Será que é tudo culpa do Governo?



                                     A HISTÓRIA AUTOMOTIVA MOSTRA QUE NÃO.
Não quero inocentar ou prejudicar governos, lógico que existiu caso do Fusca "Itamar", o Dacia 1300 a pedido do ditador da Romênia e também a exportação de Falcon, Nova e Dodge 1500 para Cuba. Mas existem casos que por exemplo, o dieselgate da VW? é culpa do PT é culpa da Dilma? Não, até onde sei alguém do PT ou do governo não mandou instalar software trapaceiro em carros á diesel do grupo VW e a coisa pode piorar com a confirmação de um chefe da VW alemã que até motores de ciclo otto estão envolvidos(o 1.nada 12V TSI está entre eles). agora vou citar dois casos que o governo não teve culpa no cartório e detalhe: nenhum deles era do PT.
                                                   CHEVROLET OMEGA NACIONAL

O Omega nacional saiu de linha no final de 1998, quem era o presidente do Brasil na época? Fernando Henrique Cardoso(PSDB), ele não mandou a GMB enterrar o único sedã nacional de tração traseira, motor dianteiro e de seis cilindros da sua época, a culpa é apenas da GMB que confiou excessivamente no "dólar a R$1.00" da época e resolveu importar o modelo australiano e logo depois o dólar caiu e por falar em Austrália, o Holden Commodore vai dar adeus em 2016, ou seja Fernando Henrique Cardoso não tem culpa de nada, antes que alguém se levante: nunca gostei e nunca votei em alguém do PSDB/PFL(hoje DEM) agora colocar culpa onde ele não tem... é outra história. ou seja no Omega nacional ele não tem culpa de nada.
                                                       FORD SIERRA
A Ford Europeia lançou o Sierra em 1982, a Argentina em 1984, já a Brasileira se especulava em 1985, quem assumia a presidência: José Sarney(PMDB), até onde sabemos não existia lei proibindo carros de motor dianteiro e tração traseira, afinal Opala e Chevette continuavam vivos no Brasil ,sem contar as picapes Ford e Chevrolet. Mas a Ford brasileira nunca planejou a fabricação aqui, embora foi especulado, mas quase 30 anos depois o Carlos Meccia trazia as fotos de um projeto de Del Rey II com tração dianteira e motor 2.3 instalado na transversal, mas ele não foi para frente. "Ah, a nossa economia não aceitaria um carro desses...." será na Argentina ele foi de 1984 até 1993 o que dá para dizer que aceitaria sim e usava o motor 2.3 feito no Brasil que foi usado no Maverick dos anos 1970, ou seja: o Sarney não tem culpa dessa.
 
Esses dois casos exemplificam que nem tudo é culpa do governo, embora existem casos que sejam: Fusca Itamar por exemplo, mas botar a culpa onde o governo não tem é muito ruim e vale uma lembrança: a Dilma não é  culpada de Fox Pepper, Fiesta Sport, Onix Effect e outros esportivos de adesivo por aí no mercado.

Comentários