Plataforma N da Toyota: Os sedãs de luxo da marca japonesa e da Lexus.

O LUXO DA TOYOTA E LEXUS ESTEVE PRESENTE POR DIVERSAS GERAÇÕES.

Essa plataforma fez sua estréia no Toyota Excelsior que é o Lexus LS 400, lembrando que a Toyota resolveu lançar a Lexus apenas em 2006 no Japão. de qualquer forma teremos uma matéria histórica bem longa e que não terminará hoje e confesso não saber quando vou terminar, mas que vou terminar vou. Será separada por duas partes: Toyota e Lexus.
NA TOYOTA o uso dela já tinha começa com Excelsior, mas como é o Lexus LS 400 vou deixar de lado e em outubro de 1995 na linha 1996 chegava o Crown que pela primeira vez usava monobloco em vez de chassi e além disso chegava dois derivados juntos: o Crown Majesta que era a versão de luxo e o Comfort que era o modelo encurtado e continua a ser feito até hoje, vamos focar no Crown, ele mede 4.69 metros de comprimento no modelo curto e 4.78 metros no modelo longo, 1.69 metros de largura e 1.76 metros no modelo longo, já altura era de 1.46 metros e o entre - eixos era de 2.78 metros era iguais para ambos, o curioso é o Cronw de mais de 20 anos atrás tem as dimensões de um Corolla de hoje. ele vem com duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automático de quatro marchas, já nos motores ele oferecia três opções, a primeira opção era o seis cilindros em linha de 2.5 litros e 24 válvulas da família JZ que é a mesma do Supra, com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada e com isso gerava 25.6KGFMa4000RPM e 200CVa6000RPM, a segunda opção de motor era o seis cilindros em linha de 3 litros e 24 válvulas de mesma concepção e família do 2.5, o que muda é ganhava comando de válvulas variável e coletor variável(VVT-i) e com isso gerava 30.4KGFMa4800RPM e 230CVa6000RPM e a última opção era o 2.4 Turbo Diesel da família L com bloco e cabeçote de ferro, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada e turbo, o seu diâmetro x curso são iguais: 92mm x 92mm o que totalizavam 2446cm3, a sua taxa de compressão era de 20:1 e com isso gerava 19.2KGFMa2200RPM e 91CVa4400RPM, como curiosidade o motor á diesel é da mesma família das nossas primeiras Hilux e sobre o diâmetro curso do seis cilindros de 3 litros á gasolina vamos lá: diâmetro x curso são iguais: 86mm para cada lado, a  taxa de compressão é de 10:1. A sua suspensão é independente nas quatro rodas sendo braços duplos triangulares na dianteira e Multlink na traseira, os freios são discos ventilados nas quatro rodas e a direção é do tipo pinhão e cremalheira. Além do Crown, tinha a versão de luxo Cronw Majesta  que era basicamente a versão de luxo do Crown, apenas câmbio automático de quatro marchas, nas dimensões ele era apenas 2cm mais comprido que o modelo longo e só, nos motores na entrada ele tinha o VVT-i seis cilindros de  3 litros, 24 válvulas do Crown e no topo de linha o V8 VVT-i de 4 litros, 32 válvulas da família UZ com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada e coletores variáveis, o seu diâmetro é de 87.5mm e o curso é de 82.5mm o que totalizavam 3969cm3, a sua taxa de compressão é de 10:1 e com isso gerava ótimos:41.5KGFMa4100RPM e 280CVa6000RPM. No andar de baixo é lançado o Comfort que mantinha o entre - eixos do Cronw, mas era menor: 4.59 metros de comprimento na versão curta e 4.69 metros na versão longa, 1.52 metros de altura e a largura era a mesma do modelo curto, ele vinha com duas opções do seis cilindros em linha da família G ambas de 2 litros, o diâmetro x curso ainda não temos aqui, mas creio ser bem curto e com isso na versão comum gerava 16.5KGFMa5200RPM e 140CVa6200RPM e a versão que tinha GLP(equivalente ao nosso GNV) gerava 15.5KGFMa2400RPM e 110CVa5600RPM. Lembrando que suspensão, freios e direção não mudavam para os modelos e curiosamente o seis cilindros de 2 litros á gasolina foi usada para mercados externos no Crown normal, assim como o seis cilindros de 2 litros por GLP e o seis cilindros de 3 litros. O motor era dianteiro e a tração é traseira, mas existia a opção da tração integral também.
O Crown chegava ao mercado agora com estrutura monobloco e os motores eram o seis cilindros de 2.5 litros com 200CV e de 3 litros com 230CV ambos com 24 válvulas, existia também o 2.4 Turbo Diesel de 90CV.

O luxuoso Crown Majesta com motor seis cilindros do Crown "comum" e o V8 de 4 litros e 32 válvulas com 280CV.

O Comfort com motores seis cilindros de 2 litros com 140CV e 2 litros com GLP com 110CV  e mais tarde ele passa a ser equipado com quatro cilindros 2.nada 16V de 114CV.
Em outubro de 1996 na linha 1997 nada muda, em maio de 1998 já antecipando a linha 1999 era vez do Progress, ele tinha um visual diferente para não dizer outra coisas, ele media 4.50 metros de comprimento, 1.70 metros de largura, já altura é a mesma do Crown normal e o entre - eixos também, já os motores seis cilindros 2.5 e 3 litros ambos com 24 válvulas da familia JZ eram os mesmos que já citamos no Crown.
O Progress com os mesmos motores seis cilindros de 2.5 litros e 3 litros que mais tarde ganhavam injeção direta.
Em outubro de 1998 na linha 1999 nada muda, em setembro de 1999 na linha 2000 era hora...
DA NOVA GERAÇÃO DO CROWN   ele teve o desing reformulado, manteve todas as medidas com exceção da altura que foi para 1.46 metros,  já o Majesta agora media 4.90 metros de comprimento e 2.80 metros de entre- eixos , o resto das dimensões eram iguais ao Crown "convencional" e o Crown Comfort se mantinha inalterado(e até hoje se mantém no visual inalterado), nos motores tudo inalterado tanto para os seis cilindros em linha quanto para o V8 do Majesta, mas estreou uma novidade: o seis cilindros de 2.5 litros da família JZ e 24 válvulas dotado de turbo e intercooler, a taxa de compressão caia para 8:1 e agora ele gerava 38.6KGFMa2400RPM e 280CVa6200RPM e junto com ela chegava a perua.
A nova geração do Crown dá as caras, nos motores os seis cilindros 2.5 e 3 litros ambos 24 válvulas mantidos e estreava o seis cilindros 2.5 24 válvulas turbo com 280CV e mais tarde ele ganhava injeção direta.

O Crown Majesta  chegava ao mercado com o seis cilindros de 3 litros e 24 válvulas mantido e estreava o V8 de 4 litros e 32 válvulas com 280CV.
Pela primeira vez o Crown ganha a opção da carroceria perua.


Em março de 2000 é vez do Mark II em sua última geração, ele mantinha o entre - eixos do Crown, mas media 4.73 metros de comprimento, 1.76 metros de largura e 1.46 metros de altura, nas opções de câmbio continuava: manual de cinco marchas ou automático de marchas, além dos seis cilindros 2.5 litros e 24 válvulas aspirado e turbo e o seis cilindros de 3 litros e 24 válvulas ele fazia a estréia da injeção direta no motor seis cilindros 2.5 litros e 24 válvulas e com isso a taxa de compressão subia para 11:1 e com isso gerava 25.5KGFMa4800RPM e 200CVa6400RPM e o seis cilindros em linha de 3 litros e 24 válvulas com injeção direta passou a gerar 30KGFMa4800RPM e 220CVa6400RPM.
O Mark II  de última geração chegava ao mercado e além dos seis cilindros de 2.5 litros e 3 litros, seis cilindros de 2.5 litros turbo todos já citados no Crown, estreava o seis cilindros de 2.5 litros e 3 litros com injeção direta com 200CV no primeiro e 220CV no segundo e esse motor passaria ao Crown.
Em outubro de 2000 na linha 2001 a Toyota resolve lançar um carro retrô para o público japonês é o Origin com visual que lembrava a primeira geração do Crown lá nos anos 1950, ele media 4.56 metros de comprimento, 1.74 metros de largura, 1.45 metros de altura e o mesmo entre - eixos do Crown, apenas câmbio automático de quatro marchas e o motor seis cilindros em linha de 3 litros e 24 válvulas da família JZ já herdado no Crown, aliás a família JZ ficou famosa pelo uso no Toyota Supra. Além disso a linha 2001 trouxe injeção direta para o Crown, tanto para motor 2.5 para o 3 litros ambos seis cilindros, mas curisioamente o Majesta não teve isso.
O Origin chega ao mercado para lembrar a primeira geração do Crown e motor seis cilindros de 3 litros.
Em maio de 2001 a Toyota resolveu lançar o Brevis, que mantinha o entre - eixos do Crown, no comprimento ele media 4.55 metros de comprimento, 1.72 metros de largura e 1.46 metros de altura, duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automático de quatro marchas e os motores seguiam a linha do Mark II: seis cilindros de 2.5 litros e 3 litros ambos com 24 válvulas com opções de injeção convencional ou direta e você está perguntando o Toyota Crown Confort?  não mudou nada e na mesma época chegava também o Verossa que tinha apenas câmbio automático de quatro marchas e os motores os seis cilindros de 2 litros da família G que foi herdado do Crown Comfort, o seis cilindros de 2.5 litros e 24 válvulas com injeção direta e a versão turbo desse motor com injeção convencional.
O Brevis com motores seis cilindros de 2.5 litros ou 3 litros com injeção convencional ou direta.
O Verossa chega ao mercado com motores seis cilindros de 2 litros e 24 válvulas com 160CV, 2.5 litros de injeção direta e 24 válvulas e 2.5 litros, 24 válvulas biturbo já citado no Crown.

Em outubro de 2001 na linha 2002 mais novidades: o Origin dá o seu adeus, o Progress ganha a opção dos motores seis cilindros de 2.5 litros ou 3 litros com injeção direta, além dos injeção convencional. Em janeiro de 2002 chegava a perua Mark II Blit, que tinha as mesmas opções e câmbio do Mark II sedã e nas dimensões ela tinha 4.77 metros de comprimento e 1.48 metros de altura.
A Perua Mark II Bilt chegava ao mercado japonês.
Em outubro de 2002 na linha 2003 nada mudava nos modelos Toyota com essa plataforma. Em outubro de 2003....
A CHEGADA DA NOVA GERAÇÃO DO CROWN  ele chega bem maior, mede 4.84 metros de comprimento, 1.78 metros de largura, 1.47 metros de altura e 2.85 metros de entre - eixos, agora ele passa a ter apenas câmbio automático: de cinco ou de seis marchas, nos motores os seis cilindros em linha da família JZ dão lugar ao V6 da família GR, o VVT-i de 2.5 litros e 24 válvulas com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis e injeção direta, o seu diâmetro é de 83mm e o curso é de 77mm o que totalizavam 2499cm3 e sua taxa de compressão é de 12:1 e com isso gerava 26.5KGFMa3800RPM e 215CVa6400RPM, a segunda opção é o V6 de 3 litros e 24 válvulas da mesma família e também dotado de injeção direta, o seu diâmetro aumentava para 87.5mm e o curso para 83mm o que totalizavam 2994cm3, a sua taxa de compressão era de 12:1 e com isso gerava 32KGFMa3600RPM e 256CVa6200RPM e por último o V6 de 3.5 litros e 24 válvulas, o diâmetro crescia para 94mm e o curso era igual ao V6 de 3 litros, o sistema VVT-i também se fazia presente e a injeção direta também, a cilindrada total era de 3456cm3, a sua taxa de compressão era de 12:1 e com isso gerava ótimos:38.4KGFMa4800RPM e 315CVa6400RPM se está perguntando "É o motor do Camry com injeção direta?" Sim, ele mesmo. Suspensão, freios e direção não mudavam, o Majesta se manteria na geração anterior por mais um ano.
O Crown chegava ao mercado todo renovado e agora com motores V6 de 2.5 litros com 215CV, V6 de 3 litros com 256CV e V6 de 3.5 litros com 315CV todos com VVT-i, 24 válvulas e injeção direta.
Lembrando que o câmbio automático de cinco marchas estava atrelado ao motor 2.5, enquanto o seis marchas estava atrelado ao V6 de 3 e 3.5 litros. Em julho de 2004 na linha 2005 chegava a versão de luxo Majesta agora renovada, ele mantinha todas as dimensões do Crown com exceção clara do comprimento que agora era de 4.97metros de comprimento, apenas câmbio automático de seis marchas e nos motores o V6 de 3 litros e 24 válvulas da família GR fazia a função de entrada e estreava o V8 VVT-i de 4.3 litros e 32 válvulas da família UZ, da mesma concepção do V8 de 4 litros já está desde o início dessa geração do Crown Majesta, o seu diâmetro cresceu para 91mm e o curso foi mantido o que totalizavam 4292cm3 e sua taxa de compressão é de 9:1 e com isso gerava 44.8KGFMa3400RPM e 280CVa6000RPM.
O Crown Majesta chega renovado com motores V6 de 3 litros e 24 válvulas e o V8 de 4.3 litros e 32 válvulas com 280CV.
Para os modelos Verossa, Crown Comfort, Brevis, Progress , Mark II Bilt e Crown Estate nada mudava, em outubro de 2004 é vez do Mark II dar lugar ao Mark X, ele media 4.73 metros de comprimento, 1.77 metros de largura, 1.43 metros de altura e o entre - eixos do Crown foi mantido, câmbio automático de cinco marchas para os modelos de tração integral e seis marchas para os modelos de tração traseira, os motores V6 de 2.5 litros e 3 litros com injeção direta são os mesmo do Crown, para mercado asiáticos foi exportados modelos sem injeção direta o V6 de 2.5 litros e 24 válvulas VVT-i agora com taxa de compressão de 10:1 gerava 27.4KGFMa4400RPM e 197CVa6400RPM e o V6 de 3 litros e 24 válvulas VVT-i agora com taxa de compressão de 10,5:1 gerava 30.6KGFMa4400RPM e 231CVa6400RPM esse modelo também foi fabricado na China com Toyota Reiz.
O Mark X chegava ao mercado com o V6 de 2.5 litros e 3 litros de injeção direta herdado do Crown, para o mercado chines onde se chama Reiz os motores tem injeção convencional e mais tarde o V6 de 3.5 litros de compressor volumétrico e 355CV.
Em outubro de 2005 na linha 2006 era vez do Crown Comfort mudar, a Toyota passou a chamar ele apenas de Comfort, qualquer semelhança entre o Corsa Classic e Classic na GMB é mera coincidência, mas a grande mudança foi no motor: o seis cilindros da família G agora dá lugar ao quatro cilindros é o 2.nada 16V da família TR com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis(VVT-i) ele tem diâmetro x curso iguais(86mm para cada um) o que totalizavam 1998cm3 e a reboque tem o GLP equivalente ao GNV no Brasil e com isso gera 13.9KGFMa3600RPM e 114CVa4800RPM e para o resto dos modelos continua sem alterações. Em outubro de 2006 na linha 2007 nada muda, Em outubro 2007 os modelos Progress, Brevis, Verossa, Mark II Bilt e a Crown Station Wagon (que estava ainda na geração antiga) davam o seu adeus e aí....
A PRÓXIMA GERAÇÃO DO CROWN CHEGAVA AO MERCADO  Ele media 4.91 metros de comprimento, 1.85 metros de largura, 1.47 metros de altura e o entre - eixos era mantido, o câmbio automático de cinco marchas dava lugar ao de seis marchas e estreava o de oito marchas, nos motores o V6 de 2.5 litros e 24 válvulas da família GR era mantido, assim com o V6 de 3 litros e 24 válvulas da família GR ambos de injeção direta, estreava duas novidades: o V6 de 3.5 litros e 24 válvulas híbrido de ciclo Atinkson e com isso gerava 292CV(Infelizmente não tenho o torque dele) e estreava para o Crown "Normal" o V8 de 4.6 litros e 32 válvulas da família UR com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis(VVT-i) e injeção direta, o seu diâmetro é de 94mm e o curso é de 83mm o que totalizavam 4608cm3, a sua taxa de compressão é de 11:1 e com isso gerava ótimos:51KGFMa4100RPM e 390CVa6400RPM. Suspensão, freios e direção não mudavam e para o V8 o câmbio era automático de quatro marchas e o Mark X ganhava a versão Superchager, o motor V6 de 3.5 litros e 24 válvulas dotado de injeção direta ganhava compressor volumétrico, a sua taxa de compressão é de 10:1 e com isso gerava 42KGFMa3200RPM e 355CVa6400RPM. O Majesta seguiria sem alterações por mais algum tempo.
O Crown chegava renovado ao mercado , nos motores o V6 de 2.5 litros e 3 litros eram mantidos, o V6 de 3.5 litros apenas á gasolina dava adeus.

O Híbrido chegava ao mercado com motor V6 de 3.5 litros e 24 válvulas e híbrido de 292CV.
Em maio de 2009 era vez do Crown Majesta chegar ao mercado, ele media 5.16 metros de comprimento, 1.91 metros de largura, 1.52 metros de altura e 3.22 metros de entre - eixos, o câmbio era automático de seis marchas para o modelo de tração integral e o automático de oito marchas para o tração apenas traseira, nos motores a tração integral era o antigo V8 de 4.3 litros e 32 válvulas da família UZ e o V8 de 4.6 litros e 32 válvulas de injeção direta já citado no Crown para o modelo de tração traseira.
O Crown Majesta também é reformulado e o motor V8 de 4.3 litros e 32 válvulas era mantido para o modelo de tração integral e estreava o V8 de 4.6 litros e 32 válvulas para o modelo de tração traseira.
Em outubro de 2009 na linha 2010 era vez da segunda geração do Mark X, ele manteve o entre - eixos, a largura foi para 1.79 metros, a altura foi para 1.43 metros e o entre - eixos foi mantido, apenas câmbio automático de seis marchas e o motores V6 de 2.5 litros e 3 litros ambos 24 válvulas e da família GR e dotado de injeção direta mantidos e o V6 de 3.5 litros e 24 válvulas, dotado de compressor volumétrico(Supercharger) e injeção direta era mantido, mas agora ele gerava 50.8KGFMa3200RPM e 360CVa6400RPM. Para o mercado chinês onde é o Reiz ele mantinha os V6 de 2.5 litros e 3 litros de injeção multiponto convencional.
A segunda geração do Mark X chegava ao mercado com motores V6 de 2.5 litros e 3 litros ambos 24 válvulas e com injeção direta no mercado japonês, o V6 de 3.5 litros, 24 válvulas e compressor volumétrico foi a 360CV.
Em outubro de 2010 na linha 2011 nada muda, em outubro de 2011 na linha 2012 foi a vez do facelift do Mark X com nova grade dianteira, faróis, para - choques e lanternas e não tinha mudanças mecânicas.
O Mark X ganhava o facelift e os motores eram mantidos.
EM DEZEMBRO DE 2012 CHEGAVA A NOVA GERAÇÃO DO CROWN,  ele media 4.88 metros de comprimento, 1.88 metros de largura, 1.49 metros de altura e 2.86 metros de entre - eixos, os câmbios automático de seis ou oito marchas foram mantidos, o V8 dava o seu adeus, na entrada o V6 de 2.5 litros e 24 válvulas da família GR continuava, o V6 de 3.5 litros e 24 válvulas apenas á gasolina voltava  ao modelo e com  injeção direta e e ele ganhava a opção do motor híbrido é o 2.5 16V VVT-i da família AR, o seu diâmetro era de 90mm e o curso era de 98mm o que totalizavam 2494cm3, e convertido ao ciclo atinkson a sua taxa de compressão era de 12:1 e com isso gerava 153CV e essa atrelada ao câmbio de seis marchas, ao passo que o 3.5 V6 de 24 válvulas vinha com oito marchas.
O Crown chegava ao mercado com motores V6 de 2.5 litros e 3.5 litros(que retornava ao modelo) ambos 24 válvulas e estreava o 2.5 16V Híbrido de 153CV.
Para os modelos Crown Majesta, Mark X e Crown Comfort nada mudava, em dezembro de 2013 era vez do Majesta ser renovado, ele media 4.97 metros de comprimento, 1.80 metros de largura, 1.46 metros de altura e 2.92 metros de entre - eixos, o motor V8 dava adeus, assim com o câmbio automático de seis ou oito marchas, agora era apenas câmbio CVT e duas opções de motores híbridos: o  2.5 16V da família AR já citado no Crown e o V6 de 3.5 litros e 24 válvulas híbrido com 338CV. Suspensão e freios não mudavam já Mark X e Crown Comfort não mudavam.
O Crown Majesta agora tem duas opções de motores híbrido: 2.5 16V e o V6 de 3.5 litros e 24 válvulas.
Em outubro de 2014 na linha 2015 nada muda, em outubro de 2015 na linha 2016 o Mark X recebe um pequeno facelift, o Crown ganha como opção intermediária o 2.nada 16V Turbo de quatro cilindros da família AR com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta e com isso gera 35.7KGFMa1650RPM e vai  até 4000RPM e 238CVa4800RPM e vai até 5600RPM. e essas foram as últimas mudanças é bem provável que na próximas gerações migrem para a N de segunda geração e aí é outra história.
A CHEGADA DA MARCA LEXUS E DOS MODELOS NOS ESTADOS UNIDOS se dá em outubro de 1989 na linha 1990 com a decisão de brigar com Mercedes-Benz  e BMW, a Toyota norte-americana cria uma marca de luxo com apoio da matriz japonesa(embora a própria só lance modelos Lexus em 2006), mas os modelos da Lexus foram rebatizados como Toyota e o primeiro Lexus foi o LS 400, o sedã media 5.00 metros de comprimento, 1.82 metros de largura, 1.40 metros de altura e 2.81 metros de entre - eixos, o câmbio é o automático de quatro marchas e o motor é o V8 de 4 litros e 32 válvulas da família UZ o mesmo do Crown, mas o modelo "norte-americano" gerava 41.5KGFMa4000RPM e 294CVa6000RPM e no Japão ele foi vendido como Toyota Celsior, suspensão, freios e direção são os mesmos já citados no Cronw e ele teve a honra de estrear a nova plataforma N da Toyota.
O Lexus LS 400 chegava ao mercado com motor V8 de 4 litros com 294CV, no Japão ele tinha 280CV.
Vale lembrar que o Celsior japonês tinha 280CV por causa do "acordo de 280CV". Em outubro de 1990 na linha 1991 nada muda, em outubro de 1991 na linha 1992 chegava uma pequena alteração na grade do LS 400 e estreava o GS 300 que no japão se chamava Aristo no Japão, ele media 4.95 metros de comprimento, 1.79 metros de largura, 1.40 metros de altura e 2.78 metros de entre - eixos, o câmbio é automático de quatro marchas e três opções de motores, a primeira opção era o seis cilindros de 3 litros da família JZ e esse 24 válvulas e comando de válvulas variável e com isso gerava 30.4KGFMa4800RPM e 230CVa6000RPM, a segunda opção era o seis cilindros de 3 litros, 24 válvulas, turbo da família JZ e com isso gerava 38.6KGFMa2400RPM e 280CVa6200RPM e exclusivo para o mercado japonês dotado de tração integral veio o V8 de 4 litros da família UZ só que estrangulado para 250CVa5500RPM e mantendo o torque de 41.5KGFM. 
O GS 300 chega ao mercado norte-americano com motores seis cilindros de 3 litros aspirado com 230CV e turbo com 280CV,  para o mercado japonês onde se chamava Aristo ganha o V8 de 4.3 litros e 32 válvulas com 250CV, mas dotado de tração integral.
Em outubro de 1992 na linha 1993 nada muda, em outubro de 1993 na linha 1994 nada muda e em outubro de 1994 na linha 1995.....
CHEGAVA A SEGUNDA GERAÇÃO DO LEXUS LS  ele agora media 5  metros de comprimento, 1.83 metros de largura, 1.42 metros de altura e 2.85 metros de entre - eixos,  o câmbio era apenas o automático de quatro marchas e o motor V8 de 4 litros e 32 válvulas da família UZ foi mantido sem alterações.
O Lexus LS chega a segunda geração e maior em todas as dimensões, mas o V8 de 4 litros e 32 válvulas foi mantido.
Em outubro de 1995 na linha 1996 nada muda, em agosto de 1997 na linha 1998 chegava o GS 300/400 ou Toyota Aristo no Japão, ele mede 4.81 metros de comprimento, 1.81 metros de largura, 1.42 metros de altura e 2.80 metros de entre - eixos , o câmbio era automático de quatro marchas, nos motores o seis cilindros em  linha de 3 litros e 24 válvulas da família JZ passou a gerar 33.1KGFMa4800RPM e 228CVa6400RPM e para os norte-americanos eles ganhavam o V8 de 4 litros e 32 válvulas da família UZ, mas agora gerava 42.8KGFMa4000RPM e 300CVa6000RPM na mesma época o LS 400 ganha o motor V8 mais potente do GS 400, facelift com nova dianteira e traseira e câmbio automático de cinco marchas no lugar do quatro marchas. Para o Japão o Aristo além do motor seis cilindros aspirado e V8, ele ganha o seis cilindros de 3 litros, 24 válvulas, biturbo da família JZ com VVT-i e com isso passou a gerar 46KGFMa4800RPM e 280CVa5600RPM é o mesmo do Supra.
O GS 300/400 chegava ao mercado nos motores o seis cilindros de 3 litros e 24 válvulas passava a 227CV e o V8 de 4 litros e 32 válvulas vai a 300CV, para o mercado japonês havia opção do seis cilindros de 2.5 litros,  24 válvulas, biturbo.

O LS 400 ganhou facelift e o V8 de 4 litros também foi a 300CV.
Em outubro de 1998 na linha 1999 a Lexus lança o IS que é um modelo menor e no Japão o chama de Altezza, ele vinha nas carrocerias sedã e perua, o sedã media 4.40 metros de largura, a perua media 4.41metros e na altura o sedã media 1.41 metros e a perua 1.44metros e o resto das dimensões eram iguais: largura de 1.72 metros e entre - eixos de 2.67 metros, no Japão a perua era chamada de Altezza Gita e no resto do mundo de Lexus IS Sport Cross,  três opções de câmbio: manual de cinco marchas, manual de seis marchas(exclusivo do RS 200) e automático de quatro marchas, nos motores eram três opções a oferta começava pelo IS 200 com o seis cilindros de 2 litros e 24 válvulas da família G, da mesma concepção do usado Crown Comfort, mas com uma novidade: o comando de válvulas e coletores variáveis adicionados e com isso foi a 20.4KGFMa4400RPM e 160CVa6200RPM, a segunda opção era o quatro cilindros 2.nada 16V da família S com alterações em comando de válvulas, coletores e outra alterações, com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada, coletores variáveis e com isso passou a gerar 22KGFMa6400RPM e 210CVa7600RPM e por último o seis cilindros de 3 litros e 24 válvulas da família JZ de 33.1KGFMa4800RPM e 228CVa6000RPM usados no GS 300.
O Lexus IS200/300 e o RS 200 chegavam ao mercado os motores eram o seis cilindros de 2 litros e 24 válvulas com 160CV e o seis cilindros de 3 litros e 24 válvulas com 228CV e o RS 200 veio com o 2.nada 16V de 210CV.

A IS200 Sportcross com os mesmos motores seis cilindros do IS sedã.
Em outubro de 1999 na linha 2000 nada muda nos modelos e em....
AGOSTO DE 2000 NA LINHA 2001 CHEGAVA A TERCEIRA GERAÇÃO DO LS, ele media 5 metros de comprimento, 1.82 metros de largura, 1.49 metros de altura e 2.93 metros de entre - eixos, o câmbio era automático de cinco marchas, já o motor V8 continuava da família UZ, mas agora era o de 4.3 litros usado no Aristo japonês só que agora com 44.2KGFMa4000RPM e 300CVa6000RPM.
A nova geração do Lexus LS chegava ao mercado agora era LS 430 com motor V8 de 4.3 litros com 300CV.
Em outubro de 2000 na linha 2001 para o GS chegava o câmbio automático de cinco marchas e o motor V8 de 4.3 litros e 32 válvulas, agora ele se chamava GS 430, em outubro de 2001 na linha 2002 chegava o novo SC que chegava na versão 430 e o motor V8 de 4.3 litros e 32 válvulas herdado de outros Lexus e no Japão se chamava Soarer, câmbio automático de cinco marchas, ele media 4.52metros de comprimento,1.83 metros de largura, 1.45 metros de altura e 2.62metros de entre - eixos.
O SC 430 chegava ao mercado com motor V8 de 4.3 litros, 32 válvulas  e 300CV.

Em outubro de 2002 na linha 2003 o IS ganhava o câmbio automático de cinco marchas e o LS ganhava o automático de seis marchas, em outubro de 2003 na linha 2004 nada muda, em outubro de 2004 a linha 2005 nada muda no IS e no LS, mas chegava uma novidade quatro meses mais tarde:
A TERCEIRA GERAÇÃO DO GS, ele agora aderia as linhas da Lexus, ele media 4,83 metros de comprimento, 1.82 metros de largura, 1.42 metros de altura e 2.85 metros de entre - eixos, o câmbio era automático de seis marchas, nos motores a oferta começava pelo V6 de 3.5 litros e 24 válvulas da família GR que gera 38.4KGFMa4800RPM e 315CVa6000RPM e já com injeção direta e o V8 de 4.3 litros e 32 válvulas era mantido, mas sem alterações e situação ficava curiosa: o V6 era mais potente que o V8, depois eu cito as opções do mercado japonês e ele chegou em janeiro de 2005 já como linha 2005.
O Lexus GS chega ao mercado com motores V6 de 3.5 litros e 24 válvulas com 315CV e o V8 de 4.3 litros com 300CV eram o GS 350 e o GS 430, mas tarde o V6 de 3 litros e 24 válvulas com 231CV chega ao Oriente Médio.
Em outubro de 2005 na linha 2006 nada mudava no GS e chegava o novo IS, sendo que no mercado norte-americano nas versões IS 250 e IS 350, nos motores o V6 de 2.5 litros e 24 válvulas com 26.5KGFMa3800RPM e 215CVa6400RPM e o V6 de 3.5 litros e 24 válvulas já citado no GS 350 e ambos da família GR. Suspensão, freios e direção continuam sem alterações no esquema tático e na mesma época o SC ganhava o facelift e câmbio automático de seis marchas.
O IS chegava ao mercado norte-americano com motores V6 de 2.5 litros com 215CV e o V6 de 3.5 litros e 24 válvulas já citado no GS, mais tarde chegava o V6 de 3  litros e 24 válvulas com 231CV e o 2.2 16V Turbo Diesel de 150CV.
O SC chegava com facelift e motor V8 de 4.3 litros era mantido.


EM JANEIRO DE 2006 CHEGAVA A QUARTA GERAÇÃO DO LEXUS LS e junto com ela, a chegada da marca ao Japão e agora modelos que antes eram Celsior, Aristo e Altezza, passam a ter o nome original da Lexus e o GS tinha os mesmos motores do modelo norte-americano no Japão, para Oriente Médio era vendido o V6 de 3 litros e 24 válvulas de injeção multiponto comum e com isso gerava 30.6KGFMa4400RPM e 231CVa6200RPM, o IS ganhava a versão 300 com o mesmo V6 de 3 litros da família GR exportado para Oriente médio e para o mercado europeu chegava o IS 220 d com motor da família AD com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção common-rail, o seu diâmetro era de 86mm e o curso era de 96mm o que totalizavam 2231cm3, a sua taxa de compressão era de 15,7:1 e com isso gerava 34.7KGFMa2000RPM e vai até 2800RPM e 150CVa4000RPM e como curiosidade é o mesmo motor que equipou o Corolla turbo diesel fabricado no Brasil e vendido na terra do tango. Na mesma época chegava a nova geração do LS que agora é LS 460 que tem as versões "curta" e longa, sendo essa última chamada de L, ele mede 5.03 metros de comprimento, 1.87 metros de largura, 1.47 metros de altura e 2.97 metros de entre - eixos,  já o modelo longo mede 5.15metros de comprimento e 3.09 metros de entre - eixos, o resto das dimensões se manteve igual, o câmbio é automático de oito marchas e estreava o novo motor VVT-i V8 de 4.6 litros e 32 válvulas da família UR com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis e com isso gerava 51KGFMa4000RPM e 390CVa6400RPM é o mesmo do Crown Majesta japonês e para os mercados do Oriente médio chegava a versão sem injeção direta desse motor com 47KGFMa4100RPM e 350CVa6400RPM. Suspensão, freios e direção não mudavam.
O LS 460 chegava ao mercado com motor V8 de 4.6 litros e 32 válvulas com 390CV , para os mercados do oriente médio sem injeção direta e 350CV.
Em outubro de 2006 para a linha 2007 do IS nada muda, para o GS chegava o híbrido que vinha com o motor V6 de 3.5 litros e 24 válvulas da família GR e mais o motor elétrico é o GS 450 H e com isso ele gerava 292CV(infelizmente não tenho torque e rotação dele). Em outubro de 2007 na linha 2008 chegava o esportivo IS-F, por fora rodas maiores, aerofólio, logotipo F, aerofólio, suspensão rebaixada, mas tudo isso seria nada sem mudanças mecânicas: o câmbio automático de seis marchas dá lugar ao de oito marchas emprestado do LS e o motor V8 de 5 litros e  32 válvulas de injeção direta da família UR com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis e injeção direta, o seu diâmetro é de 94mm e o curso é de 89.5mm o que totalizavam 4969cm3, a sua taxa de compressão é de 11,8:1 e com isso gera 51.5KGFMa5200RPM e 423CVa6600RPM, na mesma época o GS ganhava o V8 de 4.6 litros e 32 válvulas do LS e o câmbio automático de oito marchas e o LS ganhava o 460 H com o motor V8 de 5 litros e 32 válvulas da família UR emprestado do IS-F, mas convertido ao ciclo Atinkson, mais um motor elétrico e com isso gerava 439CV. Na mesma época também chegava o IS 250 e 350 SC que era o cupê-conversível derivado do IS e os mesmos motores já citados no sedã.

O Lexus IS-F chegava ao mercado rodas maiores, suspensão rebaixada...

Aerofólio, saída quadrupla de escapamento, câmbio de oito marchas....
e principalmente o motor V8 de 5 litros e 32 válvulas com 423CV.
O LS 460 H com motor V8 de 5 litros e o elétrico que juntos somam 439CV.
O IS SC com motores V6 de 2.5 litros e 3.5 litros já citados no sedã.
Em outubro de 2009 na linha 2010 nada muda, em outubro de 2010 na linha 2011 é vez do SC 430 dar o seu adeus, em março de 2011 o GS migra para plataforma N de segunda geração que é outra história, em outubro de 2011 na linha 2012 nada muda, em outubro de 2012 na linha 2013 nada muda e em abril de 2013 é vez do IS migrar a plataforma N de nova geração e o LS ganha o face-lift, em outubro de 2013 na linha 2014 nada muda, em outubro de 2014 na linha 2015 nada muda, em outubro de 2015 na linha 2016 sem alterações, em outubro de 2016 na linha 2017 nada muda e esse ano está prevista a migração do LS para a TNGA de tração traseira e será o fim dessa plataforma.

Vou deixar os vídeos do GT6 sobre esses carros:
Lexus IS 200 2.nada 16V 

Lexus IS 200 2 litros 24V


Lexus IS-F V8 5 litros 32V


Essa plataforma foi importante para o grupo Toyota abrigou diversos modelos, estreou em 1989 foi uma plataforma longeva com quase 30 anos de mercado, graças ao esquema de suspensão moderno e a própria tração traseira que permitiu criar "espelhos" do trio de ferro alemão e ainda deu origem a um baita esportivo V8.









































                                    

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