HONDA SÉRIE S: OS ESPORTIVOS DA HONDA DA DÉCADA DE 1960 E 1970

O ROADSTER E MAIS TARDE O CUPÊ MARCARAM ÉPOCA NO MERCADO JAPONÊS.


A Honda tem no currículo esportivos respeitáveis como Civic Si, Civic Type R, Honda S2000, Prelude, NSX entre outros. Só que existe um carro que começou praticamente quando a Honda começou a produzir automóveis.

   No Japão da década de 1960, as feridas da segunda guerra mundial já começam a cicatrizar e começou a surgir esportivos bem interessantes no final dessa década como o Toyota 2000 GT, o Z-Cars da Nissan e a Honda começou mais cedo, mas lógico no caso japonês os limites de Kei-Car na época não eram 660cm3 como é hoje e sim 360cm3, com isso ele não é um Kei-Car.

A CHEGADA AO MERCADO SE DÁ em outubro de 1963 como linha 1964, ele chegava apenas como Roadster, ele media 3.30 metros de comprimento, 1.43 metros de largura, 1.20 metros de altura e 2.00 metros de entre - eixos. O câmbio era manual de quatro marchas, já o motor era o 500(0.5) derivado da CB450 da época com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica e refrigerado á ar, o seu diâmetro é de 54mm e o curso é de 58mm o que totalizavam 531cm3, a sua taxa de compressão era de 9,5:1 e dotado de carburador ele gerava 4.6KGFM a 4500RPM e 44CV a 8000RPM , dá para dizer que é um "vovô VTEC", considerando que o torque é baixo por isso a piada de "falta torque" nos Honda...., A sua suspensão é independente nas quatro rodas, sendo com barra de torção na dianteira(não confundir com eixo de torção) e molas helicoidais envolta do amortecedor do tipo Coilover na traseira. Os freios eram a tambor nas quatro rodas. A transmissão era por corrente metálica como é numa moto.

O S500 chegava ao mercado com motor 500(0.5) de 44CV.

  A CHEGADA DO S600 se dá em outubro de 1964 e como linha 1965 e substitui o S500, além do Roadster, ele ganha a carroceria cupê, ele era apenas mais estreito com 1.40 metros, o resto das medidas mantinha as do S500, o câmbio manual de quatro marchas se mantém, mas ganha a opção do câmbio manual de cinco marchas, no motor o 0.5 dá lugar ao 0.6 ou 600cm3 agora com refrigeração água, o diâmetro era de 54.5mm e o curso era de 65mm o que totalizavam 606cm3, dotado de carburador ele gerava 5.2KGFM a 5500RPM e 57CV a 8500RPM, ele ganha mais torque e fica mais potente e de quebra ainda mais girador, já suspensão e freios não mudavam.

O S600 chegava ao mercado, ganha a opção cupê e o motor 600(0.6) com 57CV

O S600 também chegava na versão Roadster.

 Em outubro de 1965 na linha 1966 nada muda.

A CHEGADA DO S800 , o S600 é mantido na linha de produção, mas estreava o S800, ele abandonava o câmbio manual de cinco marchas do antecessor, o motor como os antecessores era um quatro cilindros em linha, o diâmetro era de 60mm e o curso era de 70mm. o que totalizavam 791cm3.  sua taxa de compressão é de 9,2:1 e dotado de carburador ele gerava 6.7KGFM a 6000RPM e 70CV a 8000RPM, a suspensão manteria o esquema do S600, assim como os freios também, mas durante alguns anos. nas dimensões ele era um pouco mais comprido: 3.33 metros de comprimento, manteve a largura do S600, era apenas 1cm mais baixo(1.19 metros) e manteve o curto entre - eixos.

O S800 com motor 800(0.8) de 70CV.

O Roadster também disponível.

 Em outubro de 1967 na linha 1968 nada muda, em outubro de 1968 na linha 1969 o S600 dá o seu adeus, o S800 troca a suspensão traseira por um eixo rígido com molas helicoidais e barras panhard, por que a transmissão também foi trocada: deixou de ser por corrente igual a uma moto e passou a ser por cardã como é os carros de motor dianteiro e tração traseira. Em outubro de 1969 na linha 1970 nada muda e em outubro de 1970 ele dá o seu adeus.

  A Série S da Honda colocou a marca nos esportivos(lembre-se Kei-car na época era de 360cm3), tinham baixo peso, bom desempenho e altas rotações, tá ok, a potência em números não era alta, mas ainda assim era boa para se divertir na época. A Série S só voltaria a década de 2000 com o Honda S2000 que aí é outra história.





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