Brasil e no mundo só copiava motores Mitsubishi, hoje eles tem motores e carros de projeto próprio e dois representantes no Brasil, a família HB20 é representada direto pela Hyundai, já Tucson, iX35 e HR são pela CAOA, já a Kia apenas importa carros e faz em CKD no Uruguai o Bongo.
                                                          MERCEDES-BENZ
Em 1985 a Mercedes-Benz só fabricava caminhões, mas em 2015 ela continua fazendo apenas caminhões e motores á diesel no Brasil, mas na Argentina fazem a Sprinter desde 1998 e com motor feito no Brasil e a estrela de três pontas se prepara para produzir automóveis no Brasil em 2016(na verdade voltar) e a chegada da Vito daqui alguns dias.
                                                            MITSUBISHI
Em 1985 a Mitsubishi só fabricava TV, agora os carros são feitos pelo Grupo Souza Ramos, sendo que Lancer e ASX são dois carros de "passeio" e a L200 e a Pajero Dakar todos feitos em Goiânia.
                                                             NISSAN
Em 1985 a Nissan não tinha representação no Brasil, ela fabrica a picape Frontier em São José dos Pinhas-PR na fábrica da Renault, além de March e Versa em Redende-RJ e a linha é completada pelo Sentra importado do México e além de March e Versa em Resende-RJ são feitos os motores três cilindros 1.nada 12V e 1.6 16V ambos da família HR.
                                                            RENAULT
Em 1985 a Renault não tinha representação oficial, apenas o CHT e o Corcel  como herança da compra da Willys na Ford. mas hoje ela tem Sandero com direito a um esportivo de verdade feito em solo brasileiro: a versão R.S, Logan, Duster e a van Master todos feitos em São José dos Pinhais-PR, da Argentina chegam Clio, Fluence e Kangoo e além dos modelos os motores 1.nada 16V da família D, 1.6, 1.6 16V da família K e o 2.nada 16V da família F todos feitos no Brasil.
                                                              CHERY
Em 1985 ela não existia e começou agora no Brasil.
                                                                TAC
Começou as operações em 2009 e então é obvio: 1985 ela não existia.
                                                               TROLLER
Em 1985 não existia, começou em 1995 e em 2007 foi comprada pela Ford e a Ford mantém até hoje.
                                                                GURGEL
Depois de 1985 chegou a ter motor próprio e carro de projeto próprio: o BR- 800 que usava o Enertron 0.8, mas veio a abertura das importações e em 1995 faliu.
                                                                ENGESA
Faliu em 1993 e não foi mais salva.
                                                                 MIURA
Foi fechada em 1992 pelos sócios.
                                                                 SANTA MATILDE
Parou as atividades automotivas em 1988, antes das abertura das importações.
                                                                  HOFFSTETTER
Não se se sabe ao certo, mas parou atividade no início das importações.
                                              CURIOSIDADES DE 1985 E DE HOJE:
1 Só a Fiat tem uma perua "legítima" feita no Brasil e a VW tem a Golf Variant mexicana, graças ao acordo com o México, o resto não tem nada.
2 Hoje existe SUV para todos os gostos e bolso e nem precisa nos importados fora de Mercosul/México, vamos lá: Chevrolet Tracker, Ford EcoSport,  Jeep Renegade, Honda HR-V, Honda CR-V, Mitsubishi ASX, Mitusbishi Pajero Daker, Chevrolet TrailBlazer, Chevrolet Captiva, Toyota Hilux SW4, lembrando que Captiva,Tracker e CR-V vem do México e algumas unidades do HR-V vem da Argentina.
3A Kombi(foto de capa) morreu em 2013, diante da impossibilidade de ter Air Bag e ABS, mas existem vans modernas de 1 tonelada e com motor á diesel como Fiat Ducato/Citroën Jumper/Peugoet Boxer que são irmãs, Mercedes-Benz Sprinter e Renault Master, sendo que a estrela de três pontas vem da Argentina.
4Nenhum motor acima de quatro cilindros é fabricado no país, o seis cilindros do X3 da BMW é importado da Alemanha, o cinco cilindros de 3.2 litros da Ranger vem da Argentina , o V6 de 3.6 litros e 24 válvulas da TrailBlazer vem dos EUA e o V6 de 3.5 litros e 24 válvulas de L200 e Pajero Dakar vem do Japão.
5Ford e GM abandonaram o mercado de picapes grandes, mas S10 e Ranger representam as marcas na média e tem a companhia de Nissan Frontier, Mitsubishi L200, Toyota Hilux e Volkswagen Amarok, sendo que Amarok,Hilux e Ranger são feitas na Argentina.
6Hoje só três das quatro grandes tem uma picape leve, a  Volkswagen Saveiro continua em outra plataforma, a Fiat Strada herdeira da Fiorino e a Chevrolet Montana. a Ford não tem mais representação e a Pampa era líder a 30 anos atrás e a Renault inaugura segmento entre as médias e as leves com a Oroch.
7Esportivo de verdade feito em solo brasileiro, apenas Punto T-JET e Sandero R.S,  Fiat e Renault respectivamente, mas tem os mexicanos Volkswagen Golf GTi, Fusca e Jetta Highline TSI e tem o limitado Bravo T-JET e o mexicano da Fiat que é o 500 Abarth
8Hacht médio, a Ford continua tendo representante com o Focus que é sucessor do Escort, mas as outras quatro grandes também, a GM tem o Cruze Sport 6, a Fiat tem o Bravo, a Volkswagen tem o Golf e a Peugeot tem o 308, a BMW tem o Série 1 que é o único de tração traseira e lembrando que o Golf vem do México, Focus e 308 da Argentina, só Bravo e Cruze são feitos no Brasil.
9Conversível nacional não tem, apenas o 500 mexicano.
10 Carros turbinados fabricados em solo brasileiro tem o Up! TSI, Punto T-JET e Bravo T-JET, mas a lista ganha adesão com os argentinos 308 THP, 408 THP, C4 Lounge THP da Peugeot/Citroën, Jetta Highline, Golf e Fusca importados do México e o 500 Abarth importado do México e o Ford Fusion Ecoboost.
11Todos os fabricantes com exceção da TAC, Troller e Chery oferecem câmbio automático nos modelos fabricados no país(contando os manual-automatizado) e quando muito apenas o automático.
                                               PREVISÕES DA ÉPOCA.
FORD SIERRA NO BRASIL: NÃO.
Especulações fabricação do Sierra no Brasil se davam lá pelo final de 1983, e inclusive chegou a dizer que era "pipocada" da Ford brasileira na época, mas quase 30 anos depois o Carlos Meccia que trabalhou na Ford por 40 anos, revelou que estudaram fazer um Del Rey com tração dianteira e motor 2.3 do Maverick, o Georgia OHC que foi usado no Sierra argentino e especulação chegou a voltar quando existia a hipótese de Brasil e Argentina fizerem livre comercio, afinal o Sierra tinha tração traseira, suspensão independente por braços arrastados era o "BMW Série 3 de pobre da época" e infelizmente o sonho acabou, ganhamos o sucessor do Del Rey sendo um clone do Santana e que foi vendido na Argentina em substituição ao Sierra, preciso dizer que foi fracasso por lá também?
CARROS ARGENTINOS TERIAM ISENÇÃO DE IMPOSTO: SIM
Demorou um pouco para acontecer, mas foi o acordo de livre comercio do Mercosul veio em 1991 com Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai junto e o resultado foram vários: Uno quatro portas veio ao Brasil de lá, Voyage e Escort de quatro portas retornavam ao mercado, a GM voltava ao mercado argentino de mãos dada com a Renault, a Renault passava a vender 21 no Brasil e também veio mais tarde outros modelos como ZX e o 205 montados em CKD do Uruguai.
MAIS DERIVADOS DO UNO IAM SURGIR: SIM
Isso era óbvio que ia acontecer, o Premio entrou no lugar do Oggi, a Elba(foto) no lugar do Panorama, a Fiorino passava a derivar do Uno e ganhava opção picape  e o Furgão migrava para Uno, anos mais tarde Premio e Elba ganhavam opção de quatro portas para o mercado interno e o Uno Turbo seria o nosso primeiro carro turbo de um grande fabricante e o Uno migrou de base a Fiorino foi junto até hoje segue fiel ao Uno.
CORCEL, FUSCA, ALFA 2300 SAIRIAM DE LINHA: SIM
O Corcel, Fusca(foto) e Alfa 2300 deram adeus exatamente um ano depois e a eles se juntou o Fiat 147, a Panorama foi substituída pela Elba pouco tempo antes, a Belina foi promovida a Del Rey e herdou tudo da Scala e manteve a opção de tração 4x4 até 1989 quando trocou o motor, o Alfa 2300 morreu sem sucessor, o Fusca deu adeus em 1986 e voltou em 1993 e deu adeus em 1993, mas voltou agora sob outra plataforma com tração e motor dianteiro e motor turbo e a City derivada do 147 aguentou até 1988 quando veio a Fiorino Pick-up.
VOLKSWAGEN IA COMPRAR A FORD: NA VERDADE , NÃO HOUVE COMPRA, MAS HOUVE ACORDO.
Eu ia deixar em amarelo, mas como não daria para ver, deixei em dourado, na verdade a Volkswagen não comprou a Ford e sim houve um acordo: A Autolatina em outubro de 1986 no Brasil um ano depois na Argentina, no Brasil a VW tinha 51% e a Ford 49% e lá na terra do tango era o inverso: 51% para a Ford e 49% para a VW, os primeiro resultado foi o Escort AP 1800(foto) em julho de 1989 nas versões GL, Ghia e XR3(AP 1800 S), depois veio Belina e Del Rey que trocaram o CHT pelo AP e caixa da Ford pela VW e o Gol CHT. Em março de 1990 chegava o Volkswagen Apollo derivado do Verona e este uma versão sedã do Escort, em outubro de 1991 chegava o Versailles derivado do Santana e em março de 1992 a Royale derivada da Quantum, em março de 1993 chegava o Logus e em julho de 1994 chegava o Pointer ambos derivados da nova geração do Escort, mas a união acabava em 1994 mas troca de motores foi até 1996. Na Argentina gerou coisas curiosas: Falcon e Sierra morreram durante ele, a VW de lá ficou proibida de vender a segunda geração do Santana(que foi fabricada como Carat por lá) e só a Ford vendeu o Versailles(Galaxy), o Escort chegou lá durante a Autolatina e estreando com motor CHT, mas na linha 1990 o Escort de lá usava o AP 1600(e aqui o CHT) e o Gol vendido lá usava o AP 1600 convivendo com o CHT no ínicio e depois substituído, a fabrica de San Justo da Volkswagen(herdada da compra da Chrysler) foi fechada e apenas a Fabrica de General Pacheco foi mantida, em 1995 foi dividida ao meio e está até hoje assim e essa divisão custou o fim do seis cilindros 221 argentino.
O KADETT E SERIA LANÇADO NO BRASIL: SIM
O Kadett E demorou a chegar ao Brasil, mas chegou, manteve o nome original, apenas hacht de duas portas, câmbio manual de cinco marchas e três opções de motores: o Família II 1.8 á gasolina e o Família II 1.8 á álcool ambos com 95CV e o 2.nada da mesma família com 110CV em março de 1989, demorou um pouco, mas chegou.
IMPORTAÇÕES SERIAM LIBERADAS: SIM
Demorou, mas as importações foram liberadas em 1990 e aí carros de todo mundo vieram ao Brasil, mas ao preço de uma taxa de importação elevada com exceção dos argentinos, mexicanos ficaram isentos a partir de 2001 e seguem até hoje.
 
ENTÃO É ISSO! E AGORA ESTÁ COMPLETO!


 
 

    

 
 
 

 
 
 

 
 
 

 
 
 
 
 
                                                               

 
 
 



 
                                               
 




 
                         

 



 
 



 

 

 
                        
 
 

 
 
 

 
 


 
 
                                                  

 
 
 
 
 
                                                           
 


 
 
                  
 
                                                                    
 

 
 
 
 

 
                                                               
 

 
 
 
 
 
 
 
 
                               
 

 
 

 
 


Comentários