FORD F4000 DE QUARTA GERAÇÃO: O INDEPENDENTE

ELE FOI O PRIMEIRO A SER INDEPENDENTE DOS IRMÃOS MAIORES 


Quarta geração do F4000? Não seria duas? sim, foram duas, mas eu estou contando com os antigos F350 que aí dá mais duas, já que na terceira geração o F4000 era a versão diesel do F350. Para não perder detalhes deixo abaixo as gerações anteriores.








A CHEGADA AO MERCADO se dá em março de 1992 junto com a renovação da picape F1000, essa passava a vir da Argentina, já o F4000 era feito na fábrica do Ipiranga-São Paulo, afinal já existiam vários leves da concorrência, a Volkswagen(sócia na então Autolatina), os "Mercedinhos" já estavam em nova geração, já tinha também os Agrale e o Chevrolet D40 e mais tarde seria renomeado de 6000. O câmbio era manual de cinco marchas. de início única opção de motor: o veterano MWM 229-4, de quatro cilindros com bloco e cabeçote de ferro, comando de válvulas no bloco acionado por varetas, o seu diâmetro era de 102mm e o curso era de 120mm o que totalizavam 3922cm3, a sua taxa de compressão é de 16:1 dotado de bomba injetora de atuação mecânica ele gerava 27KGFM a 1500RPM e 87CV a 3000RPM esse motor foi herdado da terceira geração da Série F. Já o motor quatro cilindros Ford diesel dava o seu adeus. A sua suspensão na dianteira era Independente tipo Twin-I-Beam e molas helicoidais e na traseira eixo rígido com feixe de molas. Os freios eram tambores nas quatro rodas e seu tanque de combustível é de 100 litros.

O F4000 chegava ao mercado com motor MWM 3.9 á diesel de 87CV

 Em outubro de 1992 na linha 1993 sem alterações,  Em outubro de 1993 na linha 1994 também sem alterações, o curioso é que essa geração( e vale para geração anterior também) acabou sendo Turbinado por fora(no caso os modelos até o facelift), aliás dentro da Ford era conhecido como "RAM cab" ou no caso na época a Autolatina. Em outubro de 1994 na linha 1995 sem mudanças e a Autolatina é dissolvida. Em Outubro de 1995 na linha 1996 nada muda.

A CHEGADA DO FACELIFT E MOTORES TURBO se dá em maio de 1996 como linha 1997, ele ganhava nova grade dianteira, faróis e para-choques, seguindo a picape F1000, esse facelift veio acompanhado de mudanças mecânicas: o câmbio manual de cinco marchas foi mantido, mas agora ele tinha duas opções de motores, no caso a primeira era o Cummins quatro cilindros 3.9 da Série B com bloco e cabeçote de ferro, comando de válvulas no bloco acionado por varetas, o seu diâmetro era de 102mm e o curso era de 120mm o que totalizavam 3922cm3, a sua taxa de compressão é de 17,5:1 dotado de turbo e intercooler e  bomba injetora de atuação direta gerava 38KGFM a 1600RPM e 110CV a 2600RPM, era uma versão "estrangulada" da que foi usado no Cargo 814 e a segunda opção é o MWM Série 10 quatro cilindros 4.3, o seu diâmetro é de 103mm e o curso é de 129mm o que totalizavam 4299cm3, a sua taxa de compressão é de 15,9:1 e com isso gerava 42KGFM a 1600RPM e 135CV a 2600RPM,  na versão com motor MWM o freio traseiro passava ser á disco ventilado. Era a primeira vez que a Série F passava a usar um motor Cummins e também a primeira vez que um caminhão da Série F vinha turbinado de fábrica.

O F4000 recebe o facelift e junto com ele veio novos motores o Cummins 3.9 Turbo Diesel de 110CV e o MWM 4.3 Turbo Diesel de 135CV.

 Em outubro de 1997 na linha 1998 sem mudanças e em outubro de 1998 chegava a nova geração da Série F que aqui é uma outra história.

  Essa geração do Série F trouxe um visual independente para o F4000 e até muito interessante para um caminhão, trouxe freio á discos nas quatro rodas e motores turbinados, mas uma hora chegaria o adeus ele acabou chegando embora cedo, para um caminhão, mas o F4000 se mantém vivo em outra base a aí é outra história.


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