NA RETA DE LE MANS PARTE 9: NORTE-AMERICANOS E EUROPEUS(INGLESES E ITALIANOS)

NESSA RODADA TEMOS SUPERCARROS NORTE-AMERICANOS, INGLESES E ITALIANOS, SENDO OS PRIMEIROS SÃO CLÁSSICOS.

Essa é a penúltima rodada dos testes na Reta Le Mans, calma no final de semana vem a última e depois os testes continuaram em Le Mans, mas quando chegar os carros e aí já serão feitos com 0 a 100KM/H e a retomada de 60 a 100KM/H em quarta(se for um carro de cinco marchas) como aconteceu com Mitsubishi Lancer Evolution IV e o Fiat 500, lógico que o BR-Z só teve a final por causa do GT86, assim com o Clio com facelift por causa do outro sem facelift.  Voltando a rodada de hoje, o único carro que já teve vídeo gravado e volta rápida foi o Shelby Cobra, mas vamos aos carros e tivemos várias quebras de recorde presentes.

                                                SHELBY COBRA V8 7 LITROS 1966 

MOTOR: FORD V8 FE 7 LITROS
POTÊNCIA: 491CV a 6500RPM
TORQUE: 66.3KGFM a 3500RPM
CÂMBIO: MANUAL DE QUATRO MARCHAS
VELOCIDADE MÁXIMA: 236KM/H

O Shelby Cobra já teve vídeo e volta rápida por aqui, por enquanto ele é o recordista entre os clássicos na volta rápida. Os norte-americanos voltaram, mas é apenas nessa rodada, já que é a penúltima. O motor é dianteiro e a tração é traseira. O câmbio é manual de quatro marchas. O motor V8 pertence a família FE da Ford é o "Big-Block" da Ford com bloco e cabeçote de ferro, comando de válvulas no bloco acionado por varetas e corrente metálica com isso gera 66.3KGFM a 3500RPM e 491CV a 6500RPM. Ele como todos  os carros dessa rodada é bem arisco até chegar no "retão". Chegando na reta logo depois da metade acabou já chegando a sua velocidade máxima: 236KM/H e lembrando que só tem apenas quatro marchas, foi o menos veloz da turma, mas é o mais antigo dessa rodada.

                                                       FORD GT40 289 V8 4.7

MOTOR: WINDSOR V8 289 4.7
POTÊNCIA: 359CV a 6500RPM
TORQUE: 46.5KGFM a 5500RPM
CÂMBIO: MANUAL DE QUATRO MARCHAS
VELOCIDADE MÁXIMA: 270KM/H 

Aqui se trata nada mais nada menos que o tetracampeão de Le Mans: o Ford GT 40 nascido de uma vingança do "Imperador" Henry Ford II ao Enzo Ferrari que no último minuto desistiu de vender a Ferrari para a Ford.  Esse norte-americano se sente em casa em Le Mans. O motor é central e a tração é traseira. O câmbio é manual de quatro marchas. O motor é o V8 289 4.7 da familia Windsor a mesma 302 do Maverick, mas com uma diferença: bloco de ferro, cabeçote de alumínio(os do Maverick eram de ferro), inclusive os Maverick de competição dos anos 1970 usavam cabeçote do GT40,  comando de válvulas no bloco acionado por varetas e corrente metálica com isso gera 46.5KGFM a 5500RPM e 359CV a 6500RPM, Afinal é um  carro de quase 50 anos, é natural que ele sinta o "peso da idade", ao menos a quarta marcha mais longa e a aerodinâmica melhor que o Cobra permitiram ele a chegar a 270KM/H e um pouco depois do fim da metade da reta. Até chegar no "retão" ele é um carro arisco como todos os outros dessa rodada.

                                            ASTON MARTIN ONE-77 V12 7.3 48V 

MOTOR: ASTON MARTIN V12 7.3 48V
POTÊNCIA: 759CV a 8000RPM
TORQUE: 76.5KGFM a 5000RPM
CÂMBIO: AUTOMÁTICO DE SEIS MARCHAS
VELOCIDADE MÁXIMA: 340KM/H

Ele é um inglês tem exclusivo: 77 unidades, nessa rodada ele é um dos representantes dos carros da "terra do Jeremy Clarkson". O motor é dianteiro e a tração é traseira, aliás o único dessa rodada a  ter motor dianteira. O câmbio é o automático de seis marchas. Aqui o motor Aston Martin V12 que compartilha pistões e bielas com Ford-Duratec Cylcone V6 teve a sua cilindrada aumentada tem bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis e com isso gera 76.5KGFM a 5000RPM e 759CV a 8000RPM é um carro potente. Como todos dessa rodada ele é bem arisco até chegar no 'retão". chegando na reta os quase 760CV o levaram a 340KM/H o que acabaria quebrando o recorde da Mclaren 650S, mas isso duraria pouco tempo, o por que? mais abaixo você verá o motivo.

                                                        MCLAREN F1 V12 6.1 48V

MOTOR: BMW V12 S70 6.1 48V
POTÊNCIA: 635CV a 7500RPM
TORQUE: 66.3KGFM a 5500RPM
CÂMBIO: MANUAL DE SEIS MARCHAS
VELOCIDADE MÁXIMA: 326KM/H

Ela foi o carro mais veloz do mundo a seu tempo, hoje ficou evidente que ficaria atrás até dos Mclaren MP4-12C e 650S, nessa rodada só ficou á frente dos norte-americanos e do Countach que são mais antigos, mas a Mclaren F1 já não é muito moderna e faz tempo, mas isso não impede de ter uma legião de fãs. O motor é central e a tração é traseira. O motor é fabricado e projetado pela BMW é o S70 que é uma versão de alto desempenho usada apenas na Mclaren F1 com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote por corrente metálica e coletores variáveis com isso gera 66.3KGFM a 5500RPM e 635CV a 7500RPM. O câmbio é manual de seis marchas. Ela é bem arisca, e tem um ronco muito legal, até chegar no "retão". na reta a boa aerodinâmica o levou a 326KM/H, afinal acima de 300KM/H é uma marca respeitável sem dúvidas nenhuma, mas ficou só a frente dos norte-americanos e do Countach.

                                           LAMBORGHINI AVENTADOR V12 6.5 48V  

MOTOR: AUDI-LAMBORGHINI V12 6.5 48V
POTÊNCIA: 700CV a 8500RPM
TORQUE: 70.5KGFM a 5500RPM
CÂMBIO: MANUAL-AUTOMATIZADO DE SETE MARCHAS
VELOCIDADE MÁXIMA: 334KM/H

Nessa rodada tivemos quatro italianos ilustres e de quebra de duas marcas de renome no mundo dos supercarros: Lamborghini e Ferrari. O Aventador tem motor central e tração integral. O câmbio é o manual-automatizado de sete marchas com apenas uma embragem. O motor é o V12 Audi-Lamborghini foi o primeiro novo V12 da marca em quase 50 anos com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis com isso gera 70.5KGFM a 5500RPM e 700CV a 8500RPM. Ele como todos os carros dessa rodada, mesmo com a tração integral é bem arisco até chegar no "retão". chegando lá ele cravou a ótima marca de 334KM/H ficou na intermediária, mas bem perto do terceiro lugar.

                                                        FERRARI ENZO V12 6 LITROS  48V


MOTOR: F140 V12 6 LITROS 48V
POTÊNCIA: 668CV a 8000RPM
TORQUE:67KGFM a 5500RPM
CÂMBIO: MANUAL-AUTOMATIZADO DE SEIS MARCHAS
VELOCIDADE MÁXIMA: 351KM/H

A Ferrari que leva o nome do fundador entrou em Le Mans, aliás a Ferrari já não compete nas categorias principais de Le Mans, há um bom tempo. O motor é central e a tração é traseira. O câmbio é o manual-automatizado de apenas uma embreagem com seis marchas. O motor V12 da família F140 fez sua estréia justamente na Enzo com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis com isso gera 67KGFM a 5500RPM e 668CV a 8000RPM. Como todos os carros dessa rodada é bem arisca  até chegar no "retão" chegando na reta o recorde que por pouco havia sobre o Aston Martin One-77 acabou: a Ferrari com o nome do fundador chegou a ótimos 351KM/H acabou sendo recordista, mas por pouco tempo, aliás a boa aerodinâmica ajudou nisso. ao menos ela acabou fazendo dobradinha de novo....

                                        LAMBORGHINI COUNTACH V12 3.9 1974 

 MOTOR: LAMBORGHINI V12 3.9
POTÊNCIA: 379CV  a 8000RPM
TORQUE: 36.8KGFM a 5000RPM
CÂMBIO: MANUAL DE CINCO MARCHAS
VELOCIDADE MÁXIMA: 300KM/H 

O Countach foi um supercarro longevo. O motor é central e a tração é traseira. O motor V12 é o Lamborghini que ficou 48 anos no mercado e esse é o modelo quase original: 3.9(o primeiro era 3.5), com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada e 24 válvulas com isso gera 36.8KGFM a 5000RPM e 379CV a 8000RPM. Ele é arisco até chegar no "retão". chegando na reta ele chegou a surpreendentes(para um carro dos anos 1970) 300KM/H mérito da aerodinâmica, mas ele só ficou á frente dos norte-americanos, mas ele só é menos antigo que eles.

                                     FERRARI  LAFERRARI  V12 6.3 48V HYBRID

MOTOR: V12 F140 6.3 48V AUXILIADO POR UM MOTOR ELÉTRICO
POTÊNCIA V12 Á GASOLINA: 800CV  a 9000RPM
TORQUE V12 Á GASOLINA: 71.4KGFM a 6500RPM
POTÊNCIA ELÉTRICO: 163CV
TORQUE ELÉTRICO: 20KGFM
POTÊNCIA TOTAL: 963CV a 9000RPM
TORQUE: 91.4KGFM a 6500RPM
CÂMBIO: MANUAL-AUTOMATIZADO DE DUPLA EMBREAGEM COM SETE MARCHAS
VELOCIDADE MÁXIMA: 373KM/H

Ela é a primeira Ferrari híbrida da história e sucessora da Ferrari que leva o nome do fundador, aliás a Enzo levava o código F60 no desenvolvimento. O motor é central e a tração é traseira. O câmbio é o manual-automatizado de dupla embreagem com sete marchas. Ela tem dois motores V12 F140 6.3 é de mesma concepção do V12 6 litros da Enzo, uma ampliação de cilindrada e com isso gera 71.4KGFM a 6500RPM e 800CV a 9000RPM e o motor elétrico gera 20KGFM e 163CV e juntos geram 91.4KGFM a 6500RPM e 963CV a 9000RPM. Se até chegar no "retão" disse que todos são ariscos, essa aqui eleva ao quadrado isso, por que sem controle de tração e estabilidade até a quinta marcha ela dá forte "rabeadas". mas mesmo assim cheguei na reta e aí ela chegou a ótimos 373KM/H é a nova recordista da rodada e recordista geral mérito dos poucos mais de 960CV. 



                                                   

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