TESTES DO GT SPORT PARTE 4: O PODER V8 NORTE-AMERICANO: DUAS GERAÇÕES DE UM ÍCONE MAIS DOIS CLÁSSICOS

NESSA RODADA DUAS GERAÇÕES DO CORVETTE, MUSTANG E CHALLENGER CLÁSSICOS.

Depois dos japoneses chegou a hora de voltar aos norte-americanos e de quebra todos aqui são V8, temos três clássicos e um carro bem moderno, mas vamos a eles.

                       CHEVROLET CORVETTE C3 STINGRAY V8 350 5.7 CONVERSÍVEL 1969

MOTOR: V8 SMALL-BLOCK 350 5.7
POTÊNCIA: 303CV a 5000RPM
TORQUE: 52.5KGFM a 3000RPM
CÂMBIO: MANUAL DE QUATRO MARCHAS
PLATAFORMA: C2/C3 DA GENERAL MOTORS
PESO:1552KG
0a100KM/H: 6.4 segundos
60 a 100KM/H em terceira: 4segundos

A terceira geração do Corvette entrou pela primeira DLC após o lançamento do jogo, se trata da terceira geração do Corvette e esse modelo é de 1969 é um carro de quase 50 anos!, mas o "cinquentão" mostrou que ainda está em forma, lógico que o câmbio é manual de quatro marchas como todos os carros da época. O motor é a primeira geração do Small-Block com bloco e cabeçote de ferro, comando de válvulas no bloco acionado por varetas e corrente metálica, com isso ele gerava 52.5KGFM a 3000RPM e 303CV a 5000RPM e com isso ele foi de 0a100KM/H em 6.4segundos, pela idade dele se mostrou em forma e na retomada de 60a100KM/H em terceira(lembre-se tem apenas quatro marchas, então vai em terceira) fez o tempo de 4segundos, em comparação aos modelos antigos dessa rodada ficou atrás do Challenger e na frente do Mustang e na retomada ficou atrás dos modelos, agora só resta esperar a volta rápida em Interlagos para ver como vai se sair.  A sua suspensão é independente por braços duplos triangulares nas quatro rodas com molas helicoidais na dianteira e feixe de molas na traseira.

Mesmo com quase 50 anos ainda ele chama atenção.


Faróis escamoteáveis.

Logotipo "Stingray" estampado na lateral.

Rodas aro 15 de aço estampado

Painel bem instrumentado.

                                      DODGE CHALLENGER SRT V8 HEMI 426 7 LITROS 1970

MOTOR: HEMI V8  426 7 LITROS
POTÊNCIA: 431CV a 5000RPM
TORQUE: 67.7KGFM a 4000RPM
CÂMBIO: MANUAL DE QUATRO MARCHAS
PLATAFORMA: E DA CHRYSLER
PESO: 1724KG
0 a 100KM/H  6.2 segundos
60 a 100KM/H em terceira: 3.7 segundos

O Muscle Car da Chrysler marca a presença, é outro quase "cinquentão", mas ele não perde o charme, o câmbio é manual de quatro marchas como todo o carro da época, o motor é o Hemi V8 426 de 7 litros, o famosos "Elefante laranja" com bloco e cabeçote de ferro, comando de válvulas no bloco acionado por varetas e corrente metálica, lógico que ele vem com as câmara hemisféricas e com isso gera 67.7KGFM a 4000RPM e 431CV a 6000RPM, lembrando que o Corvette C7 é quarenta anos mais jovem, entre os clássicos é o dono do maior torque e maior potência, fez valer isso com seu 0a100KM/H em 6.2 segundos, mas ficou na intermediária na retomada com 60 a 100KM/H em terceira com 3.7 segundos, á frente do Corvette e atrás do Mustang. A sua suspensão segue o esquema tático da Chrysler da época: na dianteira Independente por braços duplos triangulares com uma barra de torção no lugar das molas e na traseira eixo rígido com feixe de molas. Só resta a volta rápida em Interlagos para ver como vai se sair.

O Visual do Challenger até hoje é bonito(tanto que serviu de inspiração para atual).

Faróis redondos duplos.

Presilhas para segurar o capô.

Logotipo "426 Hemi" estampado no capô.

Logotipo "R/T" estampado na lateral.

Logotipo "Challenger R/T" estampado na grade dianteira

Logotipo "Challenger R/T" estampado na tampa do porta-malas.

Rodas de aço aro 15.

Painel com imitação de madeira e conta-giros no centro.

                                            FORD MUSTANG MACH I 351 V8 5.8 1971

MOTOR: CLEVELAND V8 351 5.8
POTÊNCIA: 307CV a 5500RPM
TORQUE: 51.1KGFM a 3500RPM
CÂMBIO: MANUAL DE QUATRO MARCHAS
PESO: 1615KG
PLATAFORMA: A MESMA DO MAVERICK NACIONAL
0 a 100KM/H: 6.7 segundos
60 a 100KM/H em terceira: 3.6 segundos


O Mustang de primeira geração é parente do nosso Maverick, afinal compartilhavam a mesma base que estreou no Falcon em 1960. Ele é outro quase "cinquentão", afinal faltam 3 anos para essa marca,o Challenger falta dois e o Corvette C3 falta apenas um. Mas voltando ao Mustang, o câmbio como é dos carros da época é manual de quatro marchas, o motor é o Cleveland V8 351 de 5.8 litros, com bloco e cabeçote de ferro, comando de válvulas no bloco acionado por varetas e corrente metálica e com isso gera 52.1KGFM a 3500RPM e 307CV a 5500RPM, ou seja é o menor torque da turma, pouca coisa abaixo do Corvette e fica na intermediária na potência, na pista ele foi de 0a100KM/H em 6.7 segundos ficou atrás dos rivais(o Corvette C7 nem vou contar por que é bem mais moderno) e na retomada de 60a100KM/H com seus 3.6 segundos em terceira foi o melhor, com uma leve vantagem sobre o Challenger. A sua suspensão na dianteira é Independente por braços duplos triangulares com molas helicoidais e na traseira é eixo rígido com feixe de molas. Só resta a volta rápida em Interlagos para ver como vai se sair.

O Mustang também tem um visual atemporal apesar dos 50 anos.


Faróis redondos simples com o famoso "Cibié" na lateral.

Presilha  no capô mais discreta que o Challenger.

Logotipo "351 Ram Air " estampado no capô.

Logotipo "Mach I Mustang" na lateral.

Logotipo "Mach 1" na tampa do porta-malas.


Rodas aro 16, embora bem conhecidas dos brasileiros em aros menores.

Painel bem instrumentado e volante usado nos Ford nacionais das década de 1970.

                                          CHEVROLET CORVETTE C7 STINGRAY V8 6.2

MOTOR: SMALL-BLOCK V8 6.2 DE INJEÇÃO DIRETA
POTÊNCIA: 460CV a 6000RPM
TORQUE:63.5KGFM a 4500RPM
CÂMBIO: MANUAL DE SETE MARCHAS
PESO:1500KG
PLATAFORMA: C7 DA GM
0a100KM/H: 4.5 segundos
60 a 100KM/H em quarta: 4.4 segundos

 A distância entre o Corvette C7 e o segundo mais novo dessa rodada é de 43 anos, e a distância em relação ao Corvette anterior é de 45 anos, ou seja: é natural o abismo tecnologico em favor do Corvette C7, o visual dessa geração é bonito e ninguém nega. O câmbio é manual de sete marchas ou seja: ganhou mais três marchas em relação ao segundo modelo mais novo dessa rodada. O motor é a última geração do Small-Block, se no Corvette C3 ele tinha bloco e cabeçote de ferro, nessa geração bloco e cabeçote são de alumínio, e de quebra ganhou injeção direta e o comando de válvulas é variável, mas a vareta do comando de válvulas no bloco é sagrada,  é o mesmo motor do Camaro SS que você viu na primeira rodada, gera 63.5KGFM a 4500RPM e 460CV a 6000RPM. A sua suspensão é independente por braços duplos triangulares com feixe de molas nos dois eixos. Na pista essa modernidade se traduziu em números: 0a100KM/H em 4.5 segundos, sim ficou bem á frente do Challenger e de quebra foi 0.2 segundos mais rápido que o Camaro SS que esteve aqui na primeira rodada e na retomada de 60a100KM/H em quarta ele fez em 4.4 segundos, lembre-se que os outros carros dessa rodada só tem quatro marchas, então fizeram em terceira não tem como comparar. Já contra o Camaro SS que usa o mesmo motor a vantagem foi de 1.3 segundos, mérito do menor peso e a uma marcha a mais no Corvette jogou a quarta para baixo. Só resta a volta rápida em Interlagos para ver.

A última geração do Corvette tem um visual bonito.

Faróis com led diurno

Logotipo da "Arraia" ou Stingray

Rodas aro 19 na dianteira e 20 na traseira.

Painel com boa instrumentação e conta-giros digital no centro.

Essa foi a quarta rodada do GT Sport. 






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