Avaliação: Hyundai Creta mostra que plataforma de carro médio serviu muito bem a utilitário esportivo compacto.

NOVO UTILITÁRIO ESPORTIVO DA HYUNDAI AGRADA AO VOLANTE.

Vocês sabem que cheguei a concessionária Hyundai HMB Geração para conhecer o Creta de perto e você viu o modelo como é, agora chegou a hora do test-drive e aí passou duas semanas e alguns dias e fui atrás pedir o modelo de test-drive, já que agora se encontra emplacado.
   Cheguei lá a vendedora que me atendeu no HB20 estava de folga, mas a gerente me encaminhou para outro vendedor que me atendeu muito bem e estava disposto a me explicar muita coisa e aí fomos fazer o test-drive.
    Antes a Hyundai tem duas representações no Brasil: a Hyundai Motors Brasil que é responsável pela família HB20 e pelo Creta agora e a Hyundai CAOA que é responsável pela produção de Tucson, iX35, New Tucson, HR e os importados da marca. A representação que é de ação direta da matriz nunca escondeu que pretendia ter um utilitário esportivo compacto, afinal o Tucson representado pela CAOA já começava a ficar velho, mas isso só quando fosse aliviar a fabrica de Piracicaba- São Paulo afinal o HB20 é o segundo carro mais vendido do país. Em outubro de 2016 a marca mostrou o seu utilitário esportivo no Salão de São Paulo-SP e desde desse mês(Janeiro de 2017) começou a ser vendido.
   POR FORA A Hyundai escondeu a plataforma que seria usada, em vez da PB que é a do HB20 que serve ao Creta vendido no exterior, a Hyundai brasileira resolveu usar a plataforma do Elantra que atende pelo código J5 e que serve além do Elantra ao New Tucson, em termos de plataforma deixa eu pé de igualdade com os modelo mais caro e mais avançado que as usadas no Tucson(J3) e iX35(J4) , ele mede 4.27 metros de comprimento, o Nissan Kicks mede 4.29 metros, o Peugeot 3008 mede 4.16 metros, o Renault Duster mede 4.32metros(a Captur ainda não foi  lançada),o Chevrolet Tracker mede 4.26 metros, o Ford EcoSport mede 4.25 metros, o Jeep Renegade mede 4.24 metros , o Honda HR-V mede 4.29metros e o Tucson mede 4.32 metros, em comparação aos rivais ele fica na intermediária, ele mede 1.78 metros de largura, em comparação aos rivais o Nissan Kicks mede 1.76metros,o Peugeot 3008 mede 1.75metros, o Renault Duster mede 1.82 metros, o Chevrolet Tracker 1.77metros, o Ford EcoSport mede 1.76metros,o Jeep Renegade mede 1.79metros, o Honda HR-V mede 1.77 metros e o Tucson mede 1.83 metros, na largura só perde para Tucson e Duster e vence o resto com folga, a altura é de 1.63 metros, o Nissan Kicks mede 1.59 metros de altura, o Peugeot 2008 mede 1.56 metros, o Renault Duster mede 1.67 metros, o Chevrolet Tracker mede 1.68metros,o Ford EcoSport mede 1.69 metros, o Jeep Renegade mede 1.72 metros, o Honda HR-V mede 1.58 metros e o Hyundai Tucson mede 1.73 metros, em comparação aos rivais vence Honda HR-V, Peugeot 2008 e Nissan Kicks e é mais baixo que os rivais e o entre - eixos é de 2.59 metros, o Nissan Kicks mede 2.62 metros, o Peugeot 2008 mede 2.54 metros, o Renault Duster mede 2.67 metros, o Chevrolet Tracker mede 2.55 metros, o Ford EcoSport mede 2.52 metros, o Honda HR-V mede 2.61 metros e o Tucson mede 2.63 metros, só perde para Duster, Tucson, Kicks e HR-V, mas vale um lembrete: O Tucson está velho. O Visual do Creta é bonito e bem acertado e nesse caso a Hyundai conseguiu ir bem e sem os excessos do iX35 e sobre a base dos rivais:

Nissan Kicks: Plataforma V de March e Versa
Peugeot 2008: Plataforma PF1 do 208.
Renault Duster: Plataforma B de Logan e Sandero
Chevrolet Tracker: Plataforma GSV do Sonic e por tabela Onix e Prisma.
Ford EcoSport: Plataforma B-Global da Ford
Honda HR-V; Plataforma do Fit/City
Hyundai Tucson: Plataforma J3(duas gerações atrás do Creta)
Jeep Renegade: Plataforma do Punto europeu, ainda que reforçada para o fora de estrada.

O Creta é o único a ter plataforma de carro médio nesse segmento e o Tucson tem plataforma de duas gerações atrás e já aposentada na Coréia do Sul e antes de mais nada: foi no teaser do Creta que a marca apresentou o Creta que anunciou que seria feito na plataforma do Elantra e também temos os ângulos de entrada que são 21 graus, ângulo de saída 28 graus e altura do solo que são 19cm.

Na dianteira visual que impõe respeito é bonito.

Na traseira lanternas fizeram bem ao modelo(diferente do Creta do exterior)

Mais uma foto de traseira.

Emblema fazendo referência ao motor da unidade.

Maçaneta cromada.

Barra longitudinal no teto em cor prata.
POR DENTRO: O Painel é bonito e bem acabado, os instrumentos são bem legíveis e na versão Prestige destaque para o painel bicolor e os bancos marron que deixam o interior mais requintado, o espaço interno dele é muito bom, tanto que com o banco na minha posição, pensei em até cruzar as pernas, com o banco recuado roça mas não aperta, realmente ele tem bom espaço interno, lembrando que como só andei em Kicks, Renegade e Duster e agora o Creta dá para dizer que os quatro tem um bom espaço interno, mas o acabamento do Creta é melhor que o Duster e fica parelho a Renegade e Kicks, uma curiosidade o vendedor para me mostrar o aquecimento dos bancos resolveu ligar e gostei do funcionamento até que me congelou demais e aí resolvi desligar ao menos os comandos estão todos a mão, Os itens de série do modelo são: ABS,Air Bag Duplo(obrigatórios por lei), Alarme, Ar Condicionado, CD/Player, Coluna de direção regulável, Direção elétrica, Vidros/Travas e Elétricas e o modelo vem também com Rodas de Liga-leve aro 17, Sensor de pressão dos pneus, Sistema isofix para cadeirinha infantil, sistema Star&Stop, Banco do motorista com regulagem de altura, computador de bordo, Comandos no volante do som,ESP, Hill Holder, Sinalização de frenagem de emergência, Faróis de Neblina, Sensor de estacionamento na traseira, Cruise Control, Faróis de Led diurnos, faróis com iluminação lateral(uma luz acende quando for fazer a curva), Saídas de ventilação para o banco traseiro, Vidros elétricos com função one-touch, abertura por tele comando, interior bicolor(preto e marron), bancos de couro marron, Volante de couro, Air Bag duplo lateral, Air Bag Duplo de cortina, Banco do motorista com ventilação, Ar Condicionado digital, Partida por botão, Retrovisores rebatíveis, sensor crepuscular dos faróis e central multimídia de sete polegadas. dentro de "casa" por assim dizer o Tucson deve em relação ao Creta: ESP, Air Bag duplo lateral de cortina, Hill Holder, o Nissan Kicks tem uma lista parelha de equipamentos é mais barato, um pouco, o Peugeot 2008 Griffe 1.6 16V Automático deve ESP, Hill Holder, Air Bag duplo lateral de cortina(no caso dele só 1.6 16V THP tem ESP, Air Bag duplo lateral e de cortina e aí a conversa é outra), o Renault Duster Dynamique 2.nada 16V além dos equipamentos deve: ESP, Hill Holder, Controle de tração, Air Bag duplo lateral e de cortina e são mais baratos, o Chevrolet Tracker LTZ fica devendo ESP e controle de tração, custa mais barato sim, mas Air Bag duplo laterais e de cortina são opcionais e aí o preço fica igual ao Creta, mas menos equipado, o Ford EcoSport Titanium tem nível parelho de equipamentos do Creta é mais barato, mas está em vias de mudança de visual, o Honda HR-V tem o mesmo nível de equipamentos mas é mais caro que o Creta e o Jeep Renegade Limited para ficar no nível do Creta nos equipamentos com os Air Bags duplos laterais e de cortina que são opcionais o preço vai a R$106.400. O Hyundai parece ter um custo-benefício interessante. O seu porta-malas é de 431 litros empata com o Honda HR-V, perde por pouco para o Nissan Kicks com 432 litros e perde para o Duster com 475 litros, o Peugeot 2008 fica atrás com 355 litros, o Chevrolet Tracker leva 306 litros, o Ford EcoSport leva 352 litros, o Jeep Renegade leva 260 litros e o vovô Tucson leva 644 litros apesar da plataforma de duas gerações anteriores, com o Tucson a média do segmento fica em 409.5 litros ou 409 litros o que dá acima da média para o Creta e sem o "vovô" Tucson  a média fica em 380 litros o que deixa bem acima da média do segmento e o porta- malas atende muito bem uma família, em tempos que utilitários esportivos assume função de carro familiar.
Instrumentação bem legível.

Central multimídia 

Botão Star/Stop.

Na minha posição dá até para cruzar a perna se você for de estatura mediana.

Com o banco recuado, roça mas não aperta.

O Porta - Malas é de 431 litros atende bem um a família com folga.
MECANICAMENTE: O câmbio é automático de seis marchas a maioria dos seus rivais, dois dos seus rivais tem o mesmo tipo de câmbio: Jeep Renegade e Chevrolet Tracker, Duster, 2008 e Tucson tem o automático de quatro marchas, não posso dizer quantas gerações á frente o câmbio do Creta está do Tucson, mas o do Creta é muito mais avançado. Honda HR-V e Nissan Kicks tem o CVT e o EcoSport é o único manual-automatizado de dupla embreagem também com seis marchas. O motor é o 2.nada 16V da família NU com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis foi emprestado do Elantra também e tem sistema e-Start que dispensa o reservatório de partida á frio e com isso gera 19.1KGFMa4750RPM e 156CVa6000RPM e com álcool vai a 20.7KGFM e 166CV nas mesmas rotações , o irmão Tucson tem um motor de duas gerações atrás da Hyundai que é o Beta com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada e com isso gera 19KGFMa4500RPM e 142CVa6000RPM e com álcool vai a 19.6KGFM e 147CV e vale uma curiosidade: o motor do Creta é mais moderno que o usado no iX35 que é o 2.nada 16V da família GEMA(Global Engine Manufacturing Alliance) que foi aliança entre Chrysler-Mitsubishi-Hyundai no desenvolvimento do motor. O Nissan Kicks usa o 1.6 16V da família HR com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis e com isso gera 15.5KGFMa4000RPM e 114CVa5600RPM nos dois combustíveis, o Peugeot 2008 tem o 1.6 16V da família TU com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada e o comando sendo variável na admissão e com isso gera 15.5KGFMa4000RPM e 115CVa5500RPM e com álcool vai a 16.4KGFM e 122CV nas mesmas rotações, o Renault Duster(esclarecendo vai ficar como dublê enquanto a Captur não é lançada) usa o 2.nada 16V da família F com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada sendo variável na admissão e com isso gera 20.2KGFMa4000RPM e 143CVa5750RPM e com álcool vai a 20.9KGFM e 148CV nas mesmas rotações, o Chevrolet Tracker usa o 1.4 16V Turbo da família SGE com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta e com isso gera 24KGFMa2100RPM e 150CVa5600RPM e com álcool vai a 24.5KGFMa2000RPM e 153CV nas mesmas rotações, o Ford EcoSport tem o Duratec 2.nada 16V  com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis e com isso gera 19KGFMa4250RPM e 140CVa6250RPM com gasolina e com álcool vai a 19.7KGFM e 147CV nas mesmas rotações, o Jeep Renegade tem o Tritec E-Torq Evo II 1.8 com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples e variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis e com isso gera 18.8KGFMa3750RPM e 135CVa5750RPM e com álcool vai a 19.3KGFM e 139CV nas mesmas rotações e o Honda HR-V tem o i-VTEC 1.8 16V da família R com bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples e variável no cabeçote acionado por corrente metálica e com isso gera 17.4KGFMa5000RPM e 140CVa6500RPM com gasolina e com álcool vai a 17.3KGFMa4800RPM e 139CVa6300RPM é o único carro a ficar mais fraco com álcool. É o utilitário esportivo compacto Flex automático mais potente do mercado e dono do terceiro maior torque da categoria só perdendo para Duster e Tracker, você pode alegar Renegade Diesel e Peugeot 2008 1.6 16V THP, mas existe duas coisas: o Renegade Diesel motivos óbvios e o 2008 1.6 16V THP vem apenas com câmbio manual. A sua suspensão utiliza molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira é Independente tipo McPherson e na traseira é semi-independente com eixo de torção receita que todos os rivais seguem, com exceção do Renegade que é Independente tipo McPherson na traseira também  e do Tucson que é Dual-link,e os freios são discos ventilados na dianteira e  tambores na traseira, a receita também é seguida pelos rivais que usam com exceção de Renegade e HR-V na versão EXL que os freios são discos sólidos na traseira.
O motor 2.nada 16V da família NU gera 156CV com gasolina e 167CV com álcool, com câmbio automático se torna o mais potente do mercado.
ANDANDO COM ELE: Chegou a hora de andar no carro, eis que estavam apresentando o modelo a alguns funcionários e eu peço "melhor não atrapalhar" e aí eles respondem "Não tem problema" até por que achei que era  cliente e aí uma moça disse "Já está ligado", ok, logo de cara quando sento percebo um jeito típico de sedã médio(afinal a plataforma é do Elantra) e a posição elevada de direção e a visibilidade muito boa, tudo bem que ele é reto, menos que Renegade e Duster que dão para ver até o final do capô, já o no Kicks não dá e no Creta digamos fica na intermediária entre eles, o câmbio logo mostrou a que veio com boa programação e aí depois da faixa de pedestre faço um "Kickdown" e aí.... respostas pronta! não teve aquele suspense foi direto, o modelo levou o significado de utilitário esportivo ao pé da letra nessa versão topo de linha. A sua suspensão absorve bem os impactos, Depois eu vou voltar, o vendedor me diz "faz um caminho mais longo", ok vejo ao meu lado uma Toyota Hilux e ninguém na minha frente resolvo chamar o Kickdown e o motor e câmbio se mostraram bem acertados, a minha decepção foi os freios, não, não deu sustos e não tive que  passar por sustos, longe disso, creio que o freio deveria acompanhar os quase 170CV(creio que a 1.6 16V não sofrerá disso por que o freio esteja de acordo) e lembrando que é um utilitário esportivo a carroceria é mais pesada e a aerodinâmica é inferior de um sedã, talvez isso tenha um pouco de efeito, repito: ruim ele não é, mas poderia acompanhar a boa resposta do motor, por falar nele você pode não acreditar num carro sem escapamento com preparação esportiva até que ronca bonito mais um mérito para o motor NU. A direção elétrica é boa, mas é um pouco mais dura que outras direção elétrica e nada demais aqui. depois viro na parte do mercado combinado e entro na Beira Mar e o modelo em situação normal se mostra bem silencioso, mérito do motor e do isolamento acústico e aí vou a 60KM/H na Beira Mar e aí peço para o vendedor onde  volta e aí ele me diz onde voltar, só que acabo na faixa do meio e na faixa que queria entrar tinha um Fiat Uno e aí de novo Kickdown e boa resposta do motor 2.nada 16V. e voltando um pouco sobre os freios vale uma observação: O Kicks tem motor com 50CV a menos, o Duster e Renegade na época não cheguei a andar forte com eles, mas o Duster tem freio á tambor também e o Renegade é o único a ter freio á disco sólido traseiro dos três e lembrando que o Duster era 1.6 16V manual e o Renegade 1.8 16V manual. Então só sobra o Kicks e aí entro na avenida e deixo o carro para seção de fotos que você viu aqui.
PREÇO E SITUAÇÃO PERANTE OS RIVAIS: O Creta Prestige 2.nada 16V não é o mais barato, mas também não é o mais caro, ele custa R$99.490 á vista, o Nissan Kicks SL 1.6 16V CVT custa R$91.900 tem o mesmo pacote de equipamentos, mas deve motor para o Creta, o Peugeot 2008 Griffe 1.6 16V Automático custa R$78.790 ele é quase R$12.000 mais barato, mas deve equipamentos, motor e câmbio ao Creta, o Renault Duster Dynamique 2.nada 16V Automático, esse tem motor mais próximo do Creta e custa R$85.070, ok é 15.000 a menos, mas deve equipamentos, acabamento(saída de ar central de Logan e Sandero antigos complica) e ainda terá concorrência interna da Captur no futuro, o Chevrolet Tracker LTZ 1.4 16V Turbo custa R$89.990 é R$10.000 a menos, não deve motor e acabamento, mas deve equipamentos para o Creta, o Ford EcoSport Titanium 2.nada 16V custa R$93.550 tem motor mais próximo do Creta também, não vou contar o acabamento por que havia problemas desalinhamento, mas não sei como está agora, o câmbio é de seis marchas também e custa R$7.000 a menos, mas está em fim de feira: um facelift vem aí. O Honda HR-V EX-L 1.8 16V CVT tem os mesmos equipamentos do Creta, mas custa R$101.490 é exatos R$2.000 mais caro, tem bom acabamento, equipamentos e deve pouco em motor e nada em câmbio, o Hyundai Tucson tem duas versões a básica que custa R$69.990 e a top custa R$76.990, ok são R$20.000 a menos, inclusive chega a ser mais barato que o Creta 1.6 16V, mas deve: equipamentos, motor, câmbio e plataforma afinal lembre-se que o Creta nacional herda a plataforma do atual Elantra e o Tucson tem plataforma de duas gerações atrás e ainda com o lançamento do Creta é provável que cedo ou tarde vai embora(ainda que seja feito pela Hyundai-Caoa) e o Jeep Renegade Limited 1.8 16V Automático que custa R$97.990 são R$2.000 a menos, mas equipar ao nível do Creta o Renegade vai custa R$7.000 a mais e ainda ficará devendo motor, embora acabamento e câmbio sejam parelhos.
  E se tivesse R$100.000 você compraria? resposta é sim: boas respostas de motor, câmbio, plataforma de carro médio, motor de geração mais moderna que o iX35 que é mais caro, visual bonito, porta -malas bom e pacote de equipamentos excelente na versão topo de linha. eu até poderia lamentar a ausência de tração 4x4 com opção, mas ninguém compra mesmo afinal dos utilitários esportivos compactos só Duster, Renegade e EcoSport oferecem essa opção, sendo que o Jeep é atrelado ao motor á diesel e os outros dois atrelado ao motor 2.nada 16V e câmbio manual. o que pesaria contra mesmo é os freios que deram a impressão de não acompanhar a potência, mas vale lembrar: pode ser impressão também, afinal foram três esticadas fortes e caso você for um pai de família ao menos ele tem ESP, Controle de tração e Seis Air  Bags e aí a segurança da família está garantida.Talvez no 1.6 16V seja mais tranquilo.Outro ponto a favor do Creta são as opções a escolher além da Prestige:

Pulse 2.nada 16V: Perde alguns equipamentos, mas mantém o motor 2.nada 16V e o câmbio automático de seis marchas.
Pulse 1.6 16V Automático: Aqui já muda o motor é o 1.6 16V da família Gamma com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis e com isso gera 16KGFMa4500RPM e 123CVa6000RPM com gasolina e com álcool vai a 16.5KGFM e 130CV e perde alguns equipamentos da 2.nada 16V(bem poucos)
Attitude 1.6 16V Automático: Essa apenas para pessoas com necessidades especiais.
Attitude 1.6 16V Manual: É a versão de entrada com câmbio manual de seis marchas, o automático também tem seis marchas independente do motor.

Respondendo a pergunta: Sim dá para fazer utilitário esportivo compacto usando plataforma de carro médio.

FICHA TÉCNICA:
MOTOR:  Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletor variável e flex
CILINDRADA: 1999cm3
DIÂMETRO X CURSO: 81  x 97mm
TAXA DE COMPRESSÃO:12,1:1
POTÊNCIA: 156/166CVa6200RPM
TORQUE: 19.1/20.7KGFMa4700RPM
CÂMBIO: Automático de seis marchas e tração dianteira.
CARROCERIA : Utilitário esportivo, quatro portas, cinco lugares
DIMENSÕES: Comprimento 4.27 metros, largura 1.78 metros, altura 1.63 metros e entre - eixos 2.59 metros.
PESO: 1399KG
PESO/POTÊNCIA: 9KG/CV com gasolina e 8.4KG/CV com álcool
PESO/TORQUE: 73.2KG/KGFM com gasolina e 67.5KG/KGFM com álcool
VOLUMES: Porta - malas 431 litros e tanque de combustível 55 litros
FORA DE ESTRADA: Ângulo de entrada 21 graus, altura livre do solo 19cm e ângulo de saída 28 graus.
SUSPENSÃO: Molas helicoidais e amortecedores hidráulicos
DIANTEIRA: Independente tipo McPherson
TRASEIRA: Semi- independente com eixo de torção
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira.
DIREÇÃO: Elétrica tipo pinhão e cremalheira
RODAS E PNEUS: Liga- leve aro 17,215/60/R17
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag duplo(obrigatórios por lei), Air Bag duplo lateral, Air Bag duplo de cortina, Alarme, Ar Condicionado digital, CD/Player, ESP, Controle de tração, Central multímidia, Vidros/Travas e espelhos elétricos.
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Não tem.
GARANTIA: 5 anos sem limite de quilometragem.
PREÇO: á vista é de R$99.490.

AGRADECIMENTOS A GERAÇÃO HMB PELO CARRO CEDIDO, AGRADECIMENTOS AO VENDEDOR, A GERENTE E A VENDEDORA QUE NÃO PODE ESTAR NO DIA E A SECRETÁRIA QUE FOI BEM PRESTATIVA E PELA CONFIANÇA NO PRODUTO! 









Comentários