AVALIAÇÃO: VOLKSWAGEN TIGUAN ALLSPACE 250 TSI: OFENSIVA UTILITÁRIA

UTILITÁRIO ESPORTIVO MOSTRA QUE OFENSIVA COMEÇA COM O PÉ DIREITO.

 A Volkswagen anunciou o lançamento de cinco utilitários esportivos no mercado brasileiro até o final  2019 e a ofensiva começa justamente no Tiguan Allspace, não que a Volkswagen não tivesse utilitários esportivos em sua linha no Brasil, o próprio Tiguan de geração passado e o Touareg, o primeiro importado da Alemanha tinha pouca competitividade em termos de preço com os rivais importados do México e os fabricados no  Brasil(em termos de preço) e o segundo tem um público muito limitado pelo alto preço, o que é normal.

   Eu resolvi ir conhecer o Tiguan AllSpace de perto, infelizmente a crise dos combustíveis provocada pelo atual presidente da Petrobrás, quase me complica, eu vejo um modelo no showroon que é o de sete lugares e olhando no showroon um vendedor me atende, aliás tenho que agradecer pelo excelente atendimento prestado e comento sobre ele até achei legal o esquema de sete lugares que era a unidade exposta no showroon e aí expliquei que tenho um blog de carros e se podia fazer o test-drive, expliquei já tinha feito Polo, Virtus e Amarok V6 e aí ele  foi ver no blog e  acabou escolhendo, só que a preocupação dele e minha era com a situação complicada e olhamos as duas unidades de test-drive, a unidade preta(que depois nós descobrimos que era sete lugares) e branca que foi o modelo avaliado eu ainda comentei com o vendedor "se tiver problema, espero a situação normalizar e aí venho outro dia" ele disse "dá tranquilo 15KM". Ok então encaro.

POR FORA Você que viu o Tiguan antigo e se puder ver de perto, a diferença salta os olhos: O Tiguan antigo parece utilitário esportivo compacto perto dele, Eu mesmo disse que tinha dúvidas se seria bonito ao vivo como é em fotos e digo que sim: o design é tipicamente Volkswagen: conservador para alguns, mas para mim dentro da normalidade e sem o exagero de vincos que hoje predomina na industria, ele mede  4.71 metros de comprimento, 1.84 metros, largura 1.65 metros de altura e 2.71 metros de entre - eixos. Ele é feito na Plataforma MQB que serve ao Golf, Golf Variant, Passat, Polo e Virtus, o  "Programa MQB para todos" é maior sacada da Volkswagen nos últimos anos, sem dúvida nenhuma , por mim que continue seguindo em frente. 

O Visual novo Tiguan é bonito ao vivo, mesmo nessa versão de "entrada"

Na traseira o belo visual também se mostra presente 

Aqui de traseira de novo.

 Vamos a comparação ao Tiguan antigo que era importado da Alemanha e que era feito na plataforma PQ35 a mesma que ainda serve ao Jetta.

COMPRIMENTO: 4.43 metros
LARGURA: 1.80 metros
ALTURA: 1.68 metros
ENTRE - EIXOS: 2.60 metros 

A impressão só confirma a certeza: o atual é 28cm mais comprimento, 4 cm mais largo e tem 11cm a mais no entre - eixos, só perdeu por 3cm na altura, ou seja a impressão que a geração antiga perto da recém-lançada parece um utilitário esportivo compacto se confirma.

Faróis com led diurno 

 Agora vamos a comparações com os rivais, lógico alguns rivais ficaram de fora por preço muito mais alto: encostando na R-Line do Tiguan por exemplo, enfim a lista de rivais colocados será essa:

HYUNDAI NEW TUCSON

Comprimento: 4.47 metros   ,Largura: 1.85 metros , Altura: 1.65 metros   e  Entre-eixos:2.67 metros

JEEP COMPASS 

Comprimento: 4.42 metros, Largura: 1.82 metros , Altura: 1.65 metros    e  Entre - eixos: 2.64metros

MITSUBISHI ASX

Comprimento: 4.36 metros  ,Largura: 1.77 metros .Altura: 1.63 metros  e  Entre - eixos: 2.67 metros 

PEUGEOT 3008

Comprimento: 4.45 metros, Largura 1.91 metros, Altura 1.61 metros e Entre - eixos 2.67 metros 

TOYOTA RAV4

Comprimento: 4.60 metros, largura 1.84 metros, Altura  1.71 metros e Entre - eixos 2.66 metros 

É o maior da turma, abre uma distância de 24cm sobre o segundo colocado, na largura fica intermediária atrás de Peugeot 3008 e New Tucson, apenas 1cm atrás, empatando com o Rav4 e 3cm mais largo que o Rav4, na altura é o terceiro mais alto junto com  New Tucson e Compass e atrás apenas do Rav4 em 6cm e no entre - eixos é o  maior da turma vencendo por 4cm New Tucson, Outlander e 3008, realmente é o maior dessa turma, você deve estar perguntando sobre Honda CR-V e Equinox eu já explico: no primeiro vem apenas em versão única e com preço próximo ao R-Line  e o segundo não tem a versão abaixo do LT, então a lista de rivais colocadas é essa. 

O logotipo "250 TSI" refere ao torque do motor, a versão avaliada foi a de "entrada"

POR DENTRO: Logo se nota, mesmo nessa versão de "entrada" que acabamento é muito bom, os instrumentos bem visíveis e em posição excelentes, aliás tudo e a mão e é fácil ajustar a posição de dirigir no utilitário esportivo da Volkswagen, ele vem de série com ABS, Air Bag duplo frontal(obrigatório por lei), Air Bag duplo lateral/cortina Ar Condicionado Climatronic com 3 zonas, ESP, Controle de tração, Direção elétrica, Coluna de direção regulável, Vidros/ Travas/ Espelhos elétricas e  Detector de fadiga Ele tem mais itens e série, mas vou colocar depois aqui.

Painel com instrumentação bem legível.

Volante com boa pegada.

   O New Tucson tem uma lista parelha(embora tenha ar condicionado de duas zonas) de equipamentos mas custa R$12.000 a mais, o Jeep Compass Limited também tem uma lista de equipamentos parelha, mas custa quase R$14.000 a mais, o Mitsubishi ASX AWD custa R$5000 a menos, mas traz tração integral, mas o Ar Condicionado tem apenas uma zona, o Peugeot 3008 tem o mesmo nível de equipamentos, mas custa R$20.000 a mais e  o Toyota Rav4 custa R$4000 a mais e tem o mesmo nível de equipamentos e assim o Tiguan mostra o excelente custo/benefício dentro do seu segmento. Essa geração do Tiguan é feita em Puebla, México. Os outros itens de série são: Park Pilot(sensor de estacionamento dianteiro e traseiro), Piloto automático, oito alto-falantes, Antena diversity, aplicações decorativas  "Titanium Silver", Apoio de cabeça para todos os ocupantes, Banco traseiro rebatível, Banco do motorista com regulagem de altura, Descanso do braço dianteiro, Entrada para 2 SD-Car e uma para USB, Espelho retrovisor interno eletrocrômico, Faróis Halógenos, Isofix, "Freio de mão" eletrônico, Iluminação do porta-malas, indicador de pressão dos pneus, Lanterna traseira de Neblina, Manopla da alavanca de câmbio em Couro, Media Control, Parafusos de rodar com dispositivo anti-furto, Rodas de liga-leve aro 17 de nome Tulsa, Sensor de Chuva, Sistema de Alarme com controle remoto, Sistema de navegação(GPS), Tomada de 12 Volts no console traseiro, Volante multifuncional com comando de rádio e em couro, computador de bordo, Piloto Automático e "Borboletas" no volante. O único opcional é o Teto Solar Panorâmico e aí o preço vai a R$128.990 e lembrando que a cor do modelo avaliado é branco puro, essa sem custo adicional ao cliente.

Central multimídia Discover Media 

 No espaço interno na dianteira não tem dúvida, é excelente, lógico fui ver atrás como era e na minha posição surpresa: deu até para cruzar as pernas, o nome Allspace nunca caiu tão bem num carro, resolvi recuar todo o banco e fui sentar atrás: sobrou uma fresta, realmente o espaço interno dele é bem grande. 

Na minha posição, deu até para cruzar as pernas! 

Na traseira com banco todo recuado, ainda sobrou uma fresta.

 Agora vamos ao Porta-Malas é um verdadeiro latifúndio de 710 litros, realmente a ofensiva de utilitários esportivos da Volkswagen começou com o pé direito, vamos colocar os porta-malas dos rivais:

HYUNDAI NEW TUCSON: 513 litros
JEEP COMPASS: 410 litros
MITSUBISHI ASX: 415 litros
PEUGEOT 3008:520 litros
TOYOTA RAV4: 547 litros

 O Tiguan de cinco lugares tem o maior porta-malas disparado, são 163 litros de vantagem para o segundo colocado e a média desses carros é de 519 litros contando com o Tiguan o deixa bem acima da média do segmento, lembrando que Rav4 e Peugeot 3008 vem do Japão e França, respectivamente, mas o resto dos rivais é feito no Brasil. Aqui se todos são uma "fazenda" a maior delas sem dúvidas é do Tiguan, nem preciso dizer que dá e sobra para uma família. 

O Porta-malas leva ótimos 710 litros


MECANICAMENTE: O câmbio é o manual-automatizado de dupla embreagem com seis marchas, o motor é o EA 211 1.4 16V TSI com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta é o mesmo usado no Golf, Golf Variant, Audi A3 Sedan e Q3 ele gera 25.5KGFM a 1500RPM e 150CV a 5000RPM nos dois combustíveis. A sua suspensão é Independente nas quatro rodas com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira é McPherson e na traseira é Multlink e os freios são discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira.  Em relação aos rivais só o Peugeot 3008 usa suspensão traseira semi-independente com eixo de torção, ao passo que todos os rivais são Multlink na traseira como o próprio Tiguan. O motor 1.4 16V TSI pertence a mesma família do 1.6 16V, do três cilindros 1.nada 12V TSI(1000, 1.0 ou 1 litro com queira entender) e o três cilindros 1.nada 12V aspirado. Outra coisa que me surpreendeu positivamente foi o amortecedor de capô presente, ou seja não precisa ter procurar e usar a vareta, bem mais prático e moderno.

O motor 1.4 16V TSI gera 150CV

Agora vamos a comparações com os rivais.

HYUNDAI NEW TUCSON
CÂMBIO: Manual-automatizado de dupla embreagem com sete marchas
MOTOR: 1.6 16V T-GDI da família Gamma com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta.

JEEP COMPASS
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: 2.nada 16V da família GEMA/Tigershark com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis

MITSUBISHI ASX
CÂMBIO: CVT
MOTOR: 2.nada 16V da família GEMA com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica

PEUGEOT 3008
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: 1.6 16V THP da família Prince com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta

TOYOTA RAV4
CÂMBIO: CVT
MOTOR: 2.nada 16V da família ZR com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis. 

Amortecedor de capô, item presente no Tiguan 

  Note duas coisas: na mesma escola de câmbio segue o New Tucson, já os de marca japonesa são CVT, Peugeot e Jeep são automático de seis marchas com conversor de torque, já no motor temos duas escolas diferentes: aspirado no caso dos de marca japonesa e do Jeep, na outra escola turbo e injeção direta como no Tiguan, acontece no Peugeot 3008 e no New Tucson.

Agora vamos ao dados de torque e potência dos rivais:

HYUNDAI NEW TUCSON
POTÊNCIA: 177CV a 5500RPM
TORQUE: 27.5KGFM a 1500RPM-4500RPM

JEEP COMPASS
POTÊNCIA: 159CV a 6200RPM com gasolina e com álcool vai a 166CV nas mesmas rotações
TORQUE:19.9KGFM a 4000RPM e com álcool vai a 20.5KGFM nas mesmas rotações

MITSUBISHI ASX
POTÊNCIA: 160CV a 6200RPM com gasolina e com álcool vai a 170CV nas mesmas rotações
TORQUE: 22KGFM a 4250RPM com gasolina e com álcool vai a 23KGFM nas mesmas rotações

PEUGEOT 3008
POTÊNCIA: 165CV a 6000RPM
TORQUE: 24.5KGFM a 1450RPM

TOYOTA RAV4
POTÊNCIA:142CV a 6200RPM
TORQUE: 19.2KGFM a 3600RPM 

Note que ele é apenas o segundo menos potente, só vencendo o Rav4 com 8CV de vantagem e perdendo para o Compass rodando com gasolina com 9CV, lembrando que Rav4,3008 e New Tucson só rodam apenas com gasolina, mas ele tem o segundo maior torque, só perdendo para o New Tucson, vencendo por 1KGFM o 3008. 

ANDANDO COM ELE :  Olhamos qual tinha melhor condição de fazer o test-drive, o preto ou essa branca, fomos na branca que é essa das fotos, infelizmente a situação ocasionada provocou isso, se tivesse normal seria qualquer uma das unidades .me ajusto no banco com regulagem manual, o que para mim não é problema, até me facilita a posição de dirigir,  vejo que tenho uma boa visibilidade, começo a entrar na Santos Saraiva e vejo que o movimento está baixo, ocasionada pela situação vivida, entro na avenida dou um leve um Kickdown e logo o motor e o câmbio de dupla embreagem se mostram presentes, afinal lembre-se: 25.5KGFM de torque é como se ele tivesse um motor 2.5 embaixo do capô, graças é claro ao turbo e injeção direta, a direção elétrica atuava muito bem, sem sustos, bem acertada, voltando ao capítulo câmbio é um dupla embreagem faz parecer que não tem os 150CV, faz parecer um carro de 170CV, paro no semáforo e espero para entrar na avenida General Eurico Gaspar dutra, noto que me sinto num utilitário esportivo pela posição alta de dirigir, vou dar um leve kickdown e o motor já responde bem(imagino como seria a R-Line.....), lógico um Siena na frente e aproveitei para não abusar já que entraria na Ivo Silveira(na verdade o trevo) e aí entro em direção a Juscelino Kubitschek e aproveito para fazer outro kick-down para ver a reposta do motor e câmbio: sempre prontas, analisando que dupla embreagem é mais eficiente que câmbio automático tradicional, acredito que as respostas sejam melhores que 3008, Compass ou até mesmo Rav4 e ASX, esses dois dotados de CVT, entrando na "entrada" em direção a Juscelino Kubitschek, notei que a suspensão entrega um pouco do piso, afinal é uma área que passei com o Virtus e Amarok e já estava devagar, mas a entregada não é do piso e sim dos pneus que são grandes(aro 17), algo que acontece com o Virtus por exemplo, entrando da Juscelino resolvi pisar um pouco mais e fazer as curvas e o utilitário da Volkswagen se mostrou na mão, ou seja ofensiva utilitária da Volkswagen começou com pé direito até nisso, depois lógico voltei ao normal, pela situação que estamos vivendo e por que na vida temos que  ter um pouco de prudência, entramos na rua dá em direção a Santos Saraiva, o Tiguan se mostrou competente até nisso e confesso fiquei animado com o motor: se consegue se dar muito bem com o Tiguan, imagina com o futuro Polo GTS...., e esperei um pouco entrei na Santos Saraiva e aí estacionamos o Tiguan para fazer as fotos que você viu na matéria e onde me flagrei que o modelo era o de cinco lugares, o que não ocasiona problema nenhum. Antes, só uma curiosidade: infelizmente esqueci de fotografar o câmbio mas está escrito lá: "DSG" em referência ao tipo de câmbio.

PREÇO E SITUAÇÃO PERANTE OS RIVAIS: O seu preço é de R$124.990, lógico R$100.000 não é barato, só que no segmento dele ele acaba sendo, digamos, barato, afinal tem utilitários esportivos compactos beirando, isso aí, o Hyundai New Tucson GLS 1.6 16V T-GDI custa R$136.990, o Jeep Compass Limited Flex custa R$138.990, o Mitsubishi ASX AWD custa R$120.990, o Peugeot 3008 Griffe 1.6 16V THP custa R$145.990 e o Toyota Rav4 que custa R$129.990. O Tiguan é o segundo mais barato da turma e não deve equipamentos para os rivais, tá o ok, ASX tem tração integral, mas mesmo assim tem motor com menos torque e deve porta-malas, o Rav4 está em fim de carreira por assim dizer, o Peugeot 3008 vem da França e aí leva os 35% de imposto de importação á mais e com isso é R$20.000 a mais, mas Jeep Compass e Hyundai New Tucson são feitos no Brasil e custam R$12.000 a R$14.000 mais caros, uma senhora diferença. 

  Infelizmente não conseguir achar os números do Conpet dele no consumo, mas deixando de lado, se tivesse os R$125.000 na conta bancária você compraria? A resposta é um sim! e por incrível que pareça ele só teve coisa á favor: excelente desempenho proporcionado pelo conjunto motor e câmbio, excelente espaço interno, um latifúndio de porta-malas, bom acabamento, ficou difícil achar algo para criticar, o que talvez para alguns podem incomodar é o banco com regulagem manual, o que para mim não é nenhum problema, então a ofensiva utilitária da Volkswagen começou muito bem com o pé direito. No caso do espaço interno o sobrenome Allspace caiu muito bem no carro.

 Se você quer os dois lugares extras e mais o banco dianteiro com regulagem elétrica tem a Comfortline 250 TSI com  o mesmo motor 1.4 16V TSI dessa versão e o câmbio de dupla embreagem com seis marchas e o preço é de R$149.990 e o R-Line  350 TSI que tem sete lugares, tração integral e troca o câmbio de dupla embreagem de seis marchas pelo de sete marchas e o motor claro é badalado EA888 2.nada 16V(2.0, 2 litros ou 2000 como queira entender) usado no Golf GTi que gera 35.7KGFM a 1600RPM e 220CV a 4300RPM e  o preço é de R$179.990.  

  O modelo está disponível nas cores Branco Puro essa sólida, Cinza Platinum, Prata Snow e Vermelho Rubi que acrescentam R$2.140 nos preço do carro e a Perolizada Preto Mystic.

                                                 FICHA TÉCNICA
MOTOR: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, turbo, intercooler , injeção direta e flex
CILINDRADA:  1395cm3
DIÂMETRO X CURSO:  74.5mm x  80mm
TAXA DE COMPRESSÃO: 10:1
POTÊNCIA: 150CV a 5000RPM nos dois combustíveis
TORQUE:25.5KGFM a 1500RPM nos dois combustíveis
CÂMBIO: Manual-automatizado de dupla embreagem com seis marchas e tração dianteira
CARROCERIA: Utilitário esportivo, quatro portas, cinco lugares
DIMENSÕES: Comprimento 4.71 metros, largura 1.84 metros, altura 1.65 metros e entre - eixos 2.71 metros
PESO: 1562KG
PESO/POTÊNCIA: 10.4KG/CV
PESO/TORQUE: 61.2KG/KGFM
VOLUMES: Porta - malas 710 litros e tanque de combustível 58 litros
SUSPENSÃO: Independente nas quatro rodas com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos
DIANTEIRA: McPherson
TRASEIRA: Multlink
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira com ABS, ESP, EBD 
DIREÇÃO: Elétrica, tipo pinhão e cremalheira
RODAS E PNEUS: Liga-leve aro 17, 215/65/R17
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag Duplo(obrigatórios por lei), Air Bag duplo lateral/cortina, ESP, Controle de tração, Central Multimídia Discover Media, Coluna de direção regulável, Direção Elétrica, Detector de fadiga, Vidros/Travas e Espelhos elétricos
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Teto solar panorâmico
PREÇO: R$124.990
GARANTIA:  3 anos sem limite de quilometragem.


AGREDECEMOS A FUTURA PELO CARRO CEDIDO E PELA CONFIANÇA NO SEU PRODUTO! AO VENDEDOR DA FUTURA QUE PRESTOU UM EXCELENTE ATENDIMENTO! 












Comentários