O adeus do motor PSA EW no Brasil

COM O MOTOR THP EXPANDIDO SOBRE A LINHA, NÃO RESTOU OUTRA ALTERNATIVA: MORTO E ENTERRADO.

A Peugeot anuncio que o 308 e 408 agora vem apenas com o 1.6 16V THP e a Citroën anunciou que o C4 Lounge também e ainda de brinde vem o câmbio manual na entrada. O que isso significa? o adeus do motor da família EW no Brasil. No caso do Brasil a Peugeot além dos médios, resolveu equipar o utilitário esportivo 2008 com o 1.6 16V THP e o esportivo 208 GT.
  Ele começou sua carreira nos importados, no caso o Peugeot 406 e depois equipou os modelos Citroën como o Xsara por exemplo(os modelos franceses), mas sua estréia na produção nacional foi na Citroën Xsara Picasso que gerava 19.8KGFMa4100RPM e 118CVa6000RPM uma decisão estranha da Citroën, já que a Scénic 2.nada 16V tinha 138CV e a Zafira 2.nada 16V tinha 136CV, mas a decisão foi tomada. Antes de mais nada vamos  ao dados técnicos:

DIÂMETRO 85mm  X CURSO 88 mmm
CILINDRADA; 1997cm3.

Em 2004 a Xsara Picasso ganha o câmbio automático e vai a 138CV e mantém o torque e o mesmo motor passava a equipar o 307 Hacht Feline e Rallye importados da Argentina e com câmbio automático como opção para o Feline. Em 2006 com o face-lift do 307 ganhou comando de válvulas variável e foi a 20KGFMa4100RPM e 143CVa6000RPM e mais tarde chegava o sedã, em 2007 chegava o C4 Pallas vindo da Argentina com o mesmo motor de 143CV. Em julho de 2008 o motor 2.nada 16V da família EW passou a ser fabricado na Argentina e junto com a fabricação passava a ser Flex e com isso passou a gerar 20KGFMa4100RPM e 143CVa6000RPM com gasolina e com álcool foi a 22KGFM e 151CV na mesmas rotações. A Xsara Picasso na linha 2010 perdeu o motor 2.nada 16V, ficou apenas com o 1.6 16V e ficou sem o comando de válvulas variável, voltando á 2008 em setembro era vez do C4 Pallas com a mesma potência citado no 307, mas o torque era de 20.4KGFMa4100RPM com gasolina e 21.6KGFM com álcool. Em Março de 2009 o 2.nada 16V passa a equipar o C4 Pallas. Em março de 2011 ele passou a equipar o 408, em fevereiro de 2012 era vez de equipar o 308, Em agosto de 2013 era vez do C4 Lounge e o motor 2.nada 16V seguiu sem alterações nesses modelos. Em julho de 2016 ele deu adeus no C4 Lounge e em setembro foi a vez dos Peugeot 308/408 e com isso o motor EW deu adeus no Brasil, conhecido como EW10 também.

NO EXTERIOR: Além do modelo comum que equipou vários modelos na França, inclusive o 206 S 16(GTi na Inglaterra), teve as versões de comando de válvulas mais bravo e coletores que equiparam o Citroën C4 VTS, 206 RC(GTi 180 na Inglaterra) e todos eles já tiveram vídeo no GT6! 

CÓDIGOS:
EW10 J4: Os modelos sem comando de válvulas variável
EW10 A:Os modelos com comando de válvulas variável
EW10 J4S: A versão de alto desempenho que foi vista no C4 VTS e 206 RC por exemplo.


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