PLATAFORMA F25/F26/F30/F31/F32/F33/F34/F36/F80/F82/83 DA BMW: GERAÇÃO TURBINADA

A ATUAL GERAÇÃO DA SÉRIE 3 TEVE MOTORES TURBINADOS EM AMPLAS APLICAÇÕES.

Antes de mais nada, vamos esclarecer os códigos:

F25: X3 de segunda geração
F26: X4 
F30: Sedan
F31: Perua
F32: Coupé
F33: Conversível
F34: Gran Turismo
F36: Gran Coupé
F80: M3
F82: M4
F83: M4 Cabrio.


Substituir a Série 3 que era baseado na E90 e ter o X3 com base ultrapassada, então a BMW optou por outro caminho: estrear a nova base na segunda geração do X3.

A CHEGADA AO MERCADO DA SEGUNDA GERAÇÃO DO X3 se dá em novembro de 2010, ela mede 4.68 metros de comprimento, 1.88 metros de largura, 1.61 metros de altura e 2.81 metros de entre - eixos, duas opções de câmbio: manual de seis marchas ou automático de oito marchas, apenas a tração integral XDrive,  duas opções de motores, a primeira delas é o seis cilindros de 3 litros e 24 válvulas  á gasolina da família N55 com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta, o seu diâmetro é de 84mm e o curso é de 89.6mm o que totalizavam 2979cm3, a sua taxa de compressão é de 10,2:1 e com isso ele gera 40.8KGFM a 1200RPM e vai até 5000RPM e 306CV a 5800RPM e a segunda opção é 2.nada 16V Turbo Diesel da família N47 com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, turbo, intercooler e injeção common-rail, o seu diâmetro é de 84mm e o curso é de 90mm o que totalizavam 1995cm3, a sua taxa de compressão é de 16,5:1 e com isso gerava 38.7KGFM a 1750RPM-2750RPM e 184CV a 4000RPM. A sua suspensão é Independente nas quatro rodas, sendo braços duplos triangulares na dianteira e Multilnk na traseira com molas helicoidais e os freios são discos ventilados nas quatro rodas.

O X3 chegava ao mercado totalmente renovado com motores seis cilindros de 3 litros e 24 válvulas turbo de 306CV e o 2.nada 16V Turbo diesel de 184CV, mais tarde outro seis cilindros de 3 litros e 24 válvulas aspirado de 258CV e o seis cilindros de 3 litros e 24 válvulas turbo diesel de 258CV e o 2.nada 16V Turbo á gasolina de 184CV.

Em março de 2011 chegava uma opção mais barata para o X3 á gasolina, era o Xdrive 28i que usava o motor seis cilindros em linha de 3 litros e 24 válvulas da família N52 com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis, o seu diâmetro era de 85mm e o curso era de 88mm o que totalizavam 2996cm3, a sua taxa de compressão é de 10.7:1 e com isso gerava 31.7KGFM a 2600RPM e vai até 3000RPM e 258CV a 6000RPM, estreava um turbo diesel mais forte era o seis cilindros de 3 litros e 24 válvulas da família N57 de mesma concepção do quatro cilindros turbo diesel, inclusive tendo o mesmo diâmetro x curso, taxa de compressão é de 16,5:1, o que totalizavam 2993cm3, com isso ele gerava 57.1KGFM a 2000RPM e 2750RPM e 258CV a 4000RPM. Em outubro de 2011 na linha 2012 estreava a versão Xdrive 20i com motor 2.nada 16V Turbo da família N20, com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, o seu diâmetro é de 84mm e o curso é de 90.1mm o que totalizavam 1997cm3, a sua taxa de compressão é de 10:1, dotado de turbo, intercooler e injeção direta com isso ele gerava 27.5KGFM a 1250RPM e vai até 4000RPM e 184CV a 5000RPM e vai até 6250RPM.

A CHEGADA DA NOVA SÉRIE 3 se dá em fevereiro de 2012, o sedã mede 4.62 metros de comprimento, 1.81 metros de largura, 1.43 metros de altura e 2.81 metros de entre - eixos, duas opções de câmbio: manual de seis marchas ou automático de oito marchas, de início três opções de motores, a primeira era para o 328i: o 2.nada 16V Turbo da família N20 é o mesmo do X3 Xdrive20i, mas calibrado para gerar 35.7KGFM a 1250RPM e vai até 4000RPM e 245CV a 5000RPM e vai até 6500RPM, o 335i que usa o mesmo seis cilindros de 3 litros e 24 válvulas turbo do X3 Xdrive 35i e o 320d em duas calibrações: a DynamicEfficience com 38.7KGFM a 1750RPM e vai até 2750RPM e 163CV a 4000RPM e a segunda é  que mantém o torque e os mesmos 184CV do X3 Xdrive20d. A sua suspensão dianteira é Independente tipo McPherson e na traseira é Multlink. de início apenas a tração traseira estava disponível.

A Nova Série 3 chegava ao mercado com motor 2.nada 16V Turbo de 248CV, seis cilindros de 3 litros e 24 válvulas turbo de 306CV, 2.nada 16V Turbo diesel de 163CV e 184CV, mais tarde chegavam o 2.nada 16V Turbo de 184CV,  1.6 16V Turbo de 136CV, 2.nada 16V Turbo Diesel de 116CV, 143CV e o seis cilindros de 3 litros e 24 válvulas turbo diesel de 258CV.

 Em março de 2012 mais versões chegam a Série 3, era o modelo 320i que tinha o motor 2.nada 16V Turbo de 184CV já citado no X3 Xdrive 30i, o 316d com motor 2.nada 16V Turbo diesel  calibrado para gerar: 26.5KGFM a 1750RPM-2500RPM e 116CV a 4000RPM e o 318d usava esse motor calibrado para gerar 32.6KGFM a 1750RPM-2500RPM e 143CV a 4000RPM. 

A CHEGADA DA TOURING E OPÇÃO DE TRAÇÃO INTEGRAL PARA O SEDàa família começou a ser ampliada em Julho, tinha as mesmas dimensões do sedã, nas versões era o modelo 328i com motor 2.nada 16V Turbo de 248CV e os modelos 320d e 330d, o primeiro com motor X3 Xdrive 20d e o segundo com motor do X3 Drive 30i, nesse último um seis cilindros turbo diesel.

A Perua chegava ao mercado com motores 2.nada 16V Turbo de 248CV. 2.nada 16V Turbo Diesel de 184CV e o seis cilindros de 3 litros e 24 válvulas turbo diesel de 258CV, mais tarde chegava o 2.nada 16V Turbo Diesel de 116CV e 143CV e o 2.nada 16V Turbo de 184CV.

  Na mesma época chegava a tração integral para o sedã como opção, apenas o 330d, 318d,316d e essa versão óbvio se chamava Xdrive, tanto a perua como o sedã de tração integral inauguravam a linha 2013 e o sedã de tração traseira estreou o motor seis cilindros turbo diesel 330d que estreou na perua.

MAIS NOVIDADES PARA SÉRIE 3 E X3 completando a linha 2013, em novembro de 2012  o X3 ganhava a opção de tração apenas traseira, a reboque veio o motor 2.nada 16V Turbo Diesel  de 143CV que era o Xdrive 18d, já no sedã da Série 3 estreava a versão 316i, que vinha com motor Prince 1.6 16V THP rebatizado de N13, é de projeto BMW e fabricação Peugeot, o seu diâmetro é de 77mm e o curso é de 85.8mm o que totalizavam 1598cm3, a sua taxa de compressão de 10,5:1, tem bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta, com isso gera 22.4KGFM a 1350RPM e vai até 4500RPM e 136CV a 4350RPM, se está perguntado "é o mesmo motor usado nos PSA hoje, mas que foi estrangulado nesse BMW?" a resposta é sim. Na mesma época foi lançado o 330 Active Hybrid, ele tem o motor seis cilindros turbo de 3 litros da família N55 e um motor elétrico que juntos geravam 45.9KGFM a 1200RPM e vai até 5000RPM e 340CV a 5800RPM e o X3(sim volto a ele de novo...) ganhou o seis cilindros de 3 litros e 24 válvulas turbo diesel calibrado para gerar 64.2KGFM a 1500RPM e vai até 2500RPM e 313CV a 4400RPM. Já a Touring ganhava o 2.nada 16V Turbo de 184CV.

A CHEGADA DO SÉRIE 3 GT se dá em julho de 2013 inaugurando a linha 2014, ele mede  4.82 metros de comprimento, 1.83 metros de largura, 1.51 metros de altura e 2.92 metros de entre - eixos, parece uma mistura de Hacht com perua, concordo que o visual é bem estranho, nos motores ele tinha o 320i com motor 2.nada 16V Turbo, o 328i com esse 2.nada 16V Turbo calibrado para 245CV, o 335i com motor seis cilindros de 3 litros e 24 válvulas com 306CV e os 2.nada 16V Turbo Diesel de 143CV e 184CV, no caso 318d e 320d respectivamente.

O Série 3 GT chegava ao mercado com motor 2.nada 16V Turbo de 184CV ou 245CV, seis cilindros de 3 litros e 24 válvulas turbo de 306CV e os 2.nada 16V Turbo Diesel de 143CV e 184CV.

 A CHEGADA DE UM NOVO CUPÊ SE dá em novembro de 2013 na linha 2014, o cupê passava a agora se chamar Série 4, ele media as mesmas dimensões do sedã, a única diferença óbvia era as duas portas e o nome agora eram 420i, 428i,435i,420d e 430d, nos motores o 2.nada 16V Turbo de 184CV para o 420i, 2.nada 16V Turbo de 245CV para o 428i, o seis cilindros de 3 litros e 24 válvulas turbo com 306CV(335i), o 420d com motor 2.nada 16V Turbo Diesel de 184CV e o seis cilindros em linha de 3 litros e 24 válvulas turbo diesel com 258CV. A Tração Integral como opção para o Série 3 GT chegava na mesma época, o próprio Série 4 também tinha a opção de tração integral e a versão 435d com motor seis cilindros em linha e 24 válvulas de 313CV já citado no X3. O Conversível da Série 4 também era lançado, sem os modelos 420 e 430d, a perua ganha a opção de tração integral.

O Série 4 chegava ao mercado com motor 2.nada 16V Turbo de 184CV ou 245CV, seis cilindros em linha e 24 válvulas turbo com 306CV, 2.nada 16V Turbo diesel de 143CV ou 184CV, 3 litros e 24 válvulas turbo diesel com 258CV ou 313CV.

O Conversível também chegava ao mercado, mas sem o 2.nada  16V Turbo de 184CV e os seis cilindros turbo diesel.



A CHEGADA DO M3/M4, DO GRAND COUPÉ E O FACELIFT DO X3 ambos se dão em março de 2014, no caso do utilitário esportivo a mudança em grades, faróis e para-choques, nos motores o 2.nada 16V Turbo de 184CV para o Xdrive 20i é mantido, o 2.nada 16V Turbo aspirado de 245CV para o Xdrive 28i é mantido, o seis cilindros de 3 litros e 24 válvulas turbo para o Xdrive 35i é mantido, já o Xdrive 20d recebe o novo turbo diesel B47 com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção common-rail, o seu diâmetro é de 84mm e o curso é de 90mm o que totalizavam 1997cm3, a sua taxa de compressão é de 16,5:1 com isso ele gerava 40.8KGFM a 1750RPM e vai até 2250RPM e 190CV a 4000RPM. e o Xdrive 30d e 35d que mantiveram o seis cilindros turbo diesel.

O X3 ganha um facelift além dos motores 2.nada 16V Turbo de 184CV ou 245CV e o seis cilindros de 3 litros e 24 válvulas turbo de 306CV, estreava o 2.nada 16V Turbo diesel de 190CV, além dos seis cilindros turbo diesel 24V de 3 litros que foram mantidos.

 Os esportivos M3/M4 fazem sua estreia na mesma época, o sedã é o M3 e o cupê é o M4, o motor seis cilindros da família S55 é uma versão de alto desempenho da N55, foi incluído mais um turbo com isso  se tornando biturbo, bloco de deck alto e modificações no comando de válvulas , o seu diâmetro x curso repete o N55, a taxa de compressão é de 10,2:1 e com isso ele gerava ótimos:56.1KGFM a 1800RPM e vai até 5500RPM e 431CV a 5600RPM e vai até 7300RPM, além do M3 e do M4, também veio o M4 Cabriolet. Além do manual de seis marchas, ele tinha opção do manual-automatizado de dupla embreagem chamado de DKG pela BMW com sete marchas. Vieram freios e suspensão modificados para melhor desempenho a reboque.

O M4 que chegava ao mercado com motor seis cilindros em linha biturbo de 3 litros e 24 válvulas com 431CV. 
O M4 Cabriolet também chegava junto ao cupê.

O M3 agora era apenas sedã com o mesmo motor do M4.

  Já o Grand Coupé era o "cupê de quatro portas", que mede 4.64 metros de comprimento, e manteve o entre - eixos do sedã, cupê e Touring, ja as versões eram 420i, 428i, 435i, 418d,420d e 430d, no caso o 420 com 2.nada 16V Turbo de 184CV, o 428 com o motor 2.nada 16V Turbo de 245CV, o 435i com motor seis cilindros de 3 litros e 24 válvulas com 306CV, o 2.nada 16V Turbo diesel de 143CV ou 184CV e o seis cilindros de 3 litros e 24 válvulas turbo diesel de 258CV.


O Série 4 Grand Coupé chega ao mercado com motor 2.nada 16V Turbo de 184CV ou 245CV, Seis cilindros em linha de 3 litros e 24 válvulas turbo com 306CV, 2.nada 16V Turbo Diesel de 143CV ou 184CV e o seis cilindros de 3 litros e 24 válvulas turbo diesel com 258CV.


A CHEGADA DO X4 SE DÁ EM OUTUBRO DE 2014 na linha 2015 que não teve mudanças para o Série 3, Série 4(a não ser a inclusão do M3/M4 para esses), o X4 que mede 4.67 metros de comprimento, 1.88 metros de largura, 1.62 metros de altura e o mesmo entre - eixos do X3. Nos motores, na versão Xdrive 20i usava o 2.nada 16V Turbo de 184CV, a Xdrive 28i usava o 2.nada 16V Turbo de 245CV, a Xdrive 35i com motor seis cilindros de 3 litros e 24 válvulas turbo de 306CV, a Xdrive 20d com motor 2.nada 16V Turbo Diesel de 190CV, a 30d com motor seis cilindros em linha de 3 litros e 24 válvulas turbo de 258CV e o seis cilindros em linha de 3 litros e 24 válvulas com 313CV todos já citados no X3.

O X4 chegava ao mercado com motor 2.nada 16V Turbo de 184CV e de 245CV, seis cilindros em linha de 3 litros e 24 válvulas turbo com 306CV, o 2.nada 16V Turbo diesel de 190CV e os seis cilindros em linha de 3 litros e 24 válvulas turbo diesel com 313CV.

Antes de mencionar o facelift vamos as versões e os motores da Série 3 dessa geração:

MODELO                     MOTOR            POTÊNCIA       TORQUE            CÂMBIO
316i                              1.6 16V T              136CV               22.4KGFM        MT6/AT8
320i                              2L 16V T               184CV               27.5KGFM        MT6/AT8
328i                              2L 16V T                245CV              35.7KGFM         AT8
335i                             L6 3L 24V TT         306CV              40.8KGFM        AT8
316d                             2L 16V TD             116CV              26.5KGFM         MT6/AT8
318d                             2L 16V TD             143CV              32.5KGFM         MT6/AT8
320d                             2L 16V TD             163CV              38.7KGFM         MT6/AT8
320d                             2L 16V TD             184CV              38.7KGFM        AT8
330d                             L6 3L 24V TD       258CV              51.7KGFM         AT8
330 H                           L6 3L 24V T          340CV              45.9KGFM         AT8
M4                                L6 3L 24V TT       431CV              56.1KGFM        MT6/DCT7

A CHEGADA DO FACELIFT A SÉRIE 3 se dá em julho de 2015 como linha 2016, tanto para o Sedã como para a Perua(Touring), uma leve mudanças sutil nos para-choques e faróis para o modelo, aliás o M4/M3 ficaram de fora do facelift, ele veio nas versões 318i, 320i, 330i, 340i, 316d, 318d, 320d, 325d e 330d, nos motores o único que se manteve foi o seis cilindros turbo diesel de 3 litros e 24 válvulas, já no resto tudo trocou, o 316 não só passou a se chamar 318, como passou a usar o novo três cilindros 1.5 12V da família B38 com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta, o seu diâmetro é de 82mm e o curso é de 94.6mm o que totalizavam 1499cm3, a sua taxa de compressão é de 11:1 e com isso ele gerava 22.4KGFM a 1450RPM e vai até 4300RPM e 136CV a 4400RPM e vai até 6000RPM, está perguntando é o mesmo motor do Mini? sim é ele mesmo, o 320i tem o quatro cilindros  2.nada 16V da família B48 é basicamente o B38 com um cilindro a mais, inclusive manteve diâmetro x curso e taxa de compressão, e a construção com isso ele gera 29.6KGFM a 1250RPM e vai até 4350RPM e 184CV a 5000RPM e vai até 6500RPM, o 328i tem uma calibração mais forte do 2.nada 16V Turbo que gerava 35.7KGFM a 1450RPM e vai até 4800RPM e 252CV a 5200RPM e vai até 6500RPM, o curioso é que nesse caso a taxa de compressão caiu para 10,2:1. O 340i estreou o seis cilindros da família B58 é basicamente o B48 com dois cilindros a mais e o B38 com o dobro de cilindros!, inclusive mantém a taxa de compressão de 11:1 e com isso ele gerava 45.9KGFM a 1380RPM e vai até 5000RPM e 326CV a 5500RPM e vai até 6000RPM, Nos diesel fez a estréia do B47, só que no caso além do modelo 190CV, ele tinha a opção do 316 que gerava 27.5KGFM a 1250RPM e vai até 2750RPM e 116CV a 4000RPM, a segunda opção é o 318d que gerava 32.6KGFM a 1500RPM e vai até 3000RPM e 150CV a 4000RPM, o 320 ganhou a versão estrangulada com 320d com 163CV e mantendo o torque e tinha até uma calibração mais forte para o 325d com o 2.nada 16V Turbo Diesel calibrado para gerar 45.9KGFM a 1500RPM e vai até 3500RPM e 224CV a 4400RPM. E também o 330 Híbrido que tem o motor 2.nada 16V Turbo á gasolina e o motor elétrico que juntos geram 42.8KGFM a 1750RPM e vai até 3000RPM e 252CV a 5000RPM e vai até 6000RPM,  já o M3 não tinha nenhuma mudança.

O Série 3 ganhava o facelift e junto com ele mudanças mecânicas, apenas o seis cilindros turbo diesel foi mantido, mas estreava o novo três cilindros 1.5 12V Turbo de 136CV, o 2.nada 16V Turbo de 184CV e de 252CV, o seis cilindros de 3 litros 24 válvulas turbo de 306CV, o 2.nada 16V Turbo Diesel de 116CV, 150CV e 163CV e 190CV, além do híbrido 2.nada 16V Turbo de 252CV.

A Touring com os quase todos os mesmos motores do sedã, menos o 1.5 12V Turbo de três cilindros.

Já o X3 não tinha mudanças, assim como o X4 que era recém-lançado, além é claro da Série 4 e do Série 3 GT.


A CHEGADA DO FACELIFT NA SÉRIE 3 GT E DO M4 GTS se dá em julho de 2016 como linha 2017, era o facelift no Série 3 GT que vinha nos motores 320i, 330i, 340i, 318d, 320d, 325d e 330d, os motores  eram o 2.nada 16V Turbo com 184CV para o 320i, 2.nada 16V Turbo de 252CV para o 330i, seis cilindros de 3 litros e 24 válvulas e 326CV para o 340i, 2.nada 16V Turbo Diesel de 150CV para o 318d, 2.nada 16V Turbo Diesel de 184CV para o 320d, 2.nada 16V Turbo diesel de 224CV para o 325d e o seis cilindros de 3 litros e 24 válvulas para o 330d.

O Série 3 GT chegava ao mercado reestlizado com os motores 2.nada 16V Turbo de 184CV ou 252CV, seis cilindros de 3 litros 24 válvulas turbo de 326CV, 2.nada 16V Turbo Diesel de 150CV, 190CV e 224CV e o seis cilindros em linha de 3 litros e 24 válvulas turbo 258CV.

 Em outubro o  M4 ganhava a versão GTS, o câmbio era manual-automatizado de dupla embreagem com sete marchas, o motor seis cilindros em linha de 24 válvulas, biturbo da família S55 e esse é uma versão de alto desempenho da N55 ganhava injeção de água para resfriar a câmara de combustão e com isso permitindo mais potência, sendo que em janeiro do mesmo ano ele já havia ganhou o Competition Package e com isso ele passou a gerar 450CV a 7000RPM e mantinha o torque de 56.1KGFM, voltando ao GTS lançado em outubro de 2016, o motor passou a gerar 61.2KGFM a 4000RPM e vai até 5500RPM e 500CV a 6250RPM, realmente é algo interessante, freios, suspensão e rodas foram modificados. nesse caso apenas 700 unidades do M4 GTS foram produzidas.
O M4 GTS chegava ao mercado com o motor seis cilindros em linha de 3 litros 24 válvulas biturbo calibrado para 500CV.

 O FACELIFT PARA A SÉRIE 4  chegava em março de 2017 tanto para o Gran Coupé como para o  Coupé e o Conversível, as versões eram 420i, 430i, 440i, 418d(Gran Coupé), 420d e 430d e o s motores o 2.nada 16V Turbo de 184CV para o 420i, 2.nada 16V Turbo de 252CV para o 430i, seis cilindros de 3 litros e 24 válvulas turbo de 326CV para o 440i, o 418d veio com o 2.nada 16V Turbo Diesel de 150CV, o 420d veio com 2.nada 16V Turbo Diesel de 190CV e o seis cilindros de 3 litros e 24 válvulas turbo diesel de 258CV. um mês antes o GTS dava adeus ao mercado, afinal eram apenas 700 unidades.

O Série 4 chega reestilizado ao mercado e os motores são o 2.nada 16V Turbo de 184CV ou 252CV, seis cilindros de  3 litros 24 válvulas turbo de 326CV, o 2.nada 16V Turbo Diesel de 190CV e o seis cilindros de 3 litros e 24 válvulas turbo diesel de 258CV.

O Conversível com os mesmos motores do cupê.

O Série 4 Gran Coupé, além do motor do Série 4, ele tem uma opção turbo diesel mais barata de 150CV.

A CHEGADA DO M4 CS se dá em novembro de 2017, na mesma época, o Série 3 e Touring sem alterações, assim como Série 3 GT , o Série 4 Coupé(versões normais) , Série 4 Conversível e Grand Coupé. O X3 migra para uma nova geração e uma nova base, mas aí é outra conversa. O X4 ganha a versão M40i que ganha o seis cilindros de 3 litros e 24 válvulas turbo da família N55 com calibração mais forte para gerar 47.4KGFM a 1350RPM e 360CV a 5800RPM e vai até 6000RPM,  O M4 CS ganha alterações no motor seis cilindros em linha de 3 litros e 24 válvulas biturbo e com isso passou a gerar 61.2KGFM a 4000RPM e vai até  5850RPM e 460CV a 6250RPM e vai até 7000RPM. 

O X4 M40i  chegava ao mercado com motor seis cilindros de 3 litros e 24 válvulas turbo com 360CV 
O M4 CS chegava ao mercado com motor seis cilindros de 3 litros em linha 24 válvulas biturbo com 460CV.

Em março de 2018 o X4 ganhava nova geração, mas aí é outra história, o M4 CS vai sair de cena no meio do ano, mas os Série 3/4 terão um tempo de vida, até ganharem nova geração.

O PRIMEIRO BMW NACIONAL CHEGA AO MERCADO em setembro de 2014  era o Série 3 nos  modelos 320i e 328i, lembrando que das marcas  do "trio de ferro alemão" a única a não fabricar um carro em solo brasileiro era a BMW, a Audi fez o A3 de primeira geração de 1999 até 2006 e a Mercedes-Benz o Classe A de primeira geração de 1999 até 2005 e o CLC de 2008 até 2011, lógico que depois viriam A3 Sedan da Audi e os Mercedes-Benz Classe C e GLA. Voltando ao Série 3 nacional, ele não tinha nenhuma diferença do importado já que o modelo feito na fábrica de Araquari-SC era um CKD(e ainda é, na verdade). Já o motor era o 2.nada 16V Turbo da família N20 com as duas calibrações e ambos já Flex chamados de ActiveFlex, o primeiro para o 320i gerava 27.5KGFM a 1250RPM e vai até 5000RPM e 184CV a 5000RPM e vai até 6250RPM e nos 328i gerava 35.7KGFM a 1250RPM e vai até 4000RPM e 245CV a 5000RPM e vai até 6250RPM ostentando assim o título de carro nacional de passeio mais potente e isso até hoje.

BMW Série 3 nacional chegava ao mercado com motores 2.nada 16V Turbo com duas calibrações: 184CV e 245CV

 No ano seguinte é vez do utilitário esportivo ser produzido em Araquari-SC, no mesmos motores 2.nada 16V Turbo de 184CV ou 245CV para os modelos Xdrive 20i, Xdrive 28i e para ele veio o seis cilindros de 3 litros e 24 válvulas turbo que gerava 40.8KGFM a 1200RPM e vai até 5000RPM e 306CV a 5800RPM. Em Outubro de 2016 nada muda nos modelos, em outubro de 2017 o X3 dá um "até breve" e se prepara para a nova geração, mas o Série 3 segue firme, inclusive ganhando o facelift no final de 2016.

A CHEGADA DOS MODELOS ALEMÃES começou em outubro de 2011 com o X3 e o motor era o seis cilindros de 3 litros e 24 válvulas turbo de 40.8KGFM a 1200RPM e vai até 5000RPM e 306CV a 5800RPM, em agosto de 2012 chegava a nova Série 3 nas versões 328i e 335i, o primeiro com motor 2.nada 16V Turbo de 35.7KGFM a 1250RPM e vai até 4000RPM e 245CV a 5000RPM e vai até 6250RPM e o segundo com o mesmo motor do X3, em setembro de 2012 é vez do X3 receber o 2.nada 16V Turbo do 328, em outubro de 2012 chegava o 320i com motor 2.nada 16V Turbo que gerava 27.5KGFM a 1250RPM e vai até 4000RPM e 184CV a 5000RPM e vai até 6250RPM, em março de 2014 chegavam os 435i Coupé, 435i Cabrio com o motor seis cilindros já citado no X3 e esse mais tarde ganhava o 2.nada 16V Turbo de 184CV. Em outubro de 2014 o 320i e o 328i se tornavam nacionais, na mesma época chegava o 428i Gran Coupé(o cupê de quatro portas) e o 328i GT com mesmo motor 2.nada 16V Turbo de 245CV, em Março de 2015 era vez do M4 chegar ao Brasil com seu motor seis cilindros biturbo de 3 litros e 24 válvulas da família S55 que gerava 56.1KGFM a 1800RPM e vai até 5500RPM e 431CV a 5600RPM e vai até 7300RPM, em outubro era vez do X3 se nacionalizar e a chegada do M3 com o mesmo motor do M4, em outubro de 2016 na linha 2017 sem alterações, em agosto de 2017 chegava o Série 3 GT com facelift e com o motor 328i e segue sem mudanças e a linha atual dos modelos importados da BMW é composto por:

430i Sport Cabrio
M3


O M4 deu adeus, assim com os cupês, o próprio Série 3  sedã é composto pelos sedãs nacionais. vale lembrar que o M4 pelo visto se despediu do Brasil com a versão GTS.

  Essa geração colocou o programa "Turbo para todos" na BMW, trouxe de volta o seis cilindros em linha para a M3 e deu origem ao primeiro BMW fabricado no Brasil.
























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