Avaliação: Nissan Frontier LE 2.3 16V Biturbo Diesel 4x4 Automática: Mudanças irrestrita.

PICAPE DA NISSAN MUDA RADICALMENTE E MOSTRA BOM CUSTO/BENEFÍCIO NO SEGMENTO.

Semana passada foi lançamento da nova Frontier, a ideia de fazer o test-drive começou amadurecer aí, mas infelizmente veio o problema do meu PC, tive que mandar arrumar(ainda bem que foi apenas uma limpeza) com o PC em casa "Vou ou não vou".
  Vou até a Globo Nissan da praia comprida(a mesma que me atendeu com Kicks e Sentra) entro com atendente e aí ela me manda o vendedor e aí falo que quero olhar a nova Frontier, explico para ele que fiz a matéria do Kicks e do Sentra e aí ele olha se a picape está disponível e está pede os documentos(carteira de motorista) procedimento padrão e aí dou uma saída(mas avisei que voltaria) e voltando lá atendente pede o número do meu telefone, ok. com a documentação pronta. vamos ao test-drive.
  Antes de falar sobre o test-drive, vamos a história, a Nissan tem 80 anos no mercado de picapes, começou óbvio no Japão e quando não se chamava Nissan, mas no Brasil também tem uma longa data, afinal com as importações liberada nos anos 1990 tivemos o modelo D21, em 1998 a primeira geração da Frontier importada do Japão, em 2002 a primeira Frontier nacional  que era o facelift do modelo japonês que era o D22 e curiosamente com motor MWM, em 2007 chegava a antiga geração conhecida como D40 importa da Tailândia e no no seguinte nacionalizada e agora em 2017 chega a mais nova geração da Frontier que é a D23 é também chamada de NP 300 em alguns mercados e no México onde é fabricada se chama NP 300 afinal mudou o local de fabricação também até á fábrica de Santa Izabel, Argentina poder fabricar a nova Frontier além dela vem Renault Alaskan e Mercedes-Benz Classe X juntos, mas deixando o futuro de lado vamos ao presente.
  POR FORA: O Visual da picape é bonito e impõe respeito, aliás algo que sempre tinha queixa da antiga Frontier, a ponto de gostar visualmente mais do modelo 2002-2008 do que do 2008-2017 não que não fosse uma boa picape, mas sei lá ela tinha um jeito que não era típico de picape para mim, agora sim o visual é condizente com uma picape, ainda que atualizado, Ela mede 5.25 metros de comprimento, a L200 Triton Sport mede 5.21 metros, a Hilux mede 5.33 metros de comprimento,a Amarok mede 5.25metros, a S10 mede 5.41 metros de comprimento e a Ranger mede 5.35 metros de comprimento, a Frontier so é maior que a L200 Triton Sport, ela mede 1.85 metros de largura, contra 1.82 metros da L200 Triton Sport, 1.85 metros da Hilux, 1.95 metros de largura da Amarok, 1.87 metros de largura da S10 e 1.86 metros da Ranger, ou seja é igual a Hilux, perde por pouco para a Ranger e perdem para S10 e Amarok. Ela tem os mesmos 1.85 metros de altura, a L200 Triton Sport mede 1.78 metros de altura, a Hilux mede 1.81 metros de altura, a Amarok 1.83 metros, a S10 1.84 metros de altura e a Ranger com 1.85 metros é a mais alta da turma e junto com a Ranger, o seu entre - eixos é de 3.15 metros, a L200 mede 3 metros, a Hilux, S10 e Amarok medem 3.09 metros de entre - eixos e a Ranger mede 3.22 metros só perde para a Ranger e em relação ao antigo modelo que era feito na plataforma F-Alpha, antiga picape media  5.23 metros de comprimento, 1.85 metros de largura, 1.78 metros de altura e 3.20 metros de entre - eixos.O seu ângulo de entrada é de 31.6 graus, a L200 Sport mede 30 graus, a Hilux mede 33 graus, a Amarok mede 28 graus, a S10 mede 30.7 graus e a Ranger mede 28 graus, aqui ela só perde para Hilux, a altura livre do solo é de 29.2cm, a L200 Triton Sport mede 22cm, a Hilux mede 26.9cm, a Amarok mede 24cm, a S10 mede 22.5cm e a Ranger mede 23.2cm é a maior altura do solo e o ângulo de saída é de 27.2graus, a L200 Triton Sport mede 22 graus, a Hilux mede 26 graus, a Amarok mede 23 graus, a S10 mede 16.1 graus e a Ranger mede 26 graus, ou seja é o maior ângulo de saída entre as picapes médias. A picape fábrica em Cuernavaca, México tem o novo chassi com duplo "C" que é reforçado para aguentar os fora de estrada e a capacidade de carga e além disso apesar de ser feita no México, ela ainda não é vendida nos EUA, estamos na frente dos norte-americanos.
O Visual da picape é bonito ao vivo.

Faróis full leds.

A traseira também não deixa a deseja.

Outro lado da traseira.

Rodas de liga-leve aro 16.

No México onde ela é fabricada é chamada de NP300 Frontier e em alguns mercados apenas NP 300.

A versão avaliada foi a LE 4x4 que é a única a venda por enquanto no Brasil.
POR DENTRO:  Esqueça o painel simples demais da geração antiga, o painel atual é bonito e bem acabado, o espaço interno na dianteira é excelente como em toda a picape, inclusive me ajustar foi fácil achar a posição de dirigir, o câmbio é de fácil manuseio(mais abaixo eu conto a bobeada minha) e ela vem bem equipada de série com os obrigatórios ABS e Air Bag Duplo, além deles vem com Alarme, Ar Condicionado dual-zone, Central Multimídia com conexão Bluetooh, RDS e Wi-fi,USB, CD/DVD/Player, Coluna de direção regulável, Direção Hidráulica, Vidros/Travas/Espelhos elétricos, EBD, ESP, Controle de tração(esse dois são chamados de VDC pela Nissan), ABS off-road(ABSL) , controle de descida(HDC) e partida em rampa(HSA) , em comparação as rivais a L200 Triton Sport HPE FTP ela vem com os mesmos níveis de equipamentos até o ABS off-road e controle de descida indisponível na picape Mitsubishi, mas a L200 contra ataca com Air Bags laterais e de cortina que não estão disponíveis na Frontier, a L200 é mais cara que a Frontier, a Hilux SRX tem os equipamentos da Frontier, mais o Air Bag duplo lateral e de cortina e de joelhos, mas o preço é bem mais alto, a Amarok Highline Extreme traz todos os itens da Frontier, mais o Air Bag duplo lateral e de cortina, mas é mais cara, a S10 High Country traz os mesmos itens da Frontier e é bem mais cara, a Ranger tem os Air Bag de cortina, laterais e o de joelhos, mas custa mais cara que a Frontier(mais abaixo serão revelados os preços). Para a traseira com o banco na minha posição é excelente, vale lembrar que é um banco com regulagem elétrica, mas recuado ele aperta, além do motor ser na longitudinal, o banco elétrico recua muito, até hoje só dois carros com bancos elétricos não tem isso: Nissan Sentra e a Fiat Toro que recuando no máximo dá espaço. A sua capacidade de carga é de 1050KG, a L200 Triton Sport leva 1075KG, a Hilux leva exatamente 1 tonelada(1000KG), a Amarok leva 1018KG, a S10 High Country leva 1049KG e a Ranger leva 1009KG é a segunda maior capacidade de carga só perdendo para a L200. Os outros itens de série são: Abertura da tampa de combustível por acionamento interno, Bancos de couro, acendimento inteligente dos faróis, Apoios de cabeça com regulagem de altura, Aquecimento dos bancos dianteiros, Banco do motorista com regulagem elétrica, Banco traseiro rebatível, Bancos dianteiros com tecnologia Zero Gravity, Chave presencial(i-Key), Console central com apoio de braço e em couro, Porta óculos no  teto, Cruise Control, Ganchos internos na caçamba para fixação de carga, Limpador do para-brisa com controle intermitente ajustável, Luz de cortesia com temporizador, Luz de Leitura, Tela TFT de cinco polegadas, Para sol com espelho de cortesia para motorista e passageiro, Porta revistas nos bancos dianteiros, botão Star/Stop, Tomada de 12 V no console central e na caçamba, Trava automático das portas via chave(i-key), Volante multificional,Desembaçado do vidro traseiro com timer, Estribo lateral, Faróis de Neblina com acabamento cromado, Faróis de Led Diurnos, Gancho para reboque(dianteiro), Grade frontal cromada, Maçanetas cromadas, Para-barros rígidos nas rodas dianteiras e traseiras, Para-brisa com proteção UV, Para - choques dianteiros na cor do veículo e traseiro cromado, Protetor de cárter, Protetor do motor, Protetor de tanque combustível, Rack de teto com acabamento prata, Retrovisor externos com ajuste e rebatimento elétrico, Retrovisor externo com led, Rodas de liga-leve aro 16, Alça de segurança, Bloqueio do diferencial traseiro, Câmera de ré, Cinto de segurança de três pontos para todos os passageiros, Luz de freio em Led, Sensor de estacionamento traseiro, trava de segurança para crianças nas porta-traseiras, Antena de teto e sistema de som com quatro alto-falantes e dois tweeters. A picape da Nissan é bem equipada e tem botão eletrônico de tração onde pode selecionar: 2WD(apenas as rodas traseiras, 4WDH( tração nas quatro rodas) e 4WDL(tração nas quatro rodas com reduzida).
O quadro de instrumentos é bem legível com destaque a tela de TFT.

O Voltante veio do Altima.

Botão Star/Stop.

A Central multimídia.

O Espaço interno na traseira é excelente na minha posição.

Com o banco todo recuado ele aperta.

Botão seletor da tração(andei apenas com a tração traseira).

A Capacidade de carga é de 1050KG.
MECÂNICAMENTE: O câmbio é automático sequencial de sete marchas, em comparação as rivais a L200 Triton Sport tem cinco marchas, S10,Ranger e Hilux tem seis marchas e Amarok tem oito marchas,só parde para a Amarok no número de marchas, a geração antiga da Frontier tinha cinco marchas. O motor 2.3 16V Biturbo diesel pertence a família YS é uma família nova da Nissan com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica, biturbo, intercooler e injeção common-rail e com isso gera 45.9KGFMa2500RPM e 190CVa3750RPM ou seja a potência é igual ao antigo 2.5 Turbo Diesel da família YD, mas o torque é 0.1KGFM maior e lembrando que tem 200cm3 a menos, a L200 Triton Sport tem o 2.4 16V Turbo Diesel da família 4N1 com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletor variável(MIVEC), Turbo, Intercooler e injeção common-rail e com isso gera 43.8KGFMa2500RPM e 190CVa3500RPM, a Hilux tem o 2.8 Turbo Diesel da família GD com bloco  de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica, turbo , intercooler e injeção common-rail e com isso gera 45.9KGFMa1600RPM e vai até 2400RPM e 177CVa3400RPM, a Amarok tem o R4 2.nada 16V Biturbo Diesel TDI com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, biturbo , intercooler e injeção common-rail e com isso gera 42.8KGFMa1750RPM e 180CVa3750RPM, a S10 tem o Duramax 2.8 CTDi de projetoVM-Motori com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica, turbo, intercooler e injeção common-rail e com isso gera 47.9KGFMa2000RPM e 200CVa3600RPM e a Ranger tem o cinco cilindros Pumaa Duratorq 3.2 20V TDCi com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica, turbo, intercooler e injeção common-rail e com isso gera 47.9KGFMa1750RPM e 200CVa3000RPM ela tanto em torque e em potência fica no segundo lugar, perdendo apenas para S10 e Ranger e empatando com a Hilux no torque e com a L200 na potência.  A sua suspensão utiliza molas helicoidais e amortecedores pressurizados, na dianteira é independente tipo braços duplos triangulares e na traseira é eixo rígido só que além das molas helicoidais conta com várias barras panhard e assim a Nissan a chama de "Multlink" dá para chamar de "Eixo rígido Multlink", na dianteira é o mesmo esquema adotado pelas rivais, mas é na traseira que é notado o grande avanço: as rivais usam feixe de molas na traseira. Os freios são discos ventilados na dianteira e tambores na traseira a receita é seguida pelas rivais e a direção é do tipo pinhão e cremalheira como as rivais(já citei acima sobre assistência elétrica).
O motor 2.3 16V Biturbo diesel é moderno e gera 190CV.
ANDANDO COM ELA: Depois de entregar a documentação, com o i-key entro no carro, aperto no freio e ligo(afinal tenho o Sentra na minha cabeça) e o botão de Star/Stop e aí puxo o câmbio e eu achando que estava no "Drive" e não estava.... e aí saio com a picape, por mais que se prepare para isso, você de início estranha o ronco do motor á diesel(não é estranho é até legal), mas acostumado a carros á gasolina fica a sensação de que : "Como assim?" depois você flagra que é diesel, lógico que o tamanho(afinal lembre-se picapes médias de hoje tem tamanho das grandes dos anos 1990) e aí penso "ela é grandona" e aí a direção hidráulica bem projetada  faz parecer menor do que realmente é e aí vou entrar na beira mar e dou o kick down e aí "errrrrrrr" aí o vendedor "está no modo sequencial" e aí me dá um desespero, aliás tenho agradecer pelo vendedor pela calma, paramos damos o alerta e colocamos em Drive. E aí a picape foi, primeiro ronco de motor á diesel é audível, mas não invade a cabine como se imagina, depois vem a curva para poder voltar a concessionária e aí entro na avenida Presidente Kennedy e aí dou o kickdown a sensação é de andar numa picape V8 aspirada de tanto torque que o turbo diesel faz, chegou a dar uma leve levantada na frente e dá par ver até o final do capô e aí dou uma freada, o freio deu conta, não tem aquela sensação de subdimensionamento, outra característica que me chamou atenção: pelo tamanho e pelo esquema de suspensão a dirigibilidade não seria igual de Fiat Toro e Renault Duster Oroch já que essas são menores e tem suspensão Multilink sem o eixo rígido e talvez igual S10, Ranger, Hilux e L200, mas a grande surpresa: a suspensão traseira não deu aqueles pulos típico de S10, graças as molas helicoidais na traseira e isso ajudou e muito. A direção hidráulica atuou bem até parecia elétrica e fazendo a curva do mercado eu me empolgo e viro demais e quase vou no poste, mas viro a tempo e consigo ajeitar, a direção elétrica me salvou! afinal já tinha a experiência da Oroch, mas não de uma picape maior como é o caso da Frontier. Se está perguntando ela se aproxima da Oroch e Toro ou da S10,Ranger, Hilux e L200  no rodar? fica na intermediária, mas mais próxima da Oroch por incrível que pareça e isso é bom. Como ela é larga entro na rua em direção a concessionária só que carros estacionados de um lado e de outro, vou bem devagar para evitar algum problema, afinal são quase 2 metros de largura e aí chegou a concessionária e vou estacionar e bato as fotos e sobre o erro inicial eu poderia ter evitado: podia ter perguntado ao vendedor se estava no D como eu sempre faço com os modelos automáticos e aí autoconfiança me cobrou o preço. A mudança foi irrestrita, mudou do chassi, passando por motor,câmbio e suspensão é mudança completa.
PREÇO E SUA SITUAÇÃO PERANTE AS RIVAIS: A Frontier antiga foi o último Nissan feito na fábrica de São José dos Pinhais-PR que pertence a Renault e agora a fábrica só faz modelos Renault,  Esse modelo vem apenas na versão LE 2.3 16V Biturbo Diesel importada do México como eu disse, o preço é de R$166.700, não vou dizer que é um carro barato por que não é, isso é óbvio, mas vamos olhar para o lado, a Mitsubishi L200 Triton Sport FTP  custa R$174.990 tem o mesmo nível de equipamentos, ok deve o ABS off-road, HSA e HDC, mas contra ataca com Air Bag duplo lateral e de cortina, mas é quase R$10.000 a mais, a Hilux SRX 2.8 Turbo Diesel 4x4 custa R$189.700 tem os mesmos itens da Frontier e ainda acrescenta Air Bag duplo lateral, de cortina e o Air Bag de Joelhos, mas é uma diferença de quase R$20.000, a Amarok Higline Extreme 2.nada 16V TDI tem os mesmos itens de série da Hilux, mas custa R$177.990 é mais de R$10.000, a S10 High Country 2.8 16V Turbo Diesel tem o mesmo nível de equipamentos da Frontier, mas custa R$175.990 ou seja é quase R$10.000 a mais e tem o mesmo nível de equipamentos e a Ranger Limited 3.2 20V TDCi tem o mesmo nível de equipamentos da Hilux SRX e custa R$185.190 é quase R$20.000 a mais. A Frontier agradou pelas boas respostas de motor, câmbio, suspensão no asfalto e bom custo/benefício perante aos rivais, além do salto gigantesco  em relação ao modelo antigo, as duas únicas críticas que faço são ao espaço na traseira com o banco recuado(culpa do banco elétrico que recua muito) e do vidro da porta - traseira que é curvo, por fora é bonito de olhar, mas numa picape a visibilidade compromete um pouco em manobras, se você compraria se tivesse R$170.000 na conta bancária? A resposta é sim, a balança pendeu a favor do motor e do conforto ao rodar e vale lembrar que sua única critica é estendida á vários outros modelos de outras marcas, um exemplo é os Mercedes-Benz A 45 AMG e C 180. nesse caso a picape da Nissan não esta´sozinha. Sobre mais opções elas virão quando começar a produção na Argentina no ano que vem, mas não terá diferenças dessa versão LE mexicana para a futura LE argentina, inclusive o motor 2.3 16V Biturbo diesel e as cores disponíveis para ela além da Preto Premium que é o modelo da fotos, estão disponíveis o Laranja Imperial, o Banco Aspen, o Prata Classic e o Vermelho Alert.
FICHA TÉCNICA.
MOTOR: Dianteiro, longitudinal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica, biturbo, intercooler, injeção common-rail á diesel.
CILINDRADA:  2298cm3
DIÂMETRO X  CURSO: 85mm x 101.3mm
TAXA DE COMPRESSÃO: 15,4:1
POTÊNCIA: 190CVa3750RPM
TORQUE: 45.9KGFMa2500RPM
CÂMBIO: Automático, sequencial de sete marchas, tração traseira com 4x4 de engate temporário eletrônico.
CARROCERIA: Picape. Cabine Dupla, quatro portas e cinco lugares.
DIMENSÕES: Comprimento 5.25 metros, largura 1.85 metros, altura 1.85 metros e entre -eixos 3.15 metros.
OFF ROAD: Angulo de entrada 31.6cm, altura livre do sólo 29.2cm e ângulo de saída 23.7 graus.
PESO: 1985KG
PESO/POTÊNCIA: 10.4KG/CV
PESO/TORQUE: 43.2KG/KGFM
VOLUMES: Capacidade de carga 1050KG e tanque de combustível 80 litros.
SUSPENSÃO: Molas helicoidais e amortecedores pressurizados.
DIANTEIRA: Independente por braços duplos triangulares
TRASEIRA: Eixo rígido com várias barras panhard que em conjunto com as molas helicoidais a Nissan a chama de Multlink.
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira.
DIREÇÃO: Elétrica, tipo pinhão e cremalheira.
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS e Air Bag duplo(obrigatórios por lei), Alarme, Ar Condicionado, CD/Player, Coluna de direção regulável, Central Multimídia com GPS Integrado, RDS e Wi-fi, Direção Hidráulica, Vidros/Travas/Espelhos elétricos, ESP. HDC, HSA, Controle de tração.
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Não tem.
RODAS E PNEUS:Liga-leve aro 16,255/70/R16
GARANTIA: 3 anos sem limite de quilometragem.
PREÇO: R$166.700.


AGRADECIMENTOS A GLOBO NISSAN  DA PRAIA COMPRIDA POR CONFIAR NO SEU PRODUTO E PERMITIR O TEST DRIVE! AGRADECIMENTOS AO VENDEDOR PELO BOM ATENDIMENTO PELA PACIÊNCIA.







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