LADA LAIKA: A SUA LONGA VIDA NA UNIÃO SOVIÉTICA/RUSSIA

SINÔNIMO DE CARRO RUSSO, DERIVADO DE UM ITALIANO FOI UM SEDÃ LONGEVO

Em 1965 no começo do Governo Brejnev(aliás dos presidentes soviéticos/russo é o mais ligado em carros) os governantes perceberam que a frota soviética estava velha, assim como a Romênia, mas lógico Ceaucescu foi atrás da Renault e teve o Dacia 1300 primo do Renault 12 e do Ford Corcel(lembrando que esse modelo foi um projeto da Willys). Já a URSS foi atrás da Fiat e fez um contrato para fabricar sob licensa o Fiat 124, mas com outra marca e lógico a equipe Soviética teve um trabalho de reengenharia em "Marcha soviética".  Ou seja na União soviética o carro ........ escreve sob você! negativo, quem escreve sob o Lada sou eu.

  A CHEGADA AO MERCADO se deu em Março de 1970, ele era igual ao Fiat 124 Italiano no visual, só mudava o logo da marca russa criada: a Lada, que pertence a AutoVaz, ele media  4.04 metros de comprimento, 1.61 metros de largura, 1.38 metros de altura e 2.42 metros de entre - eixos. O câmbio era manual de quatro marchas, em relação ao Fiat 124 o aço da carroceria era mais grosso parecendo um bunker nuclear, o motor original da Fiat foi descartado(lembrando que o Dacia 1300 se valeu do motor Sierra/Cléon da Renault) em favor de um motor desenvolvido pela Nami com bloco e cabeçote de ferro, comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, o 1200, tinha diâmetro de 76mm e curso de 66mm o que totalizavam 1198cm3, a sua taxa de compressão é de 8,5:1 e dotado de carburador de corpo duplo ele gerava 8.9KGFM a 3400RPM e 60CV a 5600RPM. A sua suspensão utilizava molas helicoidais na dianteira era Independente por braços duplos triangulares e na traseira era eixo rígido com barras panhard. O motor era longitudinal e a tração era traseira. Aliás a suspensão foi reforçada e elevada para encarar as estradas da antiga URSS. Os freios eram discos sólidos e tambores na traseira, esse último era feito de alumínio. Era o modelo 2101 que chegava ao mercado, aliás o chamado Laika no Brasil, tinha o nome por números na URSS e depois Russia. 

O 2101 chegava ao mercado com motor 1.2 de 60CV

Em março de 1971 era vez da perua chegar ao mercado, ela mantinha largura e entre - eixos, mas o comprimento ia a 4.06 metros e altura a 1.40 metros, o câmbio manual de quatro marchas era o mesmo, assim como o motor 1200., ela era chamada de 2102.

A Perua 2102 chegava ao mercado com motor 1.2, mais tarde ganhava o 1.3 de 67CV e o 1.5 que está citado abaixo.

Em outubro de 1971 na linha 1972 nada muda, aliás em outubro de 1970 na linha 1971 também não mudava nada no sedã.

A CHEGADA DO 2103 se dá em março de 1972 e apenas o sedã recebia nova grade dianteira, faróis e para-choques e mudanças na lanterna, o 2101 era mantido na produção e principalmente a principal diferença era o motor 1.5 também  desenvolvido pela Nami, o diâmetro era mantido e o curso passou a 80mm o que totalizavam 1452cm3, a sua taxa de compressão era de 8:1 e dotado de carburador  de corpo duplo ele gerava 10.8KGFM a 3500RPM e 76CV a 5600RPM. Suspensão e freios se modificavam pela maior potência do modelo.

O 2103 chegava ao mercado com motor 1.5 de 76CV, mais tarde o 1.3 de 73CV e o 1.2 de 60CV do 2101.

Em outubro de 1972 na linha 1973 nada muda, em março de 1973 o 2103 recebe o motor 1200 do 2101, em outubro de 1973 na linha 1974 a perua ganhava a opção do 1500 já citado no 2103. Em outubro de 1974 na linha 1975  estreava o novo motor 1300, o seu diâmetro crescia para 79mm e o curso do 1.2 era mantido o que totalizavam 1294cm3, a sua taxa de compressão era de 8,5:1 e com isso gerava 9.3KGFM a 3400RPM e 67CV a 5600RPM, em outubro de 1975 na linha 1976 nada muda, em outubro de 1975 na linha 1976 nada muda.

A CHEGADA DO 2106 se dá em março de 1976 ele ganhava nova grade dianteira, faróis, para-choques e novas lanternas, além dessa mudanças, estreava duas mudanças mecânicas: a opção do automático de três marchas e o motor 1600, o curso era o mesmo 1300(79mm) e o diâmetro era o mesmo do 1500(80mm) o que totalizavam 1568cm3, dotado de carburador de corpo simples e taxa de compressão de 8,5:1 ele gerava 12.2KGFM a 3000RPM e 78CV a 5400RPM. Suspensão e freios foram modificados para a maior potência.

O 2106 chegava ao mercado, trazia câmbio automático de três marchas com opção e o motor 1.6 de 78CV

Em outubro de 1976 na linha 1977 nada muda, em outubro de 1977 na linha 1978 nada muda, Em outubro de 1978 na linha 1979 nada muda, em outubro de 1979 na linha 1980 nada muda.

A CHEGADA DOS MODELOS 2105 E 2104 se dá em outubro de 1980 na linha 1981 com nova grade dianteira, faróis, para-choques e lanternas com isso ele passou a media 4.13 metros de comprimento, 1.44 metros de altura, largura e entre -eixos foram mantidos(no caso do 2105), já o 2104 que era a perua media 4.15 metros de comprimento e 1.46 metros de altura, já no caso do câmbio manteve o manual de quatro marchas, no motor de início apenas o 1300 que gerava 9.4KGFM a 3400RPM e 65CV a 5600RPM, na Perua ela também vinha com apenas esse motor. 

O 2105 era o facelift mais extenso e o motor era o 1.3 de 65CV, mais tarde o 1.2 de 60CV e o 1.5 de 75CV eram incorporados a linha, além do 1.6 que é citado mais abaixo.

A Perua recebia um facelift pela primeira vez e os motores eram os mesmos do sedã.

Em outubro de 1981 na linha 1982 duas novidades: o 2105 e a 2104(Perua) ganhavam as opções dos motores 1200 de 60CV e o 1500 de 75CV. Em outubro de 1982 uma baixa: o sedã 2101 que era o pioneiro da família dava o seu adeus.

A CHEGADA DO 2107 QUE É A VERSÃO MAIS LUXUOSA  se dá na mesma época, em outubro de 1982 na linha 1983, o motor era apenas o 1500 que gerava 11KGFM a 3500RPM e 75CV a 5600RPM era a versão mais luxuosa com grade dianteira cromada e com isso ele vai a 4.14 metros de comprimento.

O 2107 com grade cromada era o modelo mais luxuoso chegava ao mercado com motor 1.5 de 75CV, mais tarde o 1.6 de 78CV e o 1.7 de injeção eletrônica com 84CV.


Em outubro de 1983 na linha 1984 é a vez do 2103 dar o seu adeus que era o sedã com o primeiro face-lift e o 2107 ganhava o motor 1600 de 78CV do 2106. Em outubro de 1984 na linha 1985 duas novidades para o 2107: o câmbio manual de quatro marchas dava lugar para o de cinco marchas e ganhava o automático de três marchas emprestado do 2106. Em outubro de 1985 na linha 1986 era vez da perua 2102 dar o seu adeus e no resto da linha nada  muda, em outubro de 1986 na linha 1987 nada muda, em outubro de 1988 na linha 1989 nada muda, em outubro de 1989 na linha 1990 era vez do câmbio manual de cinco marchas equipar os 2105 e 2104(Perua) e além disso a opção do motor 1.6 de 78CV era estendido para eles. Em outubro de 1990 na linha 1991 nada muda. Em outubro de 1991 na linha 1992 nada muda e dois meses depois vem o fim da URSS e lógico a Rússia fica como herdeira da antiga URSS, mas isso complica a situação do Lada fora das fronteiras Russas(Brasil, por exemplo, depois explico). Em outubro de 1992 na linha 1993 nada muda, em outubro de 1993 na linha 1994 o 2107 estreava o novo motor 1700, que tinha diâmetro de 82mm e o curso era o mesmo do 1500 o que totalizavam 1690cm3, de quebra ganhou injeção eletrônica monoponto de origem GM(impensável em tempos de Guerra Fria), taxa de compressão de 8,5:1 e com isso gerava 14KGFM a 3200RPM e 84CV a 5200RPM.

   Em outubro de 1994 na linha 1995 nada muda, em outubro de 1995 na linha 1996 nada muda, em outubro de 1996 na linha 1997 nada muda, em outubro de 1997 na linha 1998 nada muda, em outubro de 1998 na linha 1999 nada muda, em outubro de 1999 na linha 2000 a injeção eletrônica é estendida ao sedã 2105 e a perua 2104 e com isso eles passam a ter 84CV, só o 2106 fica de fora. Em outubro de 2000 na linha 2001 nada muda, em outubro de 2001 na linha 2002 nada muda, em outubro de 2002 na linha 2003 nada muda, em outubro de 2004 na linha 2005 nada muda, em outubro de 2005 na linha 2006 nada muda. 

O FIM DO 2106 se dá em outubro de 2006 depois de 30 anos de mercado, mas os 2105(sedã), 2104(Perua) e 2107(Sedã de grande cromada seguiam na ativa), em outubro de 2007 na linha 2008 nada muda, em outubro de 2008 na linha 2009 nada muda, em outubro de 2009 na linha 2010 nada muda.

O COMEÇO DO FIM se dá em dezembro de 2010 quando a perua dá adeus ao mercado Russo depois de 39 anos de mercado, seguiam na ativa os 2105(sedã) e 2107(Sedã com grade cromada). Em outubro de 2011 na linha 2012 nada muda e em setembro de 2012 é vez dos sedãs darem o seu adeus, depois de 42 anos de mercado, cinco opções de motores diferentes no decorrer da vida, chegou a hora aposentadoria. ele dava lugar ao Granta.

NO BRASIL O LADA.... CHEGOU ATÉ VOCÊ! e isso não é piada, é sério, em 1990 o então presidente Fernando Collor abriu os portos as "nações amigas" e advinha quem foram os primeiros importados a chegar: O Lada 2105 e 2104 rebatizados como Laika e Laika Station Wagon, ele chegou em março de 1990, Laika foi o nome do primeiro ser vivo a chegar no espaço, aliás o Lada teve mercados externos interessantes: Inglaterra, Cuba(onde chega a ser o dobro da quantidade de modelos pré-1959 norte-americanos que são onipresentes), além é claro de ser fabricado também no Egito. Ele chegou apenas com duas opções de câmbio: manual de cinco marchas e duas opções de motores, a primeira era o 1500 que gerava 10.8KGFM a 3500RPM e 75CV a 5500RPM e a segunda opção era o 1600 que era sempre o mais vendido que gerava 12.2KGFM a 3000RPM e 78CV a 5500RPM e esse modelo foi o mais vendido da Lada no Brasil.

O Laika chegava ao Brasil com motores 1.5 de 75CV e o 1.6 de 78CV.

A Laika SW com os mesmo motores do sedã e na foto é um modelo vendido na Inglaterra.


A campanha publicitária era bem humorada, em outubro de 1990 na linha 1991 nada muda, apenas a inclusão de outros modelos, em outubro de 1991 na linha 1992 nada muda, mas dois meses depois vem o fim da URSS e isso prejudica muito as operações da Lada no exterior e a operação brasileira que era iniciante complicou. Em outubro de 1992 na linha 1993 nada muda, em outubro de 1993 na linha 1994 nada muda, em outubro de 1994 na linha 1995 sem alterações e lógico a mudança do imposto de importação prejudica o Lada e no ano seguinte o Laika dá adeus ao mercado nacional, a Lada só fica vendendo o Niva.


 O Laika ou Vaz(2101,2102,2103,2106,2105,2104 e 2107) foram longevos na Rússia(ou na extinta URSS) inclusive até hoje fazem parte da paisagem local depois de anos, foi um dos veículos mais longevos do mundo, teve mercado externo cativo(principalmente Cuba). Mas uma hora o adeus chega para todo mundo. No Brasil até Mercedes-Benz ou BMW importados da época sofrem com falta de peças e caras, não seria diferente com o Lada e nesse caso ou até pior, já que os alemães tem muito prestígio, mesmo dando para usar peças do Fiat 147(em grande maioria) é uma situação complicada, mas mesmo assim foi  o primeiro importado a chegar ao Brasil pós-abertura da importações.













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