VOLVO FM/FMX: O DESBRAVADOR DA VOLVO

COMEÇOU COMO CAVALO-MECÂNICO DE ENTRADA E DEPOIS COLOCOU A VOLVO NO FORA DE ESTRADA.

A Chegada do NH acabou enterrando o NL10 que era o cavalo-mecânico da marca Sueca e lógico á fábrica de Curitiba não tinha nenhum cavalo-mecânico de entrada
Veja a história do NH aqui. Com isso a Volvo decidiu lançar um novo cavalo-mecânico e lógico havia presença off-road antigamente com NL12 específicos para isso, mas não eram caminhões digamos "especializados" para essa área.

A CHEGADA AO MERCADO: Se dá em outubro de 2000 na linha 2001 era o FM 10, ele tinha a opção 4x2 e o 6x4 esse último focado no fora de estrada, o câmbio era manual de 16 marchas sendo 8 alta e 8 reduzidas, já o 6x4 tinha o manual de 14 marchas , sendo 7 alta e 7 reduzidas. O motor era o seis cilindros em linha de 9.6 litros, é o Volvo D10B320, o seu diâmetro é de 120.6mm e o curso é de 140mm o que totalizavam 9600cm3, a sua taxa de compressão era de 14:1, com bloco e cabeçote de ferro, comando de válvulas no bloco acionado por varetas, turbo e intercooler.bomba injetora direta com atuação eletrônica  era o mesmo do antigo NL10 EDC e com isso passou a gerar 138KGFM a 1200RPM e 320CV a 2050RPM. A sua suspensão era eixo rígido com feixe de molas nos dois eixos e freios eram a tambor em todas as rodas tinha ABS opcional. Ele tinha dois tanques de 300 litros, o que totalizavam 600 litros, ou opcionalmente podia ter um tanque de 180 litros ou 500 litros. já para os modelos 6x4 rígidos dois tanques de 280 litros o que dá 560 litros, opcionalmente um tanque de 190 litros ou 380 litros.

O FM10 chegava ao mercado com motor seis cilindros 9.6 turbo diesel de 320CV aqui um 4x2.

O FM10 6x4 focado no fora de estrada com o mesmo motor.

Lembrando que ele foi  o segundo caminhão "cara-chata" da Volvo brasileira. Em maio de 2001 o FM 10 4x2 é substituído pelo FM 12 340 e o FM 10 6x4 é substituído pelo FM 12 6x4 380, o motor  de 9.6 litros(ou 10 litros) dava lugar ao Seis cilindros  em linha D12C, com 12 litros, , comando de válvulas no cabeçote acionado por engrenagens, o seu diâmetro era de 131mm e o curso era de 150mm o que totalizavam 12.130cm3(na verdade é um 12.1), , injeção eletrônica multiponto de atuação direta(sem common-rail), sua taxa de compressão é de 18,5:1 e com isso gerava 173KGFM a 1100RPM e vai até 1300RPM e 340CV a 1700RPM e vai até 1800RPM, já o FM 12 6x4 herdava a potência dos NH/FH 380 e com isso gerava 189KGFM a 1100RPM e vai até 1300RPM e 380CV a 1700RPM e vai até 1800RPM, ou seja a linha 2002 era lançada.

O FM12 chegava ao mercado com motor seis cilindros 12 litros turbo diesel eletrônico com 340CV.

O FM 12 6x4 estreava junto, mas nele o motor gerava 380CV como os NH/FH de entrada da época.


Em outubro de 2002 na linha 2003 nada muda, em outubro de 2003 na linha 2004 nada muda, em outubro de 2004 na linha 2005 chegava o FM12 8x4 420, o motor era o seis cilindros 12 litros D12C, mas calibrado para gerar 204KGFM a 1100RPM e vai até 1300RPM e 420CV a 1700RPM e vai até 1800RPM era o único FM com essa calibração de motor que já não era mais potente dos NH/FH já que agora eles tinham a opção dos 460CV. Em outubro de 2005 na linha 2006 nada muda.

A CHEGADA DO FACELIFT SE DÁ em outubro de 2006 na linha 2007 depois do FH, era vez dele, o FM10 340 dava o seu adeus, já que o VM 310 havia assumido a função de cavalo-mecânico de entrada e assim o FM só focava no fora de estrada, e alinhando-se ao FH, ele vinha com o novo motor seis cilindros em linha D13A com seus 12.8 litros, com bloco e cabeçote de ferro, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por engrenagens, cabeçote 24 válvulas, injeção eletrônica common-rail, turbo e intercooler, o seu diâmetro era de 131mm e o curso era de 158mm o que totalizavam 12.800cm3 e com três opções de torque e potência, a de entrada era 204KGFM a 1050RPM e vai até 1400RPM e 400CV a 1400RPM e vai até 1800RPM.  a segunda calibração gerava 224KGFM a 1050RPM e vai até 1400RPM e 440CV a 1400RPM e vai até 1800RPM e a última calibração gerava 245KGFM a 1050RPM e vai até 1400RPM e 480CV a 1400RPM e vai até 1800RPM. Ele tinha freios á disco na dianteira, ele trazia outra novidade: a caixa manual-automatizada de 12 marchas chamada de i-Shitt e ele estava disponível nas configurações: 6x4 rígido, 6x4 cavalo-mecânico.

O FM  ganhava o facelit e os motor seis cilindros de 12.8 litros(13 litros) tinha três calibrações: 400CV, 440 e 480CV.

Em outubro de 2007 na linha 2008 durante a Fenatran daquele ano é lançado o FM 8x4 reestilizado. No ano seguinte a Volvo percebeu que tinha um "buraco" entre o VM 310 e o FH 400 e resolveu fazer o FM voltar ao asfalto com os modelos FM 370 4x2 e 6x2, pela primeira vez o FM ganhava a opção 6x2, afinal já não era mais um cavalo-mecânico de entrada, duas opções de câmbio: manual de 16 marchas ou manual-automatizado i-Shitt de doze marchas, já o motor ele fazia a estreia do Volvo D11C de seis cilindros em linha, de mesma concepção do 13 litros, o diâmetro foi a 123mm e o curso foi a 152mm o que totalizavam 10.800cm3, era um 10.8 litros de início importado da Suécia(o motor), a taxa de compressão era de 17,5:1 e com isso gerava 178.5KGFM a 950RPM e vai até 1400RPM e 300CV a 1600RPM e vai até 1900RPM.

O FM 370 chegava ao mercado com seu motor de seis cilindros turbo diesel de 10.8 litros e 370CV.

Aqui a versão 6x2 do FM 370 com o mesmo motor.

Em outubro de 2009 na linha 2010 nada muda e o FH 440 assume a liderança de vendas entre os caminhões pesados. 

O VOLVO FMX CHEGAVA AO MERCADO NACIONAL em outubro de 2010 na linha 2011, ele vinha com chassi-reforçado, opções 6x4 cavalo-mecânico, 6x4 chassi rígido e 8x4, nos motores ele herdava o 11 litros do FM "de asfalto" com seus 370CV  e os 13 litros do antigo FM fora de estrada com 400CV, 440CV e 480CV. Câmbio também foi mantido e de quebra a grade dianteira, faróis e para-choques foram modificados em relação ao FM e lembrando que o motor de 370CV estava disponível apenas para o rígido.

O FMX chegava ao mercado e os motores eram o seis cilindros em linha turbo diesel 10.8 litros e 370CV e o 12.8 litros com 400CV, 440CV e 480CV. , mais tarde eles vão a 420CV, 460CV e 500CV.

O FMX  cavalo-mecânico sempre com seus 400CV, 440CV e 480CV

 Em novembro de 2010 é vez do FM receber influências de estilo do FMX e lógico era linha 2011 chegando. Em outubro de 2011 na linha 2012 diante das novas legislações anti-poluentes o seis cilindros Volvo D13A vira de D13C, o seis cilindros de 12.8 litros agora tem calibrações mais fortes o 400CV, 440CV e 480CV são substituídos, o D11 é mantido para o modelo 370CV e agora o motor de entrada do 13 litros gerava 214KGFM a 1000RPM e vai até 1400RPM e 420CV a 1400RPM e vai até 1900RPM, o da intermediária gerava 235KGFM a 1000RPM e vai até 1400RPM e vai 460CV a 1400RPM e vai até 1900RPM e o último gerava 255KGFM a 1050RPM e vai até 1400RPM e 500CV a 1400RPM e vai até 1900RPM.  Em outubro de 2012 na linha 2013 nada muda, em outubro de 2013 na linha 2014 nada muda, em outubro de 2014 na linha 2015 nada muda e em fevereiro de 2015 chegava a nova gerações do FM e FMX e essa é outra história.


 O FM foi um desbravador, afinal era o primeiro cavalo-mecânico de entrada desde o fim do NL 10 em 1999 e de quebra colocou a Volvo de vez no mapa dos fora de estrada, afinal havia os antigos NL que se aventuraram, mas não eram caminhões com esse foco e o FM fora de estrada e mais tarde o FMX nasceram para o fora de estrada.







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