AVALIAÇÃO: Ford EcoSport Freestilye 1.5 12V Automático: Muito além de um facelift.

UTILITÁRIO ESPORTIVO MOSTRA QUE MUDANÇAS MECÂNICAS VÃO AGRADAR AO VOLANTE.

Já é manjado no meio automobilístico que coloca um facelit de grade, faróis e quando muito: lanternas e capô, mas se mantém o conjunto mecânico, mas o caso do EcoSport foi mais além disso: trouxe mudanças mecânicas muito boas.

O LANÇAMENTO: Quando lançou o modelo fui atrás de ir no test-drive e na época não estava disponível, uma vendedora me atendeu e falou que estaria disponível, chegou no outro dia, ela não estava mais lá e aí falei com outro vendedor e aí ele falou que tinha  que falar com a gerente e essa falou que tinha que falar com o cara do marketing, infelizmente não pude encontrar ele e isso acabou sendo dois meses, até que um dia passando por lá, pensei "vou me arriscar", então fui lá falar com o cara do marketing e aí comentei com ele, aliás foi muito simpático, me atendeu muito bem e expliquei que queria fazer o test-drive e publicar a matéria e aí ele disse "está autorizado", afinal ele estava muito corrido na época, além do lançamento do EcoSport ele tinha que cuida das outras áreas de marketing da empresa, afinal  o grupo Dimas vende caminhões Ford, carros da Volvo e é uma empresa de construção também, na época foi muito agitado para ele. Depois de autorizado chegou a revenda e aí falo com o vendedor e aí ele diz "fale com a gerente", ok, fui falar com a gerente e expliquei, mas o "cara do marketing autorizou(ela mencionou o nome dele, mas não vou mencionar por respeito) e aí ela ligou e aí ela tratou de chamar um vendedor e aí ele me atendeu.

ANTES DE MAIS NADA: Não foi um só EcoSport, foram os dois: Freestyle 1.5 12V e o Titanium 2.nada 16V(2000,2 litros ou 2.0 como entender) e o modelo de hoje que foi o último a ser avaliado é o Freestyle 1.5 16V.

POR FORA: O EcoSport manteve o estepe na traseira, o que para mim nunca foi problema(mas lógico tem que se acostumar antes, mas ao menos é direto no porta-malas), a grade dianteira trapezoidal dá um jeito de "Mini-Edge", ele é feito na plataforma B-Global da Ford a mesma que no Brasil serve ao Fiesta(New), Ka e Ka + também, no exterior serviu a esses modelos também, vale lembrar que o EcoSport agora começa  sua carreira nos Estados Unidos e já tem um carreira na Índia e na Europa, o Fiesta agora que mudou na Europa e o Ka e Ka + por exemplo são Figo na Índia. No exterior dá para ver que a mudança se concentra em maior parte na dianteira, lateral não ia mudar e a traseira também não, o que para mim não precisa, ele mede 4.27 metros de comprimento, 1.76 metros de largura, 1.69 metros de altura e 2.52 metros de entre- eixos. Além disso essa plataforma é conhecida como DE na Mazda que deu origem a antiga geração do Mazda 2.

O Visual do EcoSport é bonito, a mudança se concentrou mais na diatneira.

O Curioso é que para abrir a porta tem que apertar um botão.

Versão Freestyle foi avaliada.

Vamos as comparações com os rivais:

COMPRIMENTO:

HONDA HR-V: 4.29metros
HYUNDAI CRETA: 4.27metros
JEEP RENEGADE: 4.25metros
NISSAN KICKS: 4.29metros
PEUGEOT 2008: 4.16metros
RENAULT CAPTUR: 4.33metros
RENAULT DUSTER: 4.32metros
CHEVROLET TRACKER: 4.26metros

Note que o EcoSport é maior que Renegade, Tracker e 2008, só que no caso dois primeiros vale lembrar que Ford conta com ajuda  do estepe na traseira, lembrando que a Ford chegou a fazer clínicas sobre tirar ou manter o estepe e a maioria prefere assim no Brasil, lógico que nos modelos do exterior a coisa muda de figura e vale lembrar que existe o empate com o Creta.

LARGURA:

HONDA HR-V: 1.77metros
HYUNDAI CRETA:1.79metros
JEEP RENEGADE: 1.79metros
NISSAN KICKS: 1.76metros
PEUGEOT 2008: 1.75metros
RENAULT CAPTUR: 1.81metros
RENAULT DUSTER: 1.82metros
CHEVROLET TRACKER: 1.77metros

O EcoSport empata com Kicks e vence o apenas o 2008.

ALTURA:

HONDA HR-V: 1.58metros
HYUNDAI CRETA: 1.63metros
JEEP RENEGADE: 1.72metros
NISSAN KICKS: 1.59metros
PEUGEOT 2008: 1.56metros
RENAULT CAPTUR: 1.62metros
RENAULT DUSTER: 1.67metros
CHEVROLET TRACKER: 1.62 metros

Ele é o segundo mais alto, só perdendo para o Jeep Renegade.

ENTRE - EIXOS:

HONDA HR-V: 2.61 metros
HYUNDAI CRETA: 2.59metros
JEEP RENEGADE: 2.57 metros
NISSAN KICKS: 2.62 metros
PEUGEOT 2008: 2.54 metros
RENAULT CAPTUR: 2.67metros
RENAULT DUSTER: 2.67 metros
CHEVROLET TRACKER: 2.55metros

Ele é dono do menor entre - eixos da categoria.

Rodas de liga-leve aro 16.


POR DENTRO: Uma crítica recorrente no EcoSport era o acabamento, nesse facelift a Ford deu para mexer no acabamento, melhorou e muito, lógico que a melhora fica melhor sentida no Titanium, mas ainda assim a Freestyle não deixa a desejar, ele já vem de série com Air Bag duplo frontais(obrigatórios por lei),  duplos laterais, duplo de cortina, air bag de joelho, ESP, Controle de tração, Ar Digital, Central Multímidia(Ford Sync), Coluna de direção regulável, Alarme, Direção elétrica, Hill Holder, Vidros/Travas e Espelhos elétricos, em comparação aos rivais vamos lá o Honda HR-V EX fica devendo os Air Bag duplos laterais, de cortinas e o Air Bag de joelho e a central multimídia(disponível no EXL e Touring) e ainda custa R$94.600 são R$6000 a mais que o EcoSport,o Hyundai Creta Pulse 1.6 Automático deve Air Bag duplo lateral e central multimídia para o EcoSport e custa R$89.990 é R$1000 a mais, mas vale lembra que os preços em Santa Catarina são mais caros que em SP é natural que esses modelos sejam mais caros por aqui(vale para todos), o Peugeot 2008 Griffe 1.6 16V Automático custa R$85.190 ok, é mais barato, mas deve Air Bag duplo duplo lateral, ESP, Hill Holder, o Renault Captur Zen 1.6 16V CVT que custa R$86.450 é mais barato, mas deve Air Bag duplo de cortina e de joelhos e a central multimídia apenas disponível na versão Intense, já o configurador do Duster está com problemas será atualizado a hora que for, mas é certo que não tem Air Bag duplo lateral, Air Bag de cortina e Air Bag de Joelhos. O Jeep Renegade  Longitude deve Air Bag duplo laterais e de cortina e de joelhos são opcionais e aí o preço é de R$94.990 e com esses equipamentos encosta nos R$100.000 e aí fica mais caro que o Titanium, o Nissan Kicks SV 1.6 16V CVT fica devendo Air Bag Duplo lateral e de cortina que são opcionais, Hill Holder apenas no SL, Air Bag de joelhos nem como opcional que custa R$86.990 é mais barato que o EcoSport mas deve equipamentos e o Chevrolet Tracker LT que custa R$85.890 e deve ESP, Controle e tração, air bags duplos laterais e de cortina é mais barato e deve equipamentos: o EcoSport é bem equipado e tem bom preço na categoria. Vale lembrar que o Ar Condicionado é digital algo que o Duster não tem a direção é elétrica em todos os modelos citados, menos nos modelos Renault que é eletro-hidráulica. Os outros itens de série são: Sensor de pressão dos pneus, Cruise Control, câmera de ré, Luz diurna de Led, Bancos de couro, divisória no porta- malas e Rodas aro 16. O espaço na dianteira é muito bom, com os bancos na minha posição sobrou espaço, mas com o banco traseiro recuado ele aperta, além do desenho do banco, os 2.52 metros de entre -eixos não podem fazer milagres.

O Painel é bem instrumentado, bonito e bem acabado.

O Ford Sync disponível.

O espaço para a minha posição é ótimo: sobra espaço.

Com o banco recuado ele aperta.

O seu porta -malas é de 362 litros, vamos comparar aos rivais:

HONDA HR-V: 431 litros
HYUNDAI CRETA:431 litros
JEEP RENEGADE: 260 litros
NISSAN KICKS: 432 litros
PEUGEOT 2008: 355 litros
RENAULT CAPTUR: 437 litros
RENAULT DUSTER: 475 litros
CHEVROLET TRACKER: 306 litros

Dá para ver que ele fica na intermediária perdendo para HR-V, Creta, Kicks, Captur e Duster e na frente do 2008, Tracker e Renegade e a média do segmento é 387.6 litros, dá para ver que está um pouco abaixo da média do segmento e "sofre" um pouco com uma família de quatro pessoas.

O Porta - malas é de 362 litros.

MECANICAMENTE: O câmbio é o automático de seis marchas que substituiu o Powershif, segundo vendedor é a mesma do Fusion. O motor Ford 1.5 3C Ti-VCT  ou Dragon é o três cilindros com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada e coletores variáveis é o maior três cilindros entre os carros nacionais e ele tem 12 válvulas também, com isso gera 15.6KGFM a 4500RPM e 130CV a 6500RPM e com álcool vai a 16.1KGFM e 137CV nas mesmas rotações. A sua suspensão utiliza molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira é Independente tipo McPherson e na traseira é semi-independente com eixo de torção e os freios são discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, vou deixar para depois o câmbio e motores dos rivais, mas vou comentar: no esquema de suspensão apenas o Renegade segue receita diferente: McPherson também na traseira com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos e também nos freios só Renegade e HR-V tem discos sólidos nas rodas traseira.

O três cilindros 1.5 12V gera 130CV com gasolina e 137CV com álcool.

Vamos as comparações primeiro com o antecessor Zetec-Sigma 1.6 16V Ti-VCT:

GASOLINA:
15.4KGFM a 4500RPM e 126CVa6250RPM
ÁLCOOL:
16.1KGFM a 4500RPM e 131CVa6250RPM

Dá para ver que o ganho de torque com álcool não existe, mas nesse combustível ganhou 6CV a mais e com gasolina ganhou de 0.2KGFM de torque e 4CV a mais. Outra novidade é que o automático com conversor de torque de seis marchas entrou no lugar do dupla embreagem PowerShift.

Antes de mais nada iremos as apresentações dos motores e câmbio dos rivais.

HONDA HR-V:
i-VTEC 1.8 16V da família R com bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples e variável no  cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis.
Câmbio:CVT
HYUNDAI CRETA:
1.6 16V da família Gamma com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis.
CÂMBIO: Automático seis marchas.
JEEP RENEGADE
1.8 16V Evo II da família Tritec/E-Torq com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples e variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis
CÂMBIO: Automático de seis marchas
NISSAN KICKS, RENAULT CAPTUR E RENAULT DUSTER:
1.6 16V da família HR(SCe na Renault) com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis
CÂMBIO:CVT
PEUGEOT 2008:
1.6 16V da família TU com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote sendo variável na admissão acionado por correia dentada.
CÂMBIO: Automático de seis marchas
CHEVROLET TRACKER:
1.4 16V Turbo da família SGE(Small-Global-Engine) com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler  e injeção direta
CÂMBIO: Automático de seis marchas.

O EcoSport é o único três cilindros da turma, no câmbio os únicos a irem em escolas diferentes são Kicks, HR-V, Captur e Duster.

AGORA A POTÊNCIA  E TORQUE DOS RIVAIS:

HONDA HR-V
TORQUE: 17.4KGFM a 5000RPM com gasolina e 17.3KGFM a 4800RPM com álcool
POTÊNCIA:140CV com gasolina e 139CV com álcool

HYUNDAI CRETA:
TORQUE: 16KGFM a 4500RPM com gasolina e 16.5KGFM a 4500RPM com álcool
POTÊNCIA: 123CV a 6000RPM com gasolina e 130CV com álcool

JEEP RENEGADE:
TORQUE:18.8KGFM a 3750RPM com gasolina e 19.3KGFM a 3750RPM com álcool
POTÊNCIA:135CV a 5750RPM com gasolina e 139CV a 5750RPM com álcool

NISSAN KICKS:
TORQUE: 15.5KGFM a 4000RPM nos dois combustíveis
POTÊNCIA: 114CV a 5600RPM nos dois combustíveis

PEUGEOT 2008
TORQUE:15.5KGFM a 4000RPM com gasolina e 16.4KGFMa4000RPM com álcool
POTÊNCIA:115CV a 5600RPM com gasolina e 122CV com álcool

RENAULT CAPTUR E DUSTER
TORQUE: 16.2KGFM a 4000RPM nos dois combustíveis
POTÊNCIA: 118CV a 5500RPM com gasolina e 120CV com álcool

CHEVROLET TRACKER:
TORQUE:24KGFM a 2100RPM com gasolina e 24.5KGFM a 2000RPM com álcool
POTÊNCIA: 150CVa5600RPM com gasolina e 153CV com álcool.

Note que entre os rivais no torque com gasolina ele bateu: Kicks e Peugeot 2008, na potência ele  bateu Kicks, Creta, Peugeot 2008, Captur e Duster, mas vamos fazer uma observação: o Kicks é bem leve e o Renegade é bem pesado, no caso do Nissan tem peso/potência favorável, já o Renegade não tem isso, no  torque com álcool bateu apenas o Kicks e na potência com álcool venceu com folga:  Peugeot 2008, Kicks, Captur, Duster, Creta e colou em HR-V e Jeep Renegade, lembrando que esse tem o seu peso que o deixa contra ele mesmo, lógico ficou longe do Tracker que usa o 1.4 Turbo, mas tem equipamentos reduzidos na versão LT.

ANDANDO COM ELE: Depois de fazer o test-drive da Titanium 2.nada 16V(2 litros, 2000 ou como queira entender), chegou a vez do três cilindros 1.5 12V que aliás é basicamente o mesmo do Fiesta ST  europeu recém-lançado sem turbo e injeção direta. Logo de cara o câmbio chamou atenção pelo funcionamento: simples de manusear e eficiente, a direção elétrica mostrou bom serviço, saio da concessionária e aí tem a própria EcoSport Titanium que havia feito o test-drive antes e aí a mulher que estava dirigindo da ré e aí eu o vendedor pensamos "a mulher está louca" aí quando ela deu o sinal para passar  eu agradeci, logo á frente tem semáforo e logo depois do semáforo dei o "Kickdown" e o três cilindros deu um ronco típico de "Mini Porsche", lógico que depois de andar no Titanium vai dar uma sensação de "fraqueza", mas ainda assim dá para dizer que  o câmbio e o motor três cilindros se entenderam muito bem e além disso dá conta do recado muito bem. Já a suspensão ela é tipicamente Ford, não chega ser muito dura, embora ele não tem um rodar digno de um Focus por exemplo(por questões óbvias), mas mesmo assim ainda entrega mais coisas do piso que Captur, Renegade e Creta(modelos que eu andei), mas se sai melhor que o Duster nesse aspecto(outro modelo que também andei). Antes que você me leve a mal: as "entregadas" são dentro da normalidade, depois contorno para ir em direção a beira mar com os conhecimentos adquiridos no Titanium eu vou tranquilo, afinal qualquer coisa é só dar um Kickdonw e chegar na frente do carro "adversário", não com a mesma desenvoltura do Titanium, mas mesmo assim ainda ótimo, depois para se manter nos limites de 60KM/H é tranquilo ele se manter, afinal lembre-se que a potência específica desse motor três cilindros é a melhor entre os aspirados do mercado nacional, depois tenho que dobrar e entrar na outra avenida que é da concessionária, os freios se mostraram muito adequados ao modelo, inclusive um taxista num Grand Siena parou para mulher passar na faixa do pedestre, depois sai normalmente entre na concessionária para bater as fotos e lógico o vendedor sugeriu a rampa para não atrapalhar os carros e o vendedor me indicou "câmera de ré" e olhei para câmera ré, o receio de bater era grande, mas foi tranquilo, é só seguir a câmera.

PREÇO E SITUAÇÃO DIANTE DA CONCORRÊNCIA: O seu preço é de R$88.490(Tabela da Ford, lembre-se que em Santa Catarina os preços são mais altos), já colocamos os preços dos rivais acima, com exceção do Duster graças ao configurador da Renault estar com problemas na parte do Duster, todos tem menos equipamentos, alguns são mais baratos, outros chegam até ser mais caros e tem caso do Tracker LT que chega a ter um "motorzão turbo", mas é totalmente depenado apesar de ser mais barato. segundo o Inmetro o consumo na cidade é de 7.1KM/L com álcool e 10.4KM/L com gasolina e o rodoviário é de 8.9KM/L com álcool e 12.8KM/L com gasolina.  Vamos comparar ao consumo dos rivais:

HONDA HR-V
CIDADE:  7.7KM/L com álcool e 11KM/L com gasolina
RODOVIA:8.6KM/L com álcool e 12.3KM/L com gasolina

HYUNDAI CRETA 1.6 16V AT
CIDADE: 7.1KM/L com álcool e 10KM/L com gasolina
RODOVIA: 8.2KM/L com álcool e 11.3KM/L com gasolina

JEEP RENEGADE 1.8 16V AT
CIDADE: 6.5KM/L com álcool e 9.5KM/L com gasolina
RODOVIA: 7.6KM/L com álcool e 10.9KM/L com gasolina

NISSAN KICKS 1.6 16V CVT
CIDADE: 8.1KM/L com álcool e 11.4KM/L com gasolina
RODOVIA: 9.6KM/L com álcool e 13.7KM/L com gasolina

PEUGEOT 2008 1.6 16V AT
CIDADE: 7.5KM/L com álcool e 10.7KM/L com gasolina
RODOVIA:9.2KM/L com álcool e 13KM/L com gasolina

RENAULT CAPTUR 1.6 16V CVT
CIDADE: 7.3KM/L com álcool e 10.5KM/L com gasolina
RODOVIA: 8.1KM/L com álcool e 11.7KM/L com gasolina

RENAULT DUSTER 1.6 16V CVT
 CIDADE: 7.1KM/L com álcool e 10.3KM/L com gasolina
 RODOVIA: 7.9KM/L com álcool e 10.8KM/L com gasolina

CHEVROLET TRACKER:
CIDADE: 7.3KM/L com álcool e 10.6KM/L com gasolina
RODOVIA: 8.2KM/L com álcool e 11.7KM/L com gasolina

No consumo urbano com álcool empatou com o Creta e Duster, venceu  apenas o Renegade , no consumo urbano com gasolina ficou á frente de Creta e Renegade e Duster , no consumo rodoviário com álcool ficou atrás apenas de Kicks e 2008 e no consumo rodoviário com gasolina também só ficou atrás de Kicks e 2008.


E você está perguntando se tivesse condições comprava o EcoSport 1.5? a resposta é sim, a balança pesou a favor pelo desempenho coerente, pelos equipamentos de série(alguns exclusivos), pelo visual bonito(mesmo sendo um facelift com mudanças mecânicas), bom acabamento o que pesa contra é o espaço interno com banco recuado e o porta-malas, esse último abaixo da média.  além da Freestyle 1.5 Automática, temos abaixo a Freestyle manual que custa R$82.490, a SE 1.5 12V Automática que custa R$82.990 e a SE 1.5 12V Manual que custa R$76.990 e acima dela temos a Titanium 2.nada 16V Automática de R$95.890 que será publicado na sexta-feira. E as cores disponíveis são  Preto Ebony, Vermelho Apoador, Branco Ártico que acrescenta R$500, Prata Dublin que acrescenta R$1300, assim como Azul Belize que é a cor do modelo avaliado.

FICHA TÉCNICA:
MOTOR: Dianteiro, transversal, três cilindros, 12 válvulas, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada.
CILINDRADA: 1497cm3
DIÂMETRO X CURSO: 84 X 90mm
TAXA DE COMPRESSÃO: 12:1
POTÊNCIA: 130CV a 6500RPM  com gasolina e 137CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE:15.6 KGFM a 4500RPM com gasolina  e 16.1KGFM com álcool nas mesmas rotações
CÂMBIO: Automático de seis marchas e tração dianteira.
CARROCERIA: Utilitário esportivo, quatro portas, cinco lugares
DIMENSÕES: Comprimento 4.27 metros, largura 1.76 metros, altura 1.69 metros e entre - eixos 2.52 metros
PESO: 1242KG
PESO/POTÊNCIA: 9.5KG/CV com gasolina e 9KG/CV com álcool
PESO/TORQUE: 79.6KG/KGFM com gasolina e 77.1KG/KGFM com álcool
VOLUMES: Porta - malas 362 litros, tanque de combustível 52 litros.
SUSPENSÃO: Molas helicoidais e amortecedores hidráulicos
DIANTEIRA: Independente tipo Mcpherson
TRASEIRA: Semi-independente com eixo de torção
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira
DIREÇÃO: Elétrica, tipo pinhão e cremalheira
RODAS E PNEUS: Liga-leve aro 16, 205/60/R16
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag duplo frontal(obrigatório por lei), Alarme, Sistema Sync, Air Bag duplo lateral, Air Bag duplo de cortina, Air Bag de joelhos, Coluna de direção regulável, Direção elétrica, Ar Condicionado digital, Direção elétrica, ESP, Hill Holder, Vidros/Travas e Espelhos elétricos.
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Pintura metálica ou Pintura Perolizada.
GARANTIA: 3 anos.
PREÇO: R$88.490(lembrando que isso vale para qualquer marca, em SC os preços são mais caros).


AGRADECIMENTOS A FORD DIMAS CAMPINAS SÃO JOSÉ QUE DEIXOU FAZER O TEST-DRIVE, AO GERENTE DO MARKETING QUE AUTORIZOU O CARRO, AO GERENTE E AO VENDEDOR QUE FOI MUITO EXPLICADO, OBRIGADO PELA CONFIANÇA NO PRODUTO! 







Comentários