TESTES DO GT SPORT PARTE 16: EUROPEUS, ESPORTIVOS FRANCESES E ITALIANOS

CUPÊ E CAMPEÃO DO WRC FRANCESES, "MINI-FERRARI" E A PRÓPRIA FERRARI.

Nessa rodada voltamos a ter quatro carros, mas agora é algo tipo "Franco-italiano", ou seja temos o cupê francês parente dos nossos 308, 408 e C4 Lounge, temos o primeiro campeão do WRC é o lendário, idolatrado Alpine A110. Nos italianos tiveram bem representados com o Alfa Romeo 4C e a Ferrari 458 Itália.

                                                    PEUGEOT RCZ GT-LINE 1.6 16V THP 

MOTOR: PRINCE 1.6 16V THP
POTÊNCIA:155CV a 6000RPM
TORQUE: 24.4KGFM a 1400RPM
CÂMBIO: MANUAL DE SEIS MARCHAS
PLATAFORMA: PF2 DA PSA QUE SERVIU AO ANTIGO C4 E AO 307 E SERVE AO 308, C4 E C4 LOUNGE, AO PRÓPRIO RCZ VENDIDO NO BRASIL.
PESO:1350KG
0 a 100KM/H: 9 segundos
60 a 100KM/H: 6.4 segundos

O Belo cupê RCZ entra nessa rodada, mas o ditado diz que beleza não põe na mesa, sim. concordo. Inclusive essa é a versão GT-Line e não uma GTi da vida. O RCZ tem fortes ligação com o Brasil: foi vendido no país, é parente de 308, 408 e C4 Lounge por exemplo. O motor e a tração são dianteiros. O câmbio é o manual de seis marchas. O motor é o Prince 1.6 16V THP com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo e intercooler que gera 24.4KGFM a 1400RPM e 155CV a 6000RPM, lógico que 10CV a menos que os nossos THP rodando com gasolina e no jogo com o 208 GTi e Citroën DS3 Racing, só que esses dois tem calibração mais forte. A sua suspensão na dianteira é Independente tipo McPherson e na traseira é semi- independente com eixo de torção. Ele tem um bom chão com leve tendência de sair de dianteira. Na pista ele foi de 0 a 100KM/H em 9 segundos e retomou de 60 a 100KM/H em 6.4 segundos, olha no 0 a 100KM/H ficou na lanterna dessa rodada, ficou atrás de um clássico de 46 anos! explica-se: peso, ele é pesado e na retomada de 60 a 100KM/H ele ficou á frente do clássico, lógico que ambos ficariam atrás dos italianos. Só resta a volta rápida em Interlagos para ver.

O RCZ tem um bom chão. 

Faróis de led diurno. 

Logotipo "GT-Line" estampado na grade.

Logotipo da "Peugeot" em vermelho.

Rodas de liga-leve aro 19 

Aerofólio que sobe e desce. 

Painel com boa instrumentação bem visível.

                                                  ALPINE A110 1600S 1972 

MOTOR: RENAULT  FAMÍLIA A 1.6
POTÊNCIA: 140CV a 6500RPM
TORQUE: 15.8KGFM a 5000RPM
CÂMBIO: MANUAL DE CINCO MARCHAS
PESO: 715KG
0 a 100KM/H: 8.4 segundos
60 a 100KM/H em quarta: 7.2 segundos

O primeiro campeão do WRC está aqui, aliás vale lembrar que quando o Alpine levou o primeiro e seu único título de Rally(e único título do WRC para a Renault até hoje), o Subaru Impreza não existia nem prancheta da Subaru.  Por fora o visual  matador do Alpine A110 clássico. Ele tem motor e tração traseiro, inclusive o motor dele era usado no Renault 12 Gordini. O câmbio é manual de cinco marchas. O motor é o 1.6 da família A com bloco e cabeçote de alumínio, mas comando de válvulas no bloco e preparado logicamente por Amadeé Gordini, como eu disse: A história se repete: o Alpine A110 atual tem tração traseira e o motor do Megane IV R.S que é o esportivo médio da marca de hoje como ocorria naquela época, á única diferença é o motor traseiro desse , ao passo que o modelo moderno é central. Voltando ao 1.6 ele gera 15.8KGFM a 5000RPM e 140CV a 6500RPM, pode não ter os quase 300CV de muscle car norte-americano da época, mas ele é bem leve: 715KG graças a carroceria de fibra de vidro. E como diz Colin Chapman "adicione leveza" e o Alpine apesar de criado por Jean Redelé, seguiu a risca: 0 a 100KM/H em 8.4 segundos, bateu o moderno RCZ e na retomada aí não tinha milagre: com torque a 5000RPM a retomada de 60 a 100KM/H em quarta foi de 7.2 segundos. A sua suspensão é independente nas quatro rodas. aliás o Alpine A110 foi pilotado por Bird Clemente no Brasil(lógico que a fama dele veio com o Interlagos que é derivado do A108), ele só veio ao Brasil para competir. Como eu sempre digo: finalmente o carro oficial do Clementinho está na pista. Só resta colocar a volta rápida em Interlagos. Na terra ele é agradável de guiar.

O Alpine original tem um visual muito bonito.

Faróis redondos típicos dos anos 1960 e 1970 

Logotipo "Alpine" na dianteira.

Simbolo da Renault. 

Logotipos "A" da Alpine, bandeira da França e "1600" e "S".

Rodas aro 14 e três furos.

Logotipo "Alpine Renault na traseira" e símbolo da Renault.

O Primeiro campeão do WRC vai na terra..

                                       
Sem choro nem vela.

Painel completo com conta-giros.

                                               ALFA ROMEO 4C 1.7 16V TBI

MOTOR: 1.7 16V TURBO E INJEÇÃO DIRETA
POTÊNCIA: 239CV a 6000RPM
TORQUE: 35.6KGFM a 2000RPM
CÂMBIO: MANUAL-AUTOMATIZADO DE DUPLA EMBREAGEM COM SEIS MARCHAS
PESO: 950KG
0 a 100KM/H: 4.7 segundos
60 a 100KM/H em quarta: 3.9 segundos

O Alfa Romeo 4C é uma "Mini-Ferrari". O motor é central e a tração é traseira como numa Ferrari, mas aqui nada de motor V8, V6 ou V12. e sim um quatro cilindros 1.7 16V TBI com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada, turbo, intercooler e injeção direta e com isso gera 35.6KGFM a 2000RPM e 239CV a 6000RPM. O câmbio é o manual-automatizado de dupla embreagem com seis marchas. aliás o motor contou com ajuda da Ferrari no desenvolvimento e servi ao Giulietta QV por exemplo. Na pista ele fez valer o seu baixo peso: 0 a 100KM/H em 4.7 segundos, olha só , o Alpine clássico faz parte da rodada e o Alpine novo é seu rival direto e colocaria quase 1 segundo no 0 a 100KM/H, na retomada uma marca a mais jogou á favor do francês: o Italiano fez em 3.9 segundos contra 3.8 segundos do francês, apenas 0.1 segundo. A sua suspensão Independente tipo McPherson nas quatro rodas. Esse carro promete ser interessante em Interlagos.

O Alfa Romeo 4C tem um visual interessante. 

Faróis com vários "pontos redondos"

Rodas aro 18 na traseira e 17 na dianteira 

Aerofólio fixo.

O painel é bonito nos instrumentos, mas saídas de ar lembram o Fiat Uno.

                                                     FERRARI 458 ITÁLIA 4.5 V8 32V  

MOTOR: V8 F136 4.5 32V DE INJEÇÃO DIRETA 
POTÊNCIA: 571CV a 9000RPM
TORQUE: 55.1KGFM a 6000RPM
CÂMBIO: MANUAL-AUTOMATIZADO DE DUPLA EMBREAGEM COM SETE MARCHAS
PESO: 1485KG
0 a 100KM/H: 3.8 segundos
60 a 100KM/H em quarta: 2.4 segundos

A Ferrari 458 Itália é um carro interessante. Foi a última Ferrari de entrada com motor V8 aspirado, já que atual 488 GTB é turbo.

   Lógico, Ferrari, Porsche e Lamborghini tem história é óbvio, mas o desempenho também faz parte deles, o motor é central e sua tração é traseira. O motor é o V8 4.5 32 válvulas  pertence a família F136 ou Ferrari-Maserati com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, coletores variáveis e injeção direta com isso gera 55.1KGFM a 6000RPM e 571CV a 9000RPM é um motor V8 girador que ronca bonito. O câmbio é o manual-automatizado de dupla embreagem com sete marchas. Lógico que isso se tornaria óbvio: 0 a 100KM/H em 3.8 segundos e 60 a 100KM/H em quarta em 2.4 segundos , foi o melhor 0 a 100KM/H e a melhor retomada da rodada e lógico perto de Porsche, Mclaren, Lamborghini, agora só resta esperar a volta rápida em Interlagos, ela promete ir muito bem aí.

A Ferrari no lançamento eu "estranhei", mas hoje estou acostumado.

Faróis totalmente em Led uma coisa rara na época. 

Rodas de liga-leve aro 20 

O logotipo "Pininfarina" na lateral. 

Painel completo com instrumentação no centro.

Essa foi a rodada do GT Sport 




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