Plataforma W212/C207 da Mercedes-Benz: A atual geração da Classe E e sua vida na Alemanha.

                  O CLASSE E DESSA GERAÇÃO TEVE DIVERSOS MOTORES E FOI UMA FACE DE TRANSIÇÃO DA ESTRELA DE TRÊS PONTAS.
O Classe E em todas as gerações é o automóvel mais vendido da história da Mercedes-Benz com 13 milhões de unidades, já contamos as histórias desses modelos:

 
E em setembro de 2009 a Mercedes-Benz lança a nova geração do Classe E e além do sedã trouxe o coupé e o cabriolet(conversível), o sedã media 4.87metros de comprimento, 1.85metros de largura, 1.46metros de altura e 2.87metros de entre - eixos, no cupê ele media 4.70metros de comprimento, 1.40metros de altura  e 2.76metros de entre - eixos e para o conversível também, ele vinha com três opções de câmbio: manual de seis marchas, automático speedtronic de cinco marchas e o 7G-Tronic de 7 marchas que estavam disponíveis apenas para os V6 e V8, como sempre motor longitudinal e tração traseira, as versões de acabamento eram: Básica, Elegance, Avantguarde e Sport, nos motores a oferta era ampla, começava pelo 1.8 16V CGI da família M 271 era o E 200 CGI, com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta, o seu diâmetro é de 82mm e o curso é de 85mm o que totalizavam 1796cm3, a sua taxa de compressão é de 9,3:1 e com isso gerava 27.5KGFMa1800RPM e vai até 4600RPM e 184CVa5700RPM, o E 250 CGi que vinha com o mesmo motor 1.8 16V CGi com turbo e injeção direta, mas calibrado para gerar 31.7KGFMa2000RPM e vai até 4300RPM e 204CVa5500RPM, o V6 de 3.5 litros e 24 válvulas da família M 272 com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis e injeção direta, o seu diâmetro é de 92.9mm e o curso é de 86mm o que totalizavam 3498cm3 e sua taxa de compressão é de 12,2:1 e com isso gerava 37.2KGFMa3000RPM e vai até 5100RPM e 292CVa6400RPM, o E 500 vinha com o V8 de 5.5 litros e 32 válvulas da família M 273 com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis, o seu diâmetro é de 98mm e o curso é de 90.5mm o que totalizavam 5461cm3, a sua taxa de compressão é de 10,7:1 e com isso gerava 54KGFMa2800RPM e vai até 4800RPM e 388CVa6000RPM, o E 200 CDI com motor 2.2 16V Turbo Diesel da família OM 651 com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica, turbo de geometria variáveil, intercooler e injeção common-rail, o seu diâmetro é de 83mm e o curso é de 99mm o que totalizavam 2143cm3, a sua taxa de compressão é de 16,2:1 e com isso gerava 36.7KGFMa1600RPM e vai até 3600RPM e 136CVa2600RPM e vai até 4800RPM, o E 220 CDI trouxe o mesmo motor, mas calibrado para gerar 40.8KGFMa1400RPM e vai até 2800RPM e 170CVa3000RPM e vai até 4200RPM, o E 250 CDI trouxe esse mesmo motor, mas com acréscimo de mais um turbo: isso mesmo, um biturbo e com isso passou a gerar 51KGFMa1600RPM e vai até 1800RPM e 204CVa4200RPM e o E 350 CDI trouxe duas opções de potência: o V6 de 3 litros, 24 válvulas, da família OM 642 tem o seu diâmetro é de 83mm e o curso de 92mm o que totalizavam 2987cm3, a sua taxa de compressão é de 15,5:1 e nas duas configurações de potência gera:55.1KGFMa1600RPM e vai até 2400RPM e 231CVa3800RPM e uma versão mais mansa com 211CV desse motor e dotado de turbina é o V6 Turbo Diesel que está nos Classe M vendidos no Brasil, Para o cupê e conversível os motores 1.8 16V Kompressor com 204CV, o V6 de 3.5 litros de injeção direta com 292CV, o V8 de 5.5 litros de 388CV, o 2.2 16V Turbo Diesel com 204CV e o V6 de 3 litros, 24 válvulas turbo diesel com 231CV, para o modelo blindado chamado de Guard, além do V6 Turbo Diesel e o V8, ele tinha o V6 de 3.5 litros e 24 válvulas da família M 272, mas dotado de injeção comum , a taxa de compressão caia para 10.7:1 e com isso gerava 35.7KGFMa2400RPM e vai até 5000RPM e 272CVa6000RPM e como não poderia faltar é o E 63 AMG, que manteve o câmbio 7G-Tronic e o motor é o V8 de 6.2 litros e 32 válvulas da família M 156 com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, o seu diâmetro era 102.2mm e o curso era de 94.6mm, o que totalizavam 6208cm3, a sua taxa de compressão é de 11,3:1 e com isso gerava ótimos: 64.2KGFMa5250RPM e 525CVa6800RPM e o seu ronco capaz de provocar chuvas e trovoadas. A sua suspensão é independente nas quatro rodas com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira é Independente tipo McPherson e na traseira é Multilink, os freios são discos ventilados nas quatro rodas e a direção é do tipo pinhão e cremalheira.
A nova geração do Classe E chegava ao mercado alemão com motores 1.8 16V Turbo e injeção direta com 184CV e 200CV, o V6 de 3.5 litros com injeção direta e 292CV e de injeção comum e 272CV para o modelo blindado, o V8 de 5.5 litros com 388CV, o 2.2 16V Turbo Diesel com 136CV e 170CV, o 2.2 16V biturbo diesel com 204CV e o V6 de 3 litros, 24 válvulas turbo diesel com 211CV e 231CV, mais tarde o V6 de 3.5 litros e 24 válvulas com injeção direta ia 306CV e estreava o V8 de 4.7 litros, 32 válvulas, biturbo com 488CV.

O Cupê vinha com motor 1.8 16V Turbo de 204CV, o V6 de 3.5 litros e injeção direta com 292CV, o V8 de 5.5 litros, o 2.2 16V Biturbo diesel com 204CV e o V6 de 3 litros, turbo diesel com 231CV.

O Conversível com os mesmos motores do cupê.

O E 63 AMG com motor V8 de 6.2 litros e 525CV e mais tarde substituído pelo V8 de 5.5 litros biturbo com 525CV e 558CV.
Em janeiro de 2010 é vez da Touring chegar ao mercado alemão com os mesmos motores do sedã com exceção do V8 de 6.2 litros da E 63 AMG.
A Touring chega ao mercado com os mesmos motores do sedã, mais tarde o motor V6 de 3 litros, 24 válvulas turbo diesel com 265CV e passava a equipar o sedã.
Na mesma época estreava a opção 4Matic ou tração integral com motores V6 de 3.5 litros, 24 válvulas, injeção comum, o V8 de 5.5 litros, o 2.2 16V biturbo diesel e o V6 de 3 litros, 24 válvulas turbo diesel. Em fevereiro de 2010 era vez da E 63 AMG Touring com motor V8 de 6.2 litros já citado no Classe E sedã, o curioso que cupê e conversível ficaram de fora.
O E 63 AMG Touring chega ao mercado com mesmo V8 de 6.2 litros.
Em outubro de 2010 na linha 2011 era vez de alterações, a versão 350 CDI passava a se chamar 300 CDI com motor de 231CV herdado do antigo 350 CDI e o 350 CDI e o V6 de 3 litros, 24 válvulas, turbo diesel e intercooler ganhava alterações para gerar 64.2KGFMa1600RPM e vai até 2800RPM e 265CVa3800RPM. Em setembro de 2011 na linha 2012 o câmbio 7G-Tronic é estendido ao modelos C 200 e 250 com motores 1.8 16V Turbo de 184CV e 200CV,  estreava o E 300 com motor V6 de 3.5 litros e 24 válvulas "estrangulado" mantendo injeção direta e taxa de compressão de 12:1 e com isso gerava 34.7KGFMa3500RPM e vai até 4500RPM e 252CVa6500RPM, o C 350 ganhava alterações no V6 de 3.5 litros de injeção direta ganhou alterações para gerar 37.2KGFMa3500RPM e 5250RPM e 306CVa6500RPM, o E 500 trocava o V8 de 5.5 litros pelo  V8 de 4.7 litros da família M 278 é basicamente o V6 de 3.5 litros da família M 272 com dois cilindros a mais, 32 válvulas, biturbo, intercooler e injeção direta, a sua taxa de compressão era de 10,5:1 e sua cilindrada total era de 4663cm3 e o seu diâmetro x curso repetia o V6 de 3.5 litros e 24 válvulas e com isso ele gerava 61.2KGFMa1600RPM e vai até 4750RPM e 408CVa5000RPM e vai até 5750RPM, esse motores também estavam disponíveis para o cupê e cabriolet e para o E 63 AMG, o V8 de 6.2 litros dá lugar ao V8 de 5.5 litros, 32 válvulas, biturbo, dois intercooler, injeção direta  da família M157, é basicamente o V8 do E 500 antigo, com comando de válvulas e outras coisas alteradas, inclusive manteve diâmetro x curso e a taxa de compressão era de 10:1 e com isso gerava ótimos:71.4KGFMa1750RPM e vai até 5000RPM e 525CVa5250RPM e vai até 5750RPM e uma versão mais potente chamada Package Performance que passou a gerar 81.6KGFMa2000RPM e vai até 4500RPM e 558CVa5750RPM. Em outubro de 2012 na linha 2013 chegava a versão Híbrida chamada de Hybrid, só que em vez de um motor de ciclo atinkson foi adotado o 2.2 16V Biturbo que junto com um motor elétrico gerava 55.1KGFMa1600RPM e vai até 1800RPM e 231CVa4200RPM e é claro a tração é traseira, para os modelos de tração integral vinha o V8 de 4.7 litros.
O E 350 Hybrid chegava ao mercado com motor 2.2 16V biturbo diesel e um elétrico com 231CV.
E os modelos do período de 2009-2013 estão abaixo.
 
E 200 CGI                   1.8 16V               184CV    MT6  AT5 AT7     TURBO
E 250 CGI                   1.8 16V               204CV    MT6  AT5 AT7     TURBO
E 350 CGI                   3.5 V6 24V          272CV   AT7
E 500                           5.5 V8 32V          388CV   AT5
E 200 CDI                   2.2 16V                136CV  MT6 AT7   TURBO DIESEL
E 220 CDI                   2.2 16V                170CV  MT6 AT7   TURBO DIESEL
E 250 CDI                   2.2 16V                204CV  MT6  AT7   BITURBO DIESEL
E 350 CDI                   V6 3L 24V           211CV  AT7   TURBO DIESEL
E 350 CDI                   V6 3L 24V           231CV  AT7   TURBO DIESEL
E 63 AMG                   V8 6.2 32V          525CV  AT7
E 300                          3.5V6 24V             252CV  AT7
E 350                          3.5V6 24V             306CV  AT7  (2012-2013)
E 500                          V8 4.7 32V            408CV  AT7  (2012-2013)   BITURBO
E 300 CDI                   OS DADOS DO ANTIGO 350 DE 231CV
E 350 CDI                   V6 3L 24V              265CV  AT7   TURBO DIESEL
E 63 AMG                   V8 5.5 L 24V           525CV  AT7  BITURBO
E 63 AMG PERFORMANCE PACOTE    V8 5.5 L 24V      558  AT7 BITURBO
E 350 HYBRID            2.2 16V                   231CV    AT7  HÍBRIDO.
A CHEGADA DO MODELO REESTILIZADO SE DÁ em fevereiro de 2013 reestilizado, ele passou a medir 4.88metros para o sedã e a Touring, ele 4.62metros de comprimento no cupê, o câmbio manual de seis marchas e o 7G-Tronic, nos motores o V6 de 3.5 litros e injeção direta era mantido é o E 350, o E 350 V6 de 3.5 litros e 24 válvulas, o V8 de 4.7 litros, 32 válvulas e biturbo do E 500 era mantido, o 2.2 16V Turbo Diesel de 136CV e 170CV é mantido e o biturbo com 204CV é mantido que são os motores do E 200 CDI, E 220 CDI, E 250 CDI, E 300 CDI e estreavam nos motores para o E 200 e E 250, o motor 2.nada 16V Turbo da família M 274 que é uma atualização da família M270, o seu diâmetro é de 83mm e o curso é de 92mm o que totalizavam 1991cm3, a sua taxa de compressão é de 9,8:1 e com isso gerava 27.5KGFMa1250RPM e vai até 4000RPM e 184CVa5500RPM, com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta e o E 250 usava o mesmo motor, mas calibrado para gerar 35.7KGFMa1200RPM e 4000RPM e 211CVa5500RPM e o E 350 CDI teve alterações no V6 de 3 litros, 24 válvulas, turbo e injeção direta para gerar 63.2KGFMa1600RPM e vai até 2400RPM e 252CVa4200RPM, no cupê estavam disponíveis esses motores menos o 2.nada 16V Turbo de 184CV e o 2.2 16V Turbo Diesel de 136CV, para o 4Matic de tração integral estava disponível estavam disponíveis os motores V6 de 3.5 litros com duas configurações de potência:252CV e 306CV, o V8 de 4.7 litros, 32 válvulas biturbo, o 2.2 16V biturbo diesel e o V6 de 3.5 litros, 24 válvulas já citado no sedã, para o Hybrid estava disponível o 2.2 16V Turbo diesel com conjunto com o motor elétrico era o E 300 Hybrid e para o E 63 AMG, que ganhava alterações o V8 de 5.5 litros, 32 válvulas e biturbo, mas com alterações para gerar 73.4KGFMa1750RPM e vai até 5000RPM e 558CVa5750RPM , opção de tração integral 4Matic e também uma opção S mais forte com 81.6KGFMa2000RPM e vai até 4500RPM e 585CVa5500RPM ou seja quase 600CV num Mercedes-Benz Classe E.
O Classe E é reestilizado, o V6 de 3.5 litros e 24 válvulas com 252CV e 306CV eram mantidos, o V8 de 4.7 litros, 32 válvulas biturbo era mantido, os 2.2 16V Turbo diesel de 136CV e 170CV também, o 2.2 16V biturbo diesel de 204CV também, estreava o 2.nada 16V Turbo com 184CV e 211CV e o V6 de 3 litros, 24 válvulas turbo diesel com 252CV  e que mais tarde ia 258CV e mais tarde chegava o V6 de 3 litros, 24 válvulas, biturbo com 333CV.

A Perua Touring com os mesmos motores do sedã.

O Coupé com os mesmos motores do sedã com exceção do 2.nada 16V Turbo de 184CV e do 2.2 16V Turbo diesel de 136CV.

O Conversível com o mesmos motores do cupê.

O E 63 AMG com motor V8 de 5.5 litros, 32 válvulas biturbo com 558CV e uma versão S calibrada para gerar 585CV.

A E 63 AMG Touring e o mesmo motor V8 de 5.5 litros, 32 válvulas do sedã.

O E 300 Hybrid com motor 2.2 16V Turbo Diesel e um elétrico.

Em maio a oferta de motores era ampliada com o E 400, o motor era o V6 de 3 litros, 24 válvulas com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, biturbo, dois intercooler e injeção direta, o seu diâmetro era de 88mm e o curso era de 82.1mm o que totalizavam 2996cm3, a sua taxa de compressão é de 10,5:1 e com isso gera 48.9KGFMa1400RPM e vai até 4000RPM e 333CVa5500RPM. Em outubro de 2013 na linha 2014 nada muda, em outubro de 2014 na linha 2015 os motores V6 de 3.5 litros e 24 válvulas aspirados dão adeus e a estrela de três pontas adere ao programa "Turbo para todos" já que existia mais nenhuma versão aspirada o V6 de 3 litros, 24 válvulas, turbo diesel passava a gerar 258CV e vale lembrar que o E 400 também estava disponível para o cupê e 4Matic e em outubro de 2015 na linha 2016 nada muda, mas essa plataforma estar para dar adeus, afinal o Classe E vai aderir a MRA e com isso adeus dessa plataforma e segue os modelos reestilizados.
 
E 200              2 nada 16V  TURBO                   184CV           MT6  AT7
E 250              2.nada 16V  TURBO                   211CV           AT7
E 300              V6 3.5 24V                                  252CV           AT7
E 350              V6 3.5 24V                                  306CV           AT7
E 400              V6 L 24V                                    333CV           AT7   BITURBO
E 500              V8 4.7 32V                                 408CV            AT7
E 200 CDI         2.2 16V                                    136CV          MT6  AT7
E 220 CDI         2.2 16V                                     170CV           AT7
E 250 CDI         2.2 16V                                     204CV           AT7  BITURBO
E 300 CDI        V6 3 L 24V                                231CV           AT7
E 350 CDI         V6 3 L 24V                               258CV           AT7  BITURBO
E 63 AMG         V8 5.5 32V                               558CV           AT7  BITURBO
E 63 AMG S       V8 5.5 32V                              585CV           AT7  BITURBO
 
Ela marcou uma época de transição na estrela de três pontas, de início apenas o 1.8 16V era Turbo e com duas calibrações, além é claro dos motores á diesel, depois foi a vez dos motores 1.8 aderirem ao Turbo e depois vez do V8 aderir e aí todos aderiram ao turbo, mas essa plataforma dará lugar a MRA que é a plataforma de tração traseira de nova geração da estrela de três pontas.
 
 
 
 



 


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