Avaliação: Fui até a Repecon e a Toro Volcano mostrou que herda qualidades do Renegade e tem as suas também.



A PICAPE DA FIAT AGRADA NA DIREÇÃO, MAS VERSÃO DIESEL NÃO TEM CONCORRÊNCIA DIRETA.

Vocês sabem que não tem matéria na sexta - feira e no Sábado á tarde, mas quinta - feira teve viagem no meu trabalho a avaliação que era para ser publicada na quinta - feira acabou não dando tempo de ser publicada, mas enfim foi uma situação curiosa.
  Naquela semana até quarta - feira eu estava apenas trabalhando no meu bairro e não viajando por aí, mas terça-feira depois de um dia de sol escaldante, começou a chover e aí.... pronto! o meu plano de ir conhecer a novidade da Fiat, afinal segunda - feira a Fiat lançou uma live de lançamento e o diretor cometeu dois erros fatais que depois vou colocar e aí quarta - feira eu chegou a Repecon depois do expediente.
  Chegando lá uma Toro Volcano para test drive e uma Freedom no showroom e aí o vendedor me atendeu e aí comentei que tinha um blog e aí ele foi olhar no computador e para minha surpresa.... eles tem acesso fácil, afinal na Globo Renault dá pelo celular apenas no computador não dá, na Volkswagen Fox também, na GM Santa Fé nem pelo celular, me surpreenderam nesse aspecto DVA Mercedes-Benz/Chrysler, Hyundai HMB/Geração e agora a Fiat/Repecon e aí o vendedor olha o meu blog e aí já dou a carteira de motorista e aí ele vai pegar as chaves e o vendedor me atendeu bem, me mostrou detalhes da picape e me deu dicas.
POR FORA: Carro com excesso de vincos, ou você se consagra acertando, ou você erra, tudo bem que estilo é subjetivo, mas muitas vezes uma mesma marca acerta num modelo e erra num outro modelo, no caso da Fiat a única que veio com excesso de vincos é a Toro, construída na plataforma SUSW que é a SCCS II modificada que estreou no Brasil no Jeep Renegade  ou seja mais uma vez remete ao Renegade, ou seja depois do "Efeito Renegade" Jogar contra os produtos da Fiat, especialmente Palio Weekend e Idea, agora ele joga totalmente a favor, mas lógico muita coisa foi alterada para a picape, a começa a Toro mede 4.91metros de comprimento é menor que uma S10 á diesel por exemplo com 5.34metros e maior que a Duster Oroch com 4.69metros e em comparação ao Renegade, o Jeep mede 4.24metros de comprimento, na largura ela mede 1.84metros é mais estreita que uma S10 com 1.88metros e um pouco mais larga que a Oroch com 1.82metros e mais larga que o Renegade com 1.79metros , ela mede 1.75metros de altura, a mesma do Renegade diesel, é mais alta que a Oroch com 1.79metros e mais baixa que uma S10 com 1.82metros, o seu entre - eixos é de 2.99metros, ou seja é menor que a S10 com 3.09metros, mas maior que a Duster Oroch com 2.83metros, o seu ângulo de entrada é de 24.8graus, curiosamente é menor que a Oroch com 26 graus e dos 31.3 graus do Jeep Renegade, a sua altura livre do solo é de 23.8cm por incrível que pareça é maior que a Jeep Renegade com 22.3cm e maior que a Duster Oroch com 20.6cm e o seu ângulo de saída é de 29 graus é menor que o Renegade com 33 graus e maior que Oroch e com 20 graus quanto ao visual? é questão subjetivo tem gente que vai aprovar e tem gente que não, o meu caso eu não aprovo o visual dela por que? excesso vincos, a dianteira não combina com a lateral e essa não combina com a traseira e por aí vai, ainda vou ser justo: a lateral é parte mais bonita, parece uma "Dodge Ram em miniatura", aliás vale destacar que a versão era Volcano, estava o emblema alusivo ao nome da versão e logos "4x4 Diesel" nas portas" e "AT9" na traseira, outra coisa que não contribui para o visual é a tampa traseira dividida e essa só tem problema visual, mas depois vou mostrar: ela bem prática como você verá mais adiante. mas tem gente que com menos idade que eu pode gostar do visual dela, aliás uma coisa inusitada: Renault Duster Oroch e Fiat Toro seguem a mesma proposta, mas ainda não se enfrentam diretamente, quer ver? a picape da Renault ainda tem apenas opção de câmbio manual, a Toro já começa com câmbio automático, em resumo: a 1.6 vai enfrentar a Strada Trekking Cabine dupla 1.6 16V e a 2.nada 16V vai enfrentar a Strada Adventure 1.8 16V Cabine dupla(em preço), já a Fiat tem a Strada na função abaixo e a Fiat resolveu deixar o câmbio manual de fora para o motor 1.8 16V justamente para evitar confronto interno com a Strada já que é líder de mercado, o que eu acho uma besteira, mas a Renault já sinalizou no lançamento da Oroch: câmbio automático e tração 4x4 para sua picape esse ano, ou seja o enfrentamento direto entre elas se dará entre a Freedom 1.8 16V Automática e a futura Oroch Dynamique 2.nada 16V Automática, o modelo da Renault não tem opção á diesel e o modelo da Fiat tem o que pode balançar alguns para o modelo Fiat,  e no marketing tanto da Renault como da Fiat, no lançamento da Oroch a Fiat soltou um teaser da Toro, depois a Fiat soltou outro teaser da picape aproveitando a série Star Wars e levou uma resposta da Renault do tipo "I am Father" e agora no lançamento da Toro, a Renault mostrou uma foto da Oroch com um Touro na caçamba e ainda disse que não adianta bufar. mas no caso é o primeiro erro que o gerente da Fiat no lançamento da Toro cometeu: que a Toro inaugurou um segmento, nada disso ela não inaugurou e isso é mérito da rival, mas a Toro inaugurou o motor á diesel entre os carros de tração dianteira á venda no Brasil, afinal a versão Freedom 2.nada 16V Turbo Diesel está aí para provar e vale lembrar: A Strada é líder de mercado e a Fiat estreou o mercado de picapes compactas no Brasil com a 147 Pick-up a popular "caçambinha" em 1978 e faço outra justiça: as rodas da versão Volcano são bonitas ao menos.
Na dianteira grade grande contrasta com faróis pequenos.

O "miolo" é a parte mais bonita lembrando uma miniatura de Dodge Ram.

Na traseira o excesso de vincos se repete.

Na traseira tampa da caçamba bipartida estranha o visual, mas é prática.

Maçaneta cromada dão um toque de requinte.

Versão avaliada é a Volcano.

Logo "AT9" faz referência ao câmbio automático de nove marchas.

O Logo "4x4 Diesel" faz referência ao combustível e a tração.
                                         Rodas da versão Volcano são bonitas.
 
POR DENTRO: Dentro tudo muda, afinal é bem diferente de usado hoje em dia num Fiat, aliás o painel é quase todo herdado do Renegade, quase por que falta softtouch, mas ainda é melhor que o da Duster Oroch no aspecto geral, mas a central multimídia podia ser um pouco menos complicada de usar, a famosa U-Connect, o painel tem instrumentos bem legíveis e inclusive o conta - giros com lama no lugar da faixa vermelha se faz presente na Toro e é uma herança do Jeep Renegade, o espaço interno na dianteira é excelente, na traseira com a minha posição é excelente e sobra muito e com o banco elétrico todo recuado ele "roça" mas não aperta, algo que muito carro mais carro não consegue, vale lembrar aqui duas vantagens: entre - eixos de quase 3 metros e posição do motor transversal é mais espaçosa que a Duster Oroch sim, contra a S10 diesel já não posso dizer, ela vem bem equipada de série: os ABS e Air Bag Duplo obrigatórios por lei, Alarme, Ar Condicionado digital dualzone, CD/Player, Coluna de direção regulável, Direção elétrica, Vidros/Travas e Espelhos elétricos e os outros itens de série são: Duas entradas para USB, Controle de tração(ASR), Abertura elétrica da tampa de combustível, Alertas de limite de velocidade e manutenção programa, Apoio de braços central dianteiro e traseiro, Apoios de cabeça para todos os ocupantes, Alça de segurança na traseira e dianteira sendo a traseira com luz eletrônica, Banco do motorista com regulagem de altura, Banco do passageiro rebatível e com porta objeto, Barras longitudinais no teto, Bolsa porta objeto nas portas e porta copos na lateral traseira, Brake-Light, Centra multímdia U-Connect, Chave canivete com abertura e tele comando das portas, Cintos de segurança de três pontos para todos, Computador de bordo, Conta-giros, câmera de ré, ESP, Faróis com sistema DRL, Farois de Neblina com sistema Cornering, IsoFix, Grade central cromada, Hill Holder, Hill descent crontrol, Hodômetro digital, Iluminação da caçamba, lanternas de Led, Limpador e lavador do para-brisa com intermitência, luz de leitura, maçanetas externas cromadas, My Car Fiat, Para - choques na cor do veículo sendo o traseiro com soleira cromada, Piloto automático com controlador de velocidade, Porta escadas, Porta luvas iluminado, quadro de instrumentos com relógio digital indicador de temperatura externa e calendário, Retrovisor externo rebatíveis e com memória, Rodas de liga-leve 17, Pneus de uso Misto, Protetor de caçamba, Sensor de estacionamento, Comandos de som no volante,Válvula antírefluxo de combustível, Vidros verdes e Soleira metálica. A picape avaliada era completa e vinha com os opcionais: Teto Solar elétrico, Banco do motorista com regulagem elétrica, Air Bag de joelho para o motorista, Air Bag duplos laterais de cortina, Sensor de pressão dos pneus, Capota marítima, Keyless entry go, Sensor de chuva/crepuscular, espelho eletrocrômico, Partida retomada e borboletas no volante,Bancos de couro  e aí o preço é de R$126.340 sem cor metálica, com a cor vermelho tribal que é a unidade testada o preço vai a R$130.722 ou R$135.000 na Repecon Fiat, quanto ao acabamento? sim é excelente, mas lógico dá para dizer que a Fiat conseguiu ficar na intermediária entre o Jeep Renegade e a Duster Oroch e a capacidade de carga é 1000KG, bom lembre-se a Oroch não tem diesel e leva 650KG que é mesma capacidade de carga da Toro Flex e a S10 Turbo Diesel leva 1011KG na versão High Country e a High Contry tem até um nível de equipamentos da Toro, mas custa R$50.000 a mais e aí é grana, muita grana e sobre a tampa bipartida ela é bem prática, a abertura é elétrica de uma parte e a outra você só tira a trava é bem fácil de lidar com ela, ou seja só no visual é problema, mas na utilidade é excelente.
O Painel tem instrumentação bem legível.
Volante herdado do Jeep Renegade.
 

Sistema multímia U-Connect.

Bonito acabamento das portas na versão Volcano.

Sobrou um monte de espaço na minha posição.

Recuado roçou mas não apertou um feito extraordinário em carros com bancos elétricos.

Capacidade de carga de 1000KG na versão Turbo Diesel.
MECÂNICAMENTE: O câmbio é o automático de nove marchas herdado do Jeep Renegade e o esquema de tração integral também que pode ser apenas dianteira, ou automática(estava no automático) e totalmente integral através de um botão no painel, como eu já falei a Duster Oroch não tem motor á diesel e então não colocarei na parte mecânica, já a S10 usa um automático de seis marchas, o motor é o Multijet II 2.nada 16V Turbo Diesel intercooler com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, turbo, intercooler e injeção common-rail e com isso gera ótimos 35.7KGFMa1750RPM e 170CVa3750RPM, ela não tem rivais, mas vou colocar a líder entre as picapes médias, a S10 tem um 2.8 Turbo Diesel de 51KGFMa2000RPM e 200CVa3800RPM mas existe um problema: a S10 passa dos 2100KG a Toro não chega a 2000KG como verá a seguir. A sua suspensão é independente  utiliza molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira é McPherson e na traseira é Multlink ou seja entre as picapes nacionais só ela e a Renault Duster Oroch tem esse esquema de suspensão e aí mais um erro na live da Fiat: o chefão da Fiat falou que a Toro era único carro fabricado no Brasil com suspensão multlink, ou seja além da Duster Oroch, esqueceu das versões 4x4 do Duster SUV e do EcoSport, do Golf GTi nacional(apenas o 1.4 Turbo e o 1.6 16V receberam eixo de torção) e do Jetta Comfortline que vem com peças do méxico, mas se quiser descontar o Jetta sobra o resto e em relação ao Renegade a suspensão traseira é diferente: o Renegade usa o McPherson com Chapman struts na versão Diesel e a S10 tem o eixo rígido com feixe de molas. Os freios são discos ventilados na dianteira e tambores na traseira como na S10 e na Duster Oroch e isso ela não herdou no Duster.
O câmbio é automático de nove marchas.

O motor é o 2.nada 16V Turbo Diesel de 170CV.
Foi minha estreia em concessionária Fiat, segundo o que o vendedor falou é recomendação da Fiat o vendedor dirigir o carro mostrar o trajeto e depois o interessado(ou outro no caso eu) fazer o mesmo trajeto depois e aí eu perguntei para ele " Vou fazer o mesmo trajeto depois você?" ele respondeu sim. diferente de outras situações no caso era mais para me mostrar o trajeto como é.
COM O VENDEDOR: Confesso que ele pegou a pior parte, trânsito engarrafado, eu falei "estou lascado depois" afinal como é que vai ser? pois é ele mostrou todo o trajeto e fui tentar entender a central multímidia, confesso que não consegui ajustar o rádio dela, mas tudo bem, afinal um pouco mais de costume eu iria me adptar, mas dirigindo por mais boa que seja eu não olho mesmo.
ANDANDO COM ELA: Logo de cara ela me mostrou uma herança do Jeep Renegade: ao ligar tem que pisar no freio, é que existe uma lei nos EUA que obriga a pisar na embreagem em carro manuais ou no freio em câmbio automático e o Jeep Renegade tem isso e a Toro veio com isso a reboque, o botão de partida e ao ligar não faz um barulho de motor diesel, pelo contrário é até silenciosa para uma picape á diesel e mostrou uma área envidraçada muito boa, logo de cara o trânsito estava mais livre parece que as coisas foram mais favoráveis e aí vi que o sinal estava para fechar e resolvi fazer um kickdown e logo de cara o torque do motor diesel e o câmbio de nove marchas mostraram desenvoltura e depois virando a esquina de Campinas-São José para Beira Mar de São José, veio o Semáforo e aí parada em marcha lenta foi o único lugar que ela me entregou que era diesel pelo barulho característico em marcha lenta, lembrando que esse motor é usado em automóveis Alfa Romeo na Itália e depois veio a Beira Mar de São José e uma reta aproveitei para tentar acionar as borboletas e aí o vendedor "Nessa velocidade não vai reduzir" e aí ok e aí resolvo aumentar das nove marchas deu para engatar cinco e não deu para engatar marchas maiores, resolvi reduzir aí "Vroom" até o câmbio e aí perguntei para o vendedor se podia provocar na curva e resolvi provocar só para ver o que acontecia, carros com centro de gravidade mais alto você vai sentir os efeitos e ela mostrou uma tendência de sair de dianteira(um carro com tração integral e ainda no modo de tração auto), o que é considerável e o rodar dela é bem macio, absorveu bem os impactos, aliás tirando  motor á diesel, o comportamento é igual a da Duster Oroch, mas ambas bem melhor que uma S10 com seus pulos na traseira com eixo rígido por feixe de mola e aí depois entra no semáforo de volta a avenida presidente Kennedy de Campinas-São José é onde fica o endereço da concessionária e aí eu paro para tirar as fotos que você está vendo agora e a direção elétrica é uma aliada e tanto nas manobras.
PREÇO E SITUAÇÃO DIANTE DAS RIVAIS: Como eu já falei sem Oroch á diesel, a Toro Diesel não tem rivais diretas, na versão Volcano 2.nada 16V Turbo Diesel AT9 o seu preço é de R$116.500 e no caso uma curiosa situação: na versão completa é R$5000 a mais e na básica é de R$116.500 o seu preço de tabela, as concorrências mais próximas são as médias á diesel, vou colocar a S10 High Country que custa R$163.450 é uma diferença considerável de R$50.000 e ela está disponível além da cor Vermelho Tribal, nas cores sólidas: Branco Ambiente, Preto Shadow, Vermelho Colorado, Marron Horizon, Preto Carbon, Prata Melfi e Verde Botanic.
 
 
As outras versões disponíveis são:
Freedom 2.nada 16V Turbo  Diesel 4x4 Manual R$101.900
Freedom 2.nada 16V Turbo Diesel tração dianteira R$93.900
Freedom 1.8 16V Flex Automática R$76.500 e a versão Opennig Edition que custa R$84.440.
 
E lembrando que a Freedom 1.8 16V Flex é equipada com câmbio automático de seis marchas e o motor E-Torq 1.8 16V que gera 18.8KGFMa3750RPM e 135CVa5250RPM e com álcool vai a 19.3KGFM e 139CV e a versão diesel manual tem o câmbio(obviamente manual) de seis marchas.
 
Se eu teria uma se tivesse condições? o lago negativo fica por conta mesmo do visual, aliás a Toro sofre do mesmo mal de Nissan Versa e Classe C: excesso de vincos, mas os pró são maiores: câmbio automático que funciona bem, motor com excelente torque, bom acabamento e excelente espaço interno e então a resposta é sim e até dispensaria a regulagem elétrica e só adicionaria o kit segurança se tivesse mais uma grana extra, caso não tivesse levaria ela "Básica" por que ela já bem equipada com direito a ter controle de estabilidade, suspensão multlink na traseira. e também temos que entender que tem gente que gosto do visual e então a Toro pode agradar em cheio esse público. ou seja a Toro para mim entrou na mesma situação do Versa e Classe C: Excelentes carros em sua classe e que pecam pelo excesso de vincos, mas tem gente que gosta do visual assim e quanto ao vendedor e ao gerente ambos me atenderam bem, considerando que não tive contato com eles antes. e a Toro inaugurou um segmento? Não, mas inaugurou o motor diesel, o câmbio automático e tração integral no segmento já que só existe ela e a Duster Oroch ainda no segmento.
 
MOTOR: Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, turbo, intercooler, injeção common-rail, diesel
CILINDRADA: 1956cm3
DIÂMETRO X CURSO: 83mm x 90.4mm
TAXA DE COMPRESSÃO: 16,5:1
POTÊNCIA: 170CVa3750RPM
TORQUE: 35.7KGFMa1750RPM
CÂMBIO: Automático de nove marchas, tração integral com opção permanente.
CARROCERIA: Picape, cabine dupla, quatro portas, cinco lugares.
DIMENSÕES: Comprimento 4.91metros, largura 1.82metros, altura 1.75metros, entre - eixos 2.99metros.
OFF ROAD: Ângulo de entrada 24.8 graus, altura livre do solo 23.8cm e ângulo de saída é de 29 graus.
PESO: 1871KG
PESO/POTÊNCIA: 11KG/CV
PESO/TORQUE: 52.4KG/KGFM
VOLUMES: Capacidade de carga 1000KG e tanque de combustível de 60 litros.
SUSPENSÃO: Independente nas quatro rodas com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos.
DIANTEIRA: McPherson
TRASEIRA: Multilink
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira com ABS, EBS, ASR ,ESP, Hill Holder e HDC.
DIREÇÃO: Elétrica, tipo pinhão e cremalheira
RODAS E PNEUS: Liga leve aro 17, 225/65/R17
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag Duplo(obrigatórios por lei), Alarme, Ar Condicionado, CD/Player, Coluna de direção regulável, Direção elétrica, Vidros/Travas e Espelhos elétricos, ESP, Controle de tração, Hill Holder e HDC
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Air Bags latarais, de cortina, de joelhos e sensor de pressão dos pneus.
GARANTIA: 2 anos que podem ser estendidos em três ou quatro.
PREÇO: R$116.500.
 
 
OS MEUS AGRADECIMENTOS A REPECON FIAT AO VENDEDOR E AO GERENTE PELA CONFIANÇA NO PRODUTO E PELOS TOQUES DO VENDEDOR!
 





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