AVALIAÇÃO: FORD FIESTA TITANIUM PLUS 1.6 16V POWERSHIFT: AINDA COMPETITIVO

HACHT COMPACTO DA FORD AINDA AGRADA AO VOLANTE

O Fiesta 2018 havia sido anunciado em Dezembro, demora um tempo para chegar as revendas como ele chegou ao Dimas Ford esses tempos fui fazer o test-drive.

  Eu estava passando na Presidente Kennedy e aí falei com o vendedor e um inclusive ele falou "Para isso tem que falar  com o Marketing" ok, "Se liberou o EcoSport, por que não liberaria?" o próprio vendedor falou, mas lógico fui atrás do cara do Marketing do Dimas, lembrando que é um grupo grande com construtora, concessionárias Ford, Volvo e Ford caminhões.

 E aí pedi para falar  com o cara do Marketing, se eu poderia falar com ele, aliás tenho que agradecer a ele por ser bem prestativo. E aí logo na descida o rapaz do marketing já desceu e cumprimentei e logo pedi se poderia falar com ele, ele disse "vem aqui rápido e aí podemos falar", pedi a autorização para o test-drive do Fiesta 2018 como foi no EcoSport ele disse sim e ele mesmo foi atrás do vendedor o mesmo do test-drive do EcoSport e aí fui esperar as chaves e aí chegando lá, o vendedor disse que não poderia ir comigo, mas deixaria eu sozinho. eu encarei, demonstrou sinal de confiança e resolvi encarar. bom antes vamos ao próprio carro.

POR FORA: O Fiesta é feito na plataforma B-Global da Ford ou DY na Mazda, além do próprio Fiesta, serve ao Fiesta Sedan, EcoSport, Ka Sedan e Ka, no exterior serve a modelos como Mazda 2 e os próprios Fiesta vendidos no exterior até 2016, lembrando que a base ainda é global, afinal o EcoSport é vendido também na Europa e nos Estados Unidos, lembrando que é o terceiro facelift que essa geração encara, tem o modelo 2011-2013 que vinha do México, desde 2013 a versão com facelift era produzida no Brasil e outro facelift agora. Ele mede 3.97 metros de comprimento, 1.72 metros de largura, 1.46 metros de altura e 2.49 metros de entre - eixos e como prova que o facelift não descaracterizou, o modelo antes do facelift tem as mesmas medidas.

As linhas gerações do Fiesta não se descaracterizaram.

A traseira mudou as lanternas no resto nenhuma mudança.

  O Facelift eu diria que é polêmico, uns acham exagerados, outros gostam, estilo é questão subjetiva, mas vou colocar a minha opinião: ao vivo ele ficou melhor, lógico que a lanterna traseira até achei bonito, mas a grade em si até que não ficou ruim, mas o excesso de cromados e o canto da lanterna de neblina ficou algo "forçado", mas mesmo assim ainda longe de ser um carro feio.

A grade cromada até que ficaria legal se combinasse com o resto, mas ainda não deixou o carro feio.

Lanternas traseiras ficaram bonitas.

E agora vamos as comparações de dimensões com os rivais


HYUNDAI HB20

Comprimento:3.92 metros, largura 1.68 metros, altura 1.47 metros e entre - eixos 2.50 metros

NISSAN MARCH

Comprimento: 3.83 metros, largura 1.67 metros, altura 1.53 metros e entre - eixos 2.45 metros

PEUGEOT 208

Comprimento: 3.97 metros, largura 1.70 metros, altura 1.47 metros e entre - eixos 2.54 metros 

TOYOTA ETIOS XS 

Comprimento: 3.78 metros, largura 1.70 metros, altura 1.51 metros e entre - eixos 2.46 metros

VOLKSWAGEN POLO

Comprimento: 4.05 metros, largura 1.75 metros, altura 1.46 metros e entre - eixos 2.56 metros

CHEVROLET ONIX

Comprimento: 3.93 metros, largura 1.70 metros, altura 1.47 metros e entre - eixos 2.53 metros

CITROËN C3
Comprimento 3.93 metros, largura 1.71 metros, altura 1.52 metros e entre -eixos 2.46 metros

FIAT ARGO

Comprimento: 4 metros, largura 1.75 metros, altura 1.50 metros e entre - eixos 2.52 metros


 Note que o Fiesta é o terceiro mais comprido junto com 208 só atrás de Polo e Argo, na largura é o segundo mais largo  só atrás de Polo e Argo que empatam na medida, na altura ele é o mais baixo junto com Polo e no entre - eixos é o quarto menor da turma só á frente de March e Etios e C3.

Faróis com led diurnos 

Outra foto de traseira, desculpe o meu dedo....

Rodas aro 16 tem design bonito 


A versão avaliada é a Titanium que á topo de linha.

 POR DENTRO: O antes criticado acabamento pelo vãos sumiu, agora o acabamento é bom, lógico não é do nível do EcoSport Titanium por exemplo, mas ao menos ele se igual a versão Freestyle desse que é um pouco mais simples, no painel a única mudança é a central multimídia que foi deslocada mais para o alto. ele vem de série com ABS, Air Bag duplo(obrigatórios por lei), Air Bag duplo lateral, Air Bag duplo de cortina, Air Bag de joelhos, Coluna de direção regulável, Direção elétrica, Controle de tração e estabilidade(chamado Advantrace pela Ford), Central Multimídia Sync, Hill Holder, Vidros/Travas e Espelhos elétricos, em comparação aos rivais o Hyundai HB20 Premium custa R$9000 a menos, mas deve ESP, Controle de tração, Hill Holder, Air Bag duplo de cortina e Air Bag de joelhos e a direção em vez de ser elétrica é hidráulica, o March SV custa aproximadamente  custa R$15.000 a menos, mas deve ESP, Controle de tração, Hill Holder,Air Bag duplo laterais, Air Bag duplo de cortina, Air Bag duplo de joelhos, o Peugeot 208 Griffe custa R$5000 a menos, deve o ESP, Controle de tração, Hill Holder e o Air Bag de joelhos para o Fiesta, o Toyota Etios Platinum custa R$9000 a menos, mas deve ESP, Controle de tração, Hill Holder,Air Bag duplo lateral, Air Bag duplo de joelho, Air Bag duplo de cortina, Air Bag de joelhos e pasmem: até espelhos elétricos, o Polo Highline 200 TSI fica devendo Air Bag duplo de cortina e de joelhos, ainda custa R$7000 a menos e se colocar sensor estacionamento terá que colocar outros itens que encurtam a diferença para R$2000, o Citroën C3  custa R$9000 a menos, mas deve ESP, Controle de tração, Hill Holder, Air Bag duplo lateral(esse presente no irmão Peugeot 208, Air Bag duplo de cortina(também presente no irmão 208), Air Bag de joelhos e o único contra-ataque é o teto solar, o Chevrolet Onix LTZ custa R$12.000 a menos, mas deve ESP, Controle de tração, Hill Holder, Air Bag duplo lateral, Air Bag dulo de cortina, Air Bag de joelhos e ainda deve mais uma coisa que vou te contar depois e o Fiat Argo Precision 1.8 custa R$7000 a menos, mas deve Ar digital, Air Bag duplo lateral e rodas aro 16 e equipar ele ao nível do Fiesta o preço vai a R$76.990 ficando mais caro que o Fiesta e ainda de quebra você pode ter que escolher uma cor que não quer. Já instrumentação é de fácil leitura e a central multimídia você consegue mexer nela fácil.

O painel tem instrumentação bem legível

A central multimídia My sinc foi deslocada para uma posição mais alta.

  Já o espaço interno para os passageiros da frente, é muito bom se ajustar e encontra a posição fácil de dirigir, mas para a traseira com o banco na minha posição sobrou apenas uma fresta, mas com o banco recuado não tem jeito: me senti muito apertado, afinal menos 2.50 metros de entre - eixos é difícil que o espaço interno seja bom. 

Na minha posição sobra uma fresta 

Com o banco recuado o aperto é garantido. 

 Os outros itens de série são:  Acendimento automático dos faróis, Ajuste de altura do banco do motorista, Apoio de cabeça para os três passageiros do banco traseiro, Banco traseiro bipartido, Rodas de liga-leve aro 16. bancos de couro, Câmera de ré, Chave programável, cinto traseiro de três pontos para todos os passageiros, Espelho retrovisor interno eletrocrômico, Seta de direção nos espelhos retrovisores, Faróis com led de luzes diurnas, Faróis de Neblina, Partida por botão,(Ford Power), Lanterna parcialmente em led, Sensor de estacionamento, Sistema de navegação.  Ele não tem opcionais, se viu que ele é mais caro que os rivais, mas é bem mais equipado que eles, inclusive os únicos que podem lhe aproximar de equipamentos são justamente os novatos Argo e Polo, mas o Argo acaba custando mais caro, então logo o Fiesta entra naquela: custo alto e benefício na mesma proporção. Já o seu porta- malas é de 281 litros, antes das comparações vamos a foto do porta-malas.

O Seu porta - malas leva 281 liltros

Agora sim a comparação contra os rivais:

HYUNDAI HB20: 300 litros
NISSAN MARCH: 245 litros
PEUGEOT 208:  285 litros
TOYOTA ETIOS: 270 litros
VOLKSWAGEN POLO: 300 litros
CHEVROLET ONIX: 280 litros
CITROËN C3: 305 litros
FIAT ARGO: 300 litros

Dá para ver que no porta - malas ele ficou na intermediária, atrás de C3,Polo, HB20, Argo, pouco atrás do Peugeot 208 e pouco á frente do Onix, Etios e March, a média do segmento é de 285.1 litros, dá para dizer que o Fiesta encosta nessa média e vamos ser honestos: a rigor o porta-malas de um sedã é mais adequado a uma família que um Hacht e isso vale para todos.

MECANICAMENTE: O câmbio é o manual-automatizado de seis marchas chamado pela Ford de Powershift, havia uma especulação da imprensa que o automático de seis marchas usado no EcoSport viria, mas pelo visto ele não veio. O motor é o Zetec-Sigma Ti-VCT 1.6 16V com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada e coletores variáveis, ele conta com o Ford Easy Start que dispensa o reservatório de partida á frio e com isso ele gera 15.8KGFM a 4250RPM e 125CV a 6500RPM e com álcool vai a 16KGFM a 5000RPM e 128CV nas mesmas rotações que atinge a potência com gasolina. A sua suspensão utiliza molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira é Independente tipo McPherson e na traseira é semi-independente com eixo de torção e os freios são discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, na suspensão os rivais seguem a mesma receita e nos freios o único que tem freios á disco na traseira é o Polo, o resto segue a receita do Fiesta.

O Câmbio Powershift de seis marchas

Agora vamos as comparações com os rivais e o que eles oferecem:

HYUNDAI HB20:
MOTOR: 1.6 16V da família Gamma com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis
CÂMBIO: Automático de seis marchas

NISSAN MARCH:
MOTOR: 1.6 16V da família HR com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis
CÂMBIO: CVT

PEUGEOT 208 E CITROËN C3
MOTOR: 1.6 16V da família TU com  bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote sendo variável na admissão
CÂMBIO: Automático de seis marchas

TOYOTA ETIOS
MOTOR: 1.5 16V da família NR com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis
CÂMBIO: Automático de quatro marchas

VOLKSWAGEN POLO:
MOTOR: 1.nada 12V TSI da família EA 211 com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta
CÂMBIO: Automático de seis marchas

CHEVROLET ONIX:
MOTOR: Família I 1.4 com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada
CÂMBIO: Automático de seis marchas

FIAT ARGO:
MOTOR: 1.8 16V da família Tritec/E-torq com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples variável acionado por corrente metálica e coletores variáveis
CÂMBIO: Automático de seis marchas

Aqui note que existem escolas diferentes tanto no câmbio quanto nos motores, vamos ao câmbio o Fiesta é o único dupla-embreagem,  já o March é o CVT e o Etios é apenas quatro marchas, o resto tem câmbio automático de seis marchas, já nos motores HB20, March , C3 e 208 são 1.6 16V como o Fiesta, o Argo é o único 1.8 16V, o Onix é o único 1.4 da turma, o Etios é o único 1.5 e o Polo é o único que tem o downsizing: apela para um 1.nada 12V Turbo(o próprio Fiesta tem a versão Style Ecoboost,  mas não é a versão avaliada). Agora iremos para potência e torque dos rivais:

HYUNDAI HB20 1.6 16V AT
TORQUE: 16KGFM a 4500RPM com gasolina e 16.5KGFM a 5000RPM com álcool
POTÊNCIA: 122CV a 6000RPM com gasolina e 128CV nas mesmas rotações com álcool

NISSAN MARCH 1.6 16V CVT
TORQUE: 15.1KGFM a 4000RPM nos dois combustíveis
POTÊNCIA: 111CV a 5600RPM nos dois combustíveis

PEUGEOT 208 E CITROËN C3 1.6 16V AT
TORQUE: 15.5KGFM a 4000RPM com gasolina e 16.5KGFM nas mesmas rotações com álcool
POTÊNCIA: 115CV a 5800RPM com gasolina e 122CV com álcool nas mesmas rotações

TOYOTA ETIOS 
TORQUE: 14KGFM  a 4000RPM com gasolina e 14.6KGFM com álcool nas mesmas rotações
POTÊNCIA:102CV a 5600RPM e 110CV com álcool nas mesmas rotações.

VOLKSWAGEN POLO 1.NADA 12V TSI AT
TORQUE: 20.4KGFM a 2000RPM nos dois combustíveis
POTÊNCIA: 115CV a 5500RPM e com álcool vai a 128CV nas mesmas rotações

CHEVROLET ONIX
TORQUE: 13KGFM a 4800RPM com gasolina e com álcool vai a 13.9KGFM
POTÊNCIA: 98CV a 6000RPM com gasolina e com álcool vai a 106CV

FIAT ARGO

TORQUE: 18.9KGFM a 3750RPM com gasolina e 19.3KGFM com álcool nas mesmas rotações
POTÊNCIA: 135CV a 5750RPM com com gasolina e 139CV com álcool nas mesmas rotações.

 Note que em comparação aos rivais no torque com gasolina ele fica na intermediária, á frente de Onix, Etios, March, 208 e C3 e atrás do HB20, Argo e Polo, com álcool ele continua atrás de HB20, Argo e Polo, mas fica atrás dos franceses, na potência com gasolina é o segundo mais potente só perdendo para o Argo que, com álcool continua atrás apenas do Argo, mas HB20 e Polo o alcançam, agora entendeu a outra dividida do Onix? sim o Onix deve e muito motor para o Fiesta. 

O motor 1.6 16V gera 125CV com gasolina e 128CV com álcool.

ANDANDO COM ELE : Chegou a hora do test-drive, esperando a chave trocando uma ideia com o vendedor sobre a chegada do Mustang e aí logo que chegou a chave ele me disse "toma", e aí ele ficou parado "Ué, tu não vai junto comigo?" perguntei e ele respondeu "Não poderei ir agora, mas tu pode ir". Lógico depois que assinar o termo de responsabilidade, acabei indo sozinho, tem suas vantagens e desvantagens, muitas vezes é bom trocar ideia com o vendedor, mas sozinho lhe a sensação de "dono do carro", mesmo que por alguns minutos, lógico fui vendo no painel e vi o Ford Power e lógico com as memórias ligadas, rádio ligado, ar condicionado no máximo, resolvi mexer na parte da central multimídia e aí deixei o volume zero, o ar condicionado gela muito bem e até resolvi nem mexer nele, pensei em mexer ,mas decidi por não e aí eu vejo que o carro não sai, dei seta... ué e aí vi o no painel as letras "P, R,N,D e S" e estava no "P" aí não ia sair mesmo, peguei alavanca e fui para o "D" o carro começou a andar. Lógico saio do estacionamento do Dimas Ford, entro em direção a Avenida Presidente Kennedy que é deu uma mão só, espero, o sinal fica vermelho e um Hyundai Tucson, me dá passagem, buzinei agradecendo, a direção elétrica mostrou-se muito bem , o motor responde com uma suavidade impressionante, a expressão "carro veste o motorista" senti aqui, depois do sinal aberto  fui e aí a velocidade foi aumentando gradualmente, um pedestre quer atravessar e aí dou passagem , para o pedestre, ele me agradece e aí depois uma bela oportunidade para dar um "Kickdown" até os 60KM/H, nada de suspenses, ele respondeu prontamente e logo depois perto de uma loja de material de construção um cachorro vai atravessar a rua, paro ligo o "pisca-alerta" e aí o cachorro volta para trás.... e isso me deixa um pouco bravo, afinal parei para passar ele não foi. Mais um Kickdown e aí as respostas prontas, já a suspensão se mostrou bem acertada: absorveu os buracos muito bem, pareceu até um "mini-Focus"(lógico que igual ao irmão maior não será, mas ainda assim melhor que o EcoSport, que o próprio vendedor no test-drive do Eco tinha me citado que o carro era mais alto) e aí depois fui em direção a rua que dá em direção a um mercado grande da região e lombadas ele encarou muito bem, lógico não é um fora de estrada, mas não raspou no chão, depois virei pela avenida desse mercado que é mão inglesa que dá acesso a avenida Beira Mar de São José e aí espero o sinal e depois do sinal aberto entro o dou um Kickdown e lógico o carro respondeu muito bem, deu a impressão dele ser mais esperto que o EcoSport três cilindros, acredito eu que seja o peso menor(não que o EcoSport três cilindros seja lento, mas o leitor sabe)  continuando o trajeto fui a 60KM/H numa boa, em giro baixo e suavidade, até que veio o semáforo. ficou verde e para poder ir á frente do carro ao lado coloco Kickdown afinal tenho que dar uma volta para poder entrar na presidente Kennedy de volta para devolver o carro, vou entrar na avenida da acesso a Presidente Kennedy sinal verde e aí vou a 40KM/H por que estou na espera da entrada do dimas, chegou acelerar um pouco para ir aos 50KM/H, o caminhão guincho entra na pista, dou uma leve aliviada no acelerador e freio para o caminhão passar, mas resolvi buzinar, afinal o cara corta a minha frente, voltei e fui bem devagar a 40KM/H para esperar o acesso a Ford Dimas, entro no acesso ao Ford Dimas e coloco o Fiesta no mesmo lugar onde coloquei  o EcoSport três cilindros e aí dou ré e aí câmera de ré é uma mão na roda e aí deixo o carro para fazer as fotos, depois das fotos entrego as chaves, ao vendedor.

PREÇO E SITUAÇÃO PERANTE OS RIVAIS: O seu preço é de R$75.190, não perguntei quanto está no preço no Dimas, mas vamos pela tabela, ok é mais caro que os rivais, não nego, mas ele é bem mais equipados inclusive com equipamentos exclusivos dele, o Hyundai HB20 Premium 1.6 16V Automático custa R$67.550 na versão Premium com banco de couro, mas deve equipamentos, o Nissan March SL 1.6 16V CVT custa R$61.790 é bem mais barato, mas bem menos equipado, o Peugeot 208 Griffe 1.6 16V Automático custa R$70.490 é mais barato, mas ainda deve equipamentos, o Toyota Etios Platinum 1.5 16V Automático custa R$66.530, mas deve motor e principalmente equipamentos, o Volkswagen Polo Highline 1.nada 12V TSI custa R$69.190, mas pode ir as R$73.000 para se aproximar nos equipamentos no Fiesta e ainda fica devendo. o Chevrolet Onix LTZ 1.4 custa R$63.790 é bem mais barato, mas deve equipamentos e o motor ao Fiesta, o Citroën C3 Exclusive 1.6 16V Automático custa R$65.490 é R$10.000 a menos, mas deve equipamentos ao Fiesta e o Fiat Argo Precision 1.8 16V Automático custa R$68.290, é R$7000 a menos e equipar ele a nível do Fiesta Titanium Plus o deixa mais caro que o Ford. 

   Na tabela do Conpet o seu consumo com gasolina na cidade é de 11.2KM/L e na rodovia de 14.9KM/L e com álcool o consumo urbano é de 7.8KM/L e o rodoviário de 10.3KM/L, vamos agora contra os rivais.

HYUNDAI HB20 1.6 16V AUTOMÁTICO
Consumo urbano com álcool: 7.1KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.4KM/L 
Consumo urbano com gasolina: 9.9KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 12.5KM/L

NISSAN MARCH SV 1.6 16V CVT
Consumo urbano com álcool: 7.8KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.9KM/L
Consumo urbano com gasolina: 11.7KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 14.5KM/L

PEUGEOT 208 GRIFFE 1.6 16V AUTOMÁTICO
Consumo urbano com álcool: 7.7KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.3KM/L
Consumo urbano com gasolina: 11KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 13KM/L

TOYOTA ETIOS PLATINUM 1.5 16V AUTOMÁTICO
Consumo urbano com álcool: 8.1KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.2KM/L
Consumo urbano com gasolina: 11.9KM/L
Consumo rodoviário com gasolina:13.2KM/L

VOLKSWAGEN POLO  1.nada 12V TSI AUTOMÁTICO
Infelizmente não disponível, ainda, mas será atualizado a hora que disponibilizarem

CHEVROLET ONIX LTZ 1.4 AUTOMÁTICO
Consumo urbano com álcool: 7.9KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.6KM/L
Consumo urbano com gasolina: 11.7KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 13.9KM/L

CITROËN C3 EXCLUSIVE 1.6 16V AUTOMÁTICO
Infelizmente só tem dados do antigo automático de quatro marchas

FIAT ARGO PRECISION 1.8 16V AUTOMÁTICO
Consumo urano com álcool: 7.8KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.2KM/L
Consumo urbano com gasolina:  10.1KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 13.2KM/L

 Rodando com álcool  na cidade o Fiesta o Fiesta empatou no consumo com Argo e March, lembrando que Polo e C3 estão fora, mas serão atualizados a hora que estiveram disponíveis no conpet(que atualmente está com problemas), venceu o HB20 e 208 Griffe, só ficou atrás de Onix e Etios, esses dois fazendo valer a cilindrada menor, na rodovia com esse mesmo combustível foi o mais econômico, deixando uma vantagem de 0.4KM/L sobre o segundo colocado que é o Nissan March, na cidade rodando com gasolina ficou atrás de Etios, Onix e March, sendo que os dois primeiros tem cilindradas menores. mas á frente do 208, HB20 e Argo, já com esse combustível rodando com gasolina foi o mais econômico e de novo uma vantagem de 0.4KM/L para o March que foi o segundo colocado.

E você compraria? a resposta é sim!, mas com dois detalhes que deixo para o leitor: a grade dianteira até é bonita em si, mas não combina com o resto do carro, ao menos ela não descaracterizou o visual do carro, mas terá pessoas que vão gostar e a segunda é o preço, mas temos que reconhecer a coerência aqui: é mais caro, mas é mais equipado, agora o que pesa contra é o espaço interno: apertado esse não tem jeito, já o Porta-malas está dentro do segmento, mas balança joga a favor com : bom acerto de chassi, recursos tecnógicos, quantidade de equipamentos de série(ainda que cobre por isso), conjunto motor e câmbio com respostas muito boas e ele mostra que tem condições de ainda competir no segmento, mesmo com os novatos Polo e Argo, especialmente esse último que equipar a nível do Fiesta fica mais caro que Ford, motor suave sem invadir a cabine(a não ser quando dá o Kickdown o que é normal), o mais econômico na rodovia, um dos motores mais potentes do segmento, mas caso você queira retirar um pouco dos equipamentos que não considera importante para você ele tem outras versões.

Titanium 1.6 16V Powershift: R$71.190 tem o mesmo motor dessa versão, mas perde os Air Bag duplo laterais, de cortina e de joelhos.

SEL Style Ecoboost 1.nada 12V Powershift: R$69.790(repito aqui o zero atrás do ponto é apenas nada, não é demérito nenhum) e é a única a ter motor três cilindros Ecoboost 1.nada 12V da família Fox(não confundir com Volkswagen Fox) com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada, coletores,variáveis, turbo, intercooler e injeção direta e com isso gera 17.3KGFM a 1400RPM e vai até 4300RPM e 125CV a 6000RPM

SEL 1.6 16V Powershift: R$65.190 e usa o mesmo motor dessa versão avaliada

SEL 1.6 16V Manual: R$61.090 que usa o mesmo motor  dessa versão avaliada, mas tem óbvio câmbio manual de cinco marchas

SE Plus 1.6 16V Powershift: R$62.390 que tem o mesmo motor dessa versão avaliada 

SE Style 1.6 16V Manual custa R$59.590 e que tem o mesmo motor dessa versão avaliada e o câmbio manual

SE 1.6 16V Manual custa R$56.690 e que perde o Controle de tração e estabilidade(disponível em todas as outras versões) o mesmo motor da versão Titanium Plus avaliada e o câmbio manual.

E ele está disponível nas cores: Vermelho Arizona, Branco Artico e essa custa R$500 a mais no valor do carro, Prata Dublin, Preto Bristol, Vermelho Vermont(a cor do carro avaliado) e Azul Califórnia e aí acrescenta R$1300 ao preço e com isso o preço vai a R$76.490.

MOTOR: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada, coletores variáveis
CILINDRADA: 1596cm3
DIÂMETRO X CURSO: 79 X 81.4mm
TAXA DE COMPRESSÃO: 12:1
POTÊNCIA:125CV com gasolina e 128CV com álcool ambos a 6500RPM
TORQUE: 15.8 KGFM a 4250RPM com gasolina e 16KGFM a 5000RPM com álcool
CÂMBIO: Manual-automatizado de dupla embreagem de seis marchas chamado de Powershift pela Ford e tração traseira.
CARROCERIA: Hachtback, quatro portas, cinco lugares
DIMENSÕES: Comprimento 3.97 metros, largura 1.72 metros, altura 1.46 metros e entre - eixos 2.49 metros
PESO: 1152KG
PESO/ POTÊNCIA: 9.2KG/CV com gasolina e 9KG/CV com álcool
PESO/TORQUE: 72.9KG/KGFM com gasolina e 72KG/KGFM com álcool
VOLUMES: Porta - malas 281 litros e tanque de combustível 51 litros
SUSPENSÃO: Molas helicoidais e amortecedores hidráulicos
DIANTEIRA: Independente tipo McPherson
TRASEIRA: Semi - independente com eixo de torção
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira com ABS, EBD, ESP, Controle de tração e Hill Holder
DIREÇÃO: Elétrica, tipo pinhão e cramalheira
RODAS E PNEUS: Liga-leve aro 16, 195/50/R16
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag duplo(obrigatórios por lei), Air Bag duplo lateral, Air Bag duplo de cortina, Air Bag duplo de joelhos, Ar Condicionado digital,Alarme, Central Multimídia My Sync, Câmera de ré, Direção elétrica, Coluna de direção regulável, Vidros/Travas e Espelhos elétricos
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Pintura metálica
GARANTIA: 3 anos sem limite de quilometragem
PREÇO: R$75.190

AGRADECIMENTOS A FORD DIMAS POR CEDER O CARRO AO TEST-DRIVE, AO DIRETOR DE MARKETING QUE LIBEROU O CARRO E AO VENDEDOR QUE ME ATENDEU MUITO BEM! 
  





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