Plataforma BC/BJ/BF/BD/BG/BK/BE/BH/BT: A vida da segunda a quarta geração do Legacy.

O "LEGADO" DA SUBARU NESSA ÉPOCA TEVE MOTORES SEIS CILINDROS E TURBO COMO OPÇÃO.

Legacy em inglês que dizer algo como "Legado" ou "Herança" e eis que o sedã maior que o Impreza tinha esse nome. Em outubro de 1993 na linha 1994 chegava a segunda geração do Legacy,
   Ele media 4.59 metros de comprimento, 1.69 metros de largura(no mercado japonês) ou 1.71 metros para o resto do mundo, 1.45 metros de altura e 2.63 metros de entre - eixos, a perua media 4.67metros de comprimento e 1.53 metros de altura e o resto das dimensões era mantidas e estreava a versão Outback da perua que media 1.60 metros de altura e o resto das dimensões eram iguais a perua convencional graças é claro a suspensão elevada, O seu motor é longitudinal e duas opções de tração: dianteira ou integral, duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automático de quatro marchas, nos motores para o mercado japonês a oferta começava pelo Boxer 2.nada 16V da família EJ com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada, o seu diâmetro era de 92mm o curso é de 75mm o que totalizavam 1994cm3, a sua taxa de compressão é de 9,5:1 dotado de injeção eletrônica multiponto gerava 17.4KGFMa4400RPM e 135CVa5400RPM, a segunda opção era esse mesmo motor, mas com duplo comando de válvulas no cabeçote e com isso gerava 19.4KGFMa4400RPM e 150CVa5400RPM, a terceira opção era o 2.2 16V também da família EJ, o diâmetro sobe para 96.9mm e o curso foi mantido o que totalizavam 2212cm3, a sua taxa de compressão era de 9,5:1 é um dos modelos mais comuns a aparecer no Brasil e com isso ele gerava 19KGFMa4800RPM e 137CVa5800RPM e o comando de válvulas era simples no cabeçote acionado por correia dentada e para o mercado norte-americano só o 2.2 foi exportado e para Europa o 2.nada 16V de comando simples no cabeçote passou a gerar 116CV e o 2.2 16V passou a gerar 128CV e a versão esportiva GT vinha com Boxer EJ 2.nada 16V biturbo: até hoje é o único EJ com dois turbos, tinha duplo comando de válvulas no cabeçote e taxa de compressão de 8,5:1 e o resto da concepção seguia o 2.nada 16V aspirado e com isso gerava 31.5KGFMa5000RPM e 250CVa6200RPM. A a sua suspensão é independente nas quatro rodas com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, sendo McPherson na dianteira e Multlink na traseira, os freios são discos ventilados na dianteira e tambores na traseira para os modelos aspirados para o GT os discos ventilados vinham também na traseira e a direção é do tipo pinhão e cremalheira. A perua Outback chegava junto e com o mesmo motor 2.2 16V já citado e a Outback é uma espécie de "musa inspiradora" a Palio Weekend Adventure por exemplo, mas a Outback tinha apenas tração integral.
O Legacy chegava ao mercado com motor 2.nada 16V de 135CV com comando de válvulas simples e 150CV com duplo, 2.2 16V de 137CV e para o GT o 2.nada 16V biturbo de 250CV, mais tarde chegava o 2.5 de 165CV para o mercado norte-americano, para o mercado europeu o 2.nada 16V gera 116CV e o 2.2 16V gerava 128CV.

A Perua Legacy com os mesmos motores dos sedã.

A Outback vinha com suspensão elevada e os mesmos motores 2.2 16V e 2.5 16V já citado no sedã.
Em outubro de 1994 na linha 1995 chegava a versão GT-B para perua Legacy, o motor 2.nada 16V Boxer biturbo agora gerava 32.4KGFMa5000RPM e 280CVa6000RPM.
A perua GT-B com motor 2.nada 16V Biturbo de 280CV.
Em outubro de 1995 na linha 1996 nada muda, em julho de 1996 na linha 1997 temos duas novidades, para o mercado japonês o motor do GT-B é estendido aos GT e o próprio GT sai de cena, para os mercados norte-americano e Europeu chegava o 2.5 16V Boxer da família EJ, dotado de duplo comando de válvulas no cabeçote, o diâmetro aumentava para 99.5mm e o curso para 79mm o que totalizavam 2457cm3 e a sua taxa de compressão é de 9,7:1 para o mercado norte-americano ele gerava 22.4KGFMa4000RPM e 165CVa5600RPM e para o mercado europeu ele gerava 150CVa5600RPM, mas mantinha o torque e estava disponível para sedã, perua e Outback. Em outubro de 1997 na linha 1998 era lançado o "SUS" que quer dizer "Sport Utility Sedan" para o mercado norte-americano, com o mesmo motor 2.5 16V da Outback e também com suspensão elevada, dá para dizer que é uma bizarrice de fábrica, para não dizer o mínimo.
O Sport Utility Sedan com suspensão elevada, acabamento da Outback e o mesmo motor 2.5 16V.
O 2.5 16V teve problemas de arrefecimento por causa do desenho do cabeçote.
A TERCEIRA GERAÇÃO CHEGA AO MERCADO JAPONÊS EM JULHO DE 1998 como linha 1999 ele vinha nas carrocerias sedã e perua ambos de quatro portas, o visual estava menos arredondado, ele media 4.68metros de comprimento, 1.69 metros de largura(1.74 metros para os mercados fora do Japão), 1.41 metros de altura e 2.65 metros de entre - eixos,  já a Perua media 4.76metros de comprimento e 1.51 metros de altura e as outras dimensões em iguais ao Sedã.Ele vinha com motor Boxer e apenas tração integral para todas as versões, a oferta começava com o Boxer EJ 2.nada 16V de comando simples no cabeçote que agora gerava 18.8KGFMa3600RPM e 137CVa5600RPM e a versão com duplo comando de válvulas no cabeçote  desse motor que agora gerava 20.8KGFMa4400RPM e 165CVa5600RPM e a taxa de compressão de ambos era de 10:1 e para o esportivo GT e GT-B(no caso da perua) vinha o EJ 2.nada 16V Biturbo herdado da geração antiga com 32.4KGFMa5000RPM e 280CVa6000RPM e uma versão com câmbio automático de quatro marchas, aliás além do câmbio automático de quatro marchas, tinha o manual de cinco marcha e nele gerava 30.4KGFMa5000RPM e 260CVa6000RPM. Para o mercado europeu o 2.nada 16V gerava 125CV e ele tinha o 2.5 16V já citado em detalhes na geração anterior também da família EJ, mas com 156CV, mas manteve o torque já citado na geração anterior, o modelo norte-americano chegaria apenas em 1999 afinal a Subaru resolveu fabricar essa geração do Legacy para o mercado norte-americano nos EUA. Sua suspensão mantém o esquema tático do modelo anterior, já os freios passam a ser discos sólidos na traseira para os modelos aspirados e ventilados para os biturbo.
A terceira geração chega ao mercado com os motores 2.nada 16V de 137CV e 165CV com comando de válvulas duplo, para o mercado europeu ele vinha com o 2.nada 16V de 128CV e comando simples e o 2.5 16V com 156CV e mais tarde para o mercado norte-americano o 2.5 16V de 165CV

A Perua Legacy e os mesmos motores do sedã.

O Esportivo RS4K com motor Boxer 2.nada 16V Biturbo de 280CV ou 260CV com câmbio automático.

A perua GT-B dá as caras também na terceira geração da família Legacy.
Em setembro de 1998 chegava a perua aventureira Lancaster(chamada de Outback) em outros mercados, o motor era o 2.5 16V da família EJ herdado da geração antiga com 22.4KGFMa4000RPM e 165CVa6000RPM e as duas opções de câmbio.
A Perua Lancaster/Outback chegava ao mercado japonês com motor 2.5 16V de 165CV e mais tarde chegava o Boxer seis cilindros de 3 litros com 220CV.
Como característica ela tinha suspensão elevada e com isso a altura foi para 1.60 metros. Em junho de 1999 ele passava a ser feito nos EUA tanto a perua como o sedã e a Outback também, já para o mercado norte-americano o motor era apenas o 2.5 16V do Lancaster japonês e do Legacy de geração antiga e o mercado norte-americano ganha o Outback Sedan como substituição ao SUS e sua altura era de 1.58 metros graças a suspensão elevada. Em outubro de 2000 na linha 2001 para o Outback/Lancaster(nome do modelo no Japão) chegava a opção do Boxer seis cilindros de 24 válvulas da família EZ com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, o seu diâmetro é de 82.9mm e o curso é de 80mm o que totalizavam 2999cm3, a sua taxa de compressão é de 10,7:1 e com isso passava a gerar 29.5KGFMa4400RPM e 220CVa6000RPM, em outubro de 2001 na linha 2002 nada muda. 
  Em junho de 2002 como principal novidade da linha 2003 para o mercado norte-americano era a picape Baja, que tinha o mesmo entre - eixos, mas ela media 4.90metros de comprimento, 1.78 metros de largura, 1.65 metros de altura e o entre - eixos foi mantido, assim como suspensão, freios e direção é quase uma "Outback picape". já o motor era o 2.5 16V já citado no Lancaster japonês e no Legacy de geração antiga e a picape foi feita exclusivamente nos EUA.
A Picape Baja com motor 2.5 16V herdado do Legacy e mais tarde ganhava o 2.5 Turbo com 210CV.
EM MAIO DE 2003 COMO LINHA 2004 CHEGAVA A QUARTA GERAÇÃO DO  LEGACY  ele agora media 4.66 metros de comprimento, 1.73 metros de largura para todos os mercados, 1.42 metros de altura e 2.67 metros de entre - eixos, já a perua media 4.79 metros de comprimento e 1.48 metros de altura e o resto era igual ao sedã. Quatro opções de câmbio: manual de cinco marchas, automático de quatro marchas, manual de seis marchas ou automático de cinco marchas, nos motores a oferta começava pelo 2.nada 16V da família EJ com duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada e com isso gerava 19KGFMa4400RPM e 140CVa5600RPM e a taxa de compressão era de 10:1, o 2.nada 16V Turbo agora apenas um turbo da família EJ também, taxa de compressão de 9:1 e com isso gerava 35KGFMa3200RPM e 280CVa6400RPM, a outra opção era o Boxer seis cilindros da família EZ herdado do Outback de geração antiga, mas agora ele gerava 30.3KGFMa4200RPM e 245CVa6600RPM e foi justamente esse motor ele chegou ao Brasil nessa geração e sobre os câmbio: manual de cinco marchas ou automático de quatro marchas para os aspirados, Turbo com câmbio manual de seis marchas e o seis cilindros Boxer com automático de cinco marchas, para o mercado europeu além do 2.nada 16V e do seis cilindros Boxer 24V, veio o 2.5 16V de 165CV herdado da segunda geração do Legacy vendida no mercado norte-americano. A sua suspensão segue o mesmo esquema tático e os freios são discos ventilados e sólidos na traseira, sendo ventilados na traseira para os modelos turbo e seis cilindros boxer. O motor é longitudinal e a tração é integral.
A quarta geração do Legacy chegava ao mercado com motor 2.nada 16V de 138CV, 2.nada 16V Turbo exclusivo do GT com 280CV e o Boxer seis cilindros de 3 litros com 245CV, para o mercado europeu não tinha o turbo, mas tinha o 2.5 16V herdado de gerações anteriores e mais tarde chegava ao mercado norte-americano com motor 2.5 16V e 2.5 16V Turbo,  além do Boxer seis cilindros e para os europeus o 2.nada 16V Turbo Diesel de 148CV.

A Perua Legacy também chegava ao mercado e com os mesmos motores do sedã.
Em outubro de 1998 na linha 1999 é vez do Lancaster se chamar Outback também no Japão, a perua media 1.77 metros de largura e 1.60 metros de altura graças a suspensão elevada e o para -choque mais largo e ela vinha com motor 2.5 16V da família EJ de 165CV herdado de gerações anteriores e usado no Legacy europeu da época.
A Legacy Outback chegava ao mercado de início com motor 2.5 16V, mais tarde chegava o Boxer seis cilindros de 3 litros e 2.5 16V Turbo.
Em janeiro de 2004 na linha 2005 a nova geração passava a ser feita nos EUA e os motores eram o 2.5 16V herdado de gerações anteriores do Legacy da família EJ e o 2.5 16V Turbo também Boxer e da família EJ  e a taxa de compressão caia para 9,5:1 e com isso gerava 31KGFMa4000RPM e 250CVa6000RPM e na mesma época a Outback ganhava a opção do Boxer seis cilindros de 3 litros e 24 válvulas já citado no sedã  e para o mercado norte-americano chegava o Outback Sedan de nova geração e com os mesmos motores da perua Outback com exceção do Boxer seis cilindros  e ele mede 1.55 metros de altura por causa da suspensão elevada.

   O Outback sedan chegava ao mercado norte-americano e os mesmos motores 2.5 16V  e 2.5 16V Turbo da perua Outback e ambos Boxer.
 Em maio de 2004 a picape Baja ganhava a opção do 2.5 16V Turbo Boxer da família EJ só que nela gerava 210CV e mantinha o torque. Em outubro de 2004 na linha 2005 a Outback ganhava mais uma opção de motor era justamente o 2.5 16V Turbo da família EJ e com a mesma potência do Legacy GT norte-americano. Em outubro de 2005 na linha 2006 nada muda, em outubro de 2006 na linha 2007 a versão GT e o motor 2.5 16V Turbo dão adeus nos EUA,assim como a picape Baja. Em outubro de 2007 na linha 2008 para o mercado norte-americano o sedã ganhava a opção do Boxer seis cilindros de 3 litros já citado aqui e na versão R. Em março de 2008 para o mercado europeu chegava o Boxer 2.nada 16V Turbo Diesel da família EE, o seu diâmetro x curso são iguais:86mm para cada um o que totalizavam 1998cm3, infelizmente não tenho taxa de compressão e com isso gerava 35.7KGFMa1800RPM e vai até 2400RPM e 148CVa3600RPM motor com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, turbo de geometria variável, intercooler e injeção common-rail e poucos meses antes a família ganhou um facelift para ser uma espécie de despedida.

                                        A Família Legacy ganha facelift e motor turbo diesel para Europa.
Em janeiro de 2009 ele migra para uma nova plataforma é uma outra história ficou estranho os códigos? então vamos esclarecer:

Segunda geração
BD: Sedan
BG: Wagon
BK : Outback

Terceira geração
BE: Sedan
BH: Perua
BT : Outback

Quarta geração
BL: Sedan
BP: Perua e Outback.

O Legacy é uma espécie de "irmão maior do Impreza" ele não tem carisma do irmão menor, mas mesmo assim ainda é importante para a marca foi ele que inaugurou a produção norte-americana, o motor seis cilindros Boxer da Subaru e uma das poucas picapes da marca.








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