Plataforma NSF da Volkswagen: O Up! e sua vida no exterior.



O COMPACTO TROUXE MODERNIDADE A LINHA DE ENTRADA DA VOLKSWAGEN DO BRASIL.

 

A Volkswagen decidiu aproveitar a nova lei que obrigava o Air Bag Duplo e o ABS e dar fim a antiga base do Gol que por sua vez foi herdada do Passat 1974, ainda que fosse tecnicamente viável instalar ABS e Air Bag Duplo, a VW preferiu seguir um caminho diferente e mais longo: fabricar o Up! no Brasil, mas o modelo teve várias modificações, a principal foi ser cinco lugares, ser um pouco maior, ter um porta - malas um pouco maior, tampa de aço estampado na traseira e o vidro em vez de ser basculante como no modelo europeu, ser corrediço como qualquer carro e tanque indo para 50 litros contra 35 do europeu.
  E esses trabalhos atrasaram o lançamento e ele chegou em fevereiro de 2014, de início apenas com quatro portas, quatro versões de acabamento: Take, High, Move, Black/Red/White, ele mede 3.60metros de comprimento, 1.64metros de largura, 1.54metros de altura e 2.42metros e entre - eixos, única opção de câmbio: manual de cinco marchas e única opção de motor: o EA 211 três cilindros 1.nada 12V com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada, coletores variáveis, o seu diâmetro é de 74.5mm e o curso é de 76.4mm o que totalizavam 999cm3, a sua taxa de compressão é de 11,5:1  e com isso gerava 9.7KGFMa3000RPM e 75CVa6000RPM e com álcool vai a 10.4KGFM e 82CV, a sua suspensão utiliza molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira é McPherson e na traseira é semi - independente com eixo de torção e os freios são discos ventilados na dianteira e tambores na traseira.
O Up! chega ao mercado com motor três cilindros 1.nada 12V de 75CV com gasolina e 82CV com álcool.
E no mês de lançamento  ele foi testado na versão Black/Red/White : 0a100KM/H em 15.1segundos, consumo urbano de 9KM/L e o rodoviário de 11.4KM/L e os prováveis números com gasolina são 0a100KM/H em 15.6segundos, consumo urbano de 11.6KM/L e o rodoviário de 14.8KM/L.
 E ele já foi lançado como linha 2015, em abril dois meses depois do lançamento ele ganha a carroceria duas portas para a Take e a Move e a opção do câmbio manual - automatizado i-Motion de cinco marchas.
Carroceria duas portas chega dois meses depois.
Qualidades? excelente consumo de combustível, bom desempenho(para um 1.nada) e excelente no futuro TSI que viria, excelente segurança para um popular, mas o lado ruim: portas com lataria á mostra, fraco espaço interno e concessionárias(nem todas) que vivem "esnobando" (no meu caso foi justamente o Up! TSI), a SpaceFox e o CrossFox até que foram legais comigo, mas isso pega mal numa autorizada ficou a impressão de falta de confiança no produto, mas vou deixar de lado.
   Voltando ao Up! ele tem motor transversal e tração dianteira, o plano da VW alemã era motor e tração traseiros como no Fusca, mas de última hora resolveram ir na dianteira e aí pronto: a plataforma ficou exclusiva no Up! e alguns "clones" que você verá na matéria.
  Em novembro de 2014 mais uma novidade era o Cross Up! que não tem suspensão elevada, só visual fora de estrada que ficou bem esquisito no visual limpo das outras versões do Up!.
Versão Cross do Up! chega ao mercado nacional.
Em março de 2015 chegava a linha 2016 com mudanças nos equipamentos, só a Take agora contava com a opção das duas portas e as outras versões apenas quatro portas e todos mantinham sem alterações nos motores e câmbio.
Em julho de 2015 chegava o motor três cilindros 1.nada 12V TSI ele teve 90% das peças modificadas em relação ao aspirado, além desse modificação, a taxa de compressão caiu para 10,5:1, ganhou o turbo, o intercooler e a injeção direta e com isso passou a gerar 16.8KGFMa1500RPM e 101CVa5000RPM e com álcool vai a 105CV e mantém o torque e com isso precisou um novo para - choque para caber um intercooler e poder colocar um radiador maior, o câmbio se manteve cinco marchas, mas teve o diferencial alongado e na versão TSI ele tem 3.64metros de comprimento e também está presente em todas as versões, menos na Take e ganhou a versão Speed que é outro "esportivo de adesivo" como é Fox Pepper, Fiesta Sport, Onix Effect, HB20 R-Spec e outros por aí, embora o Speed Up! tem a vantagem do desempenho ser melhor que eles.
O motor três cilindros 1.nada 12V Turbo e injeção direta chegava ao mercado com 101CV com gasolina e 105CV com álcool.

Cross Up! também ganha o motor três cilindros 1.nada 12V TSI.

O Speed Up! estreia no mercado é um "esportivo de adesivo".
Bom eu deixo para quem quiser:

Fica o recado: não adianta você vender carro com turbo e injeção direta como se fosse uma Kombi 1200.

A HISTÓRIA NA VOLKSWAGEN ALEMÃ SE dá em 2007 diante do fracasso do Fox na europa, a VW planejava um carro que fosse compacto e lembra-se o Fusca e inclusive até teria motor e tração traseiros, mas eis que mudaram de ideia e passou a ter motor e tração dianteiros e em abril de 2011 chegava o Up! ao mercado europeu, de início apenas com duas portas, só que ele é diferente do nosso modelo, além da tampa do porta - malas de vidro, só leva quatro pessoas e o porta - malas é menor e com isso o comprimento é de 3.54metros e o resto é mantido, duas opções de câmbio: manual ou manual-automatizado de cinco marchas e duas opções de motores: o três cilindros 1.nada 12V da família EA 211 só que com duas calibragens: a primeira 9.7KGFMa3000RPM e vai até 4300RPM  e 60CVa5000RPM e vai até 6000RPM e a segunda calibração é que a virou Flex no Brasil, manteve o torque e passou a gerar 75CVa6200RPM, suspensão, freios e direção do tipo pinhão e cremalheiras são iguais ao Up! nacional.
O Up! chegava ao mercado europeu com motor três cilindros 1.nada 12V com duas calibrações: 60CV e 75CV,  mais tarde o GNV de 68CV.
Em outubro de 2011 mais uma opção de carroceria chegava ao mercado: a de quatro portas e as mesmas opção dos motores e câmbio do Up! duas portas e outra diferença em relação ao brasileiro: o vidro do modelo quatro portas é basculante, diferente do brasileiro que é corrediço.
A versão quatro portas do Up! chega ao mercado europeu.
E ele já estreou como linha 2012, em outubro de 2012 na linha 2013 na linha 2014 nada muda, em outubro de 2014 na linha 2015 chega a opção do GLP(Como se fosse o GNV no Brasil) que gerava 9.2KGFMa3000RPM e 68CVa5200RPM, em outubro de 2015 na muda, em março de 2016 foi apresentado a reestilização do Up! e chegara a opção do três cilindros 1.nada 12V TSI.

A SEAT TAMBÉM GANHOU A SUA VERSÃO DO UP! chamada de Mii, ele chegou em outubro de 2011 como linha 2012 , o motor era o mesmo três cilindros 1.nada 12V com as duas calibrações do Up! alemão: 9.5KGFMa3000RPM e vai até 4300RPM e 60CVa5000RPM e vai até 6000RPM e 9.7KGFMa3000RPM e 75CVa6200RPM, duas opções de carroceria: duas e quatro portas, no lugar da tampa de vidro, ele ganhou tampa de aço com o Up! brasileiro, freios e suspensão são os mesmo, assim como a direção do  tipo pinhão e cremalheira.
O Seat Mii chega ao mercado com tampa de aço e faróis, grades e lanternas diferentes.

Aqui a foto do modelo quatro portas.
Em outubro de 2012 na linha 2013 nada muda, em outubro de 2013 na linha 2014 nada muda, em outubro de 2014 na linha 2015 ele ganha a opção do GLP(que faça a função do nosso GNV) com 68CV e como está confirmadar a reestilização do Up! ele vai para o mesmo caminho.
 
A SUA HISTÓRIA NA SKODA COMEÇA em outubro de 2011 na linha 2012 com o Citigo, que vinha com as mesmas dimensões do Up! alemão, mas com tampa de aço no porta - malas, câmbio manual de cinco marchas ou manual -automatizado também de cinco marchas e o motor é três cilindros EA 211 1.nada que gera 9.7KGFMa3000RPM e vai até 4300RPM e 60CVa5000RPM e vai até 6200RPM e a outra opção é que manteve o torque e gerava 75CVa6200RPM e como curiosidade: tanto o Mii quanto o Citigo são fabricados na República Tcheca.
O Skoda Citigo chega ao mercado com motor três cilindros 1.nada 12V de 60CV e 75CV e mais tarde a opção do GLP(equivalente ao GNV no Brasil) com 68CV.

Aqui o modelo de quatro portas.
Em outubro de 2012 na linha 2013 nada muda, em outubro de 2013 na linha 2014 nada muda e em outubro de 2014 na linha 2015 chegava a opção do GLP(equivalente a GNV no Brasil) e com isso gerava 9.2KGFMa3000RPM e 68CVa5200RPM.
 
 
Essa plataforma foi vítima de erro: de início para ser tração traseira e depois foi a dianteira para poder ampliar para outros modelos, mas no final só pode ser usada nele, inaugurou o turbo e injeção direta para as "massas" no Brasil, tem ambição de ser um Fusca do século XXI, mas para isso falta muita coisa, aliás até algumas autorizadas VW tem que melhorar também. e mostra o que o modelo brasileiro foi amplamente modificado em relação aos irmãos, tem lataria á mostra, mas ele mostra que qualidade de construção e acabamento não são sinônimos, afinal qualidade de construção ele tem, mas acabamento(afinal é um popular) não pode cobrar muita coisa.
 

 










 


Comentários