PLATAFORMA GMT 360/368/370/305: A VIDA DA SEGUNDA GERAÇÃO DA TRAILBLAZER NORTE-AMERICANA E SEUS DERIVADOS


UTILITÁRIO ESPORTIVO DEU ORIGEM A UMA PICAPE RETRÔ.

A GM norte-americana já tinha a Blazer só que derivada da S10 como era o nosso modelo(aliás é algo que ocorre até hoje com o nosso TrailBlazer derivado da S10), mas diante das boas vendas de utilitários esportivos no mercado norte-americano, a GM decidiu que era hora de lançar uma sucessora e antes mesmo até da picape que acabou não compartilhando a base.

A CHEGADA DA TRAILBLAZER AO MERCADO: Se dá em outubro de 2001 na linha 2002, ele media 4.87 metros de comprimento, 1.89 metros de largura, 1.82 metros de altura e 2.87 metros de entre - eixos. O câmbio era automático de quatro marchas, de início apenas uma opção de motor: o Vortec seis cilindros em linha 4200 da família Atlas com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, o seu diâmetro era de 93mm e o curso era de 102mm o que totalizavam 4157cm3, dotado de injeção eletrônica multiponto a sua taxa de compressão era de 10:1 e com isso gerava 38KGFM a 3600RPM e 273CV a 6000RPM. A Sua suspensão utiliza molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira era braços duplos triangulares e na traseira era eixo rígido, os freios eram discos ventilados na dianteira e tambores na traseira. Ele tinha duas opções de tração: apenas traseira(2WD) ou tração integral com engate temporário(4WD). As versões de acabamento eram LS, LT e LTZ.

A TrailBlazer chegava ao mercado de início com o seis cilindros de 4.2 litros e 24 válvulas  de 273CV.

Em outubro de 2002 na linha 2003 chegava a versão EXT que era o modelo de sete lugares, mantinha a largura, mas a altura foi a 1.98 metros, o comprimento foi a 5.28 metros e o entre - eixos foi a 3.28 metros. mantinha as duas opções de tração: 2WD(traseira) e 4WD e também o motor seis cilindros em linha, mas ele estreava como topo de linha o Vortec 5300 V8 ó Small-Block V8 da GM norte-americana esse de terceira geração com bloco e cabeçote de alumínio, mas comando de válvulas no bloco acionado por varetas e corrente metálica, o seu diâmetro é de 96mm e o curso é de 92mm o que totalizavam 5327cm3, a sua taxa de compressão é de 9,5:1 e dotado de injeção eletrônica multiponto ele gerava 45KGFM a 4000RPM e 294CV a 5200RPM.

O EXT chega ao mercado com sete lugares, mantém o seis cilindros de 4.2 litros e 24 válvulas, mas estrava o V8 5.3 de 294CV, mais tarde ele vinha com os motores alterados já citado no modelo curto.

A CHEGADA DA PICAPE SSR: Em dezembro de 2003 na linha 2004 chegava a picape retrô SSR que fazia "homenagem visual" as picapes Chevrolet dos anos 1950 só que ela era um conversível de teto de aço também,   ela vinha apenas com tração traseira, ela media 4.86 metros de comprimento, 1.99 metros de largura, 1.63 metros de altura e 2.95 metros de entre - eixos. O câmbio é automático de quatro marchas e o motor é o Vortec 5300 V8 mas na picape foi calibrado para gerar 45.8KGFM a 4000RPM e 305CV a 5200RPM. Já TrailBlazer curta e EXT tiveram a linha 2004 lançada dois meses antes e sem alterações.

A SSR chegava ao mercado com motor V8 5.3 calibrado para 305CV, mais tarde ganhava o V8 6 litros de 396CV.

Em outubro de 2004 na linha 2005 para os TrailBlazer curta e EXT ficam sem mudanças, mas a SSR troca o V8 5.3 pelo V8 6 litros emprestado do Corvette de mesma concepção do 5.3 tinha bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas no bloco acionado por varetas e corrente metálica, o seu diâmetro é de 101.6mm e o curso é de 92mm o que totalizavam 5967cm3, a sua taxa de compressão é de 10,9:1 e dotado de injeção multiponto ele gerava 56KGFM a 4400RPM e 396CV a 5400RPM e trouxe a reboque o câmbio manual de seis marchas e o automático de quatro marchas foi mantido.

Em outubro de 2005 na linha 2006 para a TrailBlazer curta, o motor seis cilindros 4.2 24V teve um leve aumento de taxa de compressão com 10,3:1 e agora passou a gerar 38.2KGFM a 4800RPM e 295CV a 6000RPM e o V8 5.3 já citado na antiga versão EXT, teve um pequeno aumento na taxa de compressão:9,9:1 e foi dotado de desligamento dos cilindros e com isso passou a gerar 45.6KGFM a 4000RPM e 306CV a 5200RPM e o próprio EXT se beneficia dessas alterações. a versão curta ganha a versão SS que trouxe o V8 6 litros já citado em detalhes na SSR mas no utilitário esportivo gerava 55.3KGFM a 4000RPM e 400CV a 6000RPM e a versão SS estava disponível tanto com tração traseira(2WD) como integral(4WD).

Sem mudanças estéticas, o motor seis cilindros 4.2 24V foi a 295CV e estreia o V8 5.3 com 306CV e as mudanças mecânica estenderam ao EXT, mais tarde o seis cilindros passou a gerar 290CV e o V8 5.3 passou a gerar 303CV.

A versão SS chega ao mercado com motor V8 de 6 litros e 400CV e mais tarde passou a gerar 394CV.

Em outubro de 2006 na linha 2007 a picape SSR dá o seu adeus, assim como a versão EXT da TrailBlazer que é sete lugares, só restava a carroceria cinco lugares e sem alterações. Em outubro de 2007 na linha 2008 os motores passavam por alterações: o seis cilindros 4.2 24V passava a gerar 38.1KGFM a 4800RPM e 290CV a 6000RPM , o V8 5.3 passou a gerar 44.3KGFM a 4000RPM e 303CV a 5200RPM e o V8 de 6 litros exclusivo do SS passou a gerar 54.5KGFM a 4000RPM e 394CV a 6000RPM. Em outubro de 2008 na linha 2009 o motor 5.3 V8 dá adeus, mas diante da crise mundial da época e da própria GM em dezembro de 2009 a TrailBlazer dá adeus ao mercado norte-americano, é substituído pela Equinox derivada da Captiva da época e o EXT é substituído pelo Traverse.

A CHEGADA DO GMC ENVOY se dá em outubro de 2001 na linha 2002 ele chegava apenas com o câmbio automático de quatro marchas e o motor era o seis cilindros 4.2 24V que gerava 38KGFM a 3600RPM e 273CV a 6000RPM é o mesmo motor que citado em detalhes acima na TrailBlazer, ela tinha as mesmas dimensões da TrailBlazer, mas mudava grade dianteira, faróis e para-choques e também o emblema por questões óbvias.

O Envoy chegava ao mercado com motor seis cilindros 4.2 24V de 273CV.

Em outubro de 2002 na linha 2002 aproveitando a chegada do TrailBlazer EXT chegava o Envoy XL que e era versão de sete lugares e além do seis cilindros ela trazia o V8 Vortec 5300 que gerava 45KGFM a 4000RPM e 294CV a 5200RPM é o mesmo citado em detalhas no TrailBlazer EXT acima.

O XL com sete lugares chegava ao mercado, além do seis cilindros 4.2 24V ela tinha o V8 5.3 de 294CV., mais tarde o seis cilindros vai a 295CV e o V8 5.3 vai a 305CV.

Em outubro de 2003 na linha 2004 nada muda para as versões curta e XL do Envoy e estreia o XUV que era um SUV que tinha o telhado de vidro retrátil transformado em picape e com base no XL, inclusive até os motores eram os mesmos: seis cilindros 4.2 24V e o V8 5.3, só que fechando ele se tornava um SUV, afinal o telhado retrátil corria para a frente.

O Envoy XUV com teto retrátil que corria para a frente.

Em outubro de 2004 na linha 2005 ele estreava a versão de luxo Denali e também mudanças mecânicas que só chegariam ao modelo Chevrolet no ano seguinte: o seis cilindros 4.2 24V agora passava a gerar 38.2KGFM a 4250RPM e 295CV a 6000RPM e o V8 5.3 ganha sistema de desligamento dos cilindros e com isso passou a gerar 45.6KGFM a 4000RPM e 305CV a 5200RPM

O PEQUENO FACELIFT: Em outubro de 2005 na linha 2006 o modelo curto ganha uma pequena mudança na grade dianteira. O XUV dava adeus ao mercado.

Nova grade dianteira e era o último ano do XL.

Em outubro de 2006 na linha 2007 só o modelo curto continuava, o modelo XL dava o seu adeus, Em outubro de 2007 na linha 2008 o seis cilindros passava a gerar 38.1KGFM a 4800RPM e 290CV a 6000RPM e o V8 5.3 passou a gerar 44.3KGFM a 4000RPM e 303CV a 5200RPM. Em outubro de 2008 na linha 2009 o motor V8 5.3 dá adeus, mas era o começo do fim, diante da crise mundial e da crise da General Motors o modelo dá adeus ao mercado e o modelo de cinco lugares dá lugar ao Terrain e o de sete lugares que já tinha ido embora dois anos antes dá lugar ao Acadia.


A OLDMOSBILE GANHOU SUA VERSÃO: Era a terceira geração do Bravada, antes derivada da Blazer derivada da antiga S10 era natural que fosse seguir o caminho e ir para na TrailBlazer, apenas com câmbio automático de quatro marchas e apenas no motor seis cilindros 4.2 24V que gerava 38KGFM a 3600RPM e 273CV a 6000RPM, as medidas eram iguais, só mudava grade dianteira, para ficar  com cara de Oldmosbile e interior mais luxuoso e era disponível com tração nas rodas traseiras ou integral.

O Bravada chegava ao mercado com motor seis cilindros 4.2 24V de 273CV.

E ele foi lançado em outubro de 2001 como linha 2002, em outubro de 2002 na linha 2003 nada muda, em outubro de 2003 na linha 2004 nada muda e em janeiro de 2004 ele dá adeus ao mercado e com isso é o começo do fim da própria Oldmosbile que dá adeus três meses depois.

A GM LANÇA SUA VERSÃO BUICK EM JULHO DE 2003 como modelo 2004 é o Rainer que tinha grade dianteira, faróis, para-choques e também se preparando para a futura extinção da Oldmosbile e por consequência do Bravada, além disso ele tinha interior mais luxoso que o TrailBlazer curto no qual é baseada, nos motores o seis cilindros 4.2 24V nele passou a gerar 279CV, mas mantinha torque e potência já citados nos modelos anteriores(TrailBlazer seis cilindros e GMC Envoy) e ele foi o primeiro dos modelos curto a ter o V8 como opção no caso era o V8 Vortec 5.3 que gerava 45KGFM a 4000RPM e 294CV a 5200RPM é o mesmo da TrailBlazer EXT dá época.

O Buick Rainer tinha o motor seis cilindros 4.2 24V de 279CV e o V8 5.3 de 294CV e esse mais tarde foi a 306CV e o primeiro va ia 295CV.

Em outubro de 2004 na linha 2005 o motor V8 5.3 ganha desligamento dos cilindros e com isso passou a gerar 45.6KGFM a 4000RPM e 306CV a 5200RPM é o mesmo já citado na TrailBlazer da época, em outubro de 2005 na linha 2006 o motor seis cilindros 4.2 24V ganha alterações e com isso passou a gerar 38.2KGFM a 4800RPM e 295CV a 6000RPM é o mesmo já citado na TrailBlazer da época, em outubro de 2006 na linha 2007 nada muda e em outubro de 2007 ele dá adeus ao mercado e é substituído pelo Enclave, mas o Rainer sempre foi disponível com tração traseira ou integral.

A ISUZU GANHOU A SUA VERSÃO DA TRAILBLAZER: O Ascender, ascendeu ao mercado em outubro de 2002 na linha 2003 com base na TrailBlazer EXT que era versão de sete passageiros, o câmbio era automático de quatro marchas, ele tinha duas opções de motores: o seis cilindros em linha 4.2 24V de 38KGFM a 3600RPM e 273CV a 6000RPM e o V8 Vortec 5.3 que gerava 45KGFM a 4000RPM e 294CV a 5200RPM e tinha duas opções de tração: traseira(2WD) ou integral(4WD).

O Ascender chega ao mercado de início na versão sete lugares e nos motores seis cilindros 4.2 24V de 273CV e o V8 5.3 de 294CV.

Em outubro de 2003 na linha 2004 era vez do Ascender de cinco lugares e o motor era apenas o seis cilindros 4.2 24V de 273CV, vale lembrar que os motores estão citados em detalhes na parte da TrailBlazer.

A versão cinco lugares chegava ao mercado com motor seis cilindros 4.2 24V, mais tarde recebia o V8 5.3 com 306CV e o seis cilindros vai a 295CV e no último ano o seis cilindros gerava 290CV e o V8 5.3 passava a gerar 303CV.

Em outubro de 2004 na linha 2005 nada muda. Em outubro de 2005 na linha 2006, antes vou lembrar que mudava grade dianteira, faróis, para-choques em relação a TrailBlazer, voltando a linha 2006 o motor seis cilindros 4.2 24V agora gerava 38.2KGFM a 4000RPM e 295CV a 6000RPM e o V8 5.3  ganhava sistema desligamento dos cilindros e com isso gera 45.6KGFM a 4000RPM e 306CV a 5000RPM e também passa a equipar o modelo curto de cinco lugares. Em outubro de 2006 na linha 2007 seguindo os passos da TrailBlazer o modelo de sete lugares dá o seu adeus no mercado, só ficava o de cinco lugares, em outubro de 2007 na linha 2008 o seis cilindros 4.2 24V agora passava a gerar 38.1KGFM a 4800RPM e 290CV a 6000RPM e o V8 5.3 agora gerava 44.3KGFM a 3000RPM e 303CV a 5200RPM. Em agosto de 2008 a Isuzu dá adeus ao mercado norte-americano, afinal nos últimos anos só estava vendendo GM rebatizados e com isso por tabela o adeus do Ascender.

A SAAB NORTE-AMERICANA GANHOU A SUA VERSÃO TRAILBLAZER é o modelo 9-7X e ele foi lançado em outubro de 2004 como modelo 2005, ele tinha grade dianteira e faróis diferentes e o único a ter comprimento maior que os irmãos: 4.91 metros, ele vinha apenas com tração nas quatro rodas, o câmbio era apenas o automático de quatro marchas, já nos motores ele tinha o seis cilindros 4.2 24V de 38KGFM a 3600RPM e 273CV a 6000RPM e o V8 5.3 que gerava 45KGFM a 4000RPM e 294CV a 5200RPM. Além de ser vendido nos Estados Unidos e por extensão Canadá e  México, ele foi mais além: Chile(América do Sul), Arábia Saudita e Síria(Oriente Médio), Suécia, Grêcia, Estônia, Hungria, Itália e Países Baixos(Europa), sendo que a Suécia era a base da Saab(já que a marca foi extinta).

O Saab 9-7X chega ao mercado de início com o seis cilindros 4.2 24V de 275CV e o V8 5.3 de 294CV, mais tarde o seis cilindros vai a 295CV e o V8 5.3 vai a 306CV e no último ano o seis cilindros passa a ter 290CV e o V8 5.3 vai a 303CV.

Em outubro de 2005 na linha 2006 os motores passam por alterações o seis cilindros 4.2 24V agora passava a gerar 38.2KGFM a 4000RPM e 295CV a 6000RPM e o V8 5.3 ganha desligamento dos cilindros e com isso passou a gerar 45.6KGFM a 4000RPM e 306CV a 5200RPM, lembrando que apesar do nome "7X" ele vinha apenas com cinco lugares e chegou a ser o segundo utilitário esportivo mais caro do grupo só perdendo para o Cadillac Escalade. Em outubro de 2006 na linha 2007 ele fica sem alterações. Em outubro de 2007 na linha 2008 mais alterações, o seis cilindros 4.2 24V passou a gerar 38.1KGFM a 4800RPM e 290CV a 6000RPM, o V8 5.3 passou a gerar 44.3KGFM a 4000RPM e 303CV a 5200RPM e por último estreava a versão Aero que vinha com o V8 de 6 litros da TrailBlazer SS que gerava 54.5KGFM a 4000RPM e 394CV a 6000RPM.

A versão Aero chegava ao mercado com motor V8 de 6 litros e 394CV.

Em outubro de 2008 chegava a linha 2009, mas ele acaba não chegando a linha 2009 como todos esses modelos vítimas da crise mundial e da própria General Motors,  ele acaba dando adeus ao mercado e a própria fábrica que fabricava esse modelos acabou sendo fechada.



Essa plataforma foi a primeira da GM que teve focado num utilitário esportivo, apesar de ser tradicional: chassi separado da carroceria, ainda assim não derivava de nenhuma picape da época, ainda que deu origem a SSR  chegou a ter motor seis cilindros em linha de 24 válvulas e o V8 de 6 litros emprestado do Corvette nas versões esportivas(TrailBlazer SS, a própria SSR  no seu último ano e o Saab 9-7X) , mas a crise na GM pegou forte e a TrailBlazer norte-americana e seus derivados deram adeus.

















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