Plataforma PL: A Vida do Dodge Neon nos Estados Unidos.

O NEON JÁ TEVE ATÉ MOTOR TURBO EM SUA TERRA NATAL.

Nos anos 1970 os compactos americanos como Maverick e Dart por exemplo tiveram opções de V8 e sendo que o último chegou a ter big-block e os parentes do primeiro também. Era os anos 1990 e 20 anos depois da Crise do Petróleo muita coisa mudou e a Chrysler resolveu se valer da Mitsubishi para Hachts e sedãs rebatizam o Colt  com a marca Dodge e havia o Shadow feito na plataforma K da Chrysler, lembrando que o Neon é Dodge ou Plymouth nos Estados Unidos e Chrysler na maioria dos países.
  Voltando aos Estados Unidos ele era lançado em junho de 1994 como linha 1995 ele vinha nas carrocerias sedã de quatro portas, ou cupê duas portas, ele media 4.36 metros de comprimento, 1.70 metros de largura, 1.39 metros de altura e 2.64 metros de entre - eixos, ele vinha nas versões: Básica,Highline e Sport, duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automático de três marchas e apenas uma opção de motor: o 2.nada 16V que ficaria conhecido como "Neon" é o sonho do motor próprio, brincadeiras á parte, o motor tem bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada, o seu diâmetro é de 87.5mm e o curso é de 83mm o que totalizavam 1996cm3, a sua taxa de compressão é de 9,8:1 e dotado de injeção eletrônica multiponto ele gera 17.8KGFMa5000RPM e 134CVa5000RPM. Motor e tração dianteiros, a sua suspensão é independente nas quatro rodas sendo McPherson na dianteira e Multilink na traseira com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora nos dois eixos, Os freios são discos ventilados na dianteira e tambores na traseira para a versão "Básica" e discos sólidos traseiros para a Highline e Sport e a direção é do tipo pinhão e cremalheira como todo carro moderno.
O Neon chegava ao mercado norte- americano com motor 2.nada 16V de 134CV, mais tarde ganhava o 2.nada 16V com duplo comando de válvulas no cabeçote e 152CV.

O Coupé tinha o mesmo motor.

O Sport que só tinha o nome e o mesmo motor das versões básica e Highline.

O Coupé Sport segue a mesma linha do sedã.
O Sport tem apenas opção de câmbio manual.  Em outubro de 1995 na linha 1996 nada muda, em julho de 1996 na linha 1997 o adeus da versão Sport que vira pacote para a Highline e agora o motor 2.nada 16V ganha a opção com duplo comando de válvulas no cabeçote, a taxa de compressão caia para 9,6:1, mas mantinha o diâmetro x curso e outras medidas e agora gerava 18.3KGFMa5500RPM e 152CVa6500RPM. Em julho de 1997 na linha 1998 a versão básica dá o seu adeus e chegava a versão R/T tanto para o sedã como para o cupê, mas o sedã R/T deve ser tão raro que nem foto na Internet acha..., tinha suspensão mais esportiva que era opcional no Highline, câmbio mais curto(e apenas manual de cinco marchas) e o motor era o mesmo 2.nada 16V de 152CV.
Versão R/T entra no lugar da Sport e com 2.nada 16V de 152CV já citado.
Dá para dizer que o Charger R/T se virou no túmulo com isso, mas isso não foi exclusividade da Chrysler. Em outubro de 1998 na linha 1999 nada muda e em julho de 1999 chega:
A SEGUNDA GERAÇÃO DO NEON CHEGA AO MERCADO  ele mantém a plataforma, mas agora mede 4.43 metros de comprimento, 1.71 metros de largura, 1.42 metros de altura e 2.67 metros de entre - eixos, as dimensões cresceram, as versões agora eram três: ES,SE  e Highline, as opções de câmbio eram mantidas: manual de cinco marchas ou automático de  três marchas, o motor 2.nada 16V com comando de válvula simples no cabeçote agora gerava 18KGFMa4600RPM e 134CVa5600RPM, ou seja: mantinha a potência e aumenta um pouco o torque. Suspensão, freios e direção eram o mesmo, a diferença que agora o freio á disco sólido na traseira estava disponível para a ES. A carroceria cupê dava adeus e só ficava o sedã de quatro portas.
O Neon chegava ao mercado reformulado, o 2.nada 16V continua com 134CV.
Em julho de 2000 chegava a versão ACR e a versão R/T retornava ao mercado como novidades, ambos só tinham câmbio manual de cinco marchas e traziam o 2.nada 16V com alterações no comando de válvulas, ainda que simples, mas agora gerava 18.8KGFMa4000RPM e 152CVa6600RPM e isso vinha a reboque alterações de suspensão e freios.
O R/T chega ao mercado com motor 2.nada 16V de 152CV.
Por fora o R/T tinha rodas de liga-leve aro 16 contra 15 das outras versões, aerofólio, spoilers e para - choques diferenciados, ao menos agora com motor mais potente a Chrysler conseguiu corrigir a rota. Lembrando que a Chrysler desde 1998 pertencia a Mercedes-Benz. Em julho de 2001 na linha 2002 o câmbio automático de três marchas dá lugar a um mais moderno de quatro marchas, nos motores sem alterações. Em Julho de 2002 na linha 2003 nova grade dianteira, faróis e para- choques e junto com ela a versão esportiva SRT4, que por fora vinha com para-choques, aerofólio, spoilers, saias laterais, o câmbio era manual de cinco marchas, mas tinha relações encurtadas e o motor é o "Neon" 2.4 16V Turbo rebatizado de Powertech, o seu diâmetro foi mantido, mas o curso foi a 101mm o que totalizavam 2429cm3, a sua taxa de compressão era de 8,1:1 e de mesma concepção do 2.nada 16V, mas ele tinha duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, turbo e intercooler e com isso gerava 33.8KGFMa2000RPM e 218CVa5400RPM. O R/T continua sendo opção abaixo, o Highline dava lugar ao SXT e o SE  continuava como opção de entrada.
O Neon ganhava nova grade dianteira, faróis e para - choques e o motor continuava o 2.nada 16V de 134CV.

O R/T seguia as mudanças, mas mantinha o 2.nada 16V de 152CV.

O SRT-4 chegava a omercado com motor.....
2.4 16V Turbo com 218CV e que mais tarde foi a 233CV.
E além disso tinha rodas ao 17 com pneus 215/50/R17. Em julho de 2003 na linha 2004 o motor 2.4 16V Turbo do SRT-4 passou a gerar 34.6KGFMa2200RPM e 233CVa5300RPM. Em julho de 2004 na linha 2005 era vez do R/T dá adeus. Em julho de 2005 o Neon dá adeus e a Chrysler o substituiu pelo Dodge Caliber que é feito....
Na Plataforma J da Chrysler que se chama GS na Mitsubishi. e com isso o adeus dessa plataforma nos Estados Unidos.

O Neon dá para dizer que foi o primeiro e o único Chrysler compacto com plataforma própria, pós-crise do petróleo, afinal a marca se valia da Mitsubishi, mais tarde voltou a usar a plataforma conjunta e o Dodge Dart atual usa a base C da Fiat. Foi vendido no Brasil com motor 2.nada 16V e na Europa chegou a ser vendido com o 1.6 16V Tritec que hoje é E-Torq nos Fiat. Foi vendido como Plymouth e mantendo nome. Ganhou a versão SRT-4 até hoje é o único SRT de quatro cilindros da história da divisão de performance da marca norte-americana. 


O vídeo que motivo essa matéria histórica.










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