Avaliação: Mini Cooper Countryman 1.5 12V Turbo: Versão de entrada agrada ao volante.

PLATAFORMA UKL E NOVO MOTOR FIZERAM BEM AO UTILITÁRIO ESPORTIVO.

Dia 29 de maio a Mini(marca do grupo BMW) passou a vender oficialmente o Mini Countryman de nova geração nas concessionárias da marca oficialmente, então decidi ir a concessionária mais próxima que é Top Car Mini.
   Cheguei lá, a revenda é ao lado da Land Rover e ela vende as motos BMW juntos, vale lembrar que isso é comum aqui, concessionárias uma do lado das outras e se for do mesmo grupo, no mesmo "condomínio" por assim dizer, cheguei lá falei com o vendedor da BMW Motos(que me atendeu muito bem) e aí o gerente e o vendedor estavam fazendo test drive do Mini com o cliente e aí pediu para deixar o número e aí chegando iam me ligar.
     Aí a tarde o gerente da concessionária me ligou e me perguntou e tal aí eu expliquei que eu tenho um blog e que a BMW manda notícias no meu e-mail assim como outras marcas que mandam release no meu e-mail(vocês leitores sabem quais são) e aí falei com ele se dava na quarta-feira, ele falou que não daria por que teria muito movimento, mas tem que ser no início do mês, afinal quinta-feira gravaria vídeos do jogo Drive Club(jogo de carro) em casa e aí pedi se dava para ir na sexta - feira e aí fui.
     Sexta-feira fui na concessionária, falei com o gerente mostrei o blog e ele pediu se havia andando em outros carros e aí falei que o último havia sido a Nova Frontier e já havia andado em Mercedes Classe C e ele viu a matéria de lançamento, aliás tenho que agradecer pelo atendimento que foi excelente e aí ele me explicou "fotos externas não poderá fazer", ué por que? aí me explicou o motivo(aliás motivo interno deles) e aí perguntei e de motor? interna? ele me disse: sem problemas e aí do showroom não tinha problemas, mas ele liberou uma foto externa que vocês vão ver no bônus. me pediu a carteira de habilitação e aí entreguei e aí começa o test-drive.
POR FORA: A Família Mini sempre teve aquele visual retrô é óbvio que não ia mudar nessa geração e ele é bonito num aspecto geral, colocando ao lado do modelo anterior você nota que ficou maior(depois eu mostro), ele mede 4.29 metros de comprimento, 1,82 metros de largura, 1.56 metros de altura e 2.67 metros de entre - eixos, vamos a tabela comparativa contra os rivais.

COMPRIMENTO:
MINI COUNTRYMAN: 4.29metros
MERCEDES-BENZ GLA: 4.42metros
AUDI Q3:4.38metros.

LARGURA:
MINI CONTRYMAN: 1.82metros
MERCEDES-BENZ GLA:1.80metros
AUDI Q3: 1.81 metros

ALTURA:
MINI CONTRYMAN: 1.56metros
MERCEDES-BENZ GLA: 1.50metros
AUDI Q3: 1.61metros.

ENTRE - EIXOS:
MINI CONTRYMAN: 2.67metros
MERCEDES-BENZ GLA: 2.70metros
AUDI Q3:2.60metros.

Note que no comprimento ele é menor que os rivais, o Mini Countryman agora está sendo feito na plataforma UKL que serve também ao Mini Hacht, ao BMW Série 2 Active Tourer e ao próprio X1, lembrei dele na hora do test-drive, mas cortei fora agora por um motivo: a versão de entrada do X1 é com 192CV é o mesmo motor do Cooper S então deixei fora, voltando as medidas na largura ele é mais largo que os rivais, na altura ele perde para o Q3 e vence o GLA e no entre - eixos vence o Q3 e perde para o GLA, mas ele é mais próximo do GLA do que do Q3 nessas medidas, depois eu explico o grande benefício da nova plataforma UKL.
Por fora o Mini Countryman apresenta um belo visual.

O Mini Countryman de traseira.

Versão Cooper é avaliada.

Logotipo Countyman quase não coube.

Rodas de Liga-leve aro 17.
Faróis com Full leds.
POR DENTRO: Como era de esperar de um carro desse porte, o painel é bonito e bem acabado com direito até soft touch no painel, aliás se você como eu incomodava o velocímetro no centro do painel da antiga geração do Mini, aqui você não se incomoda mais, o velocímetro foi para o lugar certo, velocímetro conta-giros todos nos lugares certos, ao onde era o velocímetro é a nova central multimidia, no espaço interno com os banco dianteiro na minha posição sobrou espaço no banco traseiro e bem grande e aí fui recuar o banco todo para ver e não é que ainda sobrou um pouco? mais um benefício da nova plataforma UKL e lógico ele vem de série com os obrigatórios ABS e Air Bag duplo, Alarme, Ar Condicionado, Radio Mini com visual Boost(Central Multímdia), Coluna de direção regulável de altura e profundidade, Direção elétrica, Vidros/Travas e Espelhos elétricos tirando central multímídia e direção elétricos os carros importados já tinham esses itens desde os anos 1990 quando desembarcaram no Brasil. Os outros itens de série são Air Bags duplos laterais, Air Bags duplos de cortina, Faróis de Neblina com Led, Faróis adaptativos, Comando de som no volante multificional, Volante em couro, Tapetes em veludo, Descanso de braço dianteiro, Bancos dianteiros esportivos, Pacote de Luzes, acabamento interno cinza Harzy, Revestimento dos bancos em Leatherette preto carbono, Bancos do motorista com regulagem elétrica de de memória, Sensor de estacionamento, Check-Control, ESP, sistema Start&Stop e Controle de tração. O seu porta é de 450 litros vence com o folga o GLA 200 com 421 litros e perde por pouco para o Q3 com 460 litros, mas em comparação ao Mini Countryman antigo o ganho foi de expressivos 100 litros ou seja dá e sobra para uma família.  Já os opcionais são câmera de ré, sensor de estacionamento dianteiro, Teto Solar panorâmico, bancos de couro e faixas esportivas, o teto solar acrescenta R$4000, as faixas dependendo do modelo da faixa pode custar R$500 e os bancos de couro R$5000 que completo daria o preço de R$154.450.
O painel agora conta com velocímetro no lugar certo e conta-giros ao lado.

Central multímidia no lugar do antigo velocímetro.

O câmbio de seis marchas.

O botão de Star/Stop(vermelho) clique na foto para ampliar.

Freio de estacionamento( "Freio de mão") elétrico.

Na minha posição sobrou espaço grande para o passageiro traseiro.

Com o banco todo recuado sobrou um pouco.

O porta - malas leva 450 litros.
MECÂNICAMENTE: O câmbio é o automático de seis marchas, já o rival GLA usa o dupla embreagem de sete marchas chamada de 7G-DCT pela Mercedes-Benz e o Audi Q3 usa o manual-automatizado de seis marchas chamado de S-Tronic pela Audi. O motor é o três cilindros 1.5 12V Turbo da família B38 com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta ele é modular com o quatro cilindros 2.nada(2 litros, 2.0 ou 2000 com queira entender) usado no X1 de entrada e no Mini Cooper S e com seis cilindros 3 litros  usado no novo BMW 540i, lembrando que esses atendem pelo cógido B48 e B58. Com isso ele gera 22.4KGFMa1400RPM e vai até 4300RPM e 136CVa4400RPM e vai até 6000RPM, os Mercedes-Benz GLA usa o 1.6 16V Turbo da família M270 com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta  e com isso gera 25.4KGFMa1200RPM e vai até 4000RPM e 156CVa5300RPM e o Audi Q3 tem o 1.4 16V TSI da família EA 211 com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada, coletores variáveis que gera 25.5KGFMa1750RPM e vai até 3000RPM e 150CVa4000RPM e vai até 6000RPM. você pode alegar que são mais potentes, mas esses motores tem que mover mais peso o que deixa numa relação peso/potência mais próxima dos rivais. A sua suspensão é independente nas quatro rodas com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, sendo McPherson na dianteira e Multlink na traseira e os rivais seguem a configuração, assim com os freios são discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira com os rivais. Vale lembrar que ele é o único três cilindros dessa turma. Uma curiosidade que o gerente me citou é que o Mini não tem trava de capô é abrir duas vezes e aí só levantar para cima.
Os três cilindros Turbo gera 136CV


Amortecedor de capô na esquerda...

e na direita.
ANDANDO COM ELE: Chegou a hora da verdade e fui saindo com ele, afinal me chamou atenção o novo velocímetro ficou melhor para ver, já imaginou ter que desviar atenção do trânsito só para não tomar multa no radar? Aqui não tem mais isso, o câmbio automático cheguei a pensar que não teria bom manuseio(pelo desenho) mas aí você que as letras são iluminadas e tudo certo, engatei o "D" ele começou a andar a maciez da direção elétrica em manobras me chamou a atenção e aí logo entrei na marginal e aí resolvi fazer o kick down e o motor três cilindros andou como se fosse quatro cilindros e aí logo teria que entrar na curva, por que a direção para a Florianópolis estava num trânsito e aí contornei e entrei a suspensão se mostrou um pouco dura para o segmento premium, quem está acostumado a um Classe C por exemplo pode estranhar(não estou comparando, mas um fato), mas ainda assim está melhor que o anterior, a suspensão é dura, mas justa. Logo depois dei uma freada para ver a rua, só que naquela rua tem cara que acha que é mão única e não é , aí o gerente me pediu para tomar cuidado e não é que estava certo? uma Saveiro em contra-mão e aí pude ver o Start&Stop, você sente o motor desligando e aí passei, achei que podia ir e aí ele falou "dá mais uma volta" e aí veio o Kickdonw e o câmbio respondeu muito bem, sem sustos, ou tranco, obedecendo muito bem as vontades do motorista e o três cilindros ronca como se fosse um motor maior e ainda é bonito de ouvir, aliás sem  vibrações típicas desses motores e aí veio outra volta e mais um kickdonw na famosa rua onde o pessoal acha que é mão única e o motor respondeu tão bem que logo vi um Fox estacionando e cravei no freio, funcionou tão bem que veio o Start&Stop e para ligar? é só acelerar que o carro volta ao normal e aí veio mais outra volta e passamos por uma rua bem maior que é a famosa Josué de Bernardi tive que cuidar para entrar e aí entrei lógico não resolvi fazer nenhum kickdonw para não me arriscar e aí voltei pela marginal em direção a Top Car Mini e aí vi que a 60KM/H girava a menos 2000RPM o que é número muito bom e a fui  para bater as fotos e pela primeira vez você terá dois bônus abaixo.
PREÇO E SITUAÇÃO PERANTE OS RIVAIS: A Rigor o Countryman não tem rivais diretos, já que ele é um compacto, já que Audi Q3 e Mercedes-Benz GLA derivam de carros médios, mas mesmo assim a mira está voltada para eles nessa versão de entrada, o seu preço é de R$144.950, o Audi Q3 Attraction custa R$143.150 e o Mercedes-Benz GLA 200 custa R$146.900 é um pouco mais caro que o Q3 e mais barato que o GLA, ou seja está dentro da média de preços dos rivais. E se eu compraria se tivesse R$150.000? A Repostas é sim, a balança pesou a favor pelo bom desempenho, pela tecnologia embarcada, pelo ótimo espaço interno e porta - malas, o que pesou contra foi a suspensão um pouco dura para o segmento, mas vale lembra duas coisas: se GLA e Q3 tiverem o mesmo comportamento o Mini está na mesma situação dos rivais e isso alivia e para quem vem de um Mini antigo vai adorar, está bem melhor e que vem de um carro digamos mais "popular" pode se sentir tranquilo nesse aspecto , mesmo sendo o modelo de "entrada" do Countryman agradou em cheio!
                                                         FICHA TÉCNICA:
MOTOR: Dianteiro, transversal, três cilindros em linha, 12 válvulas, turbo, intercooler e injeção direta.
CILINDRADA: 1499cm3
DIÂMETRO X CURSO: 82 x 94.6mm
TAXA DE COMPRESSÃO: 11:1
POTÊNCIA: 136CVa4400RPM-6000RPM
TORQUE:22.4KGFMa1400RPM-4300RPM
CARROCERIA: Utilitário esportivo( ou SAV como preferir), quatro portas e cinco lugares.
DIMENSÕES: Comprimento 4.29 metros, largura 1.82 metros, altura 1.56 metros e entre -eixos 2.67metros.
PESO: 1390KG
PESO/POTÊNCIA: 10.2KG/CV
PESO/TORQUE:62KG/KGFM
VOLUMES: Porta - malas 450 litros e tanque de combustível 51 litros.
SUSPENSÃO: Independente nas quatro rodas, tipo McPherson com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos.
DIANTEIRA: McPherson
TRASEIRA: Multilink
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira.
DIREÇÃO: Elétrica, tipo pinhão e cremalheira.
RODAS E PNEUS: Liga-leve aro 17,225/55/R17
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag duplo, Air Bag duplo lateral, Air Bag duplo de cortina, Alarme, Coluna de direção regulável, Direção elétrica, Faróis Full Led, Radio Mini Visual Boost, Vidros/Travas/Espelhos elétricos, Banco do motorista com regulagem elétrica, ESP e Controle de tração, Sensor de estacionamento traseiro.
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Sensor de estacionamento dianteiro, Teto Solar panorâmico e bancos de couro.
PREÇO: R$144.950.

                                                      BÔNUS 1.
Depois que estacionei o carro, o gerente me pediu para colocar ao lado para comparar a geração anterior, o atual feito na plataforma UKL atende pelo código F60 e o antigo atende pelo código R60 dá para notar que o novo ficou maior, você pode alegar o que branco dá impressão de ser mais alto, mas é culpa da versão que está aí: é antiga S ALL4 com motor 1.6 16V Prince THP ao passo que é nova é a Cooper de tração dianteira, mas lhe digo fui ver o interior do branco com o banco recuado já dava para ver de longe que ia apertar na traseira.(é bem apertado) ao contrário do modelo azul.
                                                        BÔNUS 2
É difícil ver um Mini clássico em terras brasileiras, mas na concessionária tem um modelo em exposição, ao vivo dá para ver que ele é pequeno mesmo, mas é um carro interessante, pena que não perguntei o ano e que motor era o dele, mas esse é outro bônus.


AGRADECIMENTOS A TOP CAR MINI PELO BOM ATENDIMENTO, PELO GERENTE QUE LIBEROU O TEST-DRIVE E ME EXPLICOU DETALHES E PELO VENDEDOR DAS MOTOS BMW QUE ME POSSIBILITOU O CONTATO! 









Comentários