MERCEDES-BENZ LP: A ESTRELA RAIADA

ELE É O ÚNICO MERCEDES-BENZ A TER RODAS RAIADAS NO MODELO 331.

Durante muito tempo a Mercedes-Benz ditou a regra no mercado de caminhões médios, a regra era basicamente "1113", mas nem sempre foi assim, nos pesados a Scania ditava regras, e antes da Mercedes-Benz quem ditava era a "FNM" Fenemê nos caminhões á diesel, tanto que a Mercedes-Benz dois anos depois do lançamento do L 312 que nascia meio que antigo  ,a estrela de três pontas lançava um novo caminhão.

A CHEGADA AO MERCADO FOI EM OUTUBRO de 1958 eram os LP/LPK 321, LP 331/LPK331 e LPS 331(esse último cavalo-mecânico 4x2), o resto era chassi rígido 4x2,  para os modelos 321 o câmbio era manual de cinco marchas, o motor era o novo Mercedes-Benz OM 321 e lógico desde 1955 a Sofunge fazia os motores para a Mercedes-Benz então logo era natural o motor ser feito por ela na época, era um seis cilindros diesel de 5.1 litros, o seu diâmetro era de 95mm e o curso era de 120mm o que totalizavam 5100cm3, a sua taxa de compressão era de 19,3:1 dotado de bomba injetora de atuação indireta por "pré-câmara", bloco e cabeçote de ferro, comando de válvulas no bloco acionado por varetas e com isso  ele gerava 30.5KGFM a 1600RPM e 110CV a 3000RPM(120CV brutos), já para os LP 331 o motor era o seis cilindros de 11 litros(na verdade 10.8 litros) da família OM 326, o seu diâmetro era de 128mm e o curso era de 140mm o que totalizavam 10.810cm3, a sua taxa de compressão era de 20,5:1 e com isso gerava 58KGFM a 1200RPM e 150CV(165CV brutos) a 2200RPM era o que a Mercedes-Benz tinha para enfrentar o Scania L75, com bloco e cabeçote de ferro, comando de válvulas no bloco acionado por varetas e bomba injetora de atuação indireta  por "pré-câmara", já o LP 331 tinha câmbio manual de seis marchas. A sua suspensão era eixo rígido com feixe de molas nos dois eixos e os freios eram a tambor nas quatro rodas. Naquela época as estradas eram bem mais raras era a linha 1959 dos caminhões Mercedes-Benz.

O LP 321 chegava ao mercado com motor seis cilindros 5.1 á diesel de 110CV

O LP 331 chegava também com motor mais forte e rodas raiadas era  o seis cilindros 10.8 litros á diesel e 165CV, mais tarde vai a 180CV.

Em outubro de 1959 na linha 1960 nada muda, em outubro de 1960 na linha 1961 chegavam duas novidades a primeira era o LAP 321 com tração nas quatro rodas e usando o motor do LP-321, a segunda novidade era o LP 331 S que ganhou mais potencia no seu motor passando a gerar 60KGFM a 1200RPM e 165CV a 2200RPM(180CV brutos) tornando-se o caminhão mais potente fabricado no Brasil até aquele tempo. Em outubro de 1961 na linha 1962 chegada o LAP 331 com tração nas quatro rodas e o LP 331 ganhava mais potência e passava a gerar 62KGFM a 1200RPM e 180CV a 2200RPM(200CV brutos) e o curioso que ele ganhou o apelido de "Mercedão".

Em outubro de 1963 na linha 1964 nada muda, em outubro de 1964 na linha 1965 na  muda, em outubro de 1965 na linha 1966 ficava sem alterações e o L-1111 fazendo sucesso, em outubro de 1966 na linha 1967 nada muda, em outubro de 1967 na linha 1968 os LP/LPK/LPS são renomeados LP 1520 e junto com a mudança de nome vem a opção do terceiro eixo tandem, o câmbio passava a ter doze marchas duplicando suas marchas, os freios eram duplo circuito, nova grade dianteira com faróis retangulares. Já o motor era o mesmo.

O LP1520 ganha câmbio de doze marchas, o motor era o mesmo e estreava a opção 6x2.

Existia a opção do cavalo-mecânico 6x2 pena ele estar assim....

 A renomeação se deu para alinhar ao novo L-1111(da cabine AGL que teremos artigo no futuro), só que o sucesso do 1111 cobrou o seu preço: o LP-321 dá o seu adeus, em outubro de 1968 na linha 1969 nada muda, em outubro de 1970 na linha 1971 nada muda, em outubro de 1971 ele dá o seu adeus e mesmo assim fica sendo o Mercedes-Benz mais potente de todos os  tempos até a chegada do 1519.

 A Mercedes-Benz brasileira teve alguns "filhos únicos" bem raros, o mais atual é o Actros V8 que deu adeus em 2015 diante do facelift e o caso do LP 331 será para sempre o único Mercedes-Benz com rodas raiadas, já que todo mundo está usando rodas disco, algo que a Mercedes-Benz usou na grande maioria dos seus caminhões. Chegou a ser um dos caminhões mais potente do seu tempo. Já o LP-321 emprestou seu conjunto mecânico ao L-1111 que foi um dos caminhões mais bem sucedidos de todos os tempos.



Comentários

  1. Este cavalo mecânico MB LPS 1520 truncado ē de Castro no Paraná e tive a oportunidade de conhecê-lo em 2003 quando ainda estava na versão de caminhão basculante. Tenho inclusive fotos tiradas precariamente de um celular.

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    1. Nossa que legal! eu achei essa foto no antigo site caminhão antigo brasil, pena que infelizmente o site parece que foi tirado do ar, mas confesso que nunca vi ao vivo e e fiquei triste por ele estar assim, ele tem rodado ou está assim parado como na foto?

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    2. Esse MB LBS 1520 é do meu avô,mora em Castro/Pr no momento está parado.

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    3. Bah, é uma pena! tomara que volte a rodar! infelizmente foi o único LP 1520 6x2 que eu achei em fotos.

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  2. Esse caminhão continua rodando, fazendo transporte para o porto de Paranaguá. Recentemente recebi um vídeo de um caminhoneiro que o filmou subindo a serra do mar.
    Gostaria também de aproveitar para informar que escrevi um livro narrando as aventuras de um carreteiro brasileiro por países da América do Sul. O nome do livro é AVENTURAS DE UM CARRETEIRO PELA AMÉRICA e o caminhão que ele dirige é um MB LPS 1520 com mecânica do MB ACTROS 2655. Como sãos poucas as publicações onde o caminhoneiro é o herói, acredito que essa minha obra vem resgatar o valor do homem da estrada.

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    1. Obrigado por me informar! mas com mecânica de MB Actros 2655, aquele que tinha motor V8? seria bem legal. Se eu puder comprar o livro vou dar uma olhada, obrigado desde já!

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  3. O livro está disponível no site da Editora Autografia.
    o site é www.autografia.com.br/loja/aventuras-de-um-carreteiro-pela-america/detalhes.
    Tem muita aventura e muita ação.

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  4. Quero saber se a grade dianteira do 331 e igual do 321 estou reformando um 331 e preciso de algumas pessas

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    1. Depende do ano, se for 1967 de 1971( o último ano da carreira dele) creio que não, já que ele conta com faróis retangulares, já os modelos abaixo de 1967 parecem ser iguais, mas não posso dar uma certeza, mas pelo visto parecem que sim.

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  5. Meu PAI possuiu na decada de 60.70 O LP 331 no tanque de um eixo e na carroceria também um eixo

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    1. Bacana, muito legal! pena que as maiorias da foto do LP 331 são cavalos-mecânicos ou dois eixos(quando virou 1520). Pena que hoje são raros hoje em dia.

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  6. Linda máquina tenho suspeita que os faróis do L-608 são derivados do LP-1520 e do Monobloco O-326; A Mercedes-Benz sempre busca alcançar um nível elevado de peças intercambiáveis em seus modelos facilitando o processo de manutenção tanto preventiva quanto corretiva, tal posição otimiza a disponibilidade de peças no mercado.

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    1. Sobre os faróis eu não sei, mas não duvido nada que a Mercedes-Benz tenha feito isso.

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  7. Desconhecia a existência desses modelos LP-331 & 1520 até 2014 numa situação de restauração nos padrões originais a grade dianteira é a mesma apenas as colunas dianteiras do modelo de 1968 até 1971 são exclusivas com entrada de ar para os pés como nos FNM-180/210 os faróis são muito semelhantes ao do L-608/708 no mais só o friso do parachoque que é algo mais raro.

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    1. Eu também desconhecia eles até 2018 quando eu vi no site caminhão antigo brasil, pena que esse site não existe mais, uma pena.

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  8. Os caminhões LP 321fizeram história, mas a sua grande caracteristica era o motor dentro da cabine que fazia um barulho ensurdecedor e o calor do motor enchia a cabine. Era muito desconfortável.

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    1. Sim, isso era característica também dos FNM e das "Terezonas" (1929,1932,1933 e 1934) e eles eram assim mesmo.

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  9. Teve também o LP-333, que teve poucas unidades comercializadas, com duplo eixo direcional dianteiro.

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    1. Obrigado pela informação! se até o LP 331 é difícil de achar notícias(foi difícil) imagina esse LP 333...

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  10. Precisava de uma ajuda, tenho um caminhão q marca na plaqueta da cabine ser um lpk 1520 ano 1969, precisava saber onde fica o número do chassi !?
    Ele consta o número do chassi em uma plaqueta na cabine, seria apenas isso !? Grato

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    1. Olha eu não sei onde fica o número do chassi, mas acredito que sim, veja por dentro, enfim o pessoal do antigomoblismo pode ajudar nessa.

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