Plataforma E do Grupo Fiat: Os luxosos Alfa Romeo 166 e Lancia Kappa.

OS GRANDES SEDÃS DA ALFA NO FINAL DOS ANOS 1990 E INÍCIO DOS ANOS 2000 E O ÚLTIMO LANCIA LUXUOSO.

A Fiat fez uma aliança com a Saab do qual originaram: Saab 9000, Lancia Thema , Alfa Romeo 164 e Fiat Croma. Mas isso já era passado a Saab estava nas mãos da GM e a Alfa Romeo precisava um sedã novo, afinal hoje em dia se fala muito do Giulia, mas o Giulia é sucessor do 159 que substituiu o 156, o 166 não teve sucessor. Voltando ao tempo do 166 a Lancia já tinha o Kappa(que havia estreado nova plataforma e vamos entrar em detalhes dele mais abaixo). E com as linhas desenhadas por Walter de Silva chegava em outubro de 1998 o Alfa 166, ele vinha apenas na carroceria sedã de quatro portas, ele media 4.72 metros de comprimento, 1.81 metros de largura, 1.42 metros de altura e 2.70 metros de entre - eixos, três opções de câmbio: manual de cinco marchas, manual de seis marchas ou automático de quatro marchas, nos motores a oferta começava pelo Twin Spark 2.nada 16V da família FREE com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, coletor variável e duas velas por cilindro, o seu diâmetro era de 83mm e o curso de 91mm o que totalizavam 1970cm3, a sua taxa de compressão é de 10:1 e com isso gerava 19.1KGFMa2800RPM e 155CVa6400RPM é o mesmo usado nos Alfa 145/155/156 vendidos no Brasil e da mesma família dos 1.8 dos Marea e Brava HGT, a segunda opção era o Busso V6 2 litros, 24 válvulas turbo com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, turbo e intercooler, o seu diâmetro era de 80mm e o curso era de 66.2mm o que totalizavam 1997cm3, a sua taxa de compressão é de 8:1 e com isso gerava 28.5KGFMa2500RPM e 205CVa6000RPM, a terceira opção é o V6 de 2.5 litros e 24 válvulas também da família Busso, o diâmetro aumentava para 88mm e o curso para 68.3mm o que totalizavam 2492cm3, a sua taxa de compressão é de 10,3:1 e com isso gerava 22.6KGFMa5000RPM e 190CVa6200RPM, a quarta opção era o V6 de 3 litros e 24 válvulas também da família Busso, o diâmetro aumentava para 93mm e o curso para 72.6mm a sua taxa de compressão era de 10:1 e com isso gerava 28KGFMa5000RPM e 228CVa6200RPM foi esse motor que o 166 veio ao Brasil e por último o cinco cilindros 2.4 JTD com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote, turbo, intercooler, injeção common-rail e apenas 10 válvulas, o seu diâmetro era de 82mm e o curso de 90.4mm o que totalizavam 2387cm3, a sua taxa de compressão era 18,4:1 e com isso gerava 31KGFMa2000RPM e 136CVa4000RPM. A sua suspensão era independente nas quatro rodas com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira braços duplos triangulares e na traseira Multlink, os freios eram discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira e a direção do tipo pinhão e cremalheira como todo carro moderno. O câmbio manual de cinco marchas vinha apenas para o motor 2.nada 16V, o câmbio manual de seis marchas para todos os motores e o automático de quatro marchas apenas para os V6 2.5 e de 3 litros.
O Alfa Romeo 166 chegava ao mercado europeu com motores 2.nada 16V de 155CV, V6 de 2 litros  24V turbo com 205CV, V6  2.5 24V  com 190CV, V6 de 3 litros e 24 válvulas com 228CV e o cinco cilindros 2.4 JTD com 136CV., mais tarde o V6 de 3 litros passava a gerar 220CV e o cinco cilindros 1.9 JTD passava a gerar 140CV e mais tarde 150CV.
Vale lembrar que o câmbio automático contava com opção de trocas sequencias chamado de Sportronic e o turbo diesel tinha a opção do diferencial mais curto. Em outubro de 1999 na linha 2000 nada muda, em outubro de 2000 na linha 2001 o V6 de 3 litros  e 24 válvulas agora gerava 27KGFMa5000RPM e 220CVa6300RPM e taxa de compressão caia para 10:1 e o motor cinco cilindros 2.4 JTD ganhava alterações para gerar 31.1KGFMa1800RPM e 140CVa4000RPM e a opção do diferencial mais curto dava adeus, Em outubro de 2001 na linha 2002 nada muda, em abril de 2002 o cinco cilindros 2.4 JTD  passava a gerar 150CVa4000RPM e mantinha o torque, Em outubro de 2002 na linha 2003 nada muda.
A CHEGADA DO FACELIFT E MAIS ALTERAÇÕES Em novembro de 2003 na linha 2004 ele ganhava nova grade dianteira, faróis e para - choques dianteiro e não houve mudanças nas lanternas e as dimensões se mantiveram as mesmas, nos motores o Twin Spark 2.nada 16V agora gerava 18.4KGFMa3800RPM e 150CVa6300RPM, o V6 2 litros 24V Turbo dava adeus, o V6 de 2.5 litros agora gerava 188CVa6300RPM e mantinha torque, o V6 de 3 litros ficava sem alterações e o cinco cilindros 2.4 JTD com cabeçote de 10 válvulas era mantido e estreava a versão com cabeçote de 20 válvulas desse motor aí o comando de válvulas era duplo e taxa de compressão era de 18:1 e com isso gerava 39.3KGFMa2000RPM e 175CVa4000RPM. Suspensão e freios sem mudanças e no o câmbio o manual de cinco marchas dava adeus, apenas manual de seis marchas, estreava o automático de cinco marchas, apenas o V6 de 3 litros mantinha o automático de quatro marchas e o turbo diesel de 20 válvulas recebia a opção do câmbio automático.
O Alfa 166 recebe facelift e nos motores o 2.nada 16V de 150CV, o V6 de 2.5 litros 24V com 188CV, o V6 de 3 litros e 24V com 220CV era mantido, o cinco cilindros 2.4 JTD de 150CV era mantido e ganhava a opção de 20 válvulas desse motor com 175CV e mais tarde chegava a 180CV  e um mês depois estreava o V6 3.2 com 240CV.
Em dezembro daquele ano chegava o V6 de 3.2 litros e 24 válvulas também da família Busso, o diâmetro do 3 litros foi mantido, mas o curso foi a 78mm o que totalizavam 3179cm3, a sua taxa de compressão é de 10,5:1 e com isso gerava 29.5KGFMa4800RPM e 240CVa6200RPM. Em outubro de 2004 na linha 2005 nada muda. Em outubro de 2005 na linha 2006 nada muda e em janeiro de 2006 o 2.4 20V JTD é substituído pelo Multijet cinco cilindros 2.4 20V  é uma evolução do motor anterior, inclusive manteve diâmetro x curso e taxa de compressão e o próprio torque de 39.3KGFMa2000RPM e a potência agora chegou a 180CV  Em outubro de 2006 na linha 2007 as opção do quatro cilindros 2.nada 16V e do V6 de 2.5 e 3 litros dão adeus e o 2.4 JTD com cabeçote de 10 válvulas, mas o V6 3.2 o Multijet 2.4 Turbo Diesel permanecem até outubro de 2007 quando ele deu o seu adeus e nunca mais viu um sucessor em linha reta dá para dizer que o Giulia é um herdeiro espiritual dele. Vale lembrar que o motor é transversal e a tração é dianteira.
A LANCIA FOI A PRIMEIRA A substituir a plataforma Tipo 4 que servia ao Alfa Romeo 164, ao Saab 9000, ao Lancia Thema e ao Fiat Croma, o Croma não teve sucessor direto(foi sucedido em parte pelo Marea), o Saab migrou para plataforma GM já que a empresa norte- americano tinha ficado dona, a Alfa Romeo levaria o 164 a mais alguns anos. Já a Lancia decidiu aposentar o Thema que durante a carreira teve motor V8 Ferrari na versão topo de linha. em março de 1994 chegava o Kappa ele vinha de início apenas como sedã de quatro portas, ele media 4.69 metros de comprimento, 1.82 metros de largura, 1.46 metros de altura e o entre - eixos é o mesmo do Alfa Romeo 166(na verdade o 166 herda o entre - eixos dele), duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automático de quatro marchas, já nos motores a oferta começa pelo cinco cilindros Pratola Serra 2.nada 20V com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada e coletores variáveis, além disso ele tinha uma arvore contra-rotativa para evitar vibrações o seu diâmetro é de 82mm e o curso é de 75.6mm o que totalizavam 1998cm3, a sua taxa de compressão é de 10:1 e com isso gerava 18.9KGFMa4500RPM e 146CVa6100RPM e você está perguntando é o mesmo do Marea? sim ele mesmo. A segunda opção é o cinco cilindros 2.4 20V, o seu diâmetro cresce para 83mm e o curso também cresce para 90.4mm o que totalizavam 2446cm3, a sua taxa de compressão é de 10:1 e com isso gerava 23.4KGFMa3750RPM e 175CVa6100RPM e se você está perguntando se o motor é o mesmo do Marea e Stilo Abarth brasileiros a resposta é sim, só que no Brasil gerava 160CV no sedã e 167CV no Hacht esportivo. a terceira opção era o 2.nada 16V Turbo Twin Cam ou Bialbero com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, o seu diâmetro era de 84mm e o curso de 90mm o que totalizavam 1995cm3, a sua taxa de compressão é de 8:1 e com isso gera 30.4KGFMa2750RPM e 205CVa5600RPM e você está perguntando motor do Tempra? sim, só que nosso Tempra Turbo era 8 válvulas, já esse Lancia é 16 válvulas e lembrando que o nosso Tempra teve 16 válvulas, mas era aspirado, a outra opção era o V6 de 3 litros e 24 válvulas da família Busso o mesmo já citado no 166 em detalhes e nessa época gerava 27.5KGFMa4500RPM e 204CVa6500RPM e por último o cinco cilindros 2.5 Turbo Diesel já citado no Alfa Romeo 166 em detalhes, mas era versão com injeção eletrônica sem common-rail e o cabeçote era apenas 10 válvulas e com isso gerava 25.5KGFMa2250RPM e 124CVa4250RPM e sua taxa de compressão era de 21:1. A sua suspensão era independente nas quatro rodas, na dianteira seguia o esquema do Alfa 166 e na traseira era McPherson, os freios eram discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira e a direção é do tipo pinhão e cremalheira. As versões de acabamento eram LE, LS e LX, só o V6 podia vir com a opção do câmbio automático e as versões estavam assim: LE 2.nada 20V e 2.4 Turbo Diesel, LS 2.nada 20V, 2.4 20V, 2.nada 16V Turbo, V6 de 3 litros e 2.4 Diesel e LX estava com os motores 2.4 20V, 2.nada 16V Turbo e V6 de 3 litros e 24 válvulas.
O Kappa chegava ao mercado europeu com motores cinco cilindros 2.nada 20V de 146CV, cinco cilindros 2.4 20V de 175CV, 2.nada 16V Turbo de 205CV, V6 de 3 litros e 24 válvulas com 204CV e o cinco cilindros 2.4 Turbo Diesel de 124CV, mais tarde chegava novos motores.
Em outubro de 1995 na linha 1996 nada muda, em março de 1996 duas novidades para o Kappa, a primeira é que o motor cinco cilindros 2.nada 20V ganhava a opção do câmbio automático e junto com ela gerava 19KGFMa4100RPM e 155CVa6500RPM e a principal novidade é chegada da versão perua com os mesmos motores do sedã, ela tinha as mesmas medidas do sedã como curiosidade e lógico a única perua dessa plataforma e lembrando que quando falo em Europa eu deixo o Reino Unido de lado, já a Lancia não atua lá desde 1994 e justamente o ano de lançamento do Kappa.
A perua Kappa chegava ao mercado com os mesmos motores do sedã, mas o cinco cilindros 2.nada 20V agora gerava 155CV.
E como era de esperar a linha 1997 veio sem alterações já que a perua era lançamento recente e o cinco cilindros 2.nada 20V ganhava mais potência. Em março de 1997 mais novidades, o motor cinco cilindros 2.4 20V acaba de ganhar a opção básica LE de acabamento antes restrita ao cinco cilindros 2.nada 20V e estreava o cupê, ele media 4.58 metros de comprimento, 1.83 metros de largura, 1.42 metros de altura e 2.58 metros de entre - eixos, apenas câmbio manual e nos motores ele vinha com o cinco cilindros 2.4 20V, o 2.nada 16V Turbo e o V6 de 3 litros e 24 válvulas todos eles já citados no sedã, suspensão e freios são os mesmos do sedã.
O Kappa cupê chegava ao mercado e os motores eram o cinco cilindros 2.4 20V, o 2.nada 16V Turbo e o V6 de 3 litros e 24 válvulas todos já citados no sedã e mais tarde o 2.nada 16V Turbo dava lugar ao cinco cilindros 2.nada 20V Turbo de 220CV e esse motor também estava disponível para sedã e perua.
Em outubro de 1997 na linha 1998 como era de esperar sem alterações, em março de 1998 a opção do câmbio automático é estendido ao cinco cilindros 2.4 20V, o 2.nada 16V Turbo dá lugar ao cinco cilindros 2.nada 20V Turbo,  graças ao turbo e intercooler a taxa de compressão cai para 8,5:1 e dotado e pistões e bielas forjadas passou a gerar 31.5KGFMa2750RPM e 220CVa6000RPM e você está perguntando? é o mesmo do Marea Turbo? sim ele mesmo, só aqui gerava 182CV e o motor também estava disponível para cupê e perua, o V6 ganhava a opção do câmbio automático sequencial e chegava o cinco cilindros 2.4 JTD com injeção common-rail é o mesmo já citado em detalhes no Alfa 166 e que gerava 31KGFMa2000RPM e 136CVa4000RPM. Em outubro de 1998 chegava a linha 1999 e é obvio sem mudanças como era de esperar, Em outubro de 1999 na linha 2000 também sem alterações e em outubro de 2000 ele dá o seu adeus, mas a plataforma sobrevive com o Alfa Romeo 166 e o Kappa deu lugar ao Thesis.

Essa plataforma estreou num carro da Lancia e terminou os seus dias como Alfa Romeo, na parte Alfa Romeo é inegável a beleza do Alfa 166, mas o mais interessante do Lancia Kappa é ter usado motores de Tempra e Marea no decorrer da sua vida e ainda ter uma perua e um cupê como derivados.






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