AVALIAÇÃO: Chevrolet Equinox Premier Turbo: A superpotência.

UTILITÁRIO ESPORTIVO DA CHEVROLET TEM POTÊNCIA BEM ACIMA DA MÉDIA NA SUA FAIXA DE PREÇO.

Uma semana antes do feriado fui no bairro Capoeiras que é vizinho e na Avenida Ivo Silveira tem várias concessionárias entre elas a Ponto 1 da Chevrolet.
    Fui ver o Equinox e aí a moça me falou que o modelo só viria em janeiro(vale lembrar não era vendedora) e aí pedi a Tracker, ela falou para mim falar com o gerente se autorizaria, só aí a moça me falou "esta falando com diretor geral da empresa vai demorar" penso em esperar um pouco, mas aí desisto e vou na semana seguinte.
     Passou o feriado fui lá e pedi se poderia falar com o gerente e aí fui ver uma brecha, quando surgiu a brecha , eu falei com ele sobre a Equinox e aí ele disse "Já está aí, tem o modelo de test-drive" ok, eu peço o modelo já que é lançamento e aí ele autoriza e designa um vendedor para me atender.

   A Chevrolet no Brasil tem tradição no segmento, mesmo quando não era muito famoso no Brasil, afinal a Amazona derivada da 3100(1959-1964), Veraneio(1964-1994, sendo que de 1964 até 1988 derivada da Série 10 e de 1988 até 1994 da Série 20, para quem não entendeu a Série 10 é a A,C e D), Blazer(1995-2012), Grand Blazer(1999,derivada da Silverado), Captiva(2008-2017) e desde 2012 a TrailBlazer e a Tracker desde 2013. Agora chega o sucessor da Captiva: o Equinox.

POR FORA: O Visual do Equinox é bonito e impõe respeito, lógico que os vincos de hoje em dia se fazem presentes, mas a GM tem sido feliz nisso, vide o novo Cruze por exemplo, a grade dianteira tem  visual típico da marca, na lateral a linha de cintura alta dá uma sensação de robustez, sem contar as rodas aro 19 e na traseira lanternas que invadem o porta - malas, ele é feito na plataforma D2XXX que é a mesma do Cruze vendido no Brasil, lembrando que ela é fabricada no México é o mesmo modelo vendido para os norte-americanos, com a diferença que lá eles tem a opção de sete lugares, mas aí a conversa é outra, além dos Cruze e Equinox vendidos no Brasil servem ao atual Opel Astra K. Ele mede 4.65 metros de comprimento, 1.84 metros de largura, 1.69 metros de altura e 2.72 metros de entre - eixos. antes que você pergunte a Captiva era feita sobre a plataforma Theta. 

O Equinox tem visual bonito e imponentes 

Na traseira também. 

Versão avaliada é a Premier única vendida no Brasil.

Aviso da tração integral.

Emblema turbo denuncia o que tem debaixo do capô e o mesmo grafismo de Cruze e Tracker.

Nome do modelo estampado na lateral.

Maçanetas cromadas. 


Rodas aro 19.

Agora vamos colocar contra a antecessora.

CAPTIVA:

Comprimento: 4.57 metros
Largura: 1.85 metros
Altura: 1.70 metros
Entre - eixos: 2.70 metros.

Note que ele é 8 cm mais comprido, 1 cm mais largo, 1cm mais baixo e 2cm a mais no entre - eixos , no resto das dimensões só perde na altura, mas ganha do resto.

Agora vamos colocar contra os concorrentes:

COMPRIMENTO:
COMPASS:  4.42 metros
NEW TUCSON: 4.47metros
CR-V : 4.58 metros
3008:  4.45 metros
RAV4: 4.60 metros

Ele tem o maior comprimento do seu segmento, o segundo colocado é 5cm menor.

LARGURA:

COMPASS: 1.82 metros
NEW TUCSON: 1.85 metros
CR-V:  1.82 metros
3008:  1.84 metros
RAV4: 1.84 metros

Aqui empata com 3008 e Rav4, vence CR-V e Compass e perde para o New Tucson.

ALTURA:

COMPASS:  1.65 metros
NEW TUCSON:  1.66 metros(com rack no teto)
CR-V: 1.65 metros
3008: 1.62 metros
RAV4: 1.71 metros

É o segundo mais alto só perdendo para o Rab4 e deixando 3cm da vantagem sobre o terceiro colocado.

ENTRE - EIXOS:

COMPASS: 2.64 metros
NEW TUCSON:  2.67 metros
CR-V: 2.62 metros
3008: 2.67 metros
RAV4: 2.66 metros

Aqui ele tem o maior entre - eixos da categoria e colocando 5cm de vantagem sobre Tucson e 3008. 

Faróis Full Led.

Saída dupla de escapamento essa do lado esquerdo... 

Essa do lado direito.


POR DENTRO: O Painel é bonito e bem acabado, inclusive destaca a central multimídia My Link II e o volante herdado do Cruze, quando sentei no banco elétrico notei que pode ser ajustado para uma posição baixa ou alta, depende do perfil do motorista.

     Ele vem de série com os obrigatórios ABS, Air Bag duplo(obrigatórios por lei), Alarme, Ar Condicionado digital, Central multímidia(My link II), Coluna de direção regulável, Direção elétrica, Vidros, Travas e Espelhos elétricos, mas a lista é mais ampla: Air Bag duplo lateral, Air Bag duplo de cortina, Alerta de pressão dos pneus, ESP, Controle de tração, Protetor de cárter, Sensor estacionamento, IsoFix, EBD, BPA, Escapamento duplo com ponteira cromada, Rack de teto, Hill Holder, Câmera de ré, Chave eletrônica(botão star/stop),  Easy Entry(abertura das portas e desligamento do alarme com a chave mais perto), Computador de bordo,  Espelho interno eletrocrômico, Banco traseiro rebatível e ajustável para assoalho plano, banco do motorista com regulagem elétrica, Dupla zona para o ar condicionado sendo que tem saídas para o banco traseiro, Sistema Star/Stop, Conexão Bluetook, alerta de colisão frontal, alerta de movimentação traseira, alerta de ponto cego, alerta de permanência na faixa, banco do motorista com duas memórias de posição, frenagem automática de emergência, abertura e fechamento da tampa do porta-malas por sensor de movimento, Carregador Wireless, Easy Park, Sensor de chuva, Botão Star/Stop com acionamento do ar condicionado, Sistema de som Premium Bose com cinco auto-falantes, dois tweeters, Faróis dianteiros em LED, Faróis adaptativos, rodas de liga-leve aro 19 e Teto Solar panorâmico. Viu com é uma lista longa? 

O painel tem instrumentação bem legível.

Volante herdado do Cruze.

Central multimídia My Link II.

 Em comparação aos rivais, o Jeep Compass Trailhawk deve aviso de colisão frontal, aviso de mudança de faixa, piloto automático adaptativo, bancos elétricos e tudo isso vem num pacote de opcionais que o faz ele custar R$178.190 é quase R$30.000 a mais, o Honda CR-V que está digamos em vias de ganhar nova geração, atual geração deve não só que o Jeep deve como também deve o Air Bag de joelhos e ainda custa um pouco mais que o Chevrolet. O Hyundai New Tucson GLS +  deve aviso de mudança de faixas e air bag de joelhos e ainda é mais caro, o Peugeot 3008 deve aviso de colisão frontal, aviso de mudança de faixa, piloto automático adaptativo e air bags de joelho é mais barato, ok, mas tem algo depois que você vai ver que o complica e o Toyota Rav4  deve Aviso de mudança de faixa, e piloto automático adaptativo e ainda custa R$152.290 é quase R$3000 a mais, dá para ver que só nisso o custo/benefício do Chevrolet é bem interessante, mas o leva além disso que no decorrer da matéria será explicado.

     O seu espaço interno com o banco na minha posição é excelente, sobra espaço e quase cruzei as pernas, só não cruzei pelo formato do banco dianteiro, com o banco recuado como se sabe, carros com o banco elétrico na maioria das vezes( com raríssimas exceções) recuam muito, o Equinox não é diferente, mas longe de apertar apenas "roça" os joelhos.


O Banco na minha posição deixa o espaço traseiro excelente, sobrando espaços.

Com o banco recuado roça, mas não aperta.

O seu porta - malas é de 468 litros(até a janela) dá e sobra para uma família de quatro pessoas, vamos comparar contra os rivais.

PORTA - MALAS:

COMPASS: 410 litros
NEW TUCSON: 513 litros
CR-V: 589 litros
3008: 520 litros
RAV4:  547 litros 

Note que aqui só venceu o Compass, a média do segmento é de 507. 8 litros, é abaixo da média, mas mesmo assim é uma média muito alta e próprio Equinox tem um "latifúndio", e lógico que tem outros "latifúndios" também nesse segmento. Até o teto dá 670 litros,  com os bancos rebatidos até a janela dão  930 litros e até o teto com o bancos rebatidos são 1627 litros.


O seu porta-malas leva 468 litros.

MECANICAMENTE: O câmbio é o automático de nove marchas, a tração é integral. O motor é o Ecotec 2.nada 16V(2 litros, 2000 ou 2.0 como queria entender) Turbo derivado da família L0850 a mesma do 2.5 da S10 com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores varíáveis, turbo, intercooler e injeção direta e com isso gera 37KGFM a 4500RPM e 262CV a 5500RPM. A sua suspensão é independente nas quatro rodas com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira é McPherson e na traseira é Multilink, Os freios são discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira. A direção é do tipo pinhão e cremalheira. A título de curiosidade esse motor atende pelo código LTG é o mesmo usado no Camaro de entrada dos Estados Unidos e no Opel GTC OPC(ex-Astra J OPC), mas para o Equinox a diferença é a potência menor no utilitário esportivo.

O câmbio é automático de nove marchas e tração integral.

Vamos colocar contra "as antecessoras" sim, a antecessora no caso brasileiro é a Captiva 2.4 já no exterior é a Captiva V6 que deixou de ser vendida aqui em 2013, mas continuou ser vendida na América do Norte até 2016.

CAPTIVA 2.4
Motor 2.4 16V de injeção direta da família L0850 

POTÊNCIA: 185CV a 6700RPM
TORQUE: 23.8KGFM a 4900RPM

Aqui temos uma diferença gigantesca: ganhou de 77CV e 13.2KGFM de torque, é quase um Onix 1.4 de ganho no torque.

Ok, é covardia sim, mas lembre-se a V6 já não está em terras brasileiras desde 2013 então logo vamos colocar a versão V6 para ver.

CAPTIVA V6 3 LITROS

Alloytec V6 com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis  e injeção direta.

POTÊNCIA: 268CVa6950RPM
TORQUE:30.6KGFM a 5100RPM 

Contra a V6 houve perda de 6CV, mas os 262CV chegam mais cedo e ganho de 6.9KGFM de torque e de quebra mais cedo.

Agora vamos ver que os rivais tem no conjunto motor-câmbio-tração:

JEEP COMPASS TRAILHAWK
Multijet 2.nada 16V Turbo Diesel com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, turbo, intercooler e injeção common-rail.
CÂMBIO: Automático de nove marchas e tração integral.

HYUNDAI NEW TUCSON
1.6 16V T-GDI da família Gamma com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta.
CÂMBIO: Manual-automatizado de dupla embreagem com sete marchas e tração dianteira.

HONDA CR-V
2.nada 16V da família R com bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por corrente metálica.
CÂMBIO: Automático de cinco marchas e tração integral.

PEUGEOT 3008:
1.6 16V THP da família Prince com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta
CÂMBIO: Automático de seis marchas e tração dianteira

TOYOTA RAV4
2.nada 16V da família ZR com bloco e cabeçote de alumínio e duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica.
CÂMBIO: CVT e tração dianteira.

Note que aqui temos escolas diferentes: Turbo e injeção direta á gasolina como o Equinox são Tucson e 3008, aspirado á gasolina e injeção convencional  Rav4 e CR-V e o único turbo diesel é o Compass. No câmbio o único a seguir a mesma escola do Equinox é o próprio Compass, já o Rav4 é CVT, o 3008 é automático seis marchas(três marchas a marchas a menos) e o CR-V é de cinco marchas, ou seja quatro! marchas a menos. Na tração os únicos com tração integral além do Equinox, são Compass e CR-V, o resto é apenas tração  dianteira.


O motor Ecotec 2.nada 16V Turbo gera 262CV.

Agora potência e torque dos rivais.

JEEP COMPASS TRAILHAWK
POTÊNCIA:170CV a 3750RPM
TORQUE:35.7KGFM a 1750RPM

HYUNDAI NEW TUCSON
POTÊNCIA: 177CV a 5500RPM
TORQUE: 27KGFM a 1500RPM-4500RPM

HONDA CR-V

POTÊNCIA: 150CV a 6300RPM com gasolina e 155CV a 6300RPM com álcool
TORQUE: 19.3KGFM a 4700RPM com gasolina e 19.8KGFM a 4800RPM com álcool

PEUGEOT 3008
POTÊNCIA: 165CV a 6000RPM
TORQUE: 24.5KGFM a 1400RPM

TOYOTA RAV4

POTÊNCIA: 142CV a 6200RPM
TORQUE: 19.1KGFM a 3600RPM

No torque ele com exceção do Compass que é turbo diesel , ele basicamente massacra os rivais, o Equinox deixa 1.3KGFM de torque vantagem e 10KGFM de vantagem sobre o terceiro colocado é basicamente um Onix 1.nada(1 litros, 1000 ou 1.0 como queira de vantagem), na potência a vantagem é de 85CV sobre o segundo colocado o New Tucson 1.6 16V T-GDI e aí contra outros rivais chega a ter 100CV ou mais de vantagem. o curioso que o único Flex da turma é o CR-V,  Rav4 e Peugeot 3008 tem seus motores  Flex em modelos como Corolla(no caso do Toyota), 208 GT, 308,408 e 2008(no caso da Peugeot), mas eles se mantém apenas á gasolina nesses modelos. O Equinox tem uma superpotência nesse segmento.

ANDANDO COM ELE: Chegou a hora de andar, chama atenção ao câmbio automático de fácil manuseio, alguns segundos eu pego a chave acho que é um chave canivete, procuro e nada de aparecer e aí me flagro "tem star/stop" e aí só onde estão as fechaduras desenhadas, depois sendo e me ajusto, afinal o Equinox estava estacionado ao lado de Tracker, Cruze, Onix e Spin e aí tenho que sair num espaço apertado, tem que sair com cuidado e viro o volante, só que aí vem o cone, vem uma pequena ré e para poder alinhar a direção elétrica, foi uma aliada importante nesse aspecto, alinhado saio do pátio da concessionária, espero o sinal ficar vermelho para mim poder entrar na avenida Ivo Silveira, entro, e  aproveito para fazer o Kickdown só para ver a reação...... e o modelo vai além dos meus limites, digo que o dobro dos meus limites, sem contar que quando cravei parecia uma "explosão de potência" e aí uma moto corta na minha frente só me restou uma alternativa: cravar no freio e.... ufa! ainda bem que não aconteceu nada, afinal a moto cortou em vez de esperar, lógico que o termo " Ele leva o termo utilitário esportivo ao pé da letra" já virou clichê, mas aqui é essa frase elevada ao dobro e de quebra ele tem motor emprestado de dois esportivos da GM pelo mundo: Camaro de entrada e Opel OPC GTC(ex-Astra J OPC).  Depois de passar o susto, afinal esse susto mostrou outra qualidade do Equinox: os freios dão conta do recado. Vou indo e aí vou vendo outras qualidades, o motor no início não parece ter uma suavidade funcionamento(não que vibre, longe disso), mas existe a corrente, mas andando com ele o silêncio é exemplar, a suspensão é bem da "escola GM de carros médios" absorve bem as irregularidades, é bem voltada ao conforto, já no confronto com curvas aí não sei, afinal peguei a Ivo Silveira e depois retornei no viaduto, passou o susto, lógico que depois do susto já não iria provocar o carro em situação nenhuma, voltando pela Ivo Silveira é notória a reserva de potência era só pisar um pouco mais que resolvia a situação, subindo pelo morro vai bem e o câmbio de nove marchas parece ter relações certas em qualquer situação, depois entro no trevo para entra no pátio da concessionária e aí entro no pátio e bato as fotos que você viu na matéria.

PREÇO E SITUAÇÃO CONTRA OS RIVAIS: O seu preço é de R$149.990(lembrando que em Santa Catarina os preços são mais caros), o Jeep Compass Trailhawk custa R$161.990, tem tração integral, câmbio de nove marchas, mas deve equipamentos e tem 100CV a menos quase que o Chevrolet e equipar ele a nível do Equinox vai deixar quase R$30.000 mais caro, o Hyundai New Tucson Limited custa R$159.600 custa R$10.000 a mais, tem motor mais de 80CV menos potente, deve equipamentos também, o câmbio é dupla embreagem, mas tem duas marchas a menos, o Honda CR-V está em vias de trocar de geração só está na versão EXL tem tração integral, mas o motor tem 112CV a menos, deve equipamentos, o câmbio tem quatro marchas a menos  e custa R$148.000 é R$2000 a menos, mas o que ele oferece é muito menos, fica perigosamente próximo, o Peugeot 3008 custa R$139.990 é R$10.000 a menos, mas tem quase 100CV a menos, câmbio tem três marchas a menos, é apenas tração dianteira como o New Tucson e de quebra deve equipamentos e o Toyota Rav4 custa R$159.290 ele custa R$10.000 a mais, o motor tem 120CV a menos, deve equipamentos e a tração é apenas dianteira. Realmente o Equinox está em situação muito boa. 

E aí se tivesse R$150.000 compraria? tenha em mente duas coisas: A primeira é que nenhum carro é perfeito e a segunda é que nesse segmento, mesmo os pontos negativos contra os rivais ainda é bem acima da média geral, a resposta é sim: a Balança pesou a favor do desempenho mais que exemplar, pacote de equipamentos, visual bonito e ótimo espaço interno, o que pesaria contra seria o porta-malas, mas repito aqui: na média geral é excelente o porta-mala dele, o problema é contra a maioria dos rivais com exceção do Compass e mesmo assim não dá para dizer que é algo que complique uma família de quatro pessoas na viagem, longe disso: dá e sobra. Sobre o preço tudo bem não vou cair em demagogia dizer que R$150.000 é barato, não é e isso vale para todos os seus rivais, mas a vantagem do Equinox é que ele consegue ter muito mais pelo mesmo valor, ou custando um pouco mais e oferecendo muito mais  ou até custando menos e oferecendo mais.

O utilitário esportivo está disponível apenas em única versão que é essa Premier 2.nada 16V Turbo AWD, as cores disponíveis são a Vermelho Glory metálica, Branco Summit sólida igual ao modelo avaliado que custa R$151.990,  a Preto Global também sólida que custa R$1000 a mais, a Prata Switchblade que custa R$1700 e a Cinza Graphite que também custa R$1.700. Vale lembrar que a Vermelho Glory é metálica e essa é como se fosse uma cor sólida no preço, não aumenta o valor do carro.

                                                      FICHA TÉCNICA

MOTOR: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, turbo, intercooler, injeção direta á gasolina
CILINDRADA: 1998cm3
TAXA DE COMPRESSÃO: 9,5:1
POTÊNCIA: 262CV a 5500RPM
TORQUE: 37KGFM a 4500RPM
CÂMBIO: Automático de nove marchas e tração integral.
CARROCERIA: Utilitário esportivo, quatro portas, cinco lugares
DIMENSÕES: Comprimento  4.65 metros, largura 1.84 metros, altura  1.69 metros(rack no teto) e entre - eixos 2.72 metros
PESO: 1693KG
PESO/POTÊNCIA: 6.5KG/CV
PESO/TORQUE: 45.7KG/KGFM
VOLUMES:  Porta - malas 468 litros, tanque de combustível 59 litros
SUSPENSÃO: Independente nas quatro rodas com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos.
DIANTEIRA: McPherson
TRASEIRA: Multilink
FREIOS: Direção elétrica, tipo pinhão e cremalheira
RODAS E PNEUS: Liga-leve aro 19,235/50/R19
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag duplo(obrigatórios por lei), Air Bag duplo lateral, Air Bag duplo de cortina, Air Bag de Joelhos, Ar Condicionado dual-zone  com saídas para o banco traseiro, Direção elétrica, Coluna de direção regulável, Vidros/Travas/Espelhos elétricos, alerta de ponto cego, alerta de frenagem, teto solar panorâmico.
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Pintura branca ou metálica(com exceção do Vermelho).
GARANTIA: 3 anos
PREÇO: R$149.990. 


AGREDECIMENTOS AO GERENTE DA PONTO UM, AO VENDEDOR DA PONTO UM QUE ME ATENDEU MUITO BEM E PELA SUA CONFIANÇA NO PRODUTO! 















Comentários