POST COMEMORATIVO 3600:TESTES DO GT SPORT PARTE 11: JAPONESES: SEDÃ TURBODIESEL, LENDA, V8 DE LUXO E SUPERCARRO

NA RODADA DE HOJE TEMOS O SEDÃ TURBODIESEL, LEXUS V8, O LENDÁRIO SUPRA E O ATUAL GT-R

 Depois dos europeus, agora é os japoneses, afinal existe algo incomum hoje: sedã turbo diesel ou seja é perfeito para um taxi(nada contra os taxistas ou taxis, ok?). Lexus LC 500 que vem com motor do RC-F, o Toyota Supra dos anos 1980 e de quebra o atual Nissan GT-R, mas vamos ver ver eles em detalhes.

                                      MAZDA ATENZA XL 2.2 16V TURBO DIESEL

MOTOR: SKYACTIV-D 2.2 16V TURBO
POTÊNCIA: 175CV a 4400RPM
TORQUE: 42.8KGFM a 2000RPM
CÂMBIO: AUTOMÁTICO DE SEIS MARCHAS
PESO: 1600KG
0 a 100KM/H: 9.3 segundos
60 a 100KM/H em quarto: 5.8 segundos

Se a F150 Raptor é um carro "incomum" no jogo, temos aqui é algo mais incomum ainda, "Ué, Lancer e WRX não são sedãs?" sim, mas nenhum deles é turbo diesel como essa Atenza. Por fora ele é um sedã de classe até e de quebra é bonito, não nego. Ele tem motor dianteiro e tração integral. O motor Skyactiv-D tem bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica, turbo, intercooler e injeção common-rail e com isso ele gera 42.8KGFM a 2000RPM e 175CV a 4400RPM, afinal é um carro á diesel. O câmbio é o automático de seis marchas.  só que por de trás de um sedã familiar. existe um carro com suspensão independente nas quatro rodas e bom de chão e outra surpresa foi no desempenho: 0 a 100KM/H em 9.3 segundos, deixou GT86 e Alfa Romeo Mito para trás. A retomada de 60 a 100KM/H foi em 5.8 segundos, olha são números bons no geral, mas era óbvio que ficar em último nessa rodada até surpreendente, uma coisa que só nota depois daquele "pulo inicial" ele começa a "perder fôlego" já que é diesel. Mas de qualquer forma será um carro interessante de se ver em Interlagos, não por fazer volta rápida, apenas por ser diesel. Duas curiosidades sobre o Atenza: Fora do Japão é vendido como Mazda 6 e na geração anterior usava a base que o Fusion de primeira geração usava.

O Atenza dessa geração tem um visual bonito.

Logotipo "Skyactiv D Technology" revela: é um carro turbo diesel

Faróis de Full Led.

Rodas de liga-leve aro 17

Painel bem instrumentado e bem acabado.

                                                LEXUS LC 500 V8 5 LITROS 32V 

MOTOR: V8 5 LITROS 32 VÁLVULAS E INJEÇÃO DIRETA DA FAMÍLIA UR
POTÊNCIA: 476CV a 7000RPM
TORQUE:55.1KGFM a 5000RPM
PESO: 1940KG
CÂMBIO: AUTOMÁTICO DE DEZ MARCHAS
0 a 100KM/H: 5.8 segundos
60 a 100KM/H em quarta: 3.9 segundos

 O Lexus LC500 é um cupê de luxo bem interessante, o motor V8 é o mesmo do RC-F, ele tem motor dianteiro e tração traseira. Lógico é um cupê de luxo. O motor V8 pertence a família UR da Toyota tem bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis e injeção direta com isso gera 55.1KGFM a 5000RPM e 476CV a 7000RPM, é o mesmo do RC-F. Só que tem que levar mais peso. A sua suspensão é Independente nas quatro rodas. aliás com no irmão RC-F o V8 ronca bonito. Já o câmbio é o automático de dez marchas tem duas marchas a mais que o irmão RC-F, na pista ele foi de 0a100KM/H em 5.8 segundos, o segundo melhor 0 a 100KM/H da rodada e a retomada de 60 a 100KM/H em quarta foi de 3.9 segundos foi um ótima retomada, ainda que ficou em segundo lugar nessa rodada, mas números bons. Ele tem painel bem acabado e com instrumentação bonita. Só resta a volta rápida em Interlagos para ver. Pena que o excesso de vincos o deixa com o visual "poluído" mas estilo é questão subjetiva.

O LC 500 tem excesso de vincos no visual

Aerofólio que sobe e desce.

Rodas aro 21 

Faróis Full Led que dividem.

Painel bem acabado e bonito.

                                             TOYOTA SUPRA  GT TURBO-A 3 LITROS 24V 1988

 MOTOR: SEIS CILINDROS EM LINHA DA FAMÍLIA M DA TOYOTA COM 24 VÁLVULAS E TURBO
POTÊNCIA: 270CV a 6000RPM
TORQUE: 36.4KGFM a 3000RPM
CÂMBIO: MANUAL DE CINCO MARCHAS
PESO:1530KG
0 a 100KM/H: 7.7 segundos
60 a 100KM/H em quarta: 6.4 segundos

Temos um clássico nessa rodada(lembre-se esse carro já tem 30 anos) é o Supra homologado para o grupo A. 
  
   Por fora o visual é típico dos anos 1980: quadrado e reto, mas mesmo assim o Supra consegue ser charmoso apesar de ser envelhecido:afinal são 30 anos nas costas, mas ele continua sendo uma lenda. O motor é dianteiro e a tração é traseira. O câmbio é manual de cinco marchas. O motor remete ao 2000 GT é da mesma família, mas com alterações: o cabeçote de 12 válvulas foi trocado pelo de 24 válvulas, a corrente metálica foi trocada pela correia dentada(talvez o único caso no mundo), lembrando que o cabeçote já era de duplo comando e lógico além da injeção eletrônica foi acrescentada turbo e intercooler, com isso ele gera 36.4KGFM a 2000RPM e 270CV a 6000RPM. Na pista ele traduziu isso: 0 a 100KM/H em 7.7 segundos nessa rodada só ficou á frente do Atenza que é um sedã turbodiesel, mas é compreensível: afinal esse Supra é um carro de 30 anos de idade, na retomada de 60 a 100KM/H em quarta ele fez a prova em 6.4 segundos, teve a pior retomada, dá para dizer que é culpa do "turbo-lag", afinal o V8 do Lexus é aspirado, o Atenza é a diesel, o outro é um supercarro atual que depois eu vou contar, mas surpreende ser menor que o Skyline GT-R R32 por exemplo. Será um clássico interessante de se ver em Interlagos. A sua suspensão é independente nas quatro rodas.

Linhas retas típicas dos anos 1990.

Logotipo "3.0 GT Turbo A" estampado na porta 

Logotipo "3.0 turbo" estampado na grade dianteira

Rodas de liga-leve aro 16 raras na década de 1980 

Faróis escamoteáveis típicos da época.

Painel típico dos anos 1990, mas tudo no lugar e completo.

                                                 NISSAN GT-R 3.8 V6 24V BITURBO

MOTOR: V6 BITURBO E INJEÇÃO DIRETA DA FAMÍLIA VR DA NISSAN
POTÊNCIA: 572CV a 7000RPM
TORQUE:64.5KGFM a 3500RPM
PESO:1770KG
CÂMBIO: MANUAL-AUTOMATIZADO DE DUPLA EMBREAGEM COM SEIS MARCHAS
0 a 100KM/H: 3.6 segundos
60 a 100KM/H em quarta: 3.4 segundos

O GT-R vai para onze anos de mercado e parece que o tempo não passa para ele, o segredo? ser á frente do seu tempo até no Marketing com as voltas rápidas no Inferno verde. Lógico a Nissan vai atualizando a formula enquanto ela dá, afinal você verá que pelos números encara muitos rivais lançados recentemente em pé de igualdade. O câmbio é o manual-automatizado de dupla embreagem com seis marchas. O motor é dianteiro e a tração é integral. O motor pertence a família VR com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, biturbo, intercooler e injeção direta com isso o V6 gera ótimos: 64.5KGFM a 3500RPM e 572CV a 7000RPM. Isso se traduz na pista: 0 a 100KM/H em 3.6 segundos, colou na traseira de Mclaren MP4-12C e Porsche 911 GT3 RS e na retomada fez 60 a 100KM/H em quarta em ótimos 3.4 segundos, só ficaria atrás de poucos modelos. É um modelo que promete voltas ótimas em Interlagos. A sua suspensão é Independente nas quatro rodas, sendo Braços duplos triangulares na dianteira e Multlink na traseira.

O Visual do GT-R é bonito, parece que foi lançado ontem.

Logotipo "GT-R" estampado na lateral.

Rodas de liga-leve aro 20

Faróis de led diurno

Painel agora tem melhor acabamento e manteve a boa instrumentação.


Essa foi a décima primeira parte.








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