A História do Isuzu Florian: Sua vida e seus parentes no Japão.

O MÉDIO JAPONÊS DEU ORIGEM AO CUPÊ 117 E A PICAPE FASTER

Você viu na história da plataforma J que o Aska é parente do Monza. O Antecessor dele o Florian foi longevo no mercado japonês e de quebra deu origem a uma família. Em março de 1967 chegava o Florian ao mercado japonês, ele chegava como sedã de quatro portas, ele media 4.25 metros de comprimento, 1.60 metros de largura, 1.44 metros de altura e 2.50 metros de entre - eixos, três opções de câmbio: manual de três ou quatro marchas e o automático de três marchas e a única opção de motor: O 1.6 da família G da Isuzu esse com bloco e cabeçote de ferro, comando de válvulas no bloco acionado por varetas, o seu diâmetro era de 82mm e o curso era de 75mm o que totalizavam 1584cm3, a sua taxa de compressão era de 8,7:1 e tinha carburador de corpo duplo e com isso gerava 12.4KGFMa2600RPM e 84CVa5200RPM, A sua suspensão na dianteira era independente por braços duplos triangulares e na traseira era eixo rígido com feixe de molas e os freios eram a tambor nas quatro rodas.O motor era dianteiro longitudinal e a tração  era traseira.
O Florian chegava ao mercado japonês com motor 1.6 de 84CV,
Em outubro de 1967 na linha 1968 nada muda, Em outubro de 1968 na linha 1969 veio duas novidades a primeira era o cupê 117 que foi desenhado por Giorgetto Giugarro  ele media 4.28 metros de comprimento e 1.32 metros de largura, altura e entre -eixos eram os mesmos do Florian, disponível apenas com câmbio manual de quatro marchas e o motor era o 1.6 da família G da Isuzu só que agora tinha cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, repetia o diâmetro x curso do antigo 1.6 OHV, a taxa de compressão subia para 10,3:1 e dotado de dois carburadores passou a gerar 14.4KGFMa5000RPM e 120CVa6400RPM
O cupê Florian chegava ao mercado com motor 1.6 DOHC de 120CV e mais tarde ganhava o 1.8 que será citado no Florian abaixo e o 1.6 DOHC de injeção eletrônica e 130CV.
A REESTILIZAÇÃO DO FLORIAN se dá na mesma época, trouxe a opção da carroceria perua, as opções de câmbios continuam as mesmas, ela tinha as mesmas medidas do sedã com exceção da altura que ia para 1.48 metros, já o sedã ganhava a versão TS com dois carburadores no motor 1.6 de comando de válvulas no bloco e com isso gerava 12.9KGFMa4200RPM e 90CVa5400RPM e esse aumento também veio de comando de válvulas mais bravo.
O Florian ganha reestilização e junto com ela versão TS com motor 1.6 OHV de 90CV e o 1.6 de 84CV era mantido e mais tarde o 1.8 de 100CV e 115CV para o TS.

A perua chegava ao mercado com o mesmo 1.6 OHV de 84CV do sedã.
Em outubro de 1969 na linha 1970 nada muda, em outubro de 1970 na linha 1971 o Florian ganhava o motor 1.8 chamado de 1800, o motor 1.8 também pertence a família G, o diâmetro do 1.6 era mantido, o curso ia para 82mm o que totalizavam 1817cm3 tinha bloco de ferro e cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada e carburador  de corpo duplo, a taxa de compressão produzia 8,7:1 e com isso gerava 14.6KGFMa3000RPM e 100CVa5600RPM e para o TS 1800 que tinha dois carburadores e taxa de compressão de 9,7:1 e com isso esse 1.8 gerava 15.5KGFMa4200RPM e 115CVa5800RPM e o 117 também ganhava o 1.8 de 115CV e estreava a versão EC  em que o 1.6 DOHC ganhava injeção eletrônica e com isso a taxa de compressão passa a 10,3:1 e com isso gerava 15KGFMa5000RPM e 130CVa6600RPM. Em outubro de 1971 na linha 1972 o Florian não tinha alterações e o 117 ganhava o 1.8 de 100CV.
A CHEGADA DA TERCEIRA REESTILIZAÇÃO DO FLORIAN E DA PICAPE FASTER se dá em março de 1972, o 1.6 OHV teve um estrangulamento e passou a gerar 11.8KGFMa2600RPM e 78CVa5600RPM, para os mercados asiáticos fora do Japão ia a 87CV, já o 1.8 de 100CV e 115CV foram mantidos, a picape Faster tinha opção de cabine simples de duas portas e dupla de quatro portas, ela foi vendida nos EUA como Chevrolet Luv, ela media a mesma largura do Florian, o comprimento era de 4.40 metros para o modelo cabine simples e 4.60 metros para o modelo cabine dupla e o entre - eixos era de 2.60 metros para a cabine simples e 2.95 metros para a cabine dupla, as opções de câmbio eram as mesmas do Florian, já nos motores eram o 1.6 OHV do Florian e o 1.8 também herdado do Florian e estrava o 2.nada á diesel da família C da Isuzu com bloco e cabeçote de ferro, comando de válvulas no bloco acionado por varetas, o seu diâmetro era de 86mm e o curso era de 84mm o que totalizavam 1952cm3 , a sua taxa de compressão é de 20:1 e dotado de bomba injetora gerava 12.7KGFMa2400RPM e 64CVa4400RPM.
O Florian ganhava mais uma reestilização e o motor 1.6 OHV passou a gerar 78CV, o 1.8 foi mantido com seus 100CV ou 115CV.
A Picape Faster chegada ao mercado japonês(na foto uma Chevrolet LUV) e além do 1.6 e o 1.8 de 100CV do Florian ela tinha o 2.nada á diesel de 64CV e mais tarde chegava o 1.6 SOHC de 94CV.

Aqui na versão cabine dupla.
Em outubro de 1972 na linha 1973 nada muda, nem mesmo no cupê 117. Em março de 1973 era vez do 117 Coupé ganhar um face-lift com novos para- choques, junto com eles veio o adeus dos motores 1.6, o 1.8 de 100CV e 115CV eram versões de entrada agora, para o 117 o 1.8 ganhava uma versão com duplo comando de válvulas no cabeçote e dois carburadores e com isso passou a gerar 16.2KGFMa5000RPM e 125CVa6400RPM e opção com injeção eletrônica desse motor 1.8 DOHC e com isso taxa de compressão de 9,7:1 mantida e com isso gerava 17KGFMa5000RPM e 140CVa6000RPM e a versão trazia freios á disco na dianteira e a perua Florian dá o seu adeus. ficando só o sedã, o cupê 117 e a picape Faster.
O cupê 117 ganhava reestilização e os motores 1.8 de 100CV e 115CV eram versões de entrada e estava o 1.8 DOHC com dois carburadores e 125CV e o 1.8 DOHC de injeção eletrônica com 140CV., mais tarde fica com o 1.8 SOHC de 105CV como opção de entrada.
Em outubro de 1973 na linha 1974 o 1.6 dava adeus ao Florian, só ficava o 1.8, para o Faster e para o 117 Coupé nada mudava. Em outubro de 1974 na linha 1975 nada mudava nos modelos, em outubro de 1975 na linha 1976 o Florian voltava a ter só uma opção de motor: o 1.8 de comando de válvulas simples no cabeçote com 15KGFMa3800RPM e 105CVa6400RPM e para o 117 o 1.8 de 105CV, o 1.8 DOHC de 125CV dá o seu adeus e o 1.8 DOHC de injeção eletrônica tem a taxa de compressão de 9:1 e com isso gerava 130CVa6400RPM e mantinha o torque. Em outubro de 1976 na linha 1977 nada muda,
A CHEGADA DA REESTILIZAÇÃO DO 117 em março de 1977 ele ganha faróis duplos retangulares, nova grade dianteira e pequenas mudanças nas lanternas, mas os motores continuavam iguais. assim como freios e direção.
O 117 ganhava mais uma reestilização e mantinha os motores 1.8 SOHC de 105CV e 115CV, DOHC de 125CV e 130CV de injeção eletrônica, mais tarde o 2.nada de 115CV, 120CV com injeção eletrônica e o 2.nada DOHC com injeção eletrônica a 135CV e o 2.2 á diesel de 73CV.

Em outubro de 1977 na linha 1978 o Florian ganhava a opção do câmbio manual de cinco marchas e do 2.nada á diesel já citado na picape Faster, Em outubro de 1978 na linha 1979 o Faster ganha o 1.6 de comando de válvulas simples no cabeçote e 94CV. Em outubro de 1978 na linha 1979 o cupê 117 trocava o motor 1.8 pelo 2.nada da família G da Isuzu, o diâmetro passava a 87mm e o curso era o mesmo do 1.8 o que totalizavam 1949cm3, a sua taxa de compressão era de 8:1 e com carburador de corpo de simples e comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada gerava 16KGFMa3800RPM e 115CVa5600RPM, o 2.nada de injeção eletrônica com taxa de compressão de 8,8:1 e com isso gerava 16.5KGFMa4000RPM e 120CVa5600RPM e o comando de válvulas era simples e tinha a opção do duplo comando de válvulas no cabeçote e taxa de compressão de 9:1 e com isso gerava 17KGFMa5000RPM e 135CVa6200RPM e o Florian passava a gerar 15.8KGFMa4000RPM e 110CVa5600RPM. Em outubro de 1979 na linha 1980 a Faster migra para uma nova base e começa primeira baixa dessa plataforma, o Florian não tinha alterações e o Cupê 117 ganhava a opção do 1.8 de 110CV na entrada  e o 2.2 á diesel da família C da Isuzu, o diâmetro cresceu para 88mm e o curso para 84mm o que totalizavam 2238cm3, a sua taxa de compressão é de 21:1 e com isso gerava 14.2KGFMa4200RPM e 73CVa4200RPM. Em outubro de 1980 na linha 1981 nada muda nos modelos. Em outubro de 1981 é vez do cupê 117 dar o seu adeus no mercado e ser
E ser substituído pelo Piazza que é feito na plataforma T do Chevette.  Em outubro de 1981 na linha 1982 nada muda. Em outubro de 1982 na linha 1983 nada muda e em outubro de 1984 ele é sucedido pelo Aska que é parente do Monza, a matéria está com o link acima.

Essa plataforma deu origem a um sedã, um cupê e até uma picape que chegou a ser vendida nos EUA como Chevrolet LUV(e no Chile também), mas a medida que a GM globalizava suas bases se viu que a base acabou saindo de cena no Japão, motores á gasolina de comando de válvulas no bloco, simples no cabeçote e duplo fizeram parte do catálogo sem contar a injeção eletrônica. Hoje a Isuzu só faz caminhões de projeto próprio e motores á diesel, tanto que a D-Max atual é uma S10/Colorado rebatizada com grade, faróis, para-choque e motor da própria Isuzu. Hoje a marca não faz carros e nem motor á gasolina.






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