PLATAFORMA PP1 DA HONDA: O PEQUENO ROADSTER

O BEAT FOI O PRIMEIRO ROADSTER K-CAR  DA HONDA 

Depois do pós-guerra até o início da década de 1990 a economia japonesa experimentou altas taxas de crescimento econômico. Os K-Cars começaram com 360cm3, depois foram a 550cm3 e em 1990 iriam para 660cm3, no final dos anos 1980 a Honda começou o desenvolvimento deu um roadster compacto, não só ela como a Suzuki e Mazda também, mas lógico que ele acabou chegando junto a crise japonesa da época.

 Lógico que além da tributação de imposto menor, os K-cars tem a vantagem de não pagar garagem, o equivalente a nosso IPVA menor etc.. não tenho dúvidas que a Honda, Suzuki e Mazda pensaram nisso também quando projetaram os seus roadster K-Cars.

A CHEGADA AO MERCADO se dá em março de 1991, ele media 3.29 metros de comprimento, 1.39 metros de largura, 1.17 metros de altura e 2.28 metros de entre - eixos. O câmbio era manual de cinco marchas. O motor era central e  tração era traseira. Voltando ao motor ele estreava o novo três cilindros MTREC 0.7 12V da Honda com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, o seu diâmetro era de 66mm e o curso era de 64mm o que totalizavam 656cm3, a sua taxa de compressão era de 10:1, dotado de injeção eletrônica multiponto ele gerava 6.1KGFM a 7000RPM e 64CV a 8100RPM era praticamente um "VTEC em miniatura",  adicionada, no caso do MTREC ele varia o curso da borboleta favorecendo as altas ou baixas rotações dependendo da situação. A sua suspensão é Independente tipo McPherson nas quatro rodas e os freios eram discos ventilados na dianteira e tambores na traseira. O mais curioso que ele era bem "básico" com rodas de ferro. 

O Beat chegava ao mercado com motor três cilindros 0.7 12V de 64CV

Em outubro de 1991 na linha 1992 nada muda, em outubro de 1992 na linha 1993 nada muda, em março de 1993 chegava o modelo Z que adicionava Rodas de Liga-leve, em outubro de 1993 na linha 1994 nada muda, em outubro de 1994 na linha 1995 ele dá adeus, afinal como a economia japonesa já não tinha o mesmo ritmo, o Roadster K-Car, acabou morrendo, só mais de 20 anos depois a Honda teria um Roadster K-Car com o S660.

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