PLATAFORMA E 81/87/82/88 DA BMW: A PORTA DE ENTRADA

O MENOR DOS BMW NÃO ABRIU MÃO DE TER UM SEIS CILINDROS DEBAIXO DO CAPÔ.

Antes de mais nada vamos aos códigos dos modelos:

E 81: Hacht duas portas
E 87: Hacht quatro portas
E 82: Coupé
E 88: Conversível 

  A BMW havia decidido por um carro menor em sua linha, tinha o Compact,. mas a sua base já era antiga. e aí em julho de 2004 na linha 2005 ela apresenta o Série 1 que viria ser uma espécie de "ponte"  entre o BMW Série 3 e o Mini.

A CHEGADA AO MERCADO como já citei se dá em julho de 2004 como linha 2005 ele chega apenas como Hacht de quatro portas, ele media 4.23 metros de comprimento, 1.75 metros de largura, 1.43 metros de altura e 2.66 metros de entre - eixos, três opções de câmbio: manual de cinco marchas, manual de seis marchas e automático de seis marchas, as versões eram 116i, 118i,120i, 118d e 120d, nos motores ele vinha com cinco opções, a primeira era o 1.6 16V da família N45 com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis, o seu diâmetro é de 84mm e o curso é de 72mm o que totalizavam 1596cm3, a sua taxa de compressão é de 10,2:1 e com isso gerava 15.3KGFM a 4300RPM e 115CV a 6000RPM, a segunda opção era o 2.nada 16V também da mesma família, o diâmetro era mantido e o curso passava a 90mm a taxa de compressão subia para 10,5:1 e com isso gerava 18.4KGFM a 3250RPM e 129CV a  5750RPM, a terceira opção é o mesmo 2.nada 16V só que para o 120i ele estava calibrado para gerar 20.4KGFM a 3600RPM e 150CV a 6200RPM, a quarta opção era o 2.nada 16V Turbo Diesel da família M47 com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, turbo, intercooler e injeção common-rail, o  seu diâmetro é de 84mm e o curso é de 90mm o que dá 1995cm3, a sua taxa de compressão é de 17:1 e com isso gera 28.5KGFM a 2000RPM e 129CV a 4000RPM e  a última opção era esse mesmo 2.nada 16V Turbo Diesel calibrado para gerar 34.7KGFM a 2000RPM e 163CV a 4000RPM era o BMW Série 1 mais potente até então. A sua suspensão era independente nas quatro rodas com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, sendo braços duplos triangulares na dianteira e Multilink na traseira e os freios eram discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira. A direção é do tipo pinhão e cremlheira. O câmbio manual de cinco marchas era para os modelos 116i e 118i, já o resto tinha o manual de seis marchas e todos tinham o automático de  seis marchas. 
    O motor é longitudinal e a tração é traseira.

O BMW Série 1 chegava ao mercado com motores 1.6 16V de 115CV(116i), 2.nada 16V de 129CV e 150CV(118i e 120i respectivamente) e o 2.nada 16V Turbo Diesel de 129CV e 163CV(118d e 120d), mais tarde ganhava o seis cilindros em linha de 3 litros e 24 válvulas com 265CV.

 Em julho de 2005 como linha 2006 ele ganha a versão 130i que trazia o seis cilindros em linha de 3 litros e 24 válvulas da família N52 com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, o seu diâmetro é de 85mm e o curso é de 88mm o que totalizavam 2996cm3, a sua taxa de compressão é de 10,7:1 e com isso gerava 32.1KGFM a 2750RPM e 265CV a 6600RPM, além de suspensão recalibrada, trazia freios á discos ventilados também na traseira para dar conta de tanta potência. e ele estava disponível com câmbio manual ou automático ambos de seis marchas. Em outubro de 2006 na linha 2007 nada muda. Em outubro de 2007 na linha 2008 chegavam mais novidades.

FOI A CHEGADA DA OPÇÃO DE CARROCERIA DUAS PORTAS E DO CUPÊ, além é claro do próprio facelift com nova grade dianteira, pequenas mudanças na lanterna traseira, só que o Hacht manteve as mesmas medidas e isso vale para o modelo de duas portas e o cupê que media 4.36 metros de comprimento, 1.74 metros de largura, 1.41 metros de altura e manteve o entre - eixos, nos motores ele estrava o 1.6 16V da família N43 com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e injeção direta, o seu diâmetro é de 82mm e o curso é de 75.6mm o que totalizavam 1597cm3, a sua taxa de compressão é de 12:1 e com isso gerava 16.3KGFMa4250RPM e 122CV a 6000RPM, a segunda opção era o 2.nada 16V também da família N43 era basicamente o 2.nada 16V da geração anterior com injeção direta, com isso a taxa de compressão ia para 12:1 e com isso gerava 19.4KGFM a 4250RPM e 143CV a 6000RPM,  a  terceira opção é  esse mesmo 2.nada 16V calibrado para gerar 21.4KGFM a 4250RPM e 170CV a 6700RPM, o seis cilindros de 3 litros e 24 válvulas vindo do modelo pré-facelift é mantido sem alterações essa era a quarta opção, a quinta opção era o 2.nada 16V Turbo Diesel agora da família N47 com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, turbo, intercooler e injeção common-rail, o seu diâmetro é de 84mm e o curso é de 90mm o que totalizavam 1995cm3, a sua taxa de compressão é de 16:1 e com isso gerava 30.6KGFM a 1750RPM e 143CV a 4000RPM, a segunda opção á diesel é mesmo 2.nada 16V Turbo Diesel calibrado para gerar 35.7KGFM a 1750RPM e vai até 3000RPM e 177CV a 4000RPM e por último é o modelo á diesel, mais potente calibrado para gerar 40.8KGFM a 2000RPM e vai até 2250RPM e 204CV a 4000RPM e eram os modelos 116i, 118i,120i, 130i, 118d,120d e 123d, os modelos 118i e 120i vinham com o mesmo 2.nada 16V e calibração diferente e os diesel tinha o mesmo 2.nada 16V Turbo diesel com as três calibrações diferentes.

O Série 1 ganhava o facelift e os motores agora eram o 1.6 16V de injeção direta e 122CV(116i), o 2.nada 16V de injeção direta calibrado para gerar 143CV e 170CV(118i e 120i), o seis cilindros de 3 litros e 24 válvulas foi mantido, o 2.nada 16V Turbo Diesel com 143CV, 177CV e 204CV(118d,120d e 123d respectivamente), mais tarde o seis cilindros de 3 litros foi a 258CV e o turbo diesel ganhava uma calibração de 115CV.

Aqui a versão quatro portas com os mesmos motores e ganhou o facelift.

 Já o Série 1 Coupé, só tinha motores seis cilindros á gasolina, na entrada era o seis cilindros de 3 litros e 24 válvulas o mesmo do 130i, mas calibrado para gerar 27.5KGFMa2500RPM e vai até 4200RPM e 218CVa6100RPM era uma versão estrangulada para o 125i Coupé. Estrava o Seis cilindros em linha de 3 litros e 24 válvulas biturbo da família N54 com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, biturbo, intercooler e injeção direta, o seu diâmetro era de 84mm e o curso de 89.6mm o que totalizavam 2979cm3, a sua taxa de compressão era de 10,2:1 e com isso gerava 40.8KGFM a 1300RPM e vai até 5000RPM e 306CV a 5800RPM, a Série 1 rompia a barreira dos 300CV. Além desses motores seis cilindros, vinha o 2.nada 16V Turbo Diesel de 177CV e 204CV já citados no Série 1 Hachtback acima e os modelos eram assim: 125i Coupé, 135i Coupé, 120d Coupé e 123d Coupe, até o Coupé tinha opção á diesel.

O Série 1 Coupé chegava ao mercado com motores seis cilindros em linha de 3 litros com 218CV(125i Coupè) e o biturbo e injeção direta com 306CV(135i Coupé) e os dois motores á diesel de 177CV e 204CV ambos 2.nada 16V Turbo Diesel(120d e 123d) e mais tarde o 2.nada 16V á gasolina de 170CV.

Em outubro de 2008 na linha 2009 chegava o Série 1 Cabrio que tinha as mesmas medidas do cupê, inclusive até altura, já nos motores ele tinha  o 2.nada 16V de injeção direta já citado no Hacht, o seis cilindros de 3 litros e 24 válvulas com a calibração do cupê, o seis cilindros em linha de 3 litros, 24 válvulas, biturbo e injeção direta do cupê, os 2.nada 16V Turbo Diesel já citados no Hacht e assim os modelos eram 118i, 120i, 125i, 135i, 120d e 123d.  Na mesma época o 130i Hacht passou a gerar 31.7KGFM a 2600RPM e vai até 3000RPM e 258CV a 6600RPM

O Série 1 Cabrio chegava ao mercado com motores 2.nada 16V de 143CV e 170CV(118i e 120i respectivamente), seis cilindros em linha de 3 litros e 24 válvulas com 218CV(125i), seis cilindros em linha de 3 litros, 24 válvulas, biturbo e injeção direta 306CV(130i) e o 2.nada 16V Turbo diesel de 177CV e 204CV(120d e 123d), mais tarde chegava a calibração de 143CV para o modelo á diesel.


Em outubro de 2009 para o Hacht ele ganha o 2.nada 16V Turbo Diesel calibrado para gerar 26.5KGFM a 1750RPM e vai até 4000RPM e 115CV a 4000RPM era o modelo 116d, já o Coupé ganhava o 2.nada 16V calibrado para 170CV era o 120i e tanto o Coupé quanto o conversível ganhava o 118d com motor 2.nada 16V Turbo Diesel calibrado para 143CV,  em outubro de 2010 na linha 2011 para o Hachtback nada muda, já para o Coupé e o Conversível eles perdem as opções 118i(Cabrio), 120i(Coupé e Cabrio) e com isso o 2.nada 16V com as duas calibrações dá adeus nessa carroceria, ja´para o 135i ele ganhava a opção do câmbio manual-automatizado de dupla embreagem de sete marchas chamada de DKG pela marca alemã, tanto coupé como conversível.
   Em março de 2011 chegava o Série 1 M Coupé, lógico que a BMW não ia chamar de M1 para os fãs ficarem revoltados com a marca, o motor seis cilindros em linha de 3 litros e 24 válvulas, biturbo e injeção direta recebeu alterações para gerar 51KGFM a 1500RPM e vai até 4500RPM e 340CV a 5900RPM, ele só veio com câmbio manual de seis marchas, além das alterações mecânicas, veio lógico suspensão e freios, e estética com novos -para-choques e o que colocaram em 4.38 metros de comprimento e 1.80 metros de largura.
O Série 1 M Chegava ao mercado com o seis cilindros em linha de  3 litros, 24  válvulas biturbo calibrado para gerar 340CV.

Na mesma época tanto o cupê como o cabrio voltavam a ter as versões 320i, 318d,  no primeiro o 2.nada 16V á gasolina de injeção direta e no segundo o 2.nada 16V Turbo Diesel de 143CV. Em outubro de 2011 o Hacht de quatro portas dá lugar a nova geração e o Hacht de duas portas, o Coupé  e o conversível entram na linha 2012 sem mudanças. Em outubro de 2012 na linha 2013 é vez do Hacht de duas portas dá lugar a nova geração, o Coupé perde a versão Série 1 M. Em outubro de 2013 na linha 2014 nada muda no Coupé o no Cabrio e em março de 2014 eles dão lugar a nova Série 2, tanto essa Série 2  como a próxima geração do Série 1 é outra história.


O BMW Série 1 é porta de entrada da BMW, mas mesmo assim nunca abriu mão dos seis cilindros, inclusive com dois turbos que passaram dos 300CV, mas um dia o adeus ia chegar e não foi diferente para eles, embora vivos numa nova geração.




RESENHA SOBRE OS MODELOS NO BRASIL: Os modelos á diesel não vieram por questões óbvias, vieram o 120i, depois o 130i, o 135i Coupé, o 118 e o 1 M Coupé que é bem raro por essas bandas, mas os conversíveis apenas o 120i Conversível e o 130i Conversível.


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