NOVO MOTOR TRÊS CILINDROS COLOCA VERSÃO FREESTYLE COMO HATCH AVENTUREIRO MAIS POTENTE
Eu fui em Coqueiros, na Globovel(aliás do mesmo grupo da Globo Renault e Globo Nissan), perguntei sobre o Ka Freestyle, o vendedor me falou que já tinham liberado na fábrica, que só estavam esperando chegar, esperei mais uma semana e fui lá ele ainda não chegou. Depois fui na outra semana, falei com o vendedor, mas ele me falou para falar com a secretária que aí ia mandar outro vendedor e aí fui falar com ela.
Aí ela chamou um vendedor e aí comentando sobre o novo motor e os facelift que o carro sofreu, já tinha uma família dentro com outro vendedor e aí optamos por esperar até o carro voltar, afinal não poderia atrapalhar uma possível venda, esperamos fiquei sentado até chegar o carro.
Chegando o carro já começamos a ir para o test-drive que você vai ver agora, aliás vale lembrar que o vendedor me atendeu muito bem, antes um leve histórico da atual geração do Ka, ela foi lançada em 2014 e logo se firmou entre os três mais vendidos ao lado de Chevrolet Onix e Hyundai HB20, mas a Ford marcava as versões mais caras desses com o Fiesta(New Fiesta) e nos aventureiros havia um vazio deixado pela Ford, veio a Trail no ano passado, para tentar amenizar, mas agora o jogo é para valer: A Ford disponibiliza câmbio automático para o Ka e de quebra uma versão aventureira chamada Freestyle. A Ford decidiu fazer marcação "carro a carro" contra os rivais. Só fazendo a observação que além do Onix Activ e HB20X, haveria o Sandero Stepway, mas esse último perdeu a opção do câmbio manual-automatizado Easy-R e só seria adversário apenas para o modelo manual, mas como o da matéria é o automático então só fica mesmo HB20X e Chevrolet Onix Activ que tem o câmbio automático.
POR FORA: Ele mudou em todas as versões na linha 2019, mas você só vai perceber a mudança é na versão Freestyle, além dela ser a versão Aventureira foi a onde a Ford parece ter dado mais destaque, o que é plausível, considerando que é a versão que estreia para o Ka, lógico foi muito mais que um facelift adotado é claro, mas vamos as considerações na carroceria, Por fora ele ganhou novo para-choque dianteiro com detalhes pretos, sendo que na Freestyle esses detalhes contornam ele de uma forma diferente e de quebra abriga o farol de neblina , mérito do novo para-choque, a grade dianteira também é diferente, inspirada é claro no Focus Active Europeu em colmédia com o símbolo no meio de grade(nas outras versões é no capô) e também os novos faróis com led diurno dentro do conjunto do farol, na lateral o que destaca é a Roda de liga-leve aro 15, a suspensão elevada e o Rack no Teto, na traseira ele tem nova disposição interna das lanternas, detalhes nos para-choques que são diferentes da versão "cívil"( da linha 2019) e evoca o fora de estrada.
O Ka Freestyle tem um visual bonito para um Hatch Aventureiro
Aqui do outro lado.
Versão Freestyle é a avaliada.
Ele mede 3.95 metros de comprimento, 1.69 metros de largura, 1.56 metros de altura e 2.49 metros de entre - eixos, ele é feito na plataforma B-Global da Ford que serve para o Ka Sedan, Fiesta, Fiesta Sedan(ambos New Fiesta) e o EcoSport e no exterior além de modelos Ford serviu ao Mazda 2(Demio no Japão) de 2008 até 2015.
Faróis com led diurno
Detalhe no para-choque traseiro, diferente do modelo "cívil"
Detalhe no para-choque dianteiro também diferente da versão "cívil" e...
Abriga o farol de Neblina.
Nova disposição interna da lanterna.
Agora vamos ver contra os rivais na dimensões:
Hyundai HB20X
Comprimento: 3.94 metros, largura: 1.71 metros, altura 1.55 metros e entre - eixos 2.50 metros
Chevrolet Onix Activ
Comprimento: 3.96 metros, largura 1.74 metros, altura 1.55 metros e entre - eixos 2.53 metros
No comprimento ele ficou justamente entre o HB20X e Onix, numa diferença de 1cm, na largura é o mais estreito, ficando 2cm atrás do HB20X, na altura é o mais alto com 1.56 metros é 1cm mais alto que os rivais e no entre - eixos é o menor ficando 1cm atrás do HB20X.
Grade dianteira inspirada no Focus Active Europeu.
Seta repetidora nos espelhos retrovisores
Rodas de liga-leve aro 15.
POR DENTRO: O Painel é bem acabado para um carro da categoria, até tem uma faixa de tecido nas portas, o painel bicolor da um charme á parte, eu achei bonito, mas o "problema" vou colocar entre aspas para entender, é que você vai achando que é um soft touch igual ao EcoSport Titanium, mas é plástico duro, é um pouco ilusório sim, mas longe de feio ou mal é apenas algo que você estranha um pouco no início(quando toca, quando não toca é tranquilo), mas não é ruim, o painel tem instrumentação bem legível, aliás o painel lembra justamente o Mazda 2(Demio) é bem provável que tenha se inspirado aí, já que a marca japonesa durante anos foi aliada da Ford. Ele vem de série com ABS, Air Bag duplo frontal(obrigatórios por lei), Air Bag duplo lateral/ Air Bag duplo de cortina, Alarme, Ar Condicionado, Central Multimídia Sync 3 de 6.5 polegadas , Coluna de direção regulável, Direção elétrica, ESP, Controle de tração(ambos em conjunto chamado Advance Trac na Ford), Hill Holder(HLA na Ford), Vidros/Travas e Espelhos elétricos, sendo um-toque para o dianteiro do motorista. O Hyundai HB20X traz Ar Condicionado digital, mas deve ESP, Controle de tração, Hill Holder e os Air Bags duplos laterais de cortina e ainda custa mais caro que o Ford e o Chevrolet Onix Activ é também mais caro que o Ka e ainda deve ESP, Controle de tração, Hill Holder para o Ka de quebra o Ar Condicionado segue o mesmo esquema do Ka. Outro destaque é a nova central multimídia em posição alta como nos irmãos Fiesta e EcoSport, não resta dúvidas que o Ka tenha melhor custo/beneficio que os rivais.
Painel de instrumentos bem legível.
A Central multimídia é nova e fica em posição mais alta e de 6.5 polegadas
Antes de seguir vamos ver a lista completa de itens de série, só coloquei os principais antes, mas vamos colocar a lista completa: Aerofólio Traseiro, Aplique preto na Coluna B, Faróis com máscara negra, Grade dianteira, Moldura nos Para-lamas, Apliques exclusivo no painel, Lanternas fumê, Limpador/Lavador/ Desembaçador do vidro traseiro, Para-choques na cor do veículos, Rack no Teto, Banco do motorista com regulagem de altura, Apoios de cabeça com regulagem de altura, Aquecedor, Aviso de portas abertas, Aviso de faróis acessos, Banco traseiro rebatível e bipartido, Porta Revistas atrás do passageiros, Banco parcialmente revestido em couro, Ganhos no porta-malas, Iluminação no porta-malas, Iluminação no porta-luvas, Luz de cortesia e dianteira com temporizador, Maçanetas internas em preto brilhante, Moldura cromada da saída de ar, Para-sol do motorista e passageiro com espelho de cortesia, Tomada de 12V, Porta-Copos, Porta-Malas com abertura elétrica, Tapetes de borracha, Alça de segurança, Alerta de manutenção programada, Acendimento automático das luzes de emergência após frenagem brusca(EDL), Assistência de Frenagem(EBA na Ford ou EBD popularmente conhecido), Barra de proteção laterais, cinto de segurança de três pontos para todos os passageiros, Isofix, Brake-Light, Sistema PATS anti-furto, Retrovisor externo com seta de direção, Sensor de estacionamento traseiro, Sistema anti-capotamento(ARP), Trava de segurança para crianças nas portas-traseiras, Travamento automático das portas, Applink(na central Multimídia), Assistência de emergência, Auto-Falantes(4 no total), Câmera de ré(também na Central Multimídia), Computador de bordo, Conexão Bluetooh, Controle de áudio no volante, Comando de voz com funções de áudio e telefone, Conectividade com Car Play e Android Auto(também na Central Multimídia), Entrada USB, Entrada Auxiliar, Limpador do Para-brisa com temporizador e velocidade variável, leitura e envio de SMS(também na central multimídia), Piloto automático e Rádio AM/FM. Com uma lista dessas opcionais é que não precisa, os únicos opcionais são as cores. No caso do modelo avaliado a cor acrescenta R$550 e aí o preço vai a R$68.540.
Acabamento tem uma faixa de tecido
No espaço interno para o motorista e passageiro da frente é tranquilo achar a posição de dirigir, aliás bem fácil até, já na traseira com o banco na minha posição sobrou um espaço muito bom para os meus joelhos, mas com o banco recuado, ele apertou, afinal são 2.49 metros de entre - eixos não tem como fazer milagres, vale lembra que o HB20 também sofre desse mal(lembre-se não andei no X, mas andei no Premium de "asfalto em 2015).
Com os bancos na minha posição sobra um bom espaço para os meus joelhos.
Recuado ele aperta.
O seu porta - malas é de 257 litros, é o menor da categoria quer ver:
Hyundai HB20X: 300 litros
Chevrolet Onix Activ: 280 litros.
Agora vamos a nossa média do segmento: 279 litros, ou seja o Ka tem o porta-malas abaixo da média, mas temos que fazer duas observações aqui: a primeira sim mesmo para um Hatch o porta-malas do Ka é pequeno e a outra observação é que mesmo o HB20X não atende uma família de quatro pessoas satisfatóriamente, algo que é inerente a todo Hatch, mas aí é melhor partir para um sedã, embora não tenha nenhuma sedã aventureiro hoje em dia(e convenhamos, não combinaria).
O seu porta- malas leva 257 litros.
MECANICAMENTE: O câmbio é o automático de seis marchas, é a primeira vez em 21 anos e três gerações que o Ka ganha a opção do câmbio automático e é o mesmo do EcoSport. O motor também faz sua estréia no Ka é o três cilindros 1.5 12V Ti-VCT da familia Dragon, chamado de 1.5 3C na Ford brasileira com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada e coletores variáveis( a siga Ti-VCT quer dizer comando e coletores variáveis em inglês) e sistema Ford Easy-Start que dispensa o reservatório de partida á frio com isso ele gera 15.6KGFM a 4500RPM e 128CV a 6500RPM com gasolina e com álcool vai a 16.1KGFM a 4500RPM e 136CV a 6500RPM é o mesmo que estreou no EcoSport ano passado, mas com 2CV a menos com gasolina e 1CV a menos com álcool. A sua suspensão utiliza molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira é Independente tipo McPherson e na traseira semi-independente com eixo de torção e os freios são discos ventilados na dianteira e tambores na traseira. Antes de continuar sobre os motores dos rivais e o antecessor, é preciso lembrar que a suspensão de Onix Activ e Hyundai HB20X segue o mesmo esquema tático, assim com os freios. Lógico que a versão Freestyle do Ka traz suspensão elevada.
O motor 1.5 16V gera 128CV com gasolina e 136CV com álcool
Agora vamos a comparação com o motor antecessor que tinha quatro cilindros e a mesma cilindrada:
Sigma 1.5 16V
Torque: 14.6KGFM a 4250RPM com gasolina e 14.9KGFM nas mesmas rotações com álcool
Potência:105CV a 5500RPM com gasolina e com álcool vai a 110CV nas mesmas rotações.
Lembrando que o 1.5 16V no Brasil jamais teve comando ou coletores variáveis(reservado ao 1.6 16V presente em Fiesta e Focus Hacht atualmente), o ganho foi de 1KGFM e 23CV com gasolina e com álcool o ganho foi ainda maior: 1.2KGFM e 26CV, nesse caso ele prova que menos é mais: menos cilindro e mais potência disponível.
Agora vamos colocar os rivais:
Hyundai HB20X
Câmbio: Automático de seis marchas
Motor: 1.6 16V da família Gamma com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis
Chevrolet Onix Activ
Câmbio: Automático de seis marchas
Motor: 1.4 SPE/4 da família I com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada.
No câmbio os três rivais se alinharam: Automático de seis marchas, Nos motores temos três escolas representadas nos carros, a de três cilindros representada no Ka e quatro cilindros representada nos outros, o comando simples representado no Onix e o duplo representado em Ka e HB20, a variação no comando de válvulas presente em Ka e HB20 e não disponível no Onix, a variação no coletor presente em Ka e HB20 e não disponível no Onix. O acionamento do comando por correia dentada representado em Ka e Onix e por corrente no HB20X.
Agora vamos colocar potência e torque dos rivais.
Hyundai HB20X
Torque: 16KGFM a 4500RPM com gasolina e 16.5KGFM a 5000RPM com álcool
Potência:122CV a 6000RPM com gasolina e 128CV nas mesmas rotações com álcool
Chevrolet Onix Activ
Torque:13KGFM a 4800RPM com gasolina e 13.9KGFM nas mesmas rotações com álcool
Potência: 98CV a 6000RPM com gasolina e 106CV nas mesmas rotações com álcool
Mais uma vez o menos é mais se faz presente: no torque o Ka fica na intermediária com 2.6KGFM de vantagem sobre o Onix e 0.4KGFM de desvantagem para o HB20, com álcool a distância para o Onix no torque diminui para 2.1KGFM e a desvantagem para o HB20X se mantém nos 0.4KGFM. É na potência onde o Ka leva vantagem, ele com gasolina tem 6CV de vantagem sobre o segundo colocado que é o HB20X e com álcool a vantagem aumenta para 8CV. Repetir: Menos é mais e é o Hatch aventureiro mais potente da categoria.
ANDANDO COM ELE: Fomos pegar o carro, mas o carro foi deixado atrás, e aí fui sair, tive que dar a ré, a câmera de ré é uma mão na roda, sem dúvidas nenhuma, fiz o contorno e logo teria uma Renault Master, depois virei outra volta e saímos, lógico que no paralepípedo a suspensão ela dá uma entregada, mas a direção elétrica se mostrou competente em manobra, algo que vai se tornar corriqueiro no dia-a-dia do consumidor comum dele. Depois saímos da Globovel e pegamos a reta, lógico o tempo estava curto para todo mundo e aí pegamos a reta que até é grande, vazia e aproveitei para dar o kickdown e aí..... ele se mostrou presente, o conjunto câmbio e motor responderam muito bem e tem ainda de brinde o ronco de "baby Porsche", vou usar o HB20 Premium que andei em 2015 como base para o X já que a mecânica(tirando a suspensão elevada) é a mesma: lembra que comentei que no Kickdown ele dá um "Hiato"(não confundir com tranco) e depois vai, aqui não: já respondeu na hora, talvez o comando variável da Ford atue melhor ou o torque que chega mais cedo acaba ajudando, bem logo depois da reta tem uma leve curva e dá para sentir o carro bem na mão, afinal ainda estava pisando forte, depois dei uma aliviada o três cilindros da família Dragon se mostrou tranquilo, se entendendo com câmbio muito bem e aí fiz o retorno. Logo na reta fui em estado tranquilo, a plataforma é bem acertada, já a suspensão que se "entregou" no paralelípipedo mostrou tranquila no asfalto, mesmo com algumas irregularidades, na lombada se mostrou tranquilo, onde ele daria conta tranquilamente e aí entrei na Globovel e aí estacionei para fazer as fotos.
PREÇO E SITUAÇÃO PERANTE OS RIVAIS: O seu preço é de R$67.990, o Hyundai HB20X custa R$71.700 e deve equipamentos para o Ka, além é claro de ter o motor menos potente,é quase R$4000 mais caro que o Ford, ou seja mais uma vez: menos é mais: menos dinheiro e mais equipamentos no Ka, o Chevrolet Onix Activ custa R$68.390 é ainda deve equipamentos, além de um motor bem inferior ao modelo da Ford. O Consumo urbano é de 7.8KM/L com álcool e 11KM/L com gasolina e o rodoviário é de 10.1KM/L com álcool e 14.2KM/L com gasolina em comparação aos rivais.
Hyundai HB20X
Consumo urbano com álcool: 7.1KM/L
Consumo urbano com gasolina: 10.1KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 8.7KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 11.4KM/L
Chevrolet Onix Activ
Consumo urbano com álcool: 7.7KM/L
Consumo urbano com gasolina:11.2KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 8.6KM/L
Consumo rodoviário com gasolina:12.6KM/L
No consumo urbano com álcool foi mais econômico que os dois rivais, no consumo urbano com gasolina ficou na intermediária 0.2KM/L atrás do Onix e 0.8KM/L á frente do HB20X, já no consumo rodoviário com álcool foi o mais econômico com uma vantagem de 1.4KM/L sobre o segundo colocado o HB20X e com gasolina no consumo rodoviário deixou o segundo colocado bem longe com 1.6KM/L de vantagem sobre o Onix.
Se tivesse R$68.000 você compraria? a reposta é sim! o que pesa a favor dele: A melhor potência da categoria graças ao novo motor três cilindros Dragon que aliás já começou a ser feito em Taubaté-SP, antes era importado da Índia para atender o EcoSport , o melhor consumo em quase todas as situações, o melhor custo/benefício, ok R$68.000 é alto, mas os rivais são mais caros e menos equipados, o bom acerto de chassi, o acabamento é bom,esclarecendo aqui: o lance da bicolor apenas ilude que é um soft touch, mas não é ruim é até bonito e deixa o interior bem arejado. O que pesaria contra? vou descontar o porta-malas embora seja menor que os rivais, eles também ainda não atenderia uma família de quatro pessoas(tá, ok passaria aperto, mas é isso) é apenas o espaço interno com banco recuado, mas isso vale para um dos rivais que é o HB20X, é bem provável que o Onix não passe disso também.
Ele está disponível nas cores: Marron Trancoso, Branco Ártico(que é o modelo avaliado), se quiser as Cores Prata Dublin, Preto Bristol, Cinza Copenhagem e Cinza Moscou acrescenta R$1.350 ao preço do carro. Se você ficou interessado nas novidades da linha 2019 do Ka que foi muito além de um facelift e de trazer uma versão aventureira: trouxe o novo motor para a linha Ka e a opção do câmbio automático , tem outras versões.
Titanium 1.5 12V Automática: R$68.990 tem o mesmo motor 1.5 12V e o câmbio automático de seis marchas, mas acrescenta Bancos de Couro e Partida no Botão , entre outros itens de série.
Freestyle 1.5 12V Manual: R$ 63.490 que tem o câmbio manual de cinco marchas.
SE Plus 1.5 12V Automático: R$58.990 que tem o mesmo câmbio e motor, mas perde alguns equipamentos.
SE Plus 1.5 12V Manual: R$54.990 que tem câmbio manual de cinco marchas e os mesmo itens da SE Plus automática, tirando o câmbio.
SE 1.5 12V Automático: R$56.490 que perde alguns equipamentos em relação a SE Plus
SE 1.5 12V Manual: R$51.990 e tem o mesmo pacote de equipamentos do SE Automático, tirando o câmbio.
SE Plus 1.nada 12V(pode entender 1 litros, 1.0 ou 1000 como queira entender, não tem nada de pejorativo) R$ 48.490 e o motor é o três cilindros 1.nada 12V da família Fox(não confundir com o carro da Volkswagen) que gera 10.2KGFM a 3500RPM e 80CV a 6300RPM com álcool gera 10.7KGFM a 4000RPM e 85CV nas mesmas rotações que atinge a potência com gasolina.
SE 1.nada 12V: R$45.990 que tem os mesmos equipamentos da SE Plus 1.nada 12V
S 1.nada 12V: R$45.490 que tem os menos equipamentos que a SE e o mesmo motor da outras versões 1.nada 12V.
O Ford Ka na linha 2019 além de trazer uma nova versão, um novo câmbio, ele prova que menos é mais, no caso gastar menos dinheiro nele é ter mais equipamentos, o motor com menos cilindros, é o mais potente da categoria e de quebra ainda tem o melhor consumo.
FICHA TÉCNICA
MOTOR: Dianteiro, transversal, três cilindros em linha, 12 válvulas, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada e flex
CILINDRADA: 1497cm3
DIÂMETRO X CURSO: 84 x 90mm
TAXA DE COMPRESSÃO: 12:1
POTÊNCIA: 128CV a 6500RPM com gasolina e 136CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE: 15.6KGFM a 4500RPM com gasolina e 16.1KGFM com álcool nas mesmas rotações
CÂMBIO: Automático de seis marchas e tração dianteira
CARROCERIA: Hatchback, quatro portas, cinco lugares
DIMENSÕES: Comprimento 3.95 metros, Largura 1.69 metros, Altura 1.56 metros e Entre - eixos 2.49 metros
PESO: 1135KG
PESO/ POTÊNCIA: 8.9KG/CV com gasolina e 8.3KG/CV com álcool
PESO/TORQUE: 72.7KG/KGFM com gasolina e 70.5KG/KGFM com álcool
VOLUMES: Porta - malas 257 litros e tanque de combustível 51 litros
SUSPENSÃO: Molas helicoidais e amortecedores hidráulicos
DIANTEIRA: Independente tipo McPherson
TRASEIRA: Semi-independente tipo eixo de torção
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira com ABS, ESP e Controle de tração
DIREÇÃO: Elétrica, tipo pinhão e cremalheira
RODAS E PNEUS: Liga-leve aro 15, pneus 185/60/R15
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag duplo(obrigatório por lei), Air Bag duplo lateral e de cortina, ESP, Controle de tração, Hill Holder, Coluna de direção regulável, Central Multimídia My Sync 3, Alarme, Direção Elétrica, Vidros/Travas e Espelhos elétricos
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Cores, dependendo da cor
GARANTIA: 3 anos
PREÇO: R$67.990
AGRADECIMENTOS A GLOBOVEL FORD PELO CARRO CEDIDO, PELA SUA CONFIANÇA NO PRODUTO E PELO EXCELENTE ATENDIMENTO DO VENDEDOR!
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