TESTES DO GT SPORT PARTE 6: JAPONESES: DUAS LENDAS DO WRC. CUPÊ V8 E UM HOT HATCH


NESSA RODADA TEMOS DUAS LENDAS DO WRC, UM CUPÊ V8  DE LUXO E UM HOT HACHT

Agora chegamos a sexta rodada e retornamos aos japoneses, só que agora temos duas lendas do Rally e aliás juntos somam quatro títulos de WRC!, um luxuoso cupê V8 e um Hot Hatch, tá ok, ele não é tão Hot assim... , mas é a versão mais potente da geração do Swift, então vamos a eles.

                                        SUBARU WRX STI 2 LITROS 16V TURBO


MOTOR: BOXER 2 LITROS 16V TURBO DA FAMÍLIA EJ
POTÊNCIA: 307CV a 6500RPM
TORQUE: 43.3KGFM a 4500RPM
CÂMBIO: MANUAL DE SEIS MARCHAS
PLATAFORMA: GJ/GP DERIVADO DA GE
PESO: 1490KG
0 a 100KM/H :   5.4 segundos
60 a 100KM/H  : 3.7 segundos

Se o Lancer Evolution deu adeus, o Subaru WRX segue firme, apesar de perder o nome "Impreza"(mas sim, pode chamar de Impreza WRX ou mesmo chamo ele assim de vez em quando). Ele tem motor dianteiro e tração integral. O câmbio é manual de seis marchas, lógico que como é focado no Rally as relações são curtas. A sua suspensão é Independente nas quatro rodas sendo McPherson na dianteira e braços duplos triangulares na traseira. O motor Boxer pertence a família EJ com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada e é claro: turbo e intercooler. Com isso ele gera 43.3KGFM a 4500RPM e 307CV a 6500RPM. Na pista ele foi testado contra o seu rival direto que mais abaixo eu cito detalhes, em comparação a "rivais" alemães, ele foi de 0a100KM/H em 5.4 segundos, ficou atrás dos dois, na retomada ele surpreendeu e deu o troco: 3.7 segundos, graças ao câmbio de relações curtas e venceu com folga os alemães, no caso é o Mercedes-Benz A 45 AMG e Audi TTS. Mais um carro que promete ir bem em Interlagos, já adianto que terá volta rápida na terra sem choro nem vela para campeão de rally, picape e carro com história de sítio.

O visual do WRX é bonito.

Faróis com led diurno

Logotipo "STi" nas laterais.

Rodas aro 18

Aerofólio gigantesco.

Logotipo "STi" na tampa do porta-malas.

Painel com instrumentação bem legível.


O WRX  foi na terra...

Sem choro nem vela.

                    MITSUBISHI LANCER EVOLUTION X FINAL EDITION 2.NADA 16V TURBO

MOTOR: 2.NADA 16V TURBO DA FAMÍLIA GEMA
POTÊNCIA: 314CV a 6400RPM
TORQUE: 43.6KGFM a 3500RPM
CÂMBIO: MANUAL DE CINCO MARCHAS
PLATAFORMA: GS NA MITSUBISHI E J NA CHRYSLER, QUE SERVE AO LANCER NORMAL FABRICADO NO BRASIL, AO ASX, AO OUTLANDER VENDIDO NO BRASIL E A FINADA FIAT FREEMONT E DODGE JOURNEY
PESO: 1530KG
0 a 100KM/H : 5.8 segundos
60 a 100KM/H em quarta: 4.2 segundos

Existe um ditado: lendas morrem no mercado, mas não morrem nossos corações. é o caso do Lancer Evolution e a versão Final Edition presente no GT Sport vem a calhar. O motor é dianteiro e a tração é integral, o motor 2.nada 16V Turbo pertence a família GEMA da aliança Chrysler-Mitsubishi-Hyundai, tem bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta e com isso gera 43.6KGFM a 3500RPM e 314CV a 6400RPM, o câmbio é manual de cinco marchas por que os fãs do Lancer não gostaram da caixa manual de seis marchas e na décima geração veio com cinco marchas. Já o motor é da mesma família do 2.4 usado na Fiat Toro, o 2.nada 16V usado em Lancer Evolution, Jeep Compass, ASX e Hyundai iX35, só que cada marca programa sua injeção. A sua suspensão é independente nas quatro rodas sendo McPherson na dianteira e Multilink na traseira. Na pista ele foi de 0a100KM/H em 5.8 segundos ficou atrás do rival e bem atrás dos "rivais" alemães, na retomada de 60a100KM/H fez o tempo de 4.2 segundos ficou á frente dos "rivais" alemães e atrás do WRX, curiosamente o mesmo tempo nessa prova do 911 GT3 RS!, mas lembre-se: câmbio curto ajudou. É outro carro que promete ir bem em Interlagos. Só antes um esclarecimento: no Brasil tivemos a versão de despedida dele e se chama John Easton.

O Lancer ainda tem um visual bonito.

Faróis simples se comparar a modelos de hoje.

Rodas aro 18 e não escondem: BBS escrito no centro da roda.

Aerofólio gigantesco.

Logotipo "Final Edition" na traseira.

Painel com instrumentação bem legível.

O Lancer Evolution foi na terra....

Sem choro nem vela!

                                                LEXUS RC-F V8 5 LITROS 32V



MOTOR: V8 DE 5 LITROS, 32 VÁLVULAS E INJEÇÃO DIRETA DA FAMÍLIA UR
POTÊNCIA: 476CV a 7000RPM
TORQUE: 54KGFM a 5000RPM
CÂMBIO: AUTOMÁTICO DE OITO MARCHAS
PESO: 1790KG
0 a 100KM/H 4.9 segundos
60 a 100KM/H em quarta: 4.7 segundos

A Lexus é marca de luxo da Toyota, mas existem alguns esportivos interessantes, é o caso do cupê RC-F, o seu motor é dianteiro e sua tração é traseira. O câmbio é automático de oito marchas, já o motor V8 de 5 litros e 32 válvulas pertence a família UR tem bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, injeção direta e válvulas de titânio e com isso gera 54KGFM a 5000RPM e 476CV a 7000RPM. Com números desses era óbvio: 0a100KM/H em 4.9 segundos, andou na frente de todos os carros dessa rodada, já retomada de 60a100KM/H como não tem um câmbio curto ele fez a prova em 4.7 segundos, só ficou na frene do Swift(aliás bem na frente, diga-se). Ele tem forte tendência de sair de traseira. A sua suspensão é independente nas quatro rodas. Só resta ver como ele sairá em Interlagos, esse é outro que promete.

Forte tendência de sair de traseira e um belo visual.

Faróis Full led divididos


Logotipo "F" estampado na lateral.

Logotipo "F" estampado no Porta -malas.

Rodas de liga-leve aro 19

Aerofólio que sobe e desce bem discreto na tampa do porta-malas.

Painel bem acabado e conta-giros no centro a moda Porsche.

                                          SUZUKI SWIFT SPORT 1.6 16V 

MOTOR: 1.6 16V DA FAMÍLIA M DA SUZUKI
POTÊNCIA: 125CV a 7000RPM
TORQUE:15.1KGFM a 4000RPM
CÂMBIO: MANUAL DE CINCO MARCHAS
PESO: 1060KG
0 a 100KM/H: 11.9 segundos
60 a 100KM/h em quarta:9.6 segundos

Num universo que tem Hot Hatch de 200CV ou até mesmo 310CV, fica difícil chamar um esportivo de 125CV, por esse nome, mas não é tão difícil assim. A Sport foi a que estreou o motor 1.6 16V da família M no Swift e a única a ter esse motor. Ele tem bloco e cabeçote de alumínio , duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica e com isso gera 15.1KGFM a 4000RPM e 125CV a 7000RPM, na Pista ele foi de 0a100KM/H em 11.9 segundos, infelizmente não dá para fazer milagre, afinal ele tem 125CV , na retomada de 60a100KM/H ele fez a prova em 9.6 segundos, não é dos melhores, mas foi melhor que o Mazda Roadster nessa.A sua suspensão na dianteira é Independente tipo McPherson e na traseira é semi -independente com eixo de torção. Lógico sendo o único quatro cilindros da turma e mais da metade da potência que o menos potente dessa rodada, era previsto que ele ficaria para trás. Não vejo um temporal em Interlagos, mas posso lhe adiantar: ele é bem agradável de ir nas curvas, você sente o carro na sua mão. Já o câmbio é manual de cinco marchas

O Swift faz curvas muito bem.

Faróis mais simples do que se vê hoje.

Rodas aro 17.

Logotipo "Swift Sport" estampado na tampa do porta-malas.

Painel bem instrumentado apesar de simples.

Essa foi a rodada do GT Sport.








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