A SEGUNDA GERAÇÃO DOS CAMINHÕES CHEVROLET: O PRIMEIRO DIESEL DA GMB


A SEGUNDA GERAÇÃO DOS CAMINHÕES CHEVROLET FOI A PRIMEIRA A TER MOTOR Á DIESEL.

A General Motors já tinha um bom tempo de Brasil, no país desde 1925 só fazia produtos em CKD até a década de 1950, quando em 1953 passou a ser ônibus, caminhões e picapes.
  
   Em outubro de 1958 passou a produzir o C-6400/6500 conhecido como "Chevrolet Brasil" e as picapes 3100 também eram chamadas assim:
Caso esteja curioso pela picape 3100 a matéria está aqui. E aí em março de 1964 a GM supreende e parte para o projeto "casca local+chassi norte americano" algo que se verificou na C14 e C15(futuramente Série 10). 

ELE HERDA ALGUMAS COISAS DO ANTECESSOR: O C60 chegava ao mercado com algumas heranças do antecessor, o câmbio era manual de quatro ou de cinco marchas dependendo da escolha do cliente(ou seja o manual de quatro marchas voltava como opcional), o motor seis cilindros 261 de 4.3 litros pertence a segunda geração de motores seis cilindros da Chevrolet com bloco e cabeçote de ferro, comando de válvulas no bloco acionado por varetas, o seu diâmetro era de 92mm e o curso era de 100mm o que totalizavam 4278cm3, a sua taxa de compressão era de 7,8:1, mas trazia alterações ele agora gerava 32.1KGFM a 2400RPM e 151CV a 4800RPM era nove cavalos mais potente que o antecessor e lembrando era á gasolina e dotado de carburador de corpo simples. A sua suspensão era dependente tipo eixo rígido com feixe de molas nos dois eixos, os freios eram a tambores nas quatro rodas e a direção era setor e rosca sem fim. afinal era rústico como todos os caminhões do seu tempo e o tanque de combustível era de 105 litros.

O C60 chegava ao mercado de início com motor seis cilindros 261 de 4.3 litros e 151CV.

A CHEGADA DO MOTOR Á DIESEL:  Foi em março de 1965 quase quatro anos depois da Ford e sete anos depois do começo da produção nacional, o motor era o Perkins  6-357 .seis cilindros 5.8, o seu diâmetro é de 104.1mm e o curso é de 114.9mm o que totalizavam 5840cm3, a sua taxa de compressão é de 15:1 e com isso gerava 40.4KGFM a 1350RPM e 140CV a 3000RPM e na grade dianteira em vez do símbolo da Chevrolet estava "Diesel " em referência ao motor á diesel que tinha bomba injetora mecânica de atuação indireta

O D-60  chegava ao mercado com motor seis cilindros 5.8 á diesel de 140CV., mais tarde chegava o Detroit Diesel de 3.5 litros dois tempos e 145CV.

Em outubro de 1965 na linha 1966 nada muda, em outubro de 1966 na linha 1967 nada muda, em outubro de 1968 na linha 1969 nada muda.

A CHEGADA DOS C-70/D-70  se dá em outubro de 1969 na linha 1970 os modelos C e D-70 tinham rodas raiadas e maior capacidade de carga, já os motores eram os mesmos seis cilindros 261 de 4.3 litros á gasolina e o seis cilindros Perkins 5.8 á diesel herdado do D60.

O D-70 chegava ao mercado trazia rodas raiadas e maior capacidade de carga e o motor era o mesmo Perkins 5.8 á diesel e também tinha o C-70 com o seis cilindros 261 4.3 á gasolina herdados do C-60.

Em outubro de 1970 na linha 1971 nada muda, em outubro de 1971 na linha 1972 estreava o motor seis cilindros 292 de 4.8 litros da terceira geração de motor seis cilindros da Chevrolet da mesma família do 4.1 do Opala com bloco e cabeçote de ferro, comando de válvulas no bloco acionado por varetas, o seu diâmetro é de 98.4mm e o curso é de 104.6mm o que totalizavam 4777cm3, a taxa de compressão é de 7.5:1 e dotado de carburador de corpo simples e com isso gerava 38.6KGFM a 1600RPM e 161CV a 3800RPM era uma forma de melhor competir com os V8 á gasolina de Chrysler e Ford, afinal na década de 1960 Ford e Chevrolet alternavam liderança do mercado nacional, até que a Mercedes-Benz consolidou a liderança da década de 1960 até 2002 e voltou a liderar em 2015 até essa data(19/12/2017). Em outubro de 1972 na linha 1973 nada muda  Em outubro de 1973 estourava a crise do petróleo e os caminhões á gasolina começavam a ficar inviáveis. Em outubro de 1974 na linha 1975 nada muda.

A CHEGADA DO DETROIT DIESEL se dá em outubro de 1976 na linha 1977 ele equipava os D-60 e 70, o Perkins continuava como opção, o novo motor era um dois tempos, quatro cilindros em linha, bloco e cabeçote de ferro, o seu diâmetro é de 98.4mm e o curso é de 114mm o que totalizavam 3475cm3, a sua taxa de compressão é de 21:1, com bomba injetora de atuação direta e com isso gerava 38.5KGFM a 1800RPM e 145CV a 2800RPM, apesar de potente para época o motor não convenceu, afinal ele sofreu forte rejeição por exigir regime de trabalho mais elevado. Em outubro de 1977 na linha 1978 nada muda, em outubro de 1979 na linha 1980 nada muda só adeus dos motores Detroit Diesel que não convenceram o mercado e fábrica passou a ser usada para fazer os motores Família II para o Monza e outros modelos depois(decisão acertada na época, para mim). 

NOVA GRADE DIANTEIRA, D-80 E MOTOR Á ÁLCOOL: A linha 1981 trouxe novidades, além do C-60,C-70.D-60 e D-70 eles ganharam mais membros: os A-60 e A-70 e os D-80 6x2 e do D-70 6x4, para toda a linha o tanque de combustível foi ampliado para 150 litros e os motores agora tinham torque e potência em valores líquidos o seis cilindros 261 de 4.3 litros dava o seu adeus, já o seis cilindros 292 de 4.8 litros á gasolina agora tinha torque e potência em valores líquidos e com isso passou a gerar 32.1KGFM a 1600RPM e 129CV a 3800RPM e estreava o Seis cilindros 292 de 4.8 litros á álcool conhecido como "canavieiro" e  com isso ele passou a ter taxa de compressão de 9,5:1, carburador de corpo simples e com isso passou a gerar 32.6KGFM a 2600RPM e 143CV a 4000RPM,  o Perkins seis cilindros 5.8 á diesel agora se chamava 6-358 e ganha injeção direta com isso  gerava 36.1KGFM a 1400RPM e 127CV a 3800RPM .O D-80 era a versão 6x2 do D-60 e o D-70 6x4 era uma resposta ao Ford F-22000 6x2 e o Mercedes-Benz L2213.

O A-60 chegava ao mercado e estreava o seis cliindros 292 4.8 á álcool de 143CV e o seis cilindros 292 á gasolina tem a potência em valores líquidos: 129CV.

O A-70 com o mesmo motor do A-60 e com rodas raiadas.

O D-70 mantinha o tradicional Perkins 5.8 seis cilindros só que agora com 127CV líquidos  e também era usado no D-60.

O D-80 que era versão 6x2 do D-60 e com o mesmo Perkins 5.8 á diesel.

O D-70 6x4 com mesmo Perkins 5.8 á diesel.

Em outubro de 1981 na linha 1982 nada muda, em outubro de 1982 na linha 1983 nada muda, em outubro de 1983 na linha 1984 nada muda, em outubro de 1984 na linha 1985 sem alterações e em outubro de 1985 ele dá lugar a nova geração de caminhões Chevrolet e aí é a outra história.

  A Segunda geração os caminhões Chevrolet ficou 21 anos no mercado, chegou a ter motor dois tempos Detroit Diesel mas foi apedrejado, nos anos 1980 chegou a ser o único caminhão a ter opção de motor á gasolina, já que a Ford já havia se "diesielaziado" e a Volkswagen herdeira da Chrysler só mantinha o V8 318 á álcool, o Perkins acompanhou ele quase a vida inteira dessa geração, pena que os sobreviventes hoje muitos estão com motor de 1113.






Comentários

  1. Prezado: pequena correção no texto.
    Em 1965 o Perkins era o 6357 (injeção indireta) e não o 6358 (injeção direta).
    Abraço.

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    1. Obrigado, mas você saberia me responder potência e torque dele? e aí vou corrigir a matéria inclusive com os dados que você me mostrar!

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    2. Completando: Inclusive já corrigi, Inclusive andei vendo o 6-358 era uma evolução do 6-357 então nem precisa mandar, obrigado!

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    3. Nunca tinha visto o D80
      Já vi D65 D68 D60 D70

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    4. Sim, ele é bem raro, o D60 e D70 são mais comuns de se ver.

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    5. A Segunda Geração Dos Caminhões Chevrolet: O Primeiro Diesel Da Gmb >>>>> Download Now

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  2. Quero saber a capacidade de peso bruto e líquido do D 60 porque isso n.se toca nesse artigo, preciso saber, obrigado

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    1. Confesso que nos artigos sobre caminhões não citei o peso bruto e a capacidade carga, mas ao que parece a capacidade de carga do D60 era ao redor de 7 toneladas, provavelmente o peso bruto ao redor dos 11000kg.

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  3. Meu pai perdeu o freio em um Detroit na década de 1970 aqui em Minas , coitado aqui é morro (ladeira/subida) puro rsrsrsr.... Quando o Detroit foi lançado? Detroit é o mesmo D-60? Valeu .

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    1. Eu sei como é, Oeste Catarinense também é assim, mas hoje moro no litoral de SC. agora sobre sobre o motor Detroit Diesel foi lançado em outubro de 1976 na linha 1977 tanto para o D60 como para o D70, mas hoje em dia é difícil achar algum com o motor original, o mais fácil de achar é o Perkins e mesmo assim hoje muitos caminhões Chevrolet estão trabalhando com motores não equiparem ele quando era novo. obrigado pelo comentário!

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  4. gente eu nao sei poeque o detroit nao deu certo e um otimo motor

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    1. Acredito que foi o costume e as características muito diferente dos diesel convencionais da época.

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  5. Oi eu ainda tenho um Chevrolet hori
    ginal mas e m d12000 com. 6354 o único motor diesel que tem o funcionamento do motor semelhante ao c60 a gasolina assim o motor estrala igual a um motor a gasolina um classico

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    1. O D12000 foi o último dos caminhões com a marca Chevrolet (depois veio GMC) agora sobre o motor ter funcionamento semelhante ao modelo á gasolina não posso dizer.

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  6. Tenho um d60 1979 Perkins diesel. Como não funciona o velocímetro e nem marca combustível. Queria saber o quanto km faz por litro esse caminhão? Aguardo

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    1. Opa, infelizmente caminhão é muito díficil de dizer, depende de quanto você carrega o tipo de carga, é muito difícil responder, agora se puder arrumar o velocímetro e o marcador de combustível tente arrumar o quanto antes.

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  7. Agradeço pelas informações técnicas da matéria. Tenho um projeto de adaptar um Motor Canavieiro numa Caravan. Prefiro motor torcudo do que girador. Esse 292 com cabeçote trabalhado, coletor dimensionado, ignição injeção de competição e Injeção Programável deve ficar um aço!

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    1. Opa, ele é bastante torcudo e o pessoal usa para preparação esse motor 292 4.8

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  8. Quantos kg aguenta leva o c60 a gasolina ????

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    1. Infelizmente eu não lembrei quantos kg, mas deve ser algo de 6 toneladas, mas não tenho certeza(com o caminhão vai para os 12.000KG).

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  9. Boa noite amigo , gostaria de saber desde que ano , a GM equipava os D-60 com o motor MWM 229-6 como opcional , pois ja encontrei muitos caminhões equipados comeste motor dede zero, obrigado.

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    1. Olha sobre o MMW 229-6 sinceramente eu não sei, por que todos os catálogos do D60 o motor era o Perkins, inclusive foi usado dados do caminhão antigo brasil(pena que o site não existe mais), mas se quiser saber dados do motor MWM 229-6, afinal esse motor equipou os antigos Volkswagen e os Ford Série F de 1972 até 1992 e tem matéria de ambos aqui. Inclusive nem os 12000 foram equipados com o MWM 229-6, a GM só foi usar MWM no 6-150, na picape Silverado nacional de 1997 até 2002 e na geração antiga da S10 de 2000 até 2012.

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  10. Bom dia,
    Me gusta de ler que a Chevrolet D60 e a D70 ainda é de grande valor a muitos usuários. Tenho boas lembranças deste caminhão. Meu pai havia uma 40 anos atraz. Infelizmente perguntar-lo se era uma D60 ou D70 não é mais possivel. Seria interresante pra saber se aquele caminhão ainda está rodando nas estradas do Brasil. A foto que tenho foi feita pela frente e então não possivel de ver o tipo. será que é possivel de se procurar pela placa?

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    1. Olha talvez sim, e talvez não, tem que ir no Renavan se não me engano, a placa se for vermelha de duas letras acho que não acha hoje em dia, agora se for vermelha talvez ache, mas tem que ir no site do Detran ou do Renavam, um desses dois.

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    2. A placa é vermelha, duas letras e quatro números. O problema é que quando pesquiso na site do gov. é que sempre perguntam o número QR. e isto é difícil...

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    3. Olha infelizmente com duas letras fica impossível achar mesmo, se fosse três letras e quatro números dava, afinal essa placa é mais recente, antes da placa Mercosul.

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  11. Boa noite. Temos um d74 1970.origimalmente cavalo mecânico. Com quinta roda. O nosso foi colocado motor mercedes 1113 turbinado.interculado e reduzido. Funciona bem.

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    1. Sim, pelo visto muitos caminhões Chevrolet hoje estão sobrevivendo com motor Mercedes-Benz. afinal deve faltar peças para o Perkins, (já o Detroit nem vou falar por que esse é certo que falta peça mesmo). Cavalo-mecânico são bem raros da linha Chevrolet tanto que não achei foto.

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  12. Boa tarde, temos um aqui que consta D7803 no documento , sabe me dizer de qual linha da GM ele faz parte?

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    1. Mais uma confusão nos documentos(sim, os caminhões e picapes da GM vem com essas...) , desculpe a pergunta, que ano ele é? se for de 1964 até 1985 é dessa safra, agora D7803? bom só me vê o ano e aí posso ter uma ideia. obrigado desde já.

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  13. Meu vô tem um Chevrolet C-60 a gasolina,ano 1975,qual motor ele tem ? E quantos HPs tem ? A gente usa pra puxar soja ainda,puxa 10 toneladas no toco e com o caminhão vai pra 13.600 kilos e puxa muito bem,ele tem 10 marchas,5 reduzidas e 5 simples

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    1. Se for 1975 eu acredito que seja o seis cilindros 292 4.8 com 161CV e com câmbio de 10 marchas já ajuda muito.

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