IVECO EUROTECH: O RETORNO DE UM CONHECIDO

O CAVALO-MECÂNICO TROUXE DE VOLTA UMA VELHO CONHECIDOS DOS BRASILEIROS.

Você sabe aquele pessoa que você conheceu a algum tempo atrás e quando ela voltou algumas coisas diferentes algum tempo depois? pois é. A Iveco que havia herdado as linhas de produção da antiga Fenemê Com a produção do 190 e de outros modelos havia deixado a produção brasileira em 1985.

   Em 1997 a Iveco retornou ao mercado brasileiro trazendo a Daily, sendo que unidades vinham da filial argentina e outros unidades da matriz italiana, lembrando que a Iveco manteve a linha de produção na Argentina no período que a unidade brasileira foi desativada.

A CHEGADA AO MERCADO BRASILEIRO SE DÁ em maio de 1998 já como linha 1999, era no modelo 450E37 4x2,  como aconteceu com a Daily, as unidades vinham da Espanha e da Argentina, o câmbio era manual de 16 marchas, já o motor era o velho conhecido:  seis cilindros em linha Fiat 8210 de 14 litros com bloco e cabeçote de ferro, comando de válvulas no bloco acionado por varetas, o seu diâmetro é de 137mm e o curso é de 156mm o que totalizavam 13.798cm3, só que veio com melhorias, além do Turbo, veio o Intercooler e melhorias na própria Bomba Injetora, a taxa de compressão infelizmente não achei, mas as melhorias ele passou a gerar 175KGFM a 1100RPM e 370CV a 1900RPM, considerando que lançamento dele foi em 1998, nesses treze anos que ficou ausente ganhou quase 70CV! em relação ao turbo que esteve nos últimos 190. A sua suspensão é eixo rígido com feixe de molas nos dois eixos, os freios são a tambores nas quatro rodas e o tanque de combustível podia ser de um de 300 litros e outro de 240 litros o que dá 540 litros ou de 300 litros e outro de 200 litros o que dá 500 litros.

O EuroTech chegava ao mercado nacional com motor seis cilindros 14 litros turbo diesel intercooler de 14 litros.

 Em outubro de 1999 na linha 2000 nada muda e a Iveco decide importar apenas da Argentina, em outubro de 2000 na linha 2001 nada muda, em outubro de 2001 na linha 2002 nada muda, em outubro de 2002 na linha 2003 sem mudanças.

A CHEGADA DO 6X4 ESTRADEIRO se dá um ano antes da própria produção do modelo em solo brasileiro na fábrica de Sete-Lagoas, é o 740E42TZ, não fez sucesso em solo brasileiro, mas é muito popular na terra do Maradona, é um cavalo-mecânico 6x4, o câmbio continua de 16 marchas, mas o motor Fiat 8210 ganhou alterações para gerar 193.5KGFM a 1100RPM e 420CV a 1900RPM, suspensão, freios e direção e tanque de combustível são os mesmos do modelo 450E37T. a única diferença é que era um 6x4 e a Iveco pretendia vender 120 unidades.

O Eurotech 740E42TZ chega ao mercado com motor seis cilindros 14 litros calibrado para 420CV

O Curioso é que o Eurotech convivia com o sucessor Stralis que também vinha da Argentina. Em março de 2004 o Eurotech é nacionalizado passava ser feito em Sete Lagoas-MG para aproveitar o Finame, só o modelo 4x2 fica no mercado, o modelo 6x4 de 420CV não é nacionalizado e dá adeus ao mercado(aliás ele é tão raro que é difícil achar foto dele) e já era linha 2005. Em outubro de 2005 na linha 2006 o Stralis passava a ser feito no Brasil e aposenta o EuroTech.

O EuroTech foi importante na Iveco brasileira, tanto que foi o primeiro caminhão(aqui nós contamos com os "Fenemê", sim dona Iveco) da empresa a passar dos 400CV a venda no Brasil, junto obvio com o Stralis, trouxe de volta uma velho conhecido, mas melhorado é claro: o motor Fiat 8210, mas uma hora chega o adeus e o adeus chegou para o EuroTech também.



Comentários

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  2. Quais as diferenças do motor 370 para o 420??

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    1. Boa noite! sinceramente eu não sei quais são as grandes diferenças no motor, a única diferença que sei é que tem 50CV a mais e era 6x4 e além do mais não chegou a ser nacionalizado.(apenas era importado da Argentina).

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    2. Em termos mecânico, o motor de 370 ou 420cv são os mesmos só muda a calibragem da bomba injetora para alcançar uma maior potência

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    3. Obrigado pela resposta! valeu! é calibragem da bomba injetora.

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  3. Na ponto do lápis o primeiro iveco stralis na verdade não passava de um eurotech tudo era exatamente igual internamente ,bem como toda a cabine ,unicamente mudava a grade dianteira e parachoques ,uma grande gambiarra da iveco depois sim veio o verdadeiro stralis sem as gambiarras não parou por aí hj a iveco repetiu o feito com o hi Road que herdou conjuntos ,escadas de acesso à cabine guarnição superior das rodas , parte plásticas do eurotech ...

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    1. Opa, desculpe a demora pela resposta, não posso dizer o chassi do primeiro Stralis, mas não duvidaria nada, a única coisa que posso confirmar é que o primeiro Stralis já vinha com motor Cursor 13, ao passo que o Eurotech vinha com o Fiat 8210, agora se o primeiro Stralis herdou o chassi e o painel do Eurotech eu não duvidaria nada.

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