Avaliação: Renault Captur Intense une qualidades de Fluence e Duster num pacote só.

UTILITÁRIO ESPORTIVO É A "PONTE" ENTRE O DUSTER  E O FLUENCE.

Algo me surpreendeu, logo no lançamento oficial do fabricante a Renault já disponibilizou os modelos nas concessionárias para test-drive e então resolvi ir atrás afinal conheço o gerente da Globo Renault e o vendedor que me atendeu no Sandero 3 cilindros dei uma olhada e perguntei se tinha o modelo para test-drive e ele falou que tinha e aliás o vendedor que me atendeu muito bem e me deu muitas dicas importantes quando falei da versão "Já sabe de tudo" e aí  disse "Não, sempre tem alguma coisa á descobrir".
   Durante o ano 2015 a Renault se defendeu com face-lift do Duster e atacou outras frentes com Sandero RS e Duster Oroch e ajuda de imagem do esportivo compacto e o face-lift do seu utilitário esportivo o mantiveram na terceira colocação em vendas, só perdendo para Honda HR-V e Jeep Renegade e na frente de Ford EcoSport, Hyundai Tucson, Peugeot 2008 e Chevrolet Tracker, já no ano 2016 o Renault Duster foi ultrapassado pelo Ford EcoSport e é hora do contra-ataque e o contra-ataque chegou com o Captur, afinal o Jeep Renegade não acertou o E-Torq com câmbio automático e o HR-V vítima do próprio sucesso cada vez ficando mais caro, a oportunidade chegou.
POR FORA: O Captur é feita sobre a plataforma B da Renault-Nissan que no Brasil serve a Logan, Sandero, Duster e Duster Oroch, já serviu a Nissan Livina e na Europa já serviu ao Clio III e serve ao Clio IV , a Captur europeia  que tem medidas menores  e a Captur russa e com isso estão todos em casa por assim dizer e ele mede 4.33 metros de comprimento, em comparação aos rivais o irmão de plataforma Duster mede 4.32 metros, o Chevrolet Tracker mede 4.26 metros, o Ford EcoSport mede 4.25 metros e com auxílio de estepe na traseira, o Honda HR-V e o Nissan Kicks medem 4.29 metros, o Hyundai Tucson mede 4.32 metros, o Hyundai Creta mede 4.27 metros e o Peugeot 2008 mede 4.16 metros e o  Captur é a maior do segmento, ela mede 1.81 metros de largura ele perde por pouco para o irmão Duster com 1.82 metros para o Tucson com 1.83 metros e vence o Jeep Renegade com 1.79metros, o Hyundai Creta com 1.78 metros, o Chevrolet Tracker e o Honda HR-V com 1.77 metros, o Nissan Kicks e o Ford EcoSport com 1.76metros e o Peugeot 2008 com 1.75 metros, ele mede 1.62 metros de altura só é mais alto que , Peugeot 2008,Kicks e Honda HR-V que medem 1.56 , 1.59 e 1.58 metros respectivamente, perde para o Hyundai Creta com 1.63 metros, Renault Duster com 1.67metros, Chevrolet Tracker com 1.68metros, Ford EcoSport com 1.69metros , Jeep Renegade com 1.72metros e Hyundai Tucson com 1.73 metros, ficando na intermediária e o seu entre - eixos é de 2.67 metros é o maior do segmento junto com o irmão Duster, vencendo o Tucson com 2.63 metros, Nissan Kicks com 2.62 metros, Honda HR-V com 2.61 metros, Hyundai Creta com 2.59metros,Jeep Renegade com 2.57 metros, Chevrolet Tracker com 2.55 metros, Peugeot 2008 com 2.54 metros e Ford EcoSport com 2.52 metros, Já no fora de estrada o seu ângulo de entrada é de 23 graus vou deixar aqui o ângulo de entrada do Duster e do Creta, o primeiro tem 30 graus e o segundo tem 21 graus, a altura livre do solo é de 21.2cm é 0.2cm maior que o Duster e 2cm mais maior que o Creta(19cm) e o ângulo de saída é de 31 graus contra 28 graus do Creta e 34.5 graus do Duster, pelo jeito a Captur tem foco num público mais urbano. Sobre o visual? é mais bonito ao vivo do que em fotos, destaque para a pintura dois tons, inclusive cheguei a tentar  tirar foto do teto e aí flagrei que não daria, mas resolvi usar a coluna C que faz a "emenda".

O Captur tem um visual bonito ao vivo.

Pintura preta no teto, aqui na "emenda" da coluna C.

Faróis de LED diúrno nos para-choques em "L".

Rodas aro 17.

Espelho com rebatimento elétrico, aqui o antes...

e o depois.
POR DENTRO: Se você acho que o interior seria um "Duster com terno e gravata" vou logo lhe dizer: Não, é muito melhor, o acabamento é mais próximo do Fluence, o painel de instrumentos é totalmente diferente foi herdado de Clio IV e Captur europeus, com velocímetro digital e conta-giros analógicos é completamente diferente de outros Renault, O Espaço interno é muito bom na dianteira, a pessoa se sente a vontade para se ajustar, Ele vem de série com ABS, Air Bag Duplo, Alarme, Ar Condicionado automático, CD/Player, Coluna de direção regulável, Direção eletro-hidráulica, Vidros/Travas e Espelhos elétricos e outros itens de série são: Air Bag Duplo lateral, Controle de tração, ESP(Controle de estabilidade), Assitente de partida em Rampa(HSA),Rodas de Liga-leve aro 17 diamantadas, Cartão Hands Free, Comando de áudio na coluna de direção, Banco do motorista com regulagem de altura, Sistema Car(Travamento das portas a 6KM/H), Luz de Led Diurno, Retrovisores rebatíveis eletricamente, Piloto automático com indicador e limitador de velocidade, Apoio de Braços, Media Nav com tela de 7 polegadas e câmera de ré, sensor de chuva, faróis de neblina com função cornering e Sensor Crepuscular e o modelo avaliado veio com Pintura Bitom e Banco de Couro e isso custa R$2.900 a mais o que dá R$91.390, deixando os opcionais de lado, vamos colocar lado a lado com os rivais o primeiro é dentro de casa: o Duster além do acabamento inferior, ele deve em relação ao Captur, ESP, Hill Holder e Air Bags laterais, o Chevrolet Tracker fica devendo ESP e Controle de tração, mas ele tem Air Bag duplo laterais de cortina como opcionais mais aí vai custa R$92.990 o Ford EcoSport é um pouco mais equipado ele vem com Air Bag duplo de cortina de série, mas está em vias de mudar visualmente, o Peugeot 2008 deve ESP, Hill, Holder e Air Bag de cortina para o Captur na versão 1.6 16V THP, o Kicks também é um pouco mais equipado que o Captur, mas tanto  ele com o EcoSport são mais caros, o Creta também é um pouco mais equipado mas é mais caro que os rivais,  o Jeep Renegade Limited não tem Air Bags laterais de série e nem central multimídia de série e com isso o preço vai a R$106.400 ficando quase R$20.000 mais caro que a Captur, OK tem Air Bag duplo de cortina que o Captur não tem, mas ainda é uma diferença alta e muito alta, o Honda HR-V tem nível de equipamentos igual ao Captur, mas é mais caro que esse. O Captur tem bom ótimo custo/benefício sim, além dos hands free, afinal o que é mais equipado é caro, tem menos equipados e mais caro que ele e tem mais baratos, mas menos equipados e de brinde trás a exclusividade do cartão "Hands Free" que substitui a chave e botão de partida, aliás vale lembrar que Creta e Kicks tem chave presencial e são "chave mesmo". O seu porta - malas é de 437 litros é o segundo maior só perdendo para o irmão Duster com 475 litros e o veterano Tucson com 644 litros, o Chevrolet Tracker leva 306 litros, o Ford EcoSport leva 352 litros, o Honda HR-V e Hyundai Creta leva 431 litros cada um, o Nissan Kicks leva 432 litros, o Peugeot 3008 leva 355 litros  e o Jeep Renegade leva 260 litros e com isso a média de porta - malas do segmento com o Tucson é de 412.5 litros(vou deixar em 412 litros) e sem o Tucson fica em 386.5 litros(vou deixar em 386 litros o que deixa com o porta-malas acima da média do segmento. O acabamento é de Fluence, o volante lembra o do Sandero R.S, lógico que o MediaNav Evolution 2 veio dos irmãos Logan e Sandero e assim com o Ar Condicionado automático, algo que Duster e Duster Oroch não tem. Sobre o espaço interno na traseira com banco na minha posição até sobra espaço como no Duster com o banco recuado dá uma "roçada" mas não aperta.
Cartão "Hands Free" 

Instrumentos do Captur europeu e esses vieram do Clio IV são diferente do que se viu na Renault brasileira.

Volante lembra o Sandero R.S.

Central multímidia com Media Nav.

Espaço sobra com banco na minha posição.


Recuado ele dá uma "roçada" 


O Porta - Malas é de 437 litros.
MECÂNICAMENTE: O câmbio é o automático sequencial de quatro marchas, só ele o irmão Duster, Tuscon e o Peugeot 2008 tem esse tipo de câmbio e vale lembrar que o câmbio do Captur é usado no Duster e Duster Oroch, mas com escalonamento diferente no Captur.O Chevrolet Tracker, Hyundai Creta e Jeep Renegade tem o automático de seis marchas, o EcoSport tem o manual-automatizado de dupla embreagem chamado de Powershift pela Ford e HR-V e Kicks tem  o câmbio CVT que aliás estará disponível futuramente no Captur, mas atrelado ao motor 1.6 16V em tese é uma dívida contra os rivais, afinal todos tem seis marchas ou CVT(mas depois explico que o "trem" não é feio quanto se imagina). O motor é o 2.nada 16V da família F é o famoso F4R ou família F da Renault com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada sendo variável na admissão e com isso ele gera 20.2KGFMa4000RPM e 143CVa5750RPM e com álcool vai a 20.9KGFM e 148CV nas mesmas rotações é o mesmo do Duster, Duster Oroch e Sandero R,S, vale lembrar que no último teve mapeamento diferente dos três e o Captur herdou a ESM de Duster e Duster Oroch 2017 que o alternador inteligente não precisa do motor para recarregar e esse por sua vez recarregar a bateria e com isso melhor consumo. O Chevrolet Tracker tem o 1.4 16V Turbo da família SGE(Small-Global-Engine) com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo e injeção direta e com isso gera 24KGFMa2100RPM e 150CVa5600RPM e com álcool vai a 24.5KGFMa2000RPM e 153CV nas mesmas rotações, o Ford EcoSport tem o Duratec 2.nada 16V com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis e com isso gera 19KGFMa4250RPM e 140CVa5250RPM e com álcool vai a 19.7KGFM e 147CV nas mesmas rotações, o Honda HR-V tem o i-VTEC 1.8 16V da família R com bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples e variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletor variável e com isso gera 17.4KGFMa5000RPM e 140CVa6500RPM e com álcool vai a 17.3KGFMa4800RPM e 139CVa6300RPM é o único carro que no álcool fica mais fraco, o Hyundai Creta tem o 2.nada 16V da família NU com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletor variável e com isso gera 19.1KGFMa4750RPM e 156CVa6000RPM e com álcool vai a 20.7KGFM e 166CV, o Hyundai Tucson tem o 2.nada 16V da família Beta com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada e coletor variável e com isso gera 19KGFMa4500RPM e 142CVa6000RPM e com álcool vai a 19.6KGFM e 147CV nas mesmas rotações, o Jeep Renegade tem o Tritec E-Torq 1.8 16V com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis e com isso gera 18.8KGFMa3750RPM e 135CVa5750RPM e com álcool vai a 19.3KGFM e 139CV nas mesmas rotações, o Nissan Kicks tem o 1.6 16V da família HR com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletor variável e com isso gera 15.5KGFMa4000RPM e 114CVa5600RPM nos dois combustíveis e o Peugeot 2008 tem o 1.6 16V da família TU com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada(VTi) e com isso gera 15.5KGFMa4000RPM e 115CVa5600RPM e com álcool vai a 16.4KGFM e 122CV. O Captur tem o segundo maior torque e o maior entre os aspirados e a segunda e terceira maior potência e a segunda maior entre os aspirados e você pode alegar que o F4R é meio antigo, mas sabia que a Renault francesa já fez 200CV em versão aspirada(Clio III R.S 200) e a versão Turbo com 265/275CV virou recordista do inferno verde por vários anos(Mégane III R.S 265/275). A sua suspensão utiliza molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira é Independente tipo McPherson e na traseira semi-independente com eixo de torção, todos os rivais seguem a receita com exceção do Jeep Renegade que é Independente tipo McPherson na traseira também, os freios são discos ventilados na dianteira e tambores na traseira uma receita seguida pelos rivais com exceção do Renegade do HR-V na versão EX-L ambos tem freios á disco sólidos também na traseira e a direção é como todos os rivais: pinhão e cremalheira, mas tem várias assistências: Tracker,Creta, Kicks,EcoSport, Peugeot 2008  usam direção elétrica, o irmão Duster e o Tucson tem direção hidráulica.
O motor 2.nada 16V  gera 143CV com gasolina e 148CV com álcool.

ANDANDO COM ELE: Chamou atenção pela direção eletro-hidráulica, mas o tamanho da Captur exige certos cuidados, outra diferença ao contrário de Renegade, Duster e Creta que são "retões" e enxerga o final do capô, o Captur se assemelha ao Kicks, esse não dá para enxergar o fim do capo pelo desing arredondado. Logo virei  e o tal câmbio de quatro marchas? existe uma distância entre ser ruim e "datado", você pode alegar que é meio "datado" oferecer quatro marchas hoje em dia, está bem, ok, mas pise para ver o F4R mostrar o porque tem seus fãs: chamou o câmbio e ignorou completamente a quantidade de marchas, fez lembrar dos Muscle Car V8 norte-americano nos 1960: apenas duas marchas, mas o desempenho era ótimo(não estou comparando é um fato, ok?) até brinquei com o vendedor que já tenho experiência acumulada em F4R ele deu um risada( Sandero R,S, Duster Oroch vídeos dos dois modelos também e agora a Captur), mas nunca tinha visto ele com o câmbio de quatro marchas, entramos na rua primeiro coisa que notei foi a suspensão mais macia que a do Duster, não chega a nível da Oroch(até por que a picape tem suspensão traseira Multlink), mas considerando que é eixo de torção é um ótimo conjunto, entro na via principal e aí dou um kickdown e advinha: foi resposta pronta e até deu corte de giro, o F4R se virou muito bem com câmbio, não vou dizer que não ficaria melhor com um CVT, um câmbio de seis marchas automático ou dupla embreagem de seis marchas(a própria EDC da marca usada no exterior), mas o CVT ainda teve um carro "casado" com o F4R, a Renault não tem um carro com câmbio de seis marchas e o EDC ia custar uma fortuna, então o jeito foi manter o câmbio de quatro marchas, mas tendo motor isso acaba anulando qualquer "filme de terror" da sua cabeça que nesse caso não existiu, nas lombadas, valetas e buracos o utilitário esportivo encarou muito bem o desafio, depois  resolvi brincar com o modo sequencial e foi até bacana de brincar, mas pena que o transito pedia e a pouca experiência nisso, voltei para o Drive, depois veio um Palio ao meu lado e para colocar ao lado dele de novo Kickdown e se mostrou bem esperto, os freios não me deram sustos, se mostraram adequados a potência, logo depois vi que o carro girava 60KM/H a 2000RPM e em quarta marcha, deu para ver que a Renault optou por um escalonamento longo e aí depois eu passei outro carro na base do Kickdown e aí entrei na faixa e fui até a Globo Renault para fazer as fotos. lembrando que o trajeto compreendeu Praia Comprida-Centro histórico-Beira Mar de São José tudo num trajeto só. Perfeito nenhum carro é, mas a Renault demostrou esforço para melhoras em relação ao Duster e melhorou muito e olha que é irmão de plataforma.
PREÇO E SITUAÇÃO PERANTE OS RIVAIS: O seu preço é de R$88.490, dentro de caso o Duster Dynamique 2.nada 16V Automático custa R$85.070 é pouco mais de R$3000 a menos, mas deve Hill Holder, ESP, Controle de tração, Air Bag lateral e acabamento da Captur(é igual ao Fluence), o Chevrolet Tracker custa R$89.990 é a R$1.500 mais caro, mas deve ESP, Controle de tração(nem disponível como opcionais) e colocar Air Bag Duplo lateral de cortina eleva a R$4.000, o Ford EcoSport Titanium 2.nada 16V custa R$94.700 tem Air Bag de cortina mas são mais de R$7.000 de diferença, o Honda HR-V EX-L 1.8 16V custa R$101.490 é uma diferença de R$13.000 e de quebra tem o mesmo nível de equipamentos, o Hyundai Creta Prestige 2.nada 16V custa R$98.490 é R$10.000 a mais, o Hyundai Tucson 2.nada 16V tem a versão de entrada que custa R$69.990 ok é de R$20.000 a menos a versão top custa R$79.990 é de R$10.000 a menos, mas deve ESP, Hill Holder ao Captur e ainda tem mais: O Tucson diante do Creta pode ser que ele de o seu adeus, pode ser cedo ou tarde, mas é provável que aconteça, o Nissan Kicks SL 1.6 16V CVT custa R$91.900 ok é mais equipado e mais barato, mas deve motor ao Captur e ainda a Captur tem o motor do Kicks na versão de entrada, o Jeep Renegade Limited custa R$97.900 e equipar o Jeep com central multímidia, Air Bag duplo lateral vai a R$106.400 embora o Air Bag duplo lateral e de cortina e o de joelhos vem juntos os quase R$20.000 são pesados para justificar a diferença de preço e ainda fica devendo motor e o Peugeot 2008 Griffe 1.6 16V custa R$78.790 mas deve motor câmbio e equipamentos ao Captur. Infelizmente o inmetro ainda não divulgou o consumo, mas não colocarei.
    Se tivesse R$90.000 você compraria? a resposta é sim: boas respostas do F4R que praticamente fez esquecer que era um quatro marchas automática, bom pacote de equipamentos, bom acabamento, freios dimensionados para a potência(inclusive o disco dianteiro deu a impressão de ser o mesmo do Sandero R.S, maior que os outros modelos da linha), atendimento sempre bom da Globo Renault e isso jogou a favor você pode julgar maluco, confesso que não existe alguma crítica grave a Captur, talvez apenas o câmbio ser de quatro marchas, mostrando uma sonora diferença entre ser "datado" e ruim e o câmbio funcionou bem isso  tenho que reconhecer, Nenhum carro é perfeito e não é diferente com a Captur, mas se você tem um bom motor você pode se dar ao luxo disso(quer exemplo melhor que o Corolla de 2002 até 2014?). O Captur é a ponte entre o Duster e o Fluence na Renault brasileira, lembrando que a plataforma é dos irmãos compactos, mas o acabamento e a suspensão macia o deixa mais próximo do Fluence, embora não passa a sensação de ser um carro médio(o que já era esperado). Caso você queira algo mais abaixo tem a Zen 1.6 16V que custa R$78.900 e vem com câmbio manual de cinco marchas e o motor 1.6 16V da família HR(o mesmo do Kicks) mas modificado pela Renault para gerar 16.2KGFMa4000RPM e 118CVa5500RPM e com álcool mantém o torque e vai a 120CV e perde alguns equipamentos de série no caso o Media Nav e a Roda diamantada, mas mantém ESP e Controle de tração.
  As cores disponíveis são Branco Glacier, Prata Etoile, Cinza Acier e Preto Nacré no caso essas cores são monoton, as biton são: Branco Glacier com teto preto(a cor do modelo testado),Marfim com teto preto, Preto Nacré com Teto marfim, Laranja Ocre com teto preto, Vermelho fogo com teto preto, Prata Etoile com teto preto, Cinza Acier com Teto Preto, Marron Savane com teto preto e Marron Savane com teto marfim.
FICHA TÉCNICA:
MOTOR:  Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada e variável na admissão.
CILINDRADA: 1998cm3
DIÂMETRO: 82.7mm x 93mm
TAXA DE COMPRESSÃO: 11,2:1
POTÊNCIA:143CV/148CVa5750RPM
TORQUE:20.2/20.9KGFMa4000RPM
CÂMBIO: Automático de quatro marchas e tração dianteira
CARROCERIA : Utilitário esportivo, quatro portas, cinco lugares
DIMENSÕES: Comprimento 4.33 metros, largura 1.81 metros, altura 1.62 metros e entre -eixos 2.67 metros.
OFF ROAD: Angulo de entrada 21 graus, altura do solo 21.2cm e ângulo de saída 31 graus
PESO: 1352KG
PESO/POTÊNCIA: 9.4KG/CV com gasolina e 9.1KG/CV com álcool
PESO/TORQUE: 66.9KG/KGFM com gasolina e 64.7KG/KGFM com gasolina.
VOLUMES: Porta - malas 437 litros e tanque de combustível 50 litros.
SUSPENSÃO: Molas helicoidais, amortecedores hidráulicos 
DIANTEIRA: Independente tipo McPherson
TRASEIRA: Semi - independente com eixo de torção e barra estabilizadora.
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira com ABS, EBD, ESP e Controle de tração.
DIREÇÃO: Eletro-hidráulica, tipo pinhão e cremalheira.
RODAS E PNEUS: Liga- leve aro 17, 215/60/R17
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag duplo(obrigatórios por lei), Alarme, Ar Condicionado, CD/Player, Coluna de direção regulável, Direção eletro-hidráulica, Vidros/Travas e Espelhos elétricos, ESP, Controle de tração, Hill Holder, "Hands Free"(Chave Cartão) , Air Bag duplo lateral e MediaNav Evolution 2.
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Bancos de couro e pintura biton,
GARANTIA: 3 anos ou 100.000KM.
PREÇO: R$88.490.

AGRADECIMENTOS AO GERENTE DA GLOBO RENAULT DA PRAIA COMPRIDA, AO VENDEDOR QUE MAIS UMA VEZ ME ATENDERAM MUITO BEM E DEMOSTRARAM CONFIANÇA NO SEU PRODUTO! 


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