Avaliação: Sandero Vibe SCE: Mudança discreta, mas eficiente.

COMPACTO DA RENAULT MELHORA COM NOVO TRÊS CILINDROS E MUDA ONDE É NECESSÁRIO MUDAR.

Esse test-drive é o primeiro pós a saída de um vendedor que ainda é amigo meu, mas ele está em outra empresa, mas enfim ainda tenho relações com gerente da Globo Renault, tenho os releases da Renault(que são mandados pelo e-mail) e decidi ir atrás do novo motor três cilindros, afinal sair de casa muitas vezes num sol quente não é fácil, mas a ida valeu apena como você pode ver. Antes dou uma palavra com o gerente e peço para o vendedor que é conhecido do antigo vendedor se podia fazer o test-drive e aí ele fala "espera que o modelo de test-drive está sendo abastecido". OK, esperei o resultado é o que eu publico agora.
Depois de 2015 ter lançado o Sandero R.S com seu motor 2.nada 16V da família F o famoso F4R e se tornou um baita foguete que você viu aqui:
A avaliação do Sandero R.S . A Renault decidiu que era hora de mudar as versões normais e Stepway  do modelo e aproveitando a estreia do novo três cilindros a marca decidiu lançar a série Vibe, ele é feito na plataforma B Renault-Nissan que no Brasil além dele serve ao Logan, Duster, Duster Oroch e em breve na Captur, no exterior serviu ao Clio III e serve ao Clio IV e ao Dokker por exemplo, ele mede 4.06 metros de comprimento, 1.73 metros de largura, 1.53 metros de altura e 2.59 metros de entre - eixos, em comparação aos rivais o Volkswagen Gol mede 3.97 metros de comprimento, 1.66 metros de largura, 1.47 metros de altura e 2.47metros de entre - eixos, o Volkswagen Fox mede 3.89 metros de comprimento, 1.67 metros de largura, 1.55 metros de altura e 2.47 metros de entre - eixos, o Chevrolet Onix mede 3.93 metros de comprimento, 1.70 metros de largura, 1.47 metros de altura e 2.53 metros de entre - eixos, o Fiat Uno(agora ganhou motor três cilindros) mede 3.82 metros de comprimento, 1.63 metros de largura, 1.48 metros de altura e 2.37 metros de entre - eixos, o Fiat Palio que mede 3.87 metros de comprimento, 1.67 metros de largura, 1.42 metros de altura e 2.42 metros de entre - eixos, o Ford Ka que mede 3.89 metros de comprimento, 1.69 metros de largura, 1.52metros de altura e 2.49 metros de entre - eixos e o Hyundai HB20 que mede 3.92 metros de comprimento, 1.68 metros de largura, 1.47 metros de altura e 2.50 metros de entre - eixos,, o Nissan March mede 3.83 metros de comprimento, 1.67metros de largura, 1.53 metros de altura e 2.45metros de entre - eixos. Na dimensões o Sandero é o maior do segmento com todas elas com exceção da altura que perde para o Fox e empata com o March, o que detona a versatilidade da plataforma B Renault-Nissan. Por fora não existe nenhuma identificação do novo motor, pode ir na traseira, na dianteira e não terá nada, a não ser o logotipo alusivo a série especial Vibe. As linhas no aspecto geral são bonitas(lógico não tanto como a R.S), mas ainda assim agrada por que não tem exageros visuais (leia-se excesso de vincos). Vale lembrar que a versão Vibe conta com rodas aro 15 herdada da Dynamique com pintura cinza e lanternas do Stepway.
Na dianteira nenhuma mudança.

Na traseira lanternas escurecidas emprestadas do Stepway.

Logotipo "Vibe" estampado na lateral.

Rodas aro 15 herdadas do Dynamique e pintadas de cinza.
POR DENTRO: O acabamento é honesto, se não é luxuoso e para muitos existe excesso de plástico(isso não é exclusividade dele, afinal o Onix também é assim), ao menos não decepciona e no conta-giros a borda azul ficou legal, aliás todos os detalhes do alto falante e do banco em azul parecendo uma discoteca(o que é coerente com a proposta do Vibe).  Vale lembrar  que o quatro de instrumentos é bem legível e o modelo vem  de série com ABS, Air Bag Duplo(obrigatórios por lei), Alarme, Ar Condicionado automático, CD/Player, Coluna de direção regulável, Direção Eletro-Hidráulica, Vidros/ Travas e Espelhos elétricos  sendo os vidros dianteiros do tipo um toque os outros itens de série são: Maçaneta na cor da carroceria, Maçeneta interna cromada,Roda de Liga-leve aro 15, Adesivo preto na coluna B, Retrovisores na cor preta,Limpador/lavador/Desembaçador do vidro traseiro, sistema CAR que integra o Alarme e trava automática das portas quando está rodando, Faról de Neblina, Sensor de estacionamento e ESM(Energy Smart Management) . já o Gol Comfortline vem com os obrigatórios ABS e Air Bag Duplo, além disso vem com Ar Condicionado, Direção hidráulica, Vidros dianteiros e travas elétricas e e tem como opcionais Computador de Bordo, Espelhos elétricos, Alarme, Rodas aro 15 e Sistema multímidia com GPS todos os opcionais, mas infelizmente os preços não estão disponíveis na VW, no Fox não temos nem itens de série ou opcionais, esperar uma atualização desse site para dizer mais detalhes, o Chevrolet Onix tem de série os obrigatórios ABS, Air Bag Duplo, além disso vem com Ar Condicionado, Alarme, CD/Player e Direção elétrica e vidros elétricos nas portas e o modelo pode vir com o My Link(central multimídia da GM) e aí o preço vai a R$46.990 só que o modelo da GM não tem as rodas aro 15 usadas no Renault,  o Fiat Uno Attractive vem com ABS, Air Bag Duplo obrigatórios por lei, além disso vem com Coluna de direção regulável, Direção Elétrica, Vidros dianteiros e travas elétricas e agora se quiser Alarme, Vidros Traseiros e espelhos elétricos tem que terá que colocar um dos pacotes que inclui ESP, Controle de tração e Hill Holder e aí o preço vai a R$46.689 só que o modelo da Fiat não tem central multímidia e quem faz a função é o Live On que transforma o celular nisso ao baixar um aplicativo no site do fabricante. O Fiat Palio Attractive vem de série com os obrigatórios ABS e Air Bag Duplo, além disso vem com Ar Condicionado, Coluna de direção regulável, Direção hidráulica, Vidros dianteiros e travas  elétricas e aí ele vem como CD/Player, Vidros traseiros e espelhos elétricos como opcionais e eleva o preço a R$46.410 mas não tem central multímidia com o modelo da Renault, o Ford Ka SEL que vem de série com ABS e Air Bag duplo(obrigatórios por lei), Alarme, Ar Condicionado, CD/Player, Coluna de Direção Regulável, Direção elétrica, Vidros, travas e espelhos elétricos e ainda acrescenta sistema Sync, ESP e Controle de tração, ok é mais equipado que o Sandero Vibe, mas é mais caro: R$49.790  o Hyundai HB20 Ocean que custa R$49.755 e vem de série com ABS e Air Bag Duplo obrigatórios por lei, Ar Condicionado, Alarme, CD/Player, Coluna de direção regulável, Vidros/Travas/Espelhos elétricos e o Blue Media que é central multimídia da Hyundai,  tem o mesmo nível de equipamentos, mas é mais caro que o Renault e por último o Nissan March SV que vem com os obrigatórios Air Bag Duplo, ABS e além deles Ar Condicionado, CD/Player, Coluna de direção regulável, Direção elétrica, Vidros/Travas e Espelhos elétricos, só não tem central multimídia e custa R$45.990.O seu porta- malas é de 320 litros é o maior do segmento, o  Volkswagen Gol leva 285 litros, o Volkswagen Fox leva 270 litros, o Chevrolet Onix,Fiat Uno e Palio levam 280 litros, o Ford Ka leva 257 litros , o Hyundai HB20 leva 300 litros e o Nissan March com 265 litros  e com isso a média do segmento fica 281.8(vamos arrendondar para 282 litros) litros é acima da média. O espaço interno na dianteira é muito bom, com espaço para mim o passageiro vai sobrar espaço e com o banco recuado roça, mas não aperta .É melhor que o R.S nesse aspecto por causa dos bancos dianteiros diferentes.
Quadro de instrumentos tem velocímetro com borda azul.

Sistema media nav.

O Porta- malas leva 320 litros é o maior do segmento.

Espaço interno ótimo para ajuste na minha altura.

Recuado, apenas "roça", mas não aperta.
MECANICAMENTE: O câmbio manual de cinco marchas recebeu alterações, ele agora é por cabo e não mais por varão, o que deixou melhor do que era antes, de todos os 1.nada aspirado só o Onix tem câmbio manual de seis marchas, o resto é também cinco marchas. O motor é a grande estrela é o SCe(Smart Control Efficiency ou algo de controle de eficiência inteligente) três cilindros 1.nada 12V da família BR que atende por dois códigos:BR10DE ou B4D na Renault com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, sendo variável na admissão e no escapamento, coletor variável e ainda tem o sistema ESM que tem o alternador inteligente que não aproveita a energia do motor para recarregar e com isso consome menos combustível, bielas forjadas e bomba de óleo automática com essa tecnologia toda ele gera 10.2KGFMa3500RPM e 79CVa6250RPM com gasolina e com álcool vai a 10.5KGFM e 82CV nas mesmas rotações, em comparação ao antigo 1.nada 16V de quatro cilindros da família D que tinha bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada gerava 10.2KGFMa4250RPM e 77CVa6000RPM e com álcool vai  a 10.5KGFM e 80CV. Aumentou 2CV, mas manteve o torque, só que aqui um detalhe: ele chega mais cedo e com isso fica mais esperto fora que a 2500RPM você já tem 90% dele o que dá 9.2KGFM com gasolina e 9.4KGFM com álcool, no antigo motor ficava nos 8KGFM nessa faixa de rotação e aí o Sandero começa a mostrar onde mudou. Gol e Fox tem o três cilindros EA 211 com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada e coletores variáveis e com isso gera 9.7KGFMa3000RPM e 75CVa6000RPM e com álcool vai a 10.4KGFM e 82CV, o Chevrolet Onix ainda faz uso do Família I SPE/4 de quatro cilindros com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada ele gera 9.5KGFMa5200RPM e 78CVa6400RPM e com álcool vai a 9.8KGFM e 80CV nas mesmas rotações, o Fiat Uno estreou na linha 2017 o FireFly GSE também de três cilindros com bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples e variável no cabeçote acionado por corrente metálica e sendo o único três cilindros seis válvulas ele gera 10.4KGFMa3250RPM e 72CVa6000RPM e com álcool vai a 10.9KGFM nas mesmas rotações e 77CVa6250RPM, o Fiat Palio ainda mantém o Fire 1.nada de quatro cilindros com bloco de ferro(sub-bloco de alumínio), comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada e com isso gera 9.5KGFMa4250RPM e 73CVa6250RPM e com álcool vai a 9.9KGFM e 75CV nas mesmas rotações, o Ford Ka tem o 1.0 3C com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por  correia dentada e coletores variáveis e com isso gera 10.2KGFMa3500RPM e 80CVa6500RPM e com álcool vai a 10.7KGFM e 82CV nas mesmas rotações , o Hyundai HB20 tem o três cilindros 1.nada 12V da família Kappa com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis e com isso gera 9.4KGFMa4500RPM e 75CVa6200RPM e com álcool vai a 10.4KGFM e 80CV nas mesmas rotações e o Nissan March com motor três cilindros 1.nada 12V da família HR da Nissan com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis e com isso gera 10KGFMa4000RPM e 77CVa6200RPM nos dois combustíveis nas mesmas rotações. o motor da Renault é dono do segundo maior torque com gasolina e do terceiro maior com álcool só perdendo para o FireFly com gasolina e no álcool perdendo para o FireFly e no Ford Ka e na potência é a segunda com gasolina só perdendo para o Ka e a segunda com álcool também atrás do Ka e empatado com o Gol e Fox, mas tem um detalhe: dá para dizer que o motor da Renault é o mais moderno já que´e novidade mundial, afinal fez sua estreia no Kwid indiano e depois no Dacia Sandero vendido na Europa e logo estará sob o capô de modelos do grupo Renault-Nissan. A sua suspensão utiliza molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira é Independente tipo McPherson e na traseira semi - independente com eixo  de torção, essa receita todos os rivais seguem e os freios são discos ventilados na dianteira e tambores na traseira e isso é receita clássica aplicada aos rivais.
Amortecedor de capô, até hoje o único popular com isso o que é excelente(James May diria Great News!)

O novo motor três cilindros 1.nada 12V gera 79CV com gasolina e 82CV com álcool.
ANDANDO COM ELE: Como fazia tempo que não andava com câmbio manual e até acostumado com a caixa do R.S eu fui ligar e acabei engatando a ré.... acontece e depois fui engatar o ponto morto e ligar, lógico que ele não será o foguete e não tem como ser a caixa de Sandero R.S/Duster Oroch 2.nada 16V, mas em comparação a usada no Logan 1.6 antigo e também no Clio do meu velho já melhorou um bocado os engates, tudo bem que ela é inferior a de seis marchas da própria Renault ou até mesmo na usada na Duster 1.6 16V, mas já deu uma melhora, logo depois vou sair e preciso virar e aí veio a direção eletro-hidráulica atuando muito bem, muitas das melhorias apresentadas no R.S veio para os modelos normais: Direção eletro-hidráulica é um deles. além de ESP e Hill Holder para os modelos Easy-R 1.6 16V, mas voltando ao três cilindros, depois eu resolvo ver como se comporta o torque e vou encarar quarta a 40KM/H em baixas rotações, para quem teve carros equipados com o 1.nada 16V sabia que o motor começa a ficar "chocho" ou reduzir marcha e aumentar giro(acima dos 4000RPM) para poder fazer ele andar melhor, mas aqui não: foi como se fosse algum 1.3, vale lembrar que os comandos de válvulas variável ajudaram e muito aqui e na outra volta resolvi fazer de novo e aí ele parecia "fraquejar" só dei uma leve pisada e ele foi, Fico imaginando como esse motor ficará no Kwid e seu baixo peso, já que o Sandero é um dos 1000 "pesados". Virou um R.S? é claro que não! mas em comparação ao antigo 1.nada 16V já melhorou e muito é tal da mudança discreta, mas muito eficiente. A sua suspensão segue o jeito  de Logan e Sandero normais: dura, mas justa, não foge a regra da maioria dos nossos compactos.
PREÇO E SITUAÇÃO CONTRA OS RIVAIS: A princípio R$47.100 é caro para um 1.nada, mas você olha no lado e....., infelizmente o configurador da VW está em atualização mas creio que infelizmente passe desse preço Gol e Fox equipado os equipamentos do Sandero, o Chevrolet Onix LT custa R$45.590, mas adicionar My Link vai a R$46.990 e sem rodas de liga-leve, o Fiat Uno custa R$42.680 e você pode acionar alguns equipamentos vai a R$46.689 que pese o ESP e o Controle de tração, mas fica devendo Rodas de Liga-leve e Central Multímidia(quem faz a função é o Live On), o Fiat Palio custa R$43.910 e se adicionar CD/Player, Vidros traseiros e espelhos elétricos vai a R$46.410 mas deve Roda de Liga-leve aro 15 e Central Multímidia, o Ford Ka SEL é até mais equipado com o Sandero Vibe, mas custa R$49.790, o Hyundai HB20 Ocean tem o mesmo nível de equipamentos, mas custa mais caro R$49.755 e por último o March SV 1.nada 12V que custa R$45.500 que tem menos equipamentos que o Sandero Vibe. Na tabela do Conpet o consumo com gasolina foi de 14.2KM/L na cidade e 14.1KM/L na rodovia, isso mesmo: melhor na cidade que na rodovia e com álcool ele fez 9.5KM/L na cidade e 9.6KM/L na rodovia, em comparação aos rivais, o Gol fez 12.9KM/L na cidade e 14.5KM/L com gasolina e com álcool fez 8.8KM/L na cidade e 10.3KM/L na rodovia, o Fox fez 12.3KM/L na cidade e 13.5KM/L com gasolina e com álcool fez 8.6KM/L na cidade e 9.3KM/L na rodovia, O Onix fez 12.9KM/L na cidade e 15.3KM/L com gasolina e com álcool fez 8.8KM/L na cidade e 10.5KM/L na rodovia, o Uno fez 13.1KM/L na cidade e 15.1KM/L com gasolina e com álcool fez 9.2KM/L na cidade e 10.4KM/L na rodovia, o Palio fez 10.4KM/L na cidade e 12.7KM/L com gasolina e com álcool fez 7.2KM/L na cidade e 8.7KM/L com gasolina, o Ford Ka fez 13.5KM/L na cidade e 15.7KM/L na rodovia, com álcool fez 9.3KM/L na cidade e 10.7KM/L na rodovia, o Hyundai HB20 fez 12.5KM/L na cidade e 14.1KM/L na rodovia com gasolina e com álcool fez 8.5KM/L na cidade e 9.9KM/L na rodovia e por último o Nissan March fez 12.9KM/L na cidade e 15KM/L com gasolina na rodovia e com álcool fez 8.8KM/L na cidade e 10.4KM/L na rodovia. Dá para ver que o foco da Renault foi o consumo urbano a ponto de ser o mais econômico na cidade e o terceiro mais sedento na rodovia. vale lembrar que a pintura preta faz ele custa R$48.200 assim como Prata Etoile e o Cinza Acier, já com o Branco Glacier custa R$47.500.
   Se você não tem R$47.000 a disposição temos opções mais baratas, mas menos descoladas e exclusivas temos a Expression 1.nada 12V que custa R$44.950, mas perde alguns equipamentos como Roda de Liga-leve e a Authentique que custa R$42.400 que também perde alguns equipamentos.  Isso mostra uma coisa: os três cilindros vieram para ficar e realmente a Renault acertou em cheio adotando o três cilindros 1.nada 12V.  Se eu compraria se tivesse próximo dos R$50.000? se eu fosse um cidadão que colocasse a economia acima de tudo e rodasse na cidade, a minha resposta é sim, fora as outras melhores de brinde, nem precisou de colocar algum aviso externo, afinal mudou onde é necessário mudar, quem tem que usar enfeites é justamente aquele que tem que mostrar a que veio ao mundo: A versão R.S com seu motor F4R 2.nada 16V  e câmbio manual de seis marchas, as versões normais não precisam mostrar que mudaram, basta apenas andar para  ver que mudou. Perfeito nenhum carro é e nunca vai ser, o câmbio deu uma evoluída mas ainda poderia dar uma melhorar(mas já melhorou bastante) e no caso dessa versão específica: você é obrigado a pagar a mais pela cor já que não tem cor sólida. Uma coisa é certa: O outro lado da moeda da linha Sandero já ficou bem melhor, com motor 1000 que responde bem e pacote de equipamentos bem interessante, lembrando que a versão Vibe é comemorativa a chegada do três cilindros.
                                                         FICHA TÉCNICA:
MOTOR: Dianteiro, transversal, três cilindros em linha, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis.
CILINDRADA: 999cm3
DIÂMETRO X CURSO: 71mm x 84.1mm
TAXA DE COMPRESSÃO: 12:1
POTÊNCIA: 79CV/82CVa6250RPM
TORQUE: 10.2/10.5KGFMa3500RPM
CÂMBIO:  Manual de cinco marchas e tração dianteira.
CARROCERIA: Hachtback, quatro portas e cinco lugares
DIMENSÕES: Comprimento 4.06 metros, largura 1.73 metros, altura 1.53 metros e entre - eixos 2.59 metros
PESO: 1011KG
PESO/POTÊNCIA: 12,8KG/CV com gasolina e 12.4KG/CV com álcool
PESO/TORQUE: 99.1KG/KGFM com gasolina e 96.2KG/KGFM com gasolina
VOLUMES:  Porta - malas 320 litros e tanque de combustível 50 litros.
SUSPENSÃO: Molas helicoidais e amortecedores hidráulicos
DIANTEIRA: Independente tipo McPherson
TRASEIRA: Semi-independente com eixo de torção
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira.
DIREÇÃO: Eletro-hidráulica, tipo pinhão e cremalheira
RODAS E PNEUS: Liga-leve aro 15, 185/65/R14
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag Duplo(obrigatórios por lei), Alarme, Ar Condicionado, CD/Player, Coluna de direção regulável, Direção Eletro-hidráulica, Vidros/Travas e Espelhos elétricos, Media Nav com GPS.
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Apenas cores,
PREÇO: R$47.100
GARANTIA: 3 anos ou 100.000KM o que vier primeiro.

AGRADECIMENTOS A GLOBO RENAULT DA PRAIA COMPRIDA, AO GERENTE E AO VENDEDOR PELO TEST-DRIVE REALIZADO.






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