Plataforma C5/C6 da GM: O Corvette no fim dos anos 1990 e nos 2000.

O LENDÁRIO ESPORTIVO DA GM TEM ORIGEM A UM CARRO FORA DA GM NESSE TEMPO.

O Corvette começou a carreira com um motor seis cilindros, logo depois da carta de Zora veio V8 e aí ele jamais abandonou e ao lado de Dodge Viper e Ford GT/GT40 se tornou sinônimo de esportivo norte-americano e a quarta geração já estava com 12 anos de mercado e era hora renovar.
A CHEGADA DA QUINTA GERAÇÃO se dá em junho de 1996 como linha 1997, ele media 4.56 metros de comprimento, 1.87 metros de largura, 1.21 metros de altura e 2.65metros de entre -eixos, duas opções de câmbio: manual de seis marchas ou automático de quatro marchas sendo que essa última contava com a opção do diferencial mais curto, o motor era novo: era a terceira geração  do Small-Block com bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas no bloco acionado por varetas e corrente metálica era o 5.7, o seu   diâmetro era de 99mm e o curso de 92mm o que totalizavam 5665cm3, a sua taxa de compressão é de 10:1 e dotado de injeção eletrônica multiponto sequencial ele gerava 48.4KGFMa4400RPM e 350CVa5600RPM e mais tarde esse motor com atualizações veio sera a IV, V e VI gerações, o bloco e cabeçote são de alumínio, mas a vareta é sagrada. A sua suspensão é independente por braços duplos triangulares, amortecedores hidráulicos e feixe de molas nos dois eixos, os freios são discos ventilados nas quatro rodas e a direção é pinhão e cremalheira.
A Quinta geração do Corvette chegava ao mercado norte-americano com motor V8 5.7 de 350CV.
Um ano depois foi a vez do conversível que era igual em todas as medidas e também no motor 5.7 de 350CV, suspensão, freios e direção também não mudavam.
O Conversível chegava ao mercado norte-americano.
Em outubro de 1998 na linha 1999 nada muda, em outubro de 1999 na linha 2000 também sem alterações, em outubro de 2000 na linha 2001 chegava a versão Z06 que vinha com amortecedores mais firme, tudo voltado ao desempenho, direção mais direta, apenas câmbio manual de seis marchas e principalmente: O V8 5.7 ganhava um aumento na taxa de compressão de 0,5 e com isso produzia 10,5:1, comando de válvulas mais bravo e nova injeção eletrônica e com isso passou a gerar 53.2KGFMa4800RPM e 390CVa6000RPM foi um ganho de 40CV.
O Z06 chegava ao mercado e o motor V8 5.7 passava gerar 390CV nele e mais tarde 411CV.
Em outubro de 2001 na linha 2002 duas novidades, o modelo "comum" do Corvette passou a gerar 51.9KGFMa4400RPM e 355CVa5600RPM e o Z06 que vinha apenas com câmbio manual de seis marchas passou a gerar 55.3KGFMa4800RPM e 411CVa6000RPM. Em outubro de 2002 na linha 2003 nada muda, em outubro de 2003 como despedida da linha 2003 ele ganhava a série especial 50 anos e seguiu até junho de 2004 quando ele chegou a sexta geração.
A SEXTA GERAÇÃO DO CORVETTE chega ao mercado em junho de 2004 como linha 2005, mas antes vou dizer que todos os Corvette são construídos por chassi e fibra de vidro e são dois lugares, desde a primeira geração. Voltando a sexta-geração desta vez Conversível e cupê foram lançados simultaneamente,  ele media 4.43 metros de comprimento,  1.84 metros de largura, 1.24 metros de altura e 2.68 metros de entre - eixos, duas opções de câmbio: manual de seis marchas ou automático de quatro marchas sendo que esse último contava com opção de diferencial encurtado, além dele existia o caso de suspensão esportiva para o modelo manual, já o motor é o V8 Small-Block de 6 litros, esse é da mesma família do 5.7 mantendo o bloco e cabeçote de alumínio e comando de válvulas no bloco e apenas 16 válvulas, o seu diâmetro foi aumentado para 101.6mm o o curso foi mantido o que toalizavam 5967cm3, dotado de injeção eletrônica multiponto sequencial ele gerava 55.3KGFMa4400RPM e 405CVa6000RPM é quase a mesma potência do Z06 de geração antiga. Suspensão segue o esquema tático do modelo anterior(só a opção de calibração mais esportiva para o modelo manual), freios e direção também.
O Corvette C6 chegava ao mercado norte-americano com motor V8 de 6 litros com 405CV, mais tarde chegava o V8 6.2 com 437CV ou 442CV com escapamento melhorado.

O Conversível tinha o mesmo motor do cupê.
Em outubro de 2005 na linha 2006 era vez do novo Z06, apenas câmbio manual seis marchas, a suspensão com calibragem esportiva era de série, havia nos para- choques e com isso ele foi a 4.46 metros de comprimento e 1.93 metros de largura e o maior destaque é o Small-Block V8 de 7 litros de mesma concepção do 5.7 e do 6 litros, o seu diâmetro é de 104.8mm e o curso é de 101.6mm o que totalizavam 7011cm3, a sua taxa de compressão era de 11:1 e com injeção eletrônica multiponto sequencial gerava 65KGFMa4800RPM e 512CVa6300RPM. Os freios também eram calibrados para a maior potência e pela primeira vez um Small-Block passa a ter 7 litros de deslocamento.
O Z06 chegava ao mercado com motor V8 de 7 litros com 512CV e mais tarde foi a 513CV,a na foto um modelo da Série 427 que foi a série de despedida dessa geração.
Na mesma época o diferencial encurtado dava adeus. Em outubro de 2006 na linha 2007 nada muda, em outubro de 2007 na linha 2008 o V8 de 6 litros dá lugar ao V8 de 6.2 litros, o diâmetro mais uma vez crescia para 103.2mm e o curso era mantido igual ao 5.7 e com isso totalizavam 6162cm3, a sua taxa de compressão era de 10,7:1 e com isso gerava 58.6KGFMa4600RPM e 437CVa5900RPM e a versão com escapamento melhorado gerava 59.1KGFMa4600RPM e 442CVa5900RPM se está perguntando é o mesmo do Camaro de geração passada com injeção multiponto sequencial? sim é ele mesmo. O câmbio automático de quatro marchas dá lugar ao de seis marchas e o Z06 passava a gerar 513CV e no resto sem alterações. Em outubro de 2008 na linha 2009 nada muda nos modelos presentes e estreava o ZR-1 que tinha aerofólio, pequenas mudanças no para -choque e com isso foi a 4.47 metros, apenas câmbio manual de seis marchas, suspensão com calibragem mais esportiva que o Z06 e o principal o Small-Block V8 de 6.2 litros com compressor volumétrico(supercharger), é basicamente o 6.2 das versões comuns, a taxa de compressão caia para 9:1 e com isso gerava ótimos:83.5KGFMa3800RPM e 647CVa6500RPM nada mal para um motor de comando de válvulas no bloco e o deixa perto de Ferrari e Porsche da época(ou até superava muitos deles).
O ZR-1 chegava ao mercado norte-americano o motor V8 6.2 nele ganhava compressor volumétrico(supercharger) e passava a gerar 647CV.
Em outubro de 2009 na linha 2010 era vez da Gran Sport que tinha o mesmo motor V8 6.2 do modelo "comum". Em outubro de 2010 na linha 2011 chegava a calibragem de suspensão do ZR1 ou modelo Z06. Em outubro de 2011 na linha 2012 nada muda e em junho de 2012 como linha 2013 chegava série especial 427 e trazia o conversível foi a única versão que trouxe o motor do Z06 ao conversível com seu V8 de 7 litros já citado.
A Série especial 427 trouxe o V8 de 7 litros ao conversível.
Em junho de 2013 ele dá adeus a nova geração que será citada num outro momento.
A CALLAWAY TRATOU DE MODIFICAR O CORVETTE  e em março de 2003 resolveu modificar o Corvette com grade dianteira, faróis, para -choques e lanterna traseiras do..... Chevrolet/Opel Tigra e com isso passou a medir 4.85 metros de comprimento, 1.99 metros de largura, 1.20 metros de altura e 2.66 metros de entre - eixos. O câmbio é manual de seis marchas foi herdado do Corvette, mas o motor V8 Small-Block 5.7 recebia alterações com novos pistões, bielas, comando de válvulas mais bravo, novo sistema de escapamento e com isso passou a gerar 53KGFMa5200RPM e 440CVa6200RPM, as suspensão, freios e direção tinham o mesmo esquema tático mas recebiam calibragem mais alta para ficar de acordo com a potência.
O Callaway tem grandes faróis,

Lanternas traseiras do Tigra e o motor V8 5.7 com 440CV.
E ele seguiu no mercado até outubro de 2004 quando ele deu adeus do mercado norte-americano.

A quinta geração do Corvette foi responsável por estrear o V8 com bloco de alumínio, ganhou versão de maior desempenho, depois na sexta geração chegou os V8 de 7 litros e o V8 6.2 de compresssor volumétrico e se tornou um carro ícone: ZR-1 e ainda de quebra lançou o Callaway.









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