TESTES DO GT SPORT PARTE 7: NORTE-AMERICANOS: DUAS GERAÇÕES DO V10, PICAPE E SUPERCARRO

NESSA RODADA DUAS GERAÇÕES DO VIPER, A F150 RAPTOR E FORD GT

Já vou avisando que é a última rodada dos norte-americanos, afinal o Shelby Cobra custa 2.000.000 da moeda do GT Sport, então vou esperar ter uma gordura financeira ou ganhar ele de presente(como aconteceu com o Countach). E esse semana vem DLC então se tiver um norte-americano nela e mais uma DLC e mais o Shelby Cobra. Os norte-americanos voltem, mas seguimos com europeus e asiáticos(lembre-se ainda tem carro sul-coreano) normalmente. Esclarecido? ok, vamos aos carros dessa rodada.

                                            DODGE VIPER GTS V10 8 LITROS

MOTOR: V10  8 LITROS DA FAMÍLIA LA
POTÊNCIA: 455CV a 5000RPM
TORQUE: 67.7KGFM a 4000RPM
PESO: 1569KG
CÂMBIO: MANUAL DE SEIS MARCHAS
0 a 100KM/H: 5.3 segundos
60 a 100KM/H em quarta: 4.7 segundos

O V10 norte-americano marca presença nessa rodada no GT Sport e em dose dupla. O esportivo norte-americano é dotado de motor dianteiro e tração traseira. O câmbio é manual de seis marchas, o motor é um caso a parte pertence a família LA da mesma família dos 318 V8 5.2 usados nos Charger/Dart nacionais, é basicamente o 360 5.9 com dois cilindros a mais, só que vieram mais modificações: bloco e cabeçote de alumínio, o comando de válvulas continua no bloco e com isso ele gerava 67.7KGFM a 4000RPM e 455CV a 5000RPM, ok pode parecer número de V8 de hoje, mas em 2002 era muita potência! Na pista ele foi de 0a100KM/H em 5.3 segundos, ok, de novo: é um carro de 2002, mas mesmo assim ainda foi mais rápida que a F150 Raptor e retomou de 60 a 100KM/H em quarta nos 4.7 segundos, se analisar ele como todo norte-americano tem câmbio bem longo, mas ainda assim conseguiu a segunda melhor retomada, só ficando atrás da geração mais moderna do Viper. Só resta a volta rápida em Interlagos para ver como vai se comportar. A sua suspensão é Independente nas quatro rodas. Ele tem forte tendência de sair de traseira.

Mesmo depois de quase 20 anos ainda é bonito.

Faróis típicos do fim dos anos 1990 e início dos anos 2000.

Logotipo "Viper GTS" estampado na lateral.

Rodas aro 19 

Logotipo "Viper GTS" no Para-choque.

Painel com conta-giros e velocímetro.

                                               FORD F150 SVT RAPTOR V8 6.2 

MOTOR: BOSS 6.2 V8
POTÊNCIA: 417CV a 5500RPM
TORQUE: 60KGFM a 4500RPM
PESO: 2724KG
CÂMBIO: AUTOMÁTICO DE SEIS MARCHAS
PLATAFORMA: P2 DA FORD
0 a 100KM/H: 7.6 segundos
60 a 100KM/H  em quarta: 9.3 segundos 

A F150 Raptor é um bicho diferente no GT Sport, assim como a Kombi, mas vamos focar na picape da Ford, a SVT resolveu lançar uma versão esportiva da F150, só que ao contrário da Lightning que focava o asfalto, essa tem foco na terra tem choro nem vela, tanto que suspensão foi modificada para uso off-road. O Visual dela impõe respeito. O motor V8 6.2 pertence a família Boss, o plano era ter o nome de Hurricane, mas na época do desenvolvimento desse motor o furacão Katrina pegou em cheio o sul dos EUA e passou a se chamar Boss. ele tem bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por corrente metálica, apenas 16 válvulas(2 x 8=16), foi desenvolvido justamente para os utilitários e com isso ele gera 60KGFM a 4500RPM e 417CV a 5500RPM, são números altos, mas o peso também é alto: quase 3 toneladas e a picape é tão focada no fora de estrada que a capacidade de carga é de míseros 417KG. A sua suspensão na dianteira é Independente tipo Twin-I-Beam uma receita clássica das picapes grandes da Ford, a nossa F1000 por exemplo teve esse esquema desde 1967 até 1998 e esse esquema chegou a F-250 até o final da carreira desta. Já na traseira o eixo rígido com feixe de molas se faz presente. Na pista ela foi de 0a100KM/H em 7.6 segundos é  tempo de Hot Hatch, mas bem inferior aos carros dessa rodada, afinal questões óbvias, já retomada ela mesmo sendo uma picape ela tem câmbio longo, fez 60 a 100KM/H em quarta em 9.3 segundos é disparada a mais lenta na retomada. Na terra a picape se sentiu bem a vontade. Será interessante ver a picape dar a volta rápida em Interlagos. O câmbio é automático de seis marchas. O motor é dianteiro e a tração é integral.

A Picape impõe respeito pelo visual e pelo tamanho.

Faróis bem interessantes.

Logotipo "SVT" na entrada de ar.

Logotipo  "6.2L" estampado na porta, indicando o motor V8.

Rodas aro 17 

Logotipo "Raptor SVT" estampado na tampa da caçamba.

Painel de instrumentos completo e bem legível.

Picape vai na terra....

Sem choro nem vela!

                                                  DODGE VIPER SRT GTS V10 8.4


MOTOR: V10 8.4  DA FAMÍLIA LA
POTÊNCIA: 649CV a 6400RPM
TORQUE: 83KGFM  a 5000RPM
PESO:1556KG
CÂMBIO: MANUAL DE SEIS MARCHAS
0 a 100KM/H: 4.3 segundos
60 a 100KM/H em quarta: 3.9 segundos

A última geração do V10 norte-americano também deu as caras, assim como o antecessor o motor é dianteiro e tração é traseira. o motor V10 é também da família LA só que recebeu 400cm3, além de melhorias no comando de válvulas e coletor e com isso gera 83KGFM a 5000RPM e 649CV a 6400RPM, em comparação a geração anterior que está aqui, o ganho foi 15.3KGFM de torque e de 194CV!. O câmbio é manual de seis marchas. Na pista a evolução se confirmou: 0 a 100KM/H em 4.3 segundos teve o segundo melhor 0a100KM/H daqui e colocou 1 segundo sobre o modelo 2002 e na retomada de 60 a 100 KM/H ele fez a prova em 3.9 segundos foi  a melhor retomada da rodada, inclusive superando o Ford GT. A sua suspensão é Independente por braços duplos triangulares. Agora só resta ver a volta rápida em Interlagos para ver como vai se sair.

O Viper tem um belo visual.

Faróis com led diurnos que lembram uma Ferrari.

Logotipo "GTS" na lateral.

Rodas aro 19 na traseira e 18 na dianteira

Painel com instrumentação interessante a cobra chega aparecer em vermelho no limite para trocar a marcha.

                                                FORD GT 5.4 V8 32V SUPERCHARGER

MOTOR: MODULAR-TRITON 5.4 V8 32V SUPERCHARGER
POTÊNCIA: 558CV a 6500RPM
TORQUE:69KGFM a 4500RPM
PESO: 1451KG
CÂMBIO: MANUAL DE SEIS MARCHAS
0 a 100KM/H: 3.8 segundos
60 a 100KM/H em quarta: 5 .1 segundos

Esse carro foi feito para comemorar os 100 anos da Ford, inclusive teve até produção limitada. é uma homenagem ao GT 40 que levou quatro vezes Le Mans, com direito aos três primeiros lugares em 1967. Ok, fazer uma reeleitura é "fácil" coloque uma casca que faça homenagem a algum carro em uma plataforma comum(New Beetle que herda a PQ 34 do Golf por exemplo). e pronto. Mas nesse caso ele foi fiel ao original: motor central e tração traseira com o GT40, o câmbio é manual de seis marchas, outra escolha que lembrar o modelo original é o motor V8. Só que não tinha mais os FE 427 e os Windsor 351(ou até mesmo 302). então a Ford tratou de mexer no Modular-Triton da F150 SVT Lightning(antecessora da Raptor), primeiro trocou o bloco de ferro pelo alumínio, o comando de válvulas simples foi trocado pelo duplo, sempre acionado por corrente metálica, o cabeçote de 16 válvulas foi trocado pelo de 32 válvulas e de quebra acrescentou um compressor volumétrico(Supercharger). Com isso o V8 passou a gerar 69KGFM a 4500RPM e 558CV a 6500RPM,  nessa rodada apesar dos seus 15 anos ele foi o dono do melhor 0a100KM/H em 3.8 segundos, não só por que o foi o melhor, por que só ficou atrás por enquanto de Mclaren MP4-12C e Porsche 911 GT3 RS ambos com 3.5 segundos e na retomada o câmbio longo fez ele fazer o 60 a 100KM/H em quarta em 5.1 segundos o que deixou com a segunda pior marca, mas mesmo assim será um carro bem interessante na volta rápida em Interlagos.

O Visual do GT atemporal. 

Faróis bem simples se comparado a modelos de hoje, mesmo em um supercarro de 15  anos atrás.

Eu comprei a pintura azul com faixa branca e vem o logotipo "Ford GT" nas portas.

Rodas aro 19 na traseira e 18 na dianteira.

Painel também remete ao GT 40 com conta-giros no centro e velocímetro quase no passageiro.

Essa foi a rodada do GT Sport.





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