Ford F600/350: Os pioneiros caminhões da Série F

ESSA GERAÇÃO DEU ORIGEM AO PRIMEIRO CAMINHÃO LEVE NACIONAL E FOI O PRIMEIRO PRODUTO NACIONAL DA MARCA.

No mercado de caminhões a Ford se tornou a principal e única força norte-americana no mercado nacional, afinal os caminhões Dodge viraram Volkswagen(afinal essa comprou a Chrysler) e a GM abandonou o mercado, mas com o tempo a Ford brasileira se "europeizaria" com o Cargo, mas aí a conversa é outra. 

A CHEGADA DA FORD AO MERCADO NACIONAL: A Ford chegou ao mercado nacional em 1919 começando a produzir veículos em CKD, mas a Ford ficava nisso durante 40 anos, assim como a própria GM que começou em 1925.

A CHEGADA DO PRIMEIRO MODELO NACIONAL: Se dá em agosto de 1957 na linha 1958 era o Ford F-600 fabricado na antiga fábrica do Ipiranga, na capital Paulista, o câmbio era manual de quatro marchas, o motor era importado dos EUA era o V8 272 da família Y ou "Power King"  com bloco e cabeçote de ferro, 16 válvulas, comando de válvulas no bloco acionado por varetas, o seu  diâmetro era de 92mm e o curso era de 83.8mm o que totalizavam 4453cm3, a sua taxa de compressão é de 7,3:1 e com isso gerava 33.2KGFM a 2400RPM e 164CV a 4400RPM, lembrando que é potência bruta e era á gasolina também chamado de Power King, a sua suspensão era deixo rígido com feixe de molas nos dois eixos, o tanque de combustível era de 137 litros(lembrando que estou usando com base a geração posterior do F600 já que esse números são difíceis, caso alguém ache... pode me mandar e os freios eram a tambor nas quatro rodas.

O F-600 chegava ao mercado nacional com motor V8 272 de 4.5 litros á gasolina com 164CV aqui exposto na Fenatran de 2007.

Em outubro de 1958 na linha 1959 a principal mudança é nacionalização do motor V8 da família Y ou "Power King".

A CHEGADA DO LEVE F-350: Em outubro de 1959 na linha 1960 o F600 continuava sem alterações, mas estreava o F-350 que é o primeiro caminhão leve do país que demoraria 10 anos para ter um adversário direto que era o Dodge D400, depois vieram Mercedes 608 D e outros, voltando o F-350, o motor era o mesmo V8 272 de 4.5 litros, assim como o câmbio manual de quatro marchas, mas o tanque dele era menor: 68 litros, afinal ele teria de encarar distância menores, lembre-se que na época  á gasolina era barata e caminhão á gasolina eram comum.

O F-350 chega ao mercado com motor V8 272 de 4.5 litros do F 600.

Em outubro de 1960 na linha 1961 nada muda, em outubro de 1961 na linha 1962 chega o SuperFord mas aí é outra história.


Os primeiros caminhões Ford são importantes, alguns estão nas mãos de colecionadores, os que estão trabalhando, estão com motor á diesel, mas originalmente nessa geração ele nunca teve, curiosamente o motor V8 272 de 4.5 litros é o mesmo que esteve na F-100 contemporânea e no Galaxie e tem o mérito de dar origem  ao primeiro caminhão leve nacional.


Comentários