TESTES DO GT SPORT PARTE 8: LEGIÃO FRANCESA E ANÚNCIO DA LIVE DE AMANHÃ

TRÊS HOT HATCHES  E UM CARRO ESPORTIVO DE MOTOR CENTRAL, ALÉM DA LIVE DE AMANHÃ!

"Puissance, Performance, Sportivité et Parenté" traduzindo: Potência, esportividade, desempenho e parentesco, já que três dos quatro carros são parentes de carros nacionais. Sendo o Clio R.S parente de Sandero, Captur, Duster, Duster Oroch e Logan, o 208 nem preciso falar, mas é parente de 2008, C3 e o próprio DS3 que foi vendido no Brasil em versão mais mansa é parente do C3.  Antes de ir para os carros dessa matéria um aviso.

AMANHÃ: LIVE AS 9:00 DÁ DLC 1.15!

Então vamos aos carros 

                                RENAULT CLIO IV R.S 220 EDC TROPHY 1.6 16V TCE 

MOTOR: 1.6 16V TCE da família MR 
POTÊNCIA: 220CV a 6000RPM
TORQUE: 28.6KGFM a 2500RPM
CÂMBIO: MANUAL-AUTOMATIZADO DE DUPLA EMBREAGEM COM SEIS MARCHAS
PLATAFORMA: B DA RENAULT-NISSAN QUE NO BRASIL SERVIU A SANDERO, LOGAN , DUSTER, DUSTER OROCH E CAPTUR,(OBS: A NOSSA BASE É SIMPLIFICADA, MAS EM ESSÊNCIA É A MESMA).
PESO: 1179KG
0 a 100KM/H: 6.9 segundos
60 a 100KM/H em quarta: 5.2 segundos

A Renault Sport é uma divisão mais que vitoriosa: 12  títulos de F1, cinco anos de recorde dos carros de tração dianteira no Inferno verde, 8 TC 2000 argentina e um WRC(no tempo da Alpine). O Clio IV R.S aproveita disso. A Plataforma é conhecida B da Renault-Nissan que gerou as versões simplificadas chamadas de B0 ou M0 que aqui no Brasil conhecemos em Sandero, Logan, Duster, Duster Oroch e Captur. lógico que quando eu falo no Sandero inclui aí também o R.S. O modelo tem um visual bonito, aliás muitas das coisas presentes nele você vai reconhecer. O câmbio é o manual-automatizado de dupla embreagem com seis marchas chamado de EDC pela Renault. O motor é o 1.6 16V TCE da família MR da mesma família do 2.nada 16V usado no Sentra e no Fluence, com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta e com isso gera 28.6KGFM a 2500RPM e 220CV a 6000RPM só para ser ter uma ideia entre todos os Hot Hatches é o mais potente, só fica atrás do Alpine que é outra categoria, no torque fica na intermediária. A sua suspensão na dianteira é Independente tipo McPherson e na traseira é semi-independente com eixo de torção. Na pista isso se traduziu em 0 a 100KM/H em 6.9 segundos e na retomada de 60 a 100KM/H em 5.2 segundos, só ficou atrás do Alpine e bateu os rivais diretos. O câmbio é curto, típico dos Renault Sport. Na rodada de hoje todos prometem ir bem em Interlagos, então só esperar a vez deles!  Antes outra curiosidade: a roda 17 de série no R.S 200 é a nossa opcional do Sandero R.S só que com quatro furos e o  Clio IV R.S 200 tem a opcional roda aro 18 que é de série nessa versão.

O Visual do Clio é bonito.

Faróis de led diurno, bem iguais ao Sandero R.S 

Logotipo "R.S" embaixo do losango da Renault e "Trophy" no "bigode" da grade.

Logotipo "Trophy" nas portas traseiras.

Rodas de liga-leve aro 18


Logotipo "R.S Renault Sport" estampado na tampa do porta-malas.

Instrumentos do nosso Captur e volante do Sandero R.S

                                       PEUGEOT 208 GTi 1.6 16V THP BY PEUGEOT SPORT 

MOTOR: PRINCE 1.6 16V THP
POTÊNCIA: 207CV a 6000RPM
TORQUE: 30.6KGFM a 3000RPM
CÂMBIO: MANUAL DE SEIS MARCHAS
PLATAFORMA: PF1 A MESMA DO 208 NACIONAL, 2008, C3, C3 PICASSO, C3 AIRCROSS ESSES DA CITROËN E O PRÓPRIO DS3 VENDIDO NO BRASIL
PESO: 1200KG
0 a 100KM/H: 7.9 segundos
60 a 100KM/H em quarta: 6.3 segundos

O 208 dispensa apresentações, o próprio 208 GT é um bom hot hatch. Lógico que o 208 GTi vai ainda mais além. O câmbio é manual de seis marchas, aliás igual ao nosso 208 GT. Outra coisa que remete a nós é o motor Prince 1.6 16V THP o mesmo do nosso 208 GT com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta só que aqui foi calibrado para gerar 30.6KGFM a 3000RPM e 207CV a 6000RPM. Aqui vale fazer menção: todos os o Hot Hacht dessa matéria são bons de chão. A sua suspensão segue o esquema tático do Clio. Ele é dono do maior torque e da segunda maior potência entre os Hot Hatch,  mas o câmbio longo atrapalhou: 0 a 100KM/H em 7.9  segundos ficou um segundo atrás do Clio  do Clio, vale lembrar que outro "rival" embora não seja Hot Hatch é o Toyota GT 86 que tem potência parecida, na retomada de 60 a 100KM/H em quarta ele fez em 6.3 segundos ficou atrás do Clio e só ficou na frente do irmão nas duas provas. mas de qualquer forma o bom acerto de suspensão poderá deixar ele ir bem em Interlagos. Só resta a volta rápida para ver.

O Visual igual ao 208 GT nacional, se não fosse as duas portas e outros detalhes.

Faróis com led diurno integrados igual ao 208 GT nacional.

Logotipo "Peugeot" estampado na grade dianteira e em vermelho.

Logotipo "Peugeot Sport" na coluna C.

Logotipo "GTi" estampado na tampa do porta-malas.

Rodas de Liga-leve aro 18

Painel i-Cockpit 

                                                  CITROËN DS3 RACING 1.6 16V THP

MOTOR: PRINCE 1.6 16V THP
POTÊNCIA: 206CV a 6000RPM
TORQUE: 27.9KGFM a 2000RPM
PLATAFORMA: PF1 A MESMA MENCIONADA NO 208 GTi
PESO:1165KG
CÂMBIO: MANUAL DE SEIS MARCHAS
0 a 100KM/H : 8.4 segundos
60 a 100KM/H em quarta: 6.7 segundos

O DS3 também dispensa apresentações: ele na versão comum foi vendido no Brasil(ainda é sob encomenda) só que o 1.6 16V THP gerava 165CV. O câmbio manual de se mantém, inclusive ele é irmão de plataforma do 208. Só que na versão Racing o motor Prince 1.6 16V THP citados em detalhes no 208 gera 27.9KGFM a 2000RPM e 206CV a 6000RPM é o menor torque e potência dessa rodada e isso se traduziu em números: 0 a 100KM/H em 8.4 segundos e 60 a 100KM /H em quarta em 6.7 segundos foi o último dessa rodada, um pouco atrás do irmão  208 GTi. Ele assim como o irmão/rival e o rival tem um bom acerto de chassi. Outro que promete ir bem em Interlagos, só vai restar a volta rápida para ver.

O DS3 já foi vendido no Brasil, concordo que é bonito, tem teto laranja e na dianteira "bigode" laranja.

Faróis com led diurno "em pé".

Logotipo "DS3, seta e bandeira quadriculada" na traseira.

Rodas de liga-leve aro 18.

Painel bem instrumento com faixa laranja.

                                                    ALPINE A110 1.8 16V TCE 

MOTOR: 1.8 16V TCE da família MR
POTÊNCIA: 252CV a 6000RPM
TORQUE:32.6KGFM a 2000RPM
CÂMBIO: MANUAL AUTOMATIZADO DE DUPLA EMBREAGEM COM SETE MARCHAS
PESO: 1103KG
0 a 100KM/H: 5.8 segundos
60 a 100KM/H em quarta: 3.8 segundos

Em 1977 a Renault fundiu os departamentos de Alpine e Gordini formando a Renault Sport, então logo o nosso Sandero R.S é decente dos Alpines(não diretamente óbvio, afinal o parente mais direto feito no Brasil foi o Willys Interlagos, versão brasileira do A108). Mas segue vendendo os carros da Alpine até 1993, no caso quando o último A310 deu o seu adeus. Só ficando os modelos Renault Sport que na época não se chamavam assim, um exemplo é o Clio Willians da época. Em 2015 a Renault anuncia a volta da Alpine e mostra um conceito. Em 2016 lança a venda as primeiras edição do Alpine A110 como linha 2017. Como eu disse fazer releitura usando base que não tem nada a haver com o tipo de carro, como é o caso do New Beelte que herdou plataforma, motor, câmbio e tração dianteira do Golf é "fácil", agora o mais difícil é ser fiel mecanicamente. O caso mais fiel é o Ford GT em relação ao GT40: motor central, tração traseira e V8. Você pode alegar que tem motor central ao passo que o A110 original tem motor traseiro, ok, mas a tração é traseira com o modelo original e o motor está alinhado ao esportivo médio do seu  tempo, no caso do A110 original era o Renault 12 Gordini que ele compartilhava o motor, esse é o Mégane IV R.S 280.

   Dá para dizer que é fiel ao original na proposta, no visual, a única coisa é na posição do motor, mas isso é dentro do normal dá para dizer. O câmbio é o manual-automatizado de dupla embreagem com sete marchas, o motor 1.8 16V TCE pertence a mesma família MR e já foi detalhado no Clio, inclusive se você acha que é o 1.8 do Tiida com turbo e injeção direta, apesar de serem da mesma família, esse 1.8 tem o curso do 1.6 ampliado e mantém o diâmetro, mas o resto da concepção é igual ao 1.6 TCE do Clio: Bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta. Com isso gera ótimos: 32.6KGFM a 2000RPM e 252CV a 6000RPM, dono do maior torque e da maior potência da rodada e sendo o mais leve não poderia dar outra: 0 a 100KM/H em 5.8 segundos, um número ótimo, aliás a Renault fez dobradinha aqui. Aliás marca o retorno da marca Alpine também, na retomada de 60 a 100KM/H graças ao câmbio curto ele fez 60 a 100KM/H em quarta  em 3.8 segundos, ele só ficou atrás do WRX STi nessa. Lógico: os números foram os melhores da rodada. Esse promete ir em Interlagos só resta a volta rápida para ver. A sua suspensão é Independente nas quatro rodas e tem forte tendência de sair de traseira.

O Visual do Alpíne A110 é bonito.

Faróis lembrem o modelo clássico, mas tem led diurno.

Logotipo "Alpine" na dianteira.

Símbolo da Alpine estampado na lateral.

Bandeira da França na Coluna C.

Roda de liga-leve aro 18.

Painel com tela de TFT por completo e bem legível.

Essa foi a rodada do GT Sport.







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