POST 3500(COMEMORAÇÃO): A HISTÓRIA DO DODGE VIPER DE PRIMEIRA E SEGUNDA GERAÇÃO E SUA VIDA NOS ESTADOS UNIDOS

A "VÍBORA" NORTE-AMERICANA TEVE O PODER DO V10, MAS NUNCA ALCANÇOU SEU RIVAL NAS VENDAS.


No Brasil, ou no português brasileiro Cobra é no sentido genérico, Naja é uma espécie e víbora também é outra. Pois é nos EUA no inglês norte-americano, Cobra é Snake, Naja é... Cobra e Viper é víbora.

  O Viper começou a ser desenvolvido numa época que a Chrysler tinha acabado de comprar a Lamborghini italiana, era natural que desenvolve-se um "esportivo a moda norte-americana" como foi o Ford GT40(e posteriormente o GT) e o próprio Chevrolet Corvette e então começaram os desenvolvimentos.

A CHEGADA AO MERCADO SE dá em janeiro de 1992, apenas como roadster, ele media 4.45 metros de comprimento, 1.92 metros de largura, 1.11 metros de altura e 2.44 metros de entre - eixos. O motor é dianteiro e a tração é traseira. A única opção de câmbio era o manual de seis marchas, o motor é o V10 de 8 litros, derivado do LA, o seu diâmetro é de 101.6mm e o curso é de 98.5mm o que totalizavam 7790cm3, dotado de injeção multiponto, a sua taxa de compressão era de 9,1:1 e com isso gerava 63.8KGFM a 3600RPM e 406CV a 4600RPM, pode não parecer muito, mas para aquela época era igual aos 700-800CV de hoje. era basicamente um Magnum/LA 5.9 com dois cilindros a mais, mas com uma diferença: bloco e cabeçote de alumínio, mas mantendo as duas válvulas por cilindro e comando de válvulas no bloco acionado por varetas. A sua suspensão é independente nas quatro rodas com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, os freios eram discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira. E ele chegava na única versão de acabamento: a R/T 10.

O Viper chegava ao mercado norte-americano com motor V10 de 8 litros e 406CV

E ele já era lançado como linha 1993, algo comum nos Estados Unidos. E ele seguiu sem mudanças até outubro de 1996 na linha 1997 quando chegou o Coupé GTS que media 1.19 metros de comprimento e junto com ele o motor V10 de 8 litros ficava mais potente, agora gerava 67.1KGFM a 3700RPM e 456CV a 5200RPM e taxa de compressão foi aumentada para 9,5:1.

O GTS Coupé estreava no mercado e com isso motor V10 de 8 litros passava a ter 456CV também disponível para o RT/10 Conversível e mais tarde foi a 466CV na versão ACR

E seguiu sem mudanças até outubro de 1999 quando chegou a linha 2000 o motor V10 de 8 litros ficava mais potente, agora gerava 69.1KGFM a 3700RPM e 466CV a 5200RPM e taxa de compressão passa a ser 9,6:1, esse motor era exclusivo do cupê ACR e em julho de 2002 veio uma grande mudança....

A CHEGADA DA SEGUNDA GERAÇÃO DO VIPER se dá em julho de 2002 como linha 2003 era quase um facelift bem extenso da geração anterior, ela media 4.46 metros de comprimento, 1.91 metros de largura, 1.29 metros de altura e 2.51 metros de entre - eixos, apenas o câmbio manual de seis marchas estava disponível, já o motor V10 agora era 8.3, o diâmetro crescia para 102.4mm e o curso também crescia para 100.6mm o que totalizavam 8277cm3, a sua taxa de compressão é de 9.6:1 e com isso gerava 72.6KGFM a 4200RPM e 507CV a 5600RPM, A suspensão não mudava e os freios traseiros passaram a ser á discos ventilados também. A única opção de carroceria era  a Roadster e a única versão era SRT10. em referência aos 10 cilindros.

O Viper de segunda geração chegava ao mercado e o motor era o V10 8.3 de 507CV


 E era linha 2003, ele seguiu sem alterações até outubro de 2005 quando ganhou a linha 2006 com duas novidades: a primeira era opção da carroceria cupê e a altura passava a ser 1.23 metros e a segunda era o motor V10 8.3 que ficava mais potente, passava a gerar 73.9KGFM a 4200RPM e 517CV a 5600RPM. E de novo seguiu sem mudanças até outubro de 2007

A CHEGADA DO FACELIFT se dá no fim de 2007 como linha 2008 nova grade dianteira, entradas de ar sob o capô, o câmbio manual de seis marchas era mantido, o motor V10 passa a ser o 8.4, o diâmetro foi aumentado para 103mm e o curso foi mantido o que totalizavam 8382cm3, a sua taxa de compressão era de 10,2:1 e ganhava comando de válvulas variável e com isso passou a gerar 77.5KGFM a 5000RPM e 608CV a 6100RPM e trouxe junto a versão ACR que mantinha o mesmo motor, mas trazia alterações para melhor desempenho em pista como suspensão, ajuste na direção e outras coisas, além é claro do aerofólio. 

O Viper ganhava o facelift e o motor V10 8.4 com 608CV.

O Roadster com os mesmo motor do cupê.

O Cupè ACR com modificações nos freios.

 E ele seguiu sem mudanças até julho de 2010 quando dele deu adeus do mercado e o   Viper só voltaria a cena em outra base, mas aí é outra história.


O Viper colocou os V10 aos carros norte-americanos da era moderna, começou a carreira com 406CV e nessa primeira geração terminou com 608CV, mas ainda assim nunca teve um bom números de vendas, mesmo diante do rival direto que é o Corvette(esse se beneficiando das versões mais baratas), o curioso é notar que no país onde se vendem carros com câmbio automático , o Viper sempre foi manual e essa geração não tinha ESP e Controle de tração.







Comentários

  1. http://falando-sobre-carros.blogspot.com.br/2018/02/post-3500comemoracao-historia-do-dodge.html

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  2. Cara, andei lendo seu blog. Tem muitas coisas legais, mas tenho uma crítica a fazer: Você tem o costume de se referir a cilindradas como "2.nada", "1.nada", etc. E isso além de tornar a leitura cansativa e desprazerosa é equivocada no que diz respeito ao caráter técnico da representação numérica. Pense bem nisso.

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    1. Sobre o "1.nada" "2.nada" não é nenhum demérito, e sim algo dos leitores antigos, eu comecei assim, eu já pensei em mudar, mas leitores antigos gostam do "1.nada", "2.nada", mas caso não goste, você pode colocar o "2 litros, 1 litro ou 2.0 ou 1.0" como queira entender, é a que apenas o zero não tem importância nenhuma depois do ponto, mas tudo bem respeito a sua opinião e entendo, essa matéria que você está comentando não tem nenhum "1.nada". Mas enfim obrigado pelo elogio, mas não estou dizendo que não estou pensando, afinal mudar algo é complicado, até penso, afinal não posso agradar "Gregos e Troianos", afinal existem aqueles que não gostam e os que gostam, etc...... então deixo a observação caso não goste do "2.nada" você pode entender "2 litros, 2000 ou 2.0" sem problemas nenhum. Obrigado desde já!

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