Plataforma C1 da GM: A primeira geração do Corvette e sua vida nos EUA

O COMEÇO DE VIDA DO CARRO QUE HOJE É SINÔNIMO DE ESPORTIVO NORTE-AMERICANO.

Normalmente quando você pensa em esportivo norte-americano e aí você lembra de quem? do Corvette e isso é hoje em dia, afinal o modelo está na sétima geração.
   Voltando no tempo, os americanos viviam um período de prosperidade do pós-guerra, afinal mesmo envolvidos no conflito a guerra acabou não indo para o continente americano(ao menos em combate terrestre). Europa e Japão em reconstrução. Os norte-americanos começaram a trazer grande números de esportivos europeus e inclusive muitos acabaram sendo lançados a pedido deles é o caso do 507 V8 da BMW. A GM decidiu que era hora de criar o seu.
A CHEGADA AO MERCADO: O Corvette chega ao mercado em junho de 1953, ele tinha construção de chassi e carroceria de fibra de vidro(até hoje, mantém a mesma característica e não o mesmo chassi, óbvio), ele mede 4.25 metros de comprimento, 1.77 metros de largura, 1.19 metros de altura e 2.59 metros de entre - eixos, ele era um Roadster, o motor era dianteiro longitudinal e tração era traseira. O câmbio era o automático de duas marchas, isso mesmo: duas marchas chamado de Powerglide pela GM. O motor era o seis cilindros 235 de 3.9 litros chamado de Blue Flame que na verdade era uma versão de alto desempenho da segunda geração do seis cilindros da GM conhecidos aqui no Brasil pelos utilitários 3100, Amazonas, Corsica, C14/15/Série 10 e C1416(Veraneio) ou seja: o primeiro Corvette tem um elo de ligação com a GM brasileira e é o único, o motor com bloco e cabeçote ferro, comando de válvulas no bloco acionado por varetas, 12 válvulas, o seu diâmetro era de 88.9mm e o curso era 95.2mm o que totalizavam 3859cm3, a sua taxa de compressão era de 8:1 e dotado de três carburadores ele gerava 30.8KGFMa2400RPM e 152CVa4200RPM e note que ele tinha comando de válvulas mais bravo. A sua suspensão utilizava amortecedores hidráulicos, na dianteira era Independente por braços duplos triangulares e molas helicoidais e na traseira era eixo rígido com feixe de molas, os freios eram a tambor nas quatro rodas e a direção era setor e rosca sem fim.
O Corvette chega ao mercado com motor seis cilindros de 3.9 litros e 152CV.
De fato os americanos estavam dispostos a combater os europeus, mas as armas eram um pouco tímidas por assim dizer e eis que Zachary Arkus-Duntov manda uma carta dizendo que o movimento de Hot Rod(que na época começa a ficar popular) a GM teria que ter o V8 e perderia a história, em outubro de 1953 na linha 1954 nada muda e em novembro de 1954 na linha 1955 o seis cilindros vai a 157CV e mantém outras características, mas em janeiro de 1955 algo muda: é a estreia do V8 265  Small-Block de 4.3 litos , com bloco e cabeçote de ferro, comando de válvulas no bloco acionado por varetas e corrente metálica, o seu diâmetro era de 95.2mm e o curso era de 76.2mm o que totalizavam 4344cm3, tinha carburador de corpo quadruplo e taxa de compressão de 8:1 e com isso gerava 36KGFMa3000RPM e 198CVa6000RPM e agora sim o Corvette começa a carreira de lenda. Em outubro de 1955 o seis cilindros dá o seu adeus na linha 1956 e três novidades na linha 1956, a primeira é a opção do câmbio manual de três marchas e a segunda é o V8 265 de 4.3 litros agora com comando de válvulas mais bravo e novo carburador de corpo quadruplo passou a gerar 37.3KGFMa3200RPM e 213CVa5200RPM e uma versão desse motor com taxa de compressão de 9,25:1 e com isso ela gera 228CVa5200RPM e o toque de 37.3KGFM chega a 3600RPM e a carroceria Hardtop também chegava ao mercado.
O Corvette entra no V8 começa com 265  de 4.3 litros com 198CV e esse motor depois vai a 213CV e 228CV, que mais tarde era substituído pelo V8 283 de 4.6 litros com 223CV, 248CV e 270CV nos modelos carburados e 250 e 280CV nos modelos de injeção mecânica, mais tarde o V8 283 de 4.6 litros foi a 233CV e o de injeção mecânica foi a 290CV, mais tarde o Ramjet V8 283 vai a 275CV e 319CV. 

O Hardtop chega ao mercado norte-americano com as mesmas opções de motores e os motores os mesmos do roadster e a linha 1962 tanto para o cupê como para o roadster trás o V8 327 de 5.4 litros 
Em outubro de 1956 na linha 1957 é vez do V8 265 de 4.3 litros dá lugar ao V8 283 de 4.3 litros,o seu diâmetro foi aumentado para 98.4mm e o curso foi mantido do 265 o que totalizavam 4638cm3, na primeira configuração carburador de corpo quadruplo e taxa de compressão de 9,5:1 e com isso gerava 41.5KGFMa3000RPM e 223CVa4800RPM, a segunda opção tinha dois carburadores de corpo quadruplo e com isso gerava 248CVa5000RPM e manteve o torque mas agora chegava a 3800RPM, a terceira opção é a Ramjet dotado de injeção mecânica e com isso passou a gerar 42.2KGFMa3800RPM e 254CVa5000RPM , a quarta opção tinha comando de válvulas mais bravos e com isso gerava 39.4KGFMa4200RPM e 274CVa6000RPM e a última opção era Ramjet mais potente com comando de válvulas mais bravo e injeção mecânica e taxa de compressão de 10,5:1 era o único que tinha taxa de compressão maior(o resto fica nos 9,5:1) e com isso gerava 40.2KGFMa4200RPM e 287CVa6200RPM e considerando que era 283HP a GM americana dizia que tinha relação cilindrada/polegadas de 1 para 1, mas naquela época a potência era em valores brutos e aproveitava para fazer o Marketing.
  Em outubro de 1957 na linha 1958 era vez do V8 283 de 4.6 litros de "entrada" passar a ter 233CV e o V8 283 Ramjet de 287CV aumenta a potência 294CV e mantém o torque, junto com a mudança chega as opções de diferencial mais curto. Em outubro de 1958 na linha 1959 nada de alterações, em outubro de 1959 na linha 1960 os modelos de injeção mecânica passam a ter mais potência, o modelo de 254CV ganha taxa de compressão de 11:1 e com isso passou a gerar 42.4KGFMa4400RPM e 279CVa5200RPM e o modelo de 294CV agora passou a gerar 40.8KGFMa4700RPM e 319CVa6200RPM dá para dizer que em 5 anos o Corvette mais que dobrou a potência! Em outubro de 1960 na linha 1961 nada muda. Em outubro de 1961 na linha 1962 o V8 283 dá lugar ao V8 327 de 5.4 litros, de mesma concepção dos outros V8, o seu diâmetro é de 101.6mm e o curso é de 82.5mm o que totalizavam 5344cm3, a sua taxa de compressão era de 10,5:1 e com carburador de corpo quadruplo gera 48.4KGFMa2800RPM e 254CVa4400RPM, a segunda opção era esse V8 mas com comando de válvulas mais bravo e com isso gerava 49.8KGFMa3200RPM e 304CVa5000RPM, a terceira opção é a Ramjet V8 327 que dotado de injeção mecânica e taxa de compressão de 11,2:1 ele gerava 47.5KGFMa4000RPM e 345CVa6000RPM e a última opção é o V8 327 Ramjet que gerava 48.6KGFMa4000RPM e 365CVa6200RPM e o curioso que ele nessa geração sempre teve freios á tambor nas quatro rodas,  era difícil segurar o carro naqueles tempos.

O Corvette se tornou uma lenda, começou a carreira patinando no seis cilindros parente do usado nos nossos utilitários: o 262, mas Zora o salvou com o V8 Small-Block que além do próprio carro, o motor se torno uma lenda que até hoje mantém o comando de válvulas no bloco, mas recebeu bloco de alumínio,  injeção direta e outras modernidades. 


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