NESSA RODADA SÓ TIVEMOS EUROPEUS, NO LADO FRANCÊS UM CARRO ATUAL E UM CLÁSSICO, DO LADO ALEMÃO UM SUPERCARRO E UM CLÁSSICO E DO LADO ITALIANO APENAS SUPERCARROS E UM CUPÊ BEM LEVE.
Essa rodada não conta nem com norte-americanos e nem com japoneses, aliás o norte-americanos vão voltar na próxima que é penúltima rodada da Reta de Le Mans, já os japoneses todos foram até a rodada passada. Do lado francês teve o atual RCZ da Peugeot e o Alpine A110 1600S que foi primeiro campeão do WRC e a Renault-Alpine venceu Le Mans em 1978. Do lado alemão temos o clássico BMW M3 E30 e o Mercedes-Benz SLS AMG. No lado italiano temos três supercarros: Ferrari F40 e 458 Itália, Lamborghini Diablo e o Alfa Romeo 4C. vamos aos carros, antes lembrar que nenhum desses ainda teve vídeo e volta rápida, mas terão, só não se sabe quando.
PEUGEOT RCZ GT-LINE 1.6 16V THP
MOTOR: 1.6 16V THP DA FAMÍLIA PRINCE
POTÊNCIA: 155CV a 6000RPM
TORQUE: 24.4KGFM a 1400RPM
CÂMBIO: MANUAL DE SEIS MARCHAS
O cupê RCZ é um belo cupê sem dúvida nenhuma, mas a versão aqui é a GT-Line que é o modelo "comum", aquele que já foi vendido no Brasil, mas com adereços visuais. é um carro francês, está digamos na pista de casa. O motor e tração são dianteiros. O câmbio é manual de seis marchas. O motor é o 1.6 16V THP da família Prince com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta com isso gera 24.4KGFM a 1400RPM e 155CV a 6000RPM, é basicamente o mesmo usado no 208 GTi e no DS3 Racing, mas com menos potência, menos até que os modelos fabricados no Mercosul como 208 GT e C4 Lounge. Até chegar no "retão" ele é bem plantado no chão e tem uma excelente estabilidade, chegando na reta, lógico que os 155CV não iam levar ele muito longe(não que foi ruim, longe disso), mas aerodinâmica ajudou ele chegar a 219KM/H é o segundo menos veloz da rodada, mas ainda assim o mais veloz entre os franceses dessa rodada.
ALPINE A110 1600S 1972
MOTOR: RENAULT FAMÍLIA A 1.6
POTÊNCIA: 140CV a 6500RPM
TORQUE: 15.8KGFM a 5000RPM
CÂMBIO: MANUAL DE CINCO MARCHAS
VELOCIDADE MÁXIMA: 197KM/H
O Alpine A110 lembra o antecessor A108 que deu origem ao Interlagos, esse lembrar Bird Clemente e esse lembra o nosso piloto nos vídeos "Clementinho". O Alpine foi o primeiro campeão do WRC e também um protótipo da Renault-Alpine levou Le Mans em 1978. O motor e tração são traseiros. O câmbio é manual de cinco marchas. O motor 1.6 pertence a família A da Renault com bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas no bloco acionado por varetas e corrente metálica com isso gera 15.8KGFM a 5000RPM e 140CV a 6500RPM. A expressão "ele está em casa" tem duplo sentido no A110, primeiro ele é bem divertido, "rabeia" sem ser descontrolável, até chegado do "retão". Chegando na reta o câmbio curto "padrão Renault Sport(Lembre-se a Renault Sport surgiu da fusão da Gordini e da Alpine)" se mostrou presente, como no Mégane R.S 265 antes de chegar na metade da reta ele chegou a 198KM/H que é sua final, mas vamos fazer justiça: é o mais lento dessa rodada, mas é o mais antigo e é mais veloz que alguns muscle car, graças a quinta marcha.
ALFA ROMEO 4C 1.7 16V TBI
MOTOR: 1.7 16V TURBO E INJEÇÃO DIRETA
POTÊNCIA: 239CV a 6000RPM
TORQUE:35.6KGFM a 2000RPM
CÂMBIO: MANUAL AUTOMATIZADO DE DUPLA EMBREAGEM COM SEIS MARCHAS
VELOCIDADE MÁXIMA: 258KM/H
O Alfa Romeo 4C é uma "mini-Ferrari" para mim. O motor é central e a tração é traseira como numa Ferrari. O câmbio é o manual-automatizado de dupla embreagem com seis marchas. Só que em vez de um V8 ou V6, aqui tem um quatro cilindros em linha, é o 1.7 16V TBI desenvolvido em conjunto com a Ferrari com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta com isso gera 35.6KGFM a 2000RPM e 239CV a 6000RPM, lógico que o baixo peso dele ajuda. Na pista até chegar no retão, ele dá boas rabeadas, mas ainda assim bem tranquilos. chegando na reta ele cravou 258KM/H foi o mais lento entre os italianos, afinal é um quatro cilindros, mas ficou á frente de outros modelos e igualou a marca do rival Alpine A110 1.8 16V TCE.
FERRARI 458 ITÁLIA 4.5 V8 32V
MOTOR: F136 4.5 V8 32V INJEÇÃO DIRETA
POTÊNCIA: 571CV a 9000RPM
TORQUE:55.1KGFM a 6000RPM
CÂMBIO: MANUAL-AUTOMATIZADO DE DUPLA EMBREAGEM COM SETE MARCHAS
VELOCIDADE MÁXIMA: 321KM/H
A Ferrari 458 Itália foi a última Ferrari de motor aspirado. O motor é central e a tração é traseira. O câmbio é o manual-automatizado de dupla embreagem com sete marchas. O motor é o F136 V8 4.5 32V de injeção direta com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada, coletores variávies e injeção direta que gera ótimos 55.1KGFM a 6000RPM e 571CV a 9000RPM é o terceiro mais potente dessa rodada junto com o Mercedes-Benz. Até chegar no retão como todo supercarro ele é arisco, mas chegando na reta o seu motor potente e a boa aerodinâmica fez ela ter a melhor velocidade máxima da rodada: 321KM/H e inclusive fez dobradinha com outra Ferrari citada mais abaixo.
LAMBORGHINI DIABLO GT V12 6 LITROS 48V
MOTOR: LAMBORGHINI V12 6 LITROS 48V
POTÊNCIA: 580CV a 7500RPM
TORQUE: 64.2KGFM a 5000RPM
CÂMBIO: MANUAL DE CINCO MARCHAS
VELOCIDADE MÁXIMA: 298KM/H
O Lamborghini Diablo é antecessor do Aventador e sucessor do Countach(ambos vão estar na próxima rodada). O motor é central e a tração é traseira. O câmbio é manual de cinco marchas. O motor V12 tem bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, é um motor que ficou 50 anos no mercado(lógico, com alterações) com isso ele gera 64.2KGFM a 5000RPM e 580CV a 7500RPM é o mais potente da rodada. Ele mesmo sendo um supercarro antigo, é bem arisco até chegar no "retão". Chegando na reta, apesar da sua excelente aerodinâmica não fez frente a modelos mais modernos e com isso ele chegou a 298KM/H uma ótima marca, sim sem dúvidas nenhuma, mas ficou atrás da Ferrari 458 Itália e da Mercedes-Benz SLS AMG.
FERRARI F40 2.9 V8 32V BITURBO
MOTOR: V8 2.9 32V BITURBO DA FAMILIA DINO
POTÊNCIA: 478CV a 7000RPM
TORQUE:58.8KGFM a 4000RPM
CÂMBIO: MANUAL DE CINCO MARCHAS
VELOCIDADE MÁXIMA: 315KM/H
Ela é conhecida de ser "A Ferrari das Ferrari". Mesmo 30 anos depois do seu lançamento é um carro bem interessante, o ronco é animal e bonito. O motor é central e a tração é traseira. O câmbio é manual de cinco marchas. O motor V8 2.9 32V Biturbo pertence a família Dino com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, biturbo e intercooler com isso gera 58.8KGFM a 4000RPM e 478CV a 7000RPM. Ela ao mesmo tempo que tem um ronco maravilhoso, ela é bem arisca até chegar no "retão", mas chegando na reta ela compensou chegou a ótimos 315KM/H é o segundo mais veloz da rodada, superando inclusive carros mais modernos e fez dobradinha com outra Ferrari: a 458 Itália.
MERCEDES-BENZ SLS AMG 6.2 V8 32V
MOTOR: M159 V8 6.2 32V
POTÊNCIA: 578CV a 7000RPM
TORQUE: 66.3KGFM a 5000RPM
CÂMBIO: MANUAL-AUTOMATIZADO DE DUPLA EMBREAGEM COM SETE MARCHAS
CÂMBIO: MANUAL-AUTOMATIZADO DE DUPLA EMBREAGEM COM SETE MARCHAS
VELOCIDADE MÁXIMA: 313KM/H
O SLS AMG é um esportivo interessante na estrela de três pontas, mesmo anos sem ser produzido parece ser um carro atual. O motor é dianteiro e a tração é traseira. O câmbio é o manual-automatizado de dupla embreagem com sete marchas chamado de DCT-7 da Mercedes-Benz. O motor é o V8 6.2 32V da família M159 que é uma versão de comando de válvulas e coletores mais bravos do M156 com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis com isso gera 66.3KGFM a 5000RPM e 578CV a 7000RPM. Até chegar no "retão" é arisco e o belo ronco de provocar chuvas e trovões, chegando na reta ele mostrou ser ótimo: 313KM/H é a terceira maior velocidade máxima dessa rodada, só atrás das Ferrari e o primeiro entre os alemães por questões óbvias.
BMW M3 SPORTS EVOLUTION 2.5 16V
MOTOR: 2.5 16V DA FAMÍLIA S14 QUE É UMA VARIAÇÃO DA M10
POTÊNCIA: 238CV a 7000RPM
TORQUE: 24.4KGFM a 5000RPM
CÂMBIO: MANUAL DE SEIS MARCHAS
VELOCIDADE MÁXIMA: 241KM/H
Tudo bem que a M4 atual, a M3 V8 são até carros bem interessantes. mas a "devoção" pela E30 pelos fãs é inigualável. O motor é dianteiro e tração é traseira. O câmbio é manual de cinco marchas. O motor 2.5 16V pertence a família S14 é uma versão de alto desempenho da M10 com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada e com isso gera 24.4KGFM a 5000RPM e 238CV a 7000RPM, é um motor girador. Até chegar na reta, ele dá suas "rabeadas", mas até que é tranquilo, o ronco do motor girador é legal. Chegando na reta lógico que aerodinâmica de um veículo todo reto, atrapalha, mas mesmo assim foi a 241KM/H, ok só ficou á frente dos dois franceses dessa rodada, mas ficou atrás do Alfa Romeo 4C e acima do Alfa 4C apenas supercarros.
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