PLATAFORMA C4 DA GM: A QUARTA GERAÇÃO DE UMA LENDA NORTE-AMERICANA

A QUARTA GERAÇÃO DO CORVETTE MARCOU O RETORNO DO CONVERSÍVEL E FOI O ÚNICO A TER OPÇÃO DE 32 VÁLVULAS

Se existe um carro que é sinônimo de esportivo norte-americano, esse é o Corvette. O Ford GT40 tem suas vitórias em Le Mans que são respeitáveis, mas depois da década de 1960 saiu de cena. O seu sucessor só chegaria nos anos 2000 com o Ford GT e aí hibernou até que voltou em 2016. O Viper até hoje é o único V10 norte-americano(e será para sempre nos carros de passeio), mas saiu de cena em 2010, voltou a ativa em 2013 e saiu de cena em 2017. O Corvette é o único que segue na ativa desde 1953, mas com grandes transformações.

Caso você não viu temos a matéria da primeira geração   e também temos a matéria da segunda e da
terceira geração está aqui , afinal a terceira geração datava de 1969 e ela herdava a base da segunda geração que havia estreado em 1962! Então era hora de mudar o seu lendário esportivo.

A CHEGADA AO MERCADO se deu em Março de 1983, já tinha sido apresentado no Salão de Detroit daquele ano, já era lançado como modelo de 1984, de início apenas o cupê, já o conversível tinha dado adeus em 1975, voltando ao C4, ele media 4.48 metros de comprimento, 1.80 metros de largura, 1.19 metros de altura e 2.44 metros de entre - eixos. Tinha quatro opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automático de quatro de marchas, só que essas duas tinham opção de diferencial mais curto, o motor também era a única opção: o Small-Block V8 350 5.7 de primeira geração com bloco e cabeçote de ferro, comando de válvulas no bloco acionado por varetas e corrente metálica, o seu diâmetro era de 101.6mm e o curso era de 88.4mm  o que totalizavam 5733cm3, a sua taxa de  compressão era de 9:1, ele vinha com duas injeção monoponto, uma para cada bancada de cilindros, com isso ele gerava 40.1KGFM a 2800RPM e 208CV a 4300RPM, pode parecer relativamente pouco hoje, mas era inicio dos anos 1980. A sua suspensão era Independente tipo braços duplos triangulares com feixe de molas nos dois eixos e os freios eram discos ventilados nas quatro rodas.

O Corvette chegava ao mercado com motor V8 350 5.7 de duas injeção monoponto e 208CV

Em setembro de 1984 na linha 1985 , o adeus das versões com diferencial encurtado, e ganhava injeção eletrônica  multiponto  e com isso passou a gerar 45.6KGFM a 3200RPM e 233CV a 4000RPM.

A VOLTA DO CONVERSÍVEL SE DÁ  em outubro de 1985 como linha 1986, as dimensões são similares ao cupê, o motor V8 350 5.7 de 233CV do cupê  também passa a ser no conversível.

O Conversível estréia no mercado com o motor V8 350 5.7 de 233CV já usado um ano antes no cupê, esse motor mais tarde passava a 243CV e também era estendido ao cupê.


Em outubro de 1986 na linha 1987 mais mudanças, ele ganhava a opção de diferencial curto para o câmbio automático, já o motor V8 350 5.7 ganhava mais potência:47.7KGFM a 3200RPM e 243CV a 4000RPM. Em outubro de 1987 na linha 1988 mais alterações no motor V8 5.7 que passou a gerar 47KGFM a 3200RPM e 248CV a 4300RPM, houve uma leve perda de torque e um ganho de potência. Em outubro de 1988 na linha 1989 nada muda. 

A LINHA 1990 ERA MARCADA POR TRÊS NOVIDADES E ENTRE ELAS O ZR-1:  A primeira era mais potência para para o V8 5.7 da linha "comum" que passou a gerar 254CV a 4200RPM e manteve o torque,  esse configuração estava disponível para o câmbio manual e a opção diferencial encurtado, outra novidade era o câmbio manual de seis marchas no lugar do cinco marchas. O maior destaque no entanto, é a chegada do ZR-1, que trazia mudanças importantes, manteve o câmbio manual de seis marchas que estreou na linha 1990, estreou o Small-Block V8 350 5.7 modificado pela Lotus, com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, o seu diâmetro caiu para 99.1mm e o curso aumentou para 93mm o que totalizavam 5732cm3, a sua taxa de compressão era de 9:1, até hoje o único Corvette a ter cabeçote de 32 válvulas e duplo comando de válvulas, com isso ele passou a gerar 51.2KGFM a 4800RPM e 380CV a 5800RPM. O motor foi modificado pela Lotus. para acompanhar o acréscimo de potência tiveram alterações em suspensão e freios.

O ZR-1 chegava ao mercado com motor V8 5.7 32V modificado pela Lotus com 380CV.  já o modelo "comum" passou a gerar 248CV


O FACELIFT se dá em outubro de 1990 na linha 1991, ele ganhou novos para-choques com novas luzes de posição e seta de direção, sem alterações mecânicas, tanto no modelo "comum" como no ZR-1.

O Corvette ganhava novos para-choques de início, o motor V8 350 5.7 de 248CV foi mantido, mais tarde passou a 304CV

O Conversível com o mesmo motor do cupê.

O ZR-1 também mudou no visual e manteve o motor V8 5.7 32V de 380CV e mais tarde foi a 411CV.

Antes de continuar a Lotus pertencia a GM naquela época. Em outubro de 1991 na linha 1992 chegavam as alterações mecânicas, para o modelo "comum" o V8 Small-Block 350 5.7 de primeira geração dá lugar a segunda geração com cabeçote de alumínio, mas mantendo o diâmetro x curso, o bloco de ferro, o comando de válvulas no bloco acionado por varetas e injeção multiponto e com isso ele passou a gerar 45.6KGFM a 4000RPM e 304CV a 5000RPM, teve uma perda de torque, mas ganho de potência em quase 50CV compensa, Já o ZR-1 Não tinha alterações mecânicas. Em outubro de 1992 na linha 1993 é vez do ZR-1 ganhar alterações mecânicas, o V8 5.7 32V ganhou taxa de compressão de 11:1 e com isso passou a gerar 53.2KGFM a 5200RPM e 411CV a 5800RPM. Em outubro de 1993 na linha 1994 nada muda, Em outubro de 1994 na linha 1995 também sem alterações. Em outubro de 1995 na linha 1996 o ZR-1 dava adeus e com ele o V8 de 32 válvulas no Corvette, o Corvette jamais teria isso(ao menos até agora), mas por que aconteceu? os norte-americanos criticaram a manutenção sofisticada demais dessa versão. No ano seguinte o C4 dava 

A quinta geração que serviu de base para a sexta.   Com isso  o fim dessa base na GM norte-americana. 

Essa base marcou o retorno do Corvette conversível, começou com 208CV e terminou com 304CV no modelo "comum", deu início a versão ZR-1 que dessa geração até hoje é o único Corvette com duplo comando de válvulas no cabeçote e cabeçote de 32 válvulas e essa versão foi o primeiro Corvette a passar dos 300CV líquidos(beirando os 400CV) e depois passou dos 400CV.




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